sábado, 8 de fevereiro de 2020

TURQUIA - ROTEIRO COMPLETO PARA 12 DIAS

Turquia - Roteiro completo, O que visitar na Turquia

A Turquia é um país incrível, com uma diversidade geográfica e cultural tão vasta que nos foi difícil traçar um roteiro que, sem ser demasiado ambicioso, nos permitisse encaixar todos os locais que queríamos conhecer no número de dias que tínhamos disponíveis para esta viagem. Completamente conscientes das nossas limitações de tempo, fizemos algumas cedências e depois de escolhidos os pontos de partida e chegada, iniciámos a organização de um circuito adaptado ás nossas vontades que nos levasse a descobrir o melhor que o país tem para oferecer. 
Em 12 dias de viagem tivemos a oportunidade de testemunhar a riqueza cultural e arquitetónica presente na cidade de Istambul, de caminhar e voar sobre as paisagens surreais da região da Capadócia, de nos deslumbrarmos com a beleza dos terraços calcários em Pamukkale, de viajarmos ao passado por entre as ruínas de Ephesus e de nos refrescarmos nas águas transparentes do Mar Egeu. 
Ainda assim, sabemos que muito ficou por conhecer e descobrir mas irão certamente surgir outras oportunidades para regressar e numa outra ocasião poderemos enriquecer ainda mais esta que foi a nossa primeira experiência no país.



A NOSSA SUGESTÃO DE ROTEIRO: 

.DIAS 1, 2 E 3
À DESCOBERTA DOS SEGREDOS DE ISTAMBUL

Istambul guarda em si uma especial apetência para a sedução, capaz de encantar todos os que por ela passam. Por detrás de uma figura inocente esconde-se uma espécie de feiticeira que se faz valer da sua beleza para de uma forma discreta assumir o controlo das nossas emoções.  A história conta-nos que não somos os únicos a sucumbir à magia daquela que é atualmente a maior e mais conhecida metrópole do país. No passado também Romanos, Gregos e Otomanos parecem ter-se perdido...
.
O roteiro completo para visitar o melhor da cidade de Istambul pode ser lido AQUI.






.DIAS 4 E 5
A REGIÃO DA CAPADÓCIA MOSTRA-NOS AS SUAS INCRÍVEIS PAISAGENS 

Depois de três dias em Istambul, estava agora na altura de iniciarmos a segunda etapa desta viagem pela Turquia. 
Chegámos à Capadócia ás primeiras horas da manhã. Está frio e o céu cinzento não nos deixa muito animados. A região da Capadócia é famosa pelas suas fantásticas formações geológicas e à semelhança de muitos dos visitantes que se deslocam até esta região, também nós ali chegámos atraídos pela grande variedade de trilhos que...
.A crónica completa sobre os dois dias que passámos na Capadócia pode ser lida AQUI






.DIA 6 
VOO DE BALÃO SOBRE A CAPADÓCIA E VISITA À CIDADE SUBTERRÂNEA DE DERINKUYU

Hoje vamos realizar uma experiência que irá com toda a certeza ser um dos pontos altos desta nossa viagem.  
Ainda é de noite e já estamos à porta do hotel. No dia anterior ficou combinado que nos viriam buscar por volta das quatro e meia da manhã para realizarmos um passeio de balão de ar quente. Se nos últimos dois dias explorámos e percorremos a pé os vales ao redor de Göreme, hoje vamos desfrutar de um passeio pelos...
.
A crónica completa sobre o voo de balão que realizámos na Capadócia pode ser lida AQUI.






.DIA 7
CONHECER OS TERRAÇOS DE TRAVERTINO EM PAMUKKALE E AS RUÍNAS DE HIERÁPOLIS

Depois de uma viagem de autocarro noturna desde Göreme, chegámos perto das cinco da manhã a Pamukkale. Nós e todos os outros turistas que connosco viajavam, fomos literalmente despejados à porta de uma agência de viagens que segundo percebemos se encontra aberta toda a noite com o intuito de conseguir vender tours e bilhetes de autocarro aos recém chegados.  
O espaço é pequeno e encontra-se apinhado de quem aqui chega vindo de diversos pontos da Turquia. Apesar da confusão que reina no... 
.
A crónica completa sobre a nossa visita a Pamukkale e Hierápolis pode ser lida AQUI.






.DIA 8
A VIAGEM CONTINUA COM A VISITA ÁS IMPONENTES RUÍNAS DE EPHESUS

Devido à proximidade com Ephesus, a cidade de Selçuk foi o local que escolhemos para assentar arraiais. Foi a partir daqui que saímos bem cedo em direção ás ruínas que tanta curiosidade nos despertavam. 
Bastou-nos apanhar uma van, que por aqui é apelidada de Dolmus e em meia dúzia de minutos estávamos ás portas desta antiga cidade que nasceu e cresceu em torno do mais importante...
.A crónica completa sobre a nossa visita a Ephesus pode ser lida AQUI.






.DIAS 9, 10 E 11
APÓS UMA SEMANA DE VIAGEM É TEMPO DE ABRANDAR O RITMO NAS PRAIAS DE BODRUM

Com a nossa chegada a Bodrum, entramos na derradeira etapa desta viagem pela Turquia. Durante os últimos dias percorremos mais de 1600 quilómetros e visitámos locais de extrema beleza. Agora é tempo de relaxar, apanhar sol e ir a banhos.
Bodrum é uma das mais conhecidas estâncias balneares do país, onde o sol brilha quase todo o ano e na qual milhares de turistas vêm para desfrutar das águas cristalinas do Mar EgeuContudo, a magia de Bodrum vai muito para além das praias, das discotecas e dos bares. Esta pequena localidade teve em tempos uma grande importância na história do país, um período que acabou por...
.A crónica completa sobre os dias que passámos em Bodrum pode ser lida AQUI






.DIA 12
VIAGEM DE REGRESSO A CASA

Sabíamos que mais tarde ou mais cedo o último dia desta viagem iria chegar. Depois de doze dias incríveis regressamos a casa com a plena consciência de que a Turquia se havia transformado num dos países que mais gostámos de conhecer. Por tudo o que vivemos e testemunhámos, decidimos que aquela despedida seria só uma espécie de culminar do primeiro capítulo. Hoje vamos para casa mas temos a certeza que num futuro próximo a Turquia se cruzará novamente no nosso caminho e mais linhas serão escritas sobre esta estória que está longe de estar terminada.  



INFORMAÇÕES ÚTEIS:


-VISTO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
A partir de 2 de março de 2020, os cidadãos portugueses podem viajar para a Turquia sem que seja necessário visto. Esta inserção é valida para estadias inferiores a 90 dias e só para quem chega ao país com fins turísticos. 
   
-TRANSPORTES
À parte do avião que usámos para entrar e sair do país, todo o trajeto durante os doze dias que ali permanecemos foi realizado de forma terrestre. Os autocarros foram o meio de transporte escolhido para cada uma das deslocações que realizamos entre cidades. Para além de bastante em conta, este serviço é extremamente confortável e com uma enorme variedade de rotas internas que permitem ao visitante chegar sem grandes dificuldades a qualquer zona do país. Para percursos mais curtos ou dentro das mesma área usámos e abusamos dos Dolmus que são na realidade pequenos autocarros que por um valor bastante em conta realizam pequenos trajetos, sendo muitas vezes uma ótima alternativa ao táxi. 

-QUANDO VISITAR 
Por muito que os meses de verão possam em vários casos ser a melhor altura para viajar, a verdade é que nesta época do ano e em certas regiões da Turquia, as temperatura podem facilmente atingir e ultrapassar os 30°C. 
De forma a evitar que o calor extremo possa limitar ou até estragar as visitas que pretende realizar, sugerimos que opte por marcar a sua viagem à Turquia para o período que se estende entre o final de Março e o final de Maio ou em alternativa entre os meses de Setembro e Outubro. Desta forma terá a certeza que se deparará com um clima ameno, conseguirá também tarifas mais vantajosas e evitará as multidões.  

Sem comentários:

Enviar um comentário