sexta-feira, 18 de julho de 2014

VIETNAME - PREPARAÇÃO DA VIAGEM E CHEGADA AO PAÍS


Chegamos ao Vietname numa noite quente do mês de março de 2014 e a porta de entrada no país foi Ho Chi Minh CityDepois de mais de vinte horas de viagem, desembarcamos e como o calor que se fazia sentir não fosse suficiente para nos amassar ainda mais o corpo, ainda fomos sujeitos a uma longa espera de mais de uma hora para conseguirmos a autorização de entrada no país.
Ainda que o Vietname possua o sistema de visa on-arrival, ainda foi necessário tratar previamente de algumas burocracias de forma a agilizar o processo. 

Para obter o visto á chegada precisámos solicitar uma carta de aprovação através deste SITE, efectuar um pagamento de 20USD e um par de dias depois recebemos por e-mail a preciosa "approval letter" que apresentámos à chegada ao aeroporto. Em conjunto com a carta de aprovação, juntámos duas fotografias, um formulário que é fornecido no momento e o pagamento em cash de 45USD.
Depois de todos os procedimentos fomos então encaminhados para o controle de fronteiras. 
                                                                                
 Visto Vietname                                                                                 

Para chegar ao centro da cidade e visto que aquela hora já não existia o bus expresso que faz o trajeto aeroporto - Ho Chi Minh City (termina por volta das 18:00 e custa 5000VND + 5000VND se tiverem bagagem), tínhamos mesmo de apanhar um táxi. e como tal iríamos precisar de algum dinheiro.
Como íamos precisar de algum dinheiro trocamos, ainda no hall principal do aeroporto, o equivalente a 20 euros. Optamos por trocar esta pequena quantia porque aqui e á semelhança do que acontece nos aeroportos, as "rates" oferecidas eram bastante baixas. Haveríamos certamente encontrar outros locais onde pudéssemos trocar um montante mais elevado, no centro da cidade.
Enquanto estávamos na fila da única casa de câmbio aberta, travámos conhecimento com duas meninas Canadianas, que por coincidência iriam andar pelo Vietname os mesmo dias que nós, realizando um percurso muito idêntico ao nosso, e que naquela noite também seguiam para a mesma área da cidade. 
Combinamos de imediato em partilhar o táxi até ao centro de forma a pouparmos algum dinheiro.

Sem surpresas, à saída do aeroporto fomos imediatamente bombardeados as propostas de transporte dos muitos taxistas ali presentes. Uma vez que eram quase dez da noite, o melhor preço que conseguimos negociar foi de 200.000VND (100.000VND por cada "casal"). A viagem demorou aproximadamente trinta minutos e, mesmo que para já o Vietname desfilasse para lá dos vidros do carro, estes momentos acabaram por ser o tão aguardado reencontro com o caos que caracteriza o Sudeste Asiático e do qual já sentíamos saudades.

O nosso destino seria uma zona conhecida por Distrito 1, que segundo percebemos, é a área onde se encontram a grande maioria dos alojamentos mais baratos, muito popular entre a "comunidade" backpacker.
Chegámos, deixámos as mochilas no hotel e depois de um rápido mas refrescante duche, voltámos a sair à rua com o objetivo de começar de imediato a explorar a cidade.
PARA SABER MAIS SOBRE AS NOSSAS VIAGENS E VER AS FOTOS DESTE E DE OUTROS DESTINOS ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS:

1 comentário:

  1. Nós também temos visto na chegada para a nossa viagem para o Vietnã. Mas nós temos com https://www.vietnam-visa.com/. O processo foi bastante simples. Nós foi cobrado US $ 37 para a carta de aprovação de vistos para dois.

    ResponderEliminar