sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

QUANDO VIAJAR PARA A ÁSIA? DICAS PARA EVITAR AS MONÇÕES

As monções na Ásia

Qual a melhor altura para viajar para a Tailândia, China, Filipinas, Indonésia ou Sri Lanka?
Esta é certamente uma das questões que mais inquieta aqueles que têm o sonho de se lançar à descoberta da Ásia, até porque as alterações climáticas causadas pelas monções podem variar bastante dependendo da região e da altura do ano.
As monções podem ser bastante intensas em certas zonas da Ásia e as fortes chuvadas que se fazem sentir em alguns países são muitas vezes responsáveis pelo cortes de estradas, inundações e estragos consideráveis nas infra-estruturas de apoio à população.
Assim sendo e tendo em conta os incómodos por elas causados, as monções acabam por ser um período que muitos se esforçam por evitar de forma a tirar o máximo partido daqueles dias de férias num dos muitos destinos exóticos existentes no Continente Asiático.

As monções na Ásia

As monções na Ásia

As monções na Ásia

As monções na Ásia

Mas nem tudo é mau e viajar na altura das monções poderá em alguns países ser uma opção a considerar, uma vez que os meses em que estas acontecem são na maioria dos casos considerados época baixa, aspeto que se reflete na reduzida presença de turistas. Nesta altura as passagens aéreas são também mais baratas e os alojamentos praticam preços bastante mais em conta.

As monções são na realidade ventos sazonais que mudam de direção consoante as estações do ano. As monções de verão empurram os ventos húmidos do oceano para o interior do continente ao passo que as monções de inverno deslocam o ar seco no sentido inverso.

As monções na Ásia

As monções na Ásia

As monções na Ásia

As monções na Ásia

As monções na Ásia

 DICAS PARA EVITAR AS MONÇÕES NO CONTINENTE ASIÁTICO:
Todos sabemos que os dias de sol têm o condão de realçar a beleza dos locais que visitamos, conseguindo transformar uma simples viagem numa experiência fantástica que certamente será relembrada pelos melhores motivos. Contudo a meteorologia nem sempre é favorável e as opiniões sobre um determinado local poderão ser completamente distintas dependendo do estado do tempo que se faz sentir na altura em que o visitamos. Como tal e de forma a ajudar todos aqueles que pretendem tirar o máximo partido dos seus dias de férias, partilhamos uma lista de sugestões de países que valem a pena conhecer no continente Asiático assim como o melhor momento para visitar cada um deles.

As monções na Ásia

.AS MONÇÕES NA TAILÂNDIA
Na Tailândia a estação das chuvas divide-se em duas temporadas que por sua vez incidem em duas regiões distintas do país. 
.ENTRE MAIO E OUTUBRO: Se pretender conhecer locais como Bangkok, as Ilhas Phi Phi, Krabi, Railay, Chiang Mai assim como toda as zonas situadas ao longo da costa Ocidental (Mar de Andaman) deverá evitar esta altura do ano uma vez que existe uma maior probabilidade de ocorrência de dias de chuva, acompanhada de céus bastante nublados. 
.ENTRE DEZEMBRO E ABRIL: Se o objetivo é viajar para a costa Oriental (Golfo da Tailândia) não é aconselhável fazê-lo durante estes meses. Locais como Surat Thani ou as ilhas de Koh Samui, Koh Tao, ou Koh Phangan são de evitar nesta altura do ano. 

Ainda que os aspetos acima indicados possam de alguma forma ser tidos em conta no planeamento da sua viagem, vale a pena realçar que a Tailândia é uma das regiões do Sudeste Asiático onde as monções têm por norma um impacto relativamente reduzido, não devendo por isso ser algo que o/a impeça de realizar o desejo de conhecer este país.
 .Todas as crónicas sobre as nossas viagens à Tailândia podem ser lidas AQUI.


.AS MONÇÕES NO LAOS
.ENTRE MAIO E NOVEMBRO: Esta é a altura do ano que deverá evitar se não quiser que a chuva atrapalhe os seus planos de viagem. Ainda que as monções no país não sejam muito intensas, a verdade é que a precipitação que ocorre (principalmente) nos meses de Julho e Agosto pode, por vezes, acontecer com alguma intensidade, causando o deslizamento de terras e o consequente corte de estradas. Como seria expectável, os fatores acima enumerados poderão ter um impacto direto nas suas deslocações dentro do país.    
A melhor altura para visitar o Laos é entre Dezembro e Abril.
.Todas as crónicas sobre as nossas viagens ao Laos podem ser lidas AQUI.


.AS MONÇÕES NO CAMBOJA
.ENTRE MAIO E NOVEMBRO: Tal como acontece no Laos, é igualmente nesta altura que as monções se fazem sentir (ainda que sem grande intensidade) no Camboja. A meteorologia durante estes meses é marcada por céus nublados que com eles trazem alguns períodos de chuva forte que acontecem maioritariamente nos meses de Julho e Agosto. 
A melhor altura para visitar o Camboja é entre Dezembro e Abril.
.Todas as crónicas sobre as nossas viagens ao Camboja podem ser lidas AQUI.


.AS MONÇÕES NO VIETNAME
No Vietname as monções ocorrem com alguma intensidade e atingem o país em dois períodos distintos. A melhor altura para visitar algumas regiões difere daquela que se revela a mais adequada para viajar para outras e ainda que a meteorologia possa por vezes surpreender-nos pela positiva, a verdade é que este é um dos aspetos a ter em conta na altura de planificar a sua viagem.
.ENTRE ABRIL E OUTUBRO: Este é o período em que as monções se fazem sentir com bastante intensidade nas regiões situadas a norte. Nesta altura esperam-se dias muito nublados e com chuvas abundantes. 
.ENTRE SETEMBRO E NOVEMBRO: Se pretender evitar dias de chuva o melhor mesmo é não viajar para as regiões do centro do país durante este curto espaço de tempo. 
.ENTRE JUNHO E AGOSTOAs regiões do sul do país são as menos afetadas pelas monções, ainda que de Junho a Agosto seja comum a ocorrência de chuvas fortes.
De uma forma geral a melhor altura para visitar o Vietname é entre Dezembro e Março.
.Todas as crónicas sobre as nossas viagens ao Vietname podem ser lidas AQUI. 


.AS MONÇÕES NA MALÁSIA
As monções na Malásia são em tudo idênticas ás da Tailândia. A época das chuvas divide-se em dois períodos distintos que por sua vez alternam entre as costas Oriental e Ocidental. Não existe por isso uma altura perfeita para visitar todo o país.
.ENTRE NOVEMBRO E MARÇOSe quiser testemunhar a incrível beleza das Ilhas Perhentian ou Tioman o melhor mesmo é não programar a sua viagem para esta altura. Durante uma boa parte destes cinco meses toda a costa oriental (Golfo da Tailândia) é afetada pelas monções e muitos dos alojamentos existentes nas Ilhas Perhentian optam por encerrar devido à fraca presença de turistas. As ligações marítimas podem, em alguns casos, sofrer algumas perturbações.  
.ENTRE ABRIL E OUTUBRO: A costa ocidental da Malásia que é em toda a sua extensão banhada pelo Mar de Andaman recebe a visita das monções durante este período. Ainda que seja perfeitamente possível visitar esta região nesta altura do ano, a verdade é que há um maior risco de apanhar dias de chuva em locais como Langkawi, Penang, Kuala Lumpur ou Malaca.  
.ENTRE DEZEMBRO E FEVEREIROSe o objetivo é visitar a ilha do Bornéu, e por exemplo realizar a ascensão do Monte Kinabalu, é bom ter em conta que durante estes meses haverá um maior risco de ocorrência de chuva. 
.Todas as crónicas sobre as nossas viagens à Malásia podem ser lidas AQUI.


.AS MONÇÕES EM SINGAPURA
Singapura é um daqueles destinos que pode ser visitado durante praticamente todo o ano. Por se situar perto da linha do equador o clima é, de forma geral, quente e húmido com o período entre os meses de Novembro e Fevereiro a destacar-se como aquele onde haverá maior probabilidade de precipitação. Nos restantes meses o clima tende a ser mais seco ainda que as temperaturas se mantenham entre os 25°C e os 30°C.  
.ENTRE DEZEMBRO E FEVEREIRO: Ainda que o país possa ver visitado durante todo o ano, esta altura é aquela em que existe maior probabilidade de chuva.
.Todas as crónicas sobre as nossas viagens a Singapura podem ser lidas AQUI.


.AS MONÇÕES NAS FILIPINAS
.ENTRE JUNHO E OUTUBRO: De uma forma geral as monções nas Filipinas têm lugar durante estes cinco meses em que o tempo é caracterizado por chuvas intensas, constantes e imprevisíveis. É igualmente possível que neste período o país possa ser fustigado com um ou mais tufões, que devido à sua intensidade causam por norma, graves danos nas infra-estruturas marítimas e terrestres. Se quer tirar o máximo partido da sua viagem ás Filipinas sugerimos que evite viajar durante estes meses.   
A melhor altura para visitar as Filipinas é entre Janeiro e Maio.
.Todas as crónicas sobre as nossas viagens ás Filipinas podem ser lidas AQUI.
 

.AS MONÇÕES NO MYANMAR
 As monções no Myanmar têm diferentes intensidades, dependendo da região em que ocorrem. 
.ENTRE MAIO E OUTUBRO: Este é o período em que o país sofre os efeitos das monções. As nuvens cobrem o céu de forma mais constante e as chuvas (por vezes intensas) fazem a sua aparição, podendo, em alguns casos, causar o corte de estradas.  
A melhor altura para visitar o Myanmar é entre Novembro e Fevereiro.
.Todas as crónicas sobre as nossas viagens ao Myanmar podem ser lidas AQUI.


.AS MONÇÕES NA INDONÉSIA
Apesar da Indonésia ser um país enorme e que ocupa uma área relativamente extensa, a verdade é que as monções acontecem de forma pouco intensa e não são na maioria dos casos, um impedimento para que tire o máximo partido da sua viagem.
.ENTRE OUTUBRO E ABRIL: Oficialmente este é o período em que de uma forma geral a Indonésia se encontra sobre o efeito das monções, ainda que (como já foi referido) não existam impedimentos de maior para viajar pelo país. Os meses de Janeiro e Fevereiro são aqueles em que se registam um maior número de dias de chuva. 
A melhor altura para visitar a Indonésia é entre Maio e Setembro.
.Todas as crónicas sobre as nossas viagens à Indonésia podem ser lidas AQUI.


.AS MONÇÕES NA CHINA
Devido à grande extensão do território chinês, as monções acabam por só afetar as regiões situadas mais a sul.
.ENTRE ABRIL E SETEMBRO: A conjugação do clima húmido e quente que se faz sentir nas áreas do sul são fatores chave para a ocorrência das fortes chuvas que fustigam estas regiões, maioritariamente entre os meses de Junho e Setembro. É também nesta altura que os tufões fazem a sua aparição, causando, muitas vezes, estragos significativos nas infra-estruturas.
.Todas as crónicas sobre as nossas viagens à China podem ser lidas AQUI.


.AS MONÇÕES EM TAIWAN
Devido à proximidade geográfica, as monções em Taiwan são em tudo idênticas ás que acontecem no sul da China. Para além das chuvas fortes os tufões (normalmente em Setembro) são igualmente uma ameaça para a população local.
.ENTRE ABRIL E SETEMBRO: Se pretende visitar o país e não quer correr o risco que a sua viagem seja condicionada por chuvas fortes ou até por algum tufão, esta época do ano é de evitar. 
A melhor altura para visitar Taiwan é entre Outubro e Março.
 

.AS MONÇÕES EM HONG KONG E MACAU
Mais dois destinos com condições meteorológicas similares ao sul da China e Taiwan.
.ENTRE ABRIL E SETEMBRO: Ainda que as temperaturas se mantenham altas, os territórios de Hong Kong e Macau são nesta altura atingidos por chuvas intensas e repentinas. No mês de Setembro o risco de tufões é bastante elevado.  
A melhor altura para visitar Hong Kong e Macau é entre Outubro e Março.
.Todas as crónicas sobre as nossas viagens a Hong Kong e Macau podem ser lidas AQUI.

 
.AS MONÇÕES NO NEPAL
O Nepal é outro dos países asiáticos que sofre com as monções. Ainda que sejam um tanto ou quanto irregulares (dependendo muito dos caprichos da natureza) a verdade é que deverá sempre ter este fator em conta se visitar o país para a realização de um ou mais trekkings ou até para ascender (total ou parcialmente) ao Everest.   
.ENTRE ABRIL E SETEMBRO: Esta é a altura em que as monções se abatem sobre o Nepal. Para lá do céu bastante nublado (fator que condiciona bastante a visibilidade) o país sofre bastante com fortes chuvadas que pouco ou nada ajudam nas possíveis atividades de montanha que possa querer realizar. Como tal, esta altura do ano é definitivamente um período a evitar
A melhor altura para visitar o Nepal é entre Outubro e Maio.


.AS MONÇÕES NO SRI LANKA
As monções no Sri Lanka têm lugar em duas alturas distintas, incidindo à vez em duas regiões do território. Ainda assim as chuvas que se fazem sentir e a nebulosidade quase constante não são de modo algum um impedimento para visitar o país.
.ENTRE OUTUBRO E JANEIRO: Nesta altura do ano as monções trazem com elas alguns dias de chuva que fustigam as regiões situadas a Nordeste. 
.ENTRE MAIO E AGOSTO: Se tem como objetivo desfrutar das bonitas praias situadas na costa Sudeste do país deverá evitar estes meses. 
A melhor altura para visitar o Sri Lanka é entre Fevereiro e Abril. Embora setembro também seja um mês a considerar


PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário