sábado, 29 de outubro de 2022

VISITAR JAKARTA - UM DIA NA IMENSA CAPITAL DA INDONÉSIA

O que visitar em Jakarta

Jakarta é daqueles destinos que à primeira vista parecem não impressionar muitos daqueles que pretendem conhecer o melhor que a Indonésia tem para oferecer. Se o objetivo é organizar uma viagem a um país que põe à nossa disposição um cardápio de luxo composto por praias de sonho, por alguns dos mais imponentes vulcões do planeta ou por uma invejável riqueza histórica e cultural, porque razão haveríamos de incluir no roteiro uma metrópole gigantesca, com trânsito caótico e com altos níveis de poluição? Esta será certamente uma das questões mais colocadas no momento de traçar o roteiro pela Indonésia e confessamos que até nós acabámos por passar pelo mesmo dilema quando tivemos de escolher os locais a visitar no país nas duas semanas que tínhamos à disposição. 
Assim sendo e tendo em conta que fazemos questão de só fundamentar a nossa opinião sobre um determinado destino com as experiências nele vividas, decidimos dar-lhe o benefício da dúvida e investimos 24 horas da nossa viagem na busca das mais valiosas virtudes da cidade de Jakarta. 

À chegada, e por culpa da pouca informação presente on-line sobre a capital da Indonésia, não estávamos muito cientes do que iríamos encontrar ou até mesmo quais seriam os principais pontos de interesse que mereceriam a nossa atenção. 

O que visitar em Jakarta

O que visitar em Jakarta

O que visitar em Jakarta

O que visitar em Jakarta

O que visitar em Jakarta


Depois de uma noite bem dormida num hotel situado a dois passos da estação ferroviária Sudiman Baru, traçámos, meio à pressa, um roteiro simples que aparentemente nos iria manter ocupados até bem perto do final da tarde. 

QUATRO LOCAIS QUE GOSTÁMOS (MUITO) DE VISITAR EM JAKARTA

MONAS - O IMPONENTE MONUMENTO DA INDEPENDÊNCIA
Esta imponente torre com mais de 130 metros de altura foi erguida para celebrar a independência do país e é com toda a certeza uma das principais imagens da cidade. Na base do monumento existe um pequeno museu que pode ser visitado antes de aceder ao nível mais elevado a partir do qual foi possível ter uma visão privilegiada de uma boa parte da cidade. Antes de seguirmos para outras paragens aproveitámos também para passear tranquilamente pela enorme praça que rodeia a obra. 

O que visitar em Jakarta

O que visitar em Jakarta

O que visitar em Jakarta


ISTIQLAL MOSQUE - UMA VISITA À MAIS IMPORTANTE MESQUITA DA INDONÉSIA
O nosso roteiro levou-nos depois até à grandiosa Mesquita Istiqlal, que segundo percebemos está entre as maiores do planeta. A visita que acontece a horas pré-definidas foi realizada na companhia de um guia e mesmo que para os não muçulmanos o acesso ao interior do espaço esteja limitado a algumas áreas menos movimentadas, ainda tivemos a oportunidade de lançar um breve olhar sobre o enorme salão de orações que em certas ocasiões acolhe mais de 100.000 fiéis.

O que visitar em Jakarta

O que visitar em Jakarta

O que visitar em Jakarta


CATEDRAL DE JAKARTA - O CATOLICISMO TAMBÉM ESTÁ PRESENTE NA MAIOR NAÇÃO ISLÂMICA DO PLANETA
Ainda que a Indonésia seja o país com maior número de população de origem islâmica do mundo, a coabitação entre as diferentes religiões é extremamente pacifica e a presença de uma Catedral católica a escassos metros da grande Mesquita é uma prova evidente de que a tolerância é a base para um mundo cada vez mais civilizado. A arquitetura (tanto exterior como interior) do edifício é em tudo idêntica ao que estamos habituados a ver nas igrejas ocidentais o que fez com que por breves momentos nos sentíssemos em casa mesmo estado a milhares de quilómetros de distância. 

O que visitar em Jakarta

O que visitar em Jakarta

O que visitar em Jakarta


KOTA TUA - A HERANÇA HOLANDESA QUE RESISTIU AO PASSAR DOS SÉCULOS
No extremo Norte de Jakarta ainda visitámos uma das zona históricas mais bem conservadas da cidade, na qual ainda perduram inúmeros edifícios coloniais que datam da época em que os holandeses se estabeleceram nesta área e a usaram como um ponto chave das transações comerciais realizadas nesta parte do globo. Kota Tua é o nome atual deste bem conservado bairro que outrora se chamou Batávia e que parece ter como peça central a Taman Fatahilla, uma bonita praça que serve de ponto de encontro de turistas e habitantes locais. 

O que visitar em Jakarta

O que visitar em Jakarta

O que visitar em Jakarta


INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS
Cidadãos Portugueses estão dispensados de visto para todas as estadias em turismo inferiores a 30 dias. Depois da chegada ao Aeroporto Internacional Soekarmo-Hatta os visitantes são encaminhados para um espaço onde decorrem as habituais formalidades fronteiriças. Uma vez aí, um funcionário procede à verificação do passaporte (que deverá ter uma validade mínima de seis meses). Se tudo estiver em condições, e depois de pagar uma taxa de Rp 50.000, poderá então proceder à recolha da bagagem e dar início à sua viagem de sonho.

.COMO FOMOS DO AEROPORTO PARA O CENTRO DA CIDADE
Situado a cerca de 20 Km's a Norte de Jakarta, o Aeroporto Internacional Soekarmo-Hatta encontra-se servido por diversos meios de transporte que permitem alcançar a área mais central da cidade sem grandes dificuldades. À chegada constatámos que o comboio, o autocarro e o táxi eram as opções existentes, e mesmo que todas pudessem ser consideradas viáveis para a realização do trajeto pretendido, achámos que o comboio seria aquela que pela rapidez, pela tarifa e pelo conforto melhor se enquadrava nas nossas pretensões. 
Do terminal de chegadas do aeroporto apanhámos o skytrain (gratuito) até ao Soekarmo-Hatta Airport Rail Link, seguindo depois no comboio urbano até à estação Sudiman Baru, situada a dois passos do hotel que escolhemos para a nossa estadia. A viagem tem uma duração de cerca de 45 minutos e um custo de Rp 70.000. 

.COMO NOS DESLOCÁMOS EM JAKARTA
Jakarta é uma cidade imensa e uma simples movimentação entre dois pontos (ainda que no mapa aparente ser curta) implica na maioria dos casos uma deslocação que por vezes chega a ser de vários quilómetros. A forma mais económica e aquela que usámos sempre durante a nossa passagem pela capital da Indonésia foi o sistema de transportes públicos (bus) da companhia TransJakarta que é composto por diversas linhas que servem uma boa parte da zona metropolitana da cidade. Cada trajeto tem um custo de Rp 3.500 e ainda que para a utilização do sistema seja necessária a compra de um cartão recarregável, optámos por não o fazer, preferindo solicitar aos utilizadores locais se poderíamos usar o seu próprio título de transporte, pagando-lhes depois a quantia usada em dinheiro. Mais de 90% das pessoas acederam ao nosso pedido não aceitando depois que lhes pagássemos o devido montante. 
Para quem pretende outro nível de conforto poderá sempre recorrer aos serviços dos TÁXIS e das plataformas digitais GRAB E GOJEK. 

.ONDE DORMIMOS EM JAKARTA
Tendo em conta que Jakarta é uma metrópole gigantesca e com um trânsito caótico, tentámos que o alojamento escolhido se situasse numa área central que nos facilitasse a utilização da rede de transportes públicos não só urbanos como também aquela que serve o aeroporto. Após alguma pesquisa a nossa escolha recaiu sobre o Studio One, um hotel que apesar de básico acabou por satisfazer a nossas principais exigências uma vez que para além do pequeno almoço incluido na tarifa também se situa a dois passos da estação ferroviária Sudiman Baru (ligação direta ao aeroporto) e da linha de autocarros urbanos da TransJakarta que serve os locais que queríamos visitar durante a nossa curta estadia na cidade. 
Os quartos são simples mas equipados com w.c. privado, wi-fi, ar condicionado e televisão.

.DE JAKARTA PARA OUTROS DESTINOS NA ILHA DE JAVA
A rede de transportes terrestres presente na ilha de Java está longe de ser perfeita mas ainda assim pode-se dizer que funciona de forma aceitável, uma vez que sem grandes dificuldades conseguimos chegar (quer por estrada ou carril) ás principais cidades da ilha. Em ocasiões em que o destino implique uma longa viagem ou se as baixas tarifas praticadas justifiquem o investimento, o uso do avião pode também ser uma opção a ter em conta. 

.DE JAKARTA PARA A ILHA DE BALI
Como referimos no início deste artigo a maioria dos visitantes fazem de Jacarta uma mera porta de entrada na Indonésia, seguindo de imediato para uma das restantes ilhas que compõem o território. Ainda que possam eventualmente existir outras formas de chegar à ilha de Bali, voar será com toda a certeza a mais prática, rápida e em muitos casos também a mais económica. São diversas as companhias aéreas a realizar esta rota e em consequência da forte concorrência as tarifas praticadas acabam por ser bastante acessíveis. 
A viagem entre Jakarta e o Aeroporto Ngurah Rai em Bali tem uma duração de pouco mais de uma hora. 
As companhias áreas mais conhecidas que realizam esta rota são:
    .Garuda Indonésia
    .Batik Air
    .Lion Air
    .Citilink Indonésia
    .Air Asia Indonésia

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR A ILHA DE JAVA?
A melhor altura do ano para visitar a Ilha de Java é entre os meses de Junho e Setembro, período em que o tempo é mais agradável e a probabilidade de ocorrência de chuva é relativamente menor. Em Java assim como na maioria do território indonésio existem duas estações distintas: a estação das chuvas que se estende entre Outubro e Abril e a estação seca que acontece entre Junho e Setembro. 
Tendo em conta que a Ilha de Java se localizada numa região subtropical não é de excluir que possam ocorrer perturbações climáticas fora de época que contrariem os padrões meteorológicos normais. 
   .PARA SABER QUAL É A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR, NÃO SÓ AS DIVERSAS REGIÕES DA INDONÉSIA MAS TAMBÉM OS RESTANTES PAÍSES DO SUDESTE ASIÁTICO CLIQUE AQUI.


PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário