sexta-feira, 31 de agosto de 2018

VISITAR BALI E AS ILHAS GILI - ROTEIRO COMPLETO PARA 15 DIAS


Apesar de distante, Bali está decididamente na moda, muito por culpa da crescente oferta de passagens aéreas a preços acessíveis. 
Foi precisamente depois de ter aproveitado uma dessas promoções que chegámos à chamada ilha dos deuses. Cinco anos depois estávamos de regresso, e mais uma vez não queremos desperdiçar nem um minuto desta viagem onde temos como objectivo visitar não só Bali mas também as ilhas vizinhas de Gili Air, Gili Trawangan e Gili Meno.
Pela frente tínhamos duas semanas intensas. De carro, barco, mota, a pé ou de bicicleta, estes quinze dias teriam de se adaptar ao roteiro traçado de forma ambiciosa e que incluía a descoberta da cultura local, mergulhos em praias paradisíacas, cascatas perdidas no meio da selva e algumas caminhadas por entre campos de arroz.




.DIA 1
-CHEGADA A BALI

Depois da nossa chegada ao Aeroporto de Denpasar e das devidas formalidades fronteiriças, tivemos o primeiro contacto com a realidade da ilha de Bali onde permaneceremos durante cinco dias. Já passava das onze da noite quando deixamos a área das chegadas e antes de sairmos do terminal trocamos somente o dinheiro necessário para as despesas imediatas.
Esta noite optámos por dormir num pequeno mas aconchegante Hotel situado a pouco mais de cinco minutos do aeroporto.

.DIA 2
-DE DENPASAR A UBUD

Nessa manhã acordámos cedo e envoltos numa estranha tranquilidade, tomámos o pequeno almoço servido a dois passos de um bonito santuário hindu pertencente à família proprietária do hotel.
Aproveitamos a calma matinal e enquanto damos um curto passeio pelas ruas de Denpasar procuramos uma casa de câmbio com taxas atrativas. Troca-se mais algum dinheiro, chama-se um Uber e iniciamos a viagem para norte, na direção de Ubud, local que nos traz ótimas recordações e que nos servirá de base nos próximos dias.
Durante o resto do dia lançamo-nos à conquista, deste que é o principal centro espiritual da ilha. Palácios, templos, campos de arroz e a deliciosa comida local matam-nos as saudades acumuladas ao longo de cinco anos e rapidamente nos voltamos a sentir em casa. Apesar da enorme concentração de turistas, Ubud continua a ter uma magia especial.


LOCAIS VISITADOS: Palácio Real, Templo de Lotus, Floresta dos Macacos, Pura Gunung Lebah, Campuhan Ridle Walk e Espetáculo de danças Balinesas.

Templo de Lotus-Ubud
Templo de Lotus-Ubud
Campuhan Ridle Walk
Floresta dos Macacos-Ubud
Palácio Real-Ubud

.DIA 3
-ALUGAR UMA SCOOTER E CONHECER OS ARREDORES DE UBUD

Um dia passado na estrada com o vento a bater-nos no rosto.
Depois de mais um fantástico pequeno almoço, pegámos na scooter que alugámos no Hotel e partimos à descoberta dos arredores de Ubud. Sem vergonhas a ilha revela-nos toda a sua beleza e a cada nova curva deparamos-nos com cenários idílicos onde o verde é a cor predominante. 


LOCAIS VISITADOS: Goa Gajah, Tagalalang Rice Terraces, Pura Tirta Empul, Pura Gunung Kawi e Tegenungan Waterfall

.A crónica completa sobre os principais locais a visitar em Ubud e arredores pode ser lida AQUI.

Templo Goa Gajah 
Tagalalang Rice Terraces
Pura Tirta Emul
Tegenungan Waterfall
Tegenungan Waterfall

.DIA 4
-À DESCOBERTA DA ZONA NORTE DA ILHA DE BALI

Hoje despedimos-nos de Ubud. 
Acordamos cedo e aos primeiros raios de sol já caminhávamos por entre o emaranhado de bancas do mercado matinal. Adoro assistir à azafama das gentes locais que numa espécie de caos organizado vão comprando e vendendo todo o tipo de produtos. Afinal Ubud também tem um lado mais intimo, de certa forma rural e onde os turistas parecem ser personagens deslocadas da realidade. 
Regressamos ao hotel e à hora marcada encontramo-nos com o taxista contratado na véspera, que respeitando um roteiro por nós traçado nos levará a conhecer alguns locais situados na zona norte da ilha. O dia termina no Hotel que reservámos em Amed
Esta pequena cidade situada na costa Este da ilha será o ponto de partida para a viagem de barco que nos velará até à primeira da Ilhas Gili que iremos visitar.


LOCAIS VISITADOS: Tukad Cepung Waterfall, Ulun Danu Beratan Temple, Lempuyang Temple, Pura Besakih Temple, Gitgit Waterfall e Amed. 

.A crónica completa sobre os principais locais a visitar em na zona norte da ilha de Bali pode ser lida AQUI.

Tukad Cepung Waterfall
Ulun Danu Beratan Temple
Lempuyang Temple
Pura Besakih Temple
Amed

.DIAS 5 A 6
-BANHOS DE MAR, SOL E COCKTAILS EM GILI TRAWANGAN

As ilhas Gili surgiram como a opção mais abordável e onde seguramente iríamos encontrar um ambiente descontraído assim como ótimas praias para desfrutarmos do bom tempo que se anunciava.
Gili Trawangan foi a primeira destas três ilhas que conhecemos e onde decidimos permanecer durante dois dias. Aqui ocupámos o tempo com passeios na praia, com deliciosos banhos de mar e sol e com o inevitável pôr-do-sol que a cada final de tarde coloria o horizonte.

.A crónica detalhada sobre a nossa estadia na ilha de Gili Trawangan pode ser lida AQUI.

Gili Trawangan
Gili Trawangan
Gili Trawangan
Gili Trawangan
Gili Trawangan

.DIAS 7 A 9
-O MAR É MAIS AZUL EM GILI AIR

Depois de dois dias fantásticos despedimo-nos de Gili Trawangan.
Ás primeira horas da manhã apanhamos o barco que nos transportará por não mais de trinta minutos até à ilha vizinha de Gili Air
Bastam meia dúzia de passos pelas ruas de terra que serpenteiam por entre habitações simples e pequenos comércios, para percebemos que aqui o ambiente é claramente mais tranquilo quando comparado com o que testemunhámos nos dias anteriores. As carroças que se cruzam conosco e as praias de areia branca com águas translúcidas, fazem-nos querer permanecer para sempre nesta espécie de paraíso onde aparenta reinar uma paz e uma tranquilidade infinitas.
Em Gili Air ficámos alojados no Nelly Homestay que aconselhamos.

.A crónica detalhada sobre a nossa estadia na ilha de Gili Air pode ser lida AQUI.

Gili Air
Gili Air
Gili Air
Gili Air
Gili Air

.DIAS 10 A 12
-VIVER ENTRE A PRAIA E UMA CABANA NA ILHA GILI MENO

Foi em Gili Meno que escolhemos dar por terminado o nosso périplo pelas paradisíacas ilhas Gili, situadas a poucos quilómetros da costa oeste de Lombok.
Depois de Gili Trawangan Gili Air, chegámos a Gili Meno para mais um par de dias que se não se anunciavam muito diferentes dos anteriores.
De todas, esta é definitivamente a menos turística e aquela onde devido à escassa presença de visitantes tivemos a oportunidade de em certas ocasiões nos sentirmos quase como os únicos ocupantes daquele paraíso perdido nas águas cristalinas do Mar de Bali.

.A crónica detalhada sobre a nossa estadia na ilha de Gili Meno pode ser lida AQUI.

Gili Meno
Gili Meno
Gili Meno
Gili Meno
Gili Meno

.DIAS 13 E 14
-DE REGRESSO A BALI PARA CONHECER UM POUCO DO SUL

Voltámos a Dempasar e ao hotel que nos acolheu no início desta viagem. Estamos cada vez mais perto do final e não nos queremos despedir da ilha de Bali sem conhecer um pouco da zona sul
Mais uma vez optámos por alugar uma scooter e sem grandes pressas percorremos as estradas bem mais movimentadas que as do norte, respeitando religiosamente o roteiro pré estabelecido.


Tanah Lot
Tanah Lot
Paisagem do Sul de Bali
Praia no sul de Bali
Praia no sul de Bali

.DIA 15
-DESPEDIDA E VOO DE VOLTA A CASA 
O dia da partida chegou. Um pedaço de nós ficou em Bali e mais tarde ou mais cedo teremos de voltar para recuperar o que lá deixámos. Por agora ficam as recordações, as fotos e as informações que esperamos vos sirvam de inspiração para uma futura viagem, não só à ilha dos deuses como também a outros locais na Indonésia. 


INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS
Cidadãos Portugueses estão dispensados de visto para todas as estadias em turismo inferiores a 30 dias.
Depois da chegada ao Aeroporto Internacional de Ngurah Rai os visitantes são encaminhados para um espaço onde decorrem as habituais formalidades fronteiriças. 
Uma vez aí, um funcionário procede à verificação do passaporte (que deverá ter uma validade mínima de seis meses). Se tudo estiver em condições, e depois de pagar uma taxa de Rp 50.000, poderá então proceder à recolha da bagagem e dar início à sua viagem de sonho.

.CUIDADOS DE SAÚDE
Bali assim como as ilhas Gili não são considerados destinos que exigem grandes preocupações a nível de saúde, contudo aconselhamos a realização da consulta do viajante.

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR BALI E LOMBOK?
A melhor altura do ano para visitar a Bali e Lombok é entre os meses de Junho e Setembro, altura em que o tempo é mais agradável uma vez neste período a probabilidade de ocorrência de chuva é relativamente menor. Quer em Bali, Lombok ou na maioria do território indonésio existem duas estações distintas: a estação das chuvas que se estende entre Outubro e Abril e a estação seca que acontece entre Junho e Setembro. 
Tendo em conta que as Ilhas de Bali e Lombok se localizam numa região subtropical não é de excluir que possam ocorrer perturbações climáticas fora de época que contrariem os padrões meteorológicos normais. 
   .PARA SABER QUAL É A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR, NÃO SÓ AS DIVERSAS REGIÕES DA INDONÉSIA MAS TAMBÉM OS RESTANTES PAÍSES DO SUDESTE ASIÁTICO CLIQUE AQUI.

.O QUE COMER?
Durante as viagens que realizamos fazemos sempre questão de provar a culinária local de forma a enriquecer ainda mais a experiência.
Nesta curta passagem pela Indonésia acabámos por descobrir uma cozinha extremamente rica e que vai muito para além do famoso Nasi Goreng.








PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário