domingo, 19 de agosto de 2018

.TAPETE DE FLORES NA GRAND-PLACE DE BRUXELAS


Mais uma vez a tradição repete-se e em 2018 volta a estender-se sobre a Grand-Place de Bruxelas o gigantesco tapete de flores que a cada dois anos dá ainda mais cor a este que é o principal salão de festas da capital belga. No mês de Agosto o espaço fica ainda mais deslumbrante. Durante quatro dias, a calçada é literalmente substituída por mais de 500.000 begónias e dálias, que dispostas de forma meticulosa dão origem a esta verdadeira obra de arte que já se transformou numa das imagens de marca da cidade e do país.
O tema varia a cada nova edição, e desde 1971 são já vinte e uma as obras florais expostas nesta que é considerada uma das mais bonitas praças do mundo. 

Pela primeira vez na sua história, o Tapete de Flores da Grand-Place de Bruxelas homenageia a cultura Latino-Americana e o padrão escolhido em 2018 faz-nos viajar até à região Mexicana de Guanajuato, conhecida pela sua cultura ligada ao cultivo de flores.










-QUANDO SE REALIZA:
O evento realiza-se a cada dois anos, sempre no mês de Agosto. Apesar dos dias variarem a data coincide normalmente com o fim-de-semana mais próximo dos festejos do dia da Assunção de Nossa Senhora (15 de Agosto).

-ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O TAPETE DE FLORES DA GRAND-PLACE DE BRUXELAS:

.A ESTRELA PRINCIPAL É A BEGONIA TUBEROSA
Esta bonita flor é original das regiões tropicais do continente Americano. É muito apreciada por ser extremamente resistente, de fácil manutenção e reprodução, sendo possível encontrar exemplares das mais variadas cores. Atualmente a Bélgica é o maior produtor mundial de Begónias e como seria de esperar o tapete da Grand-Place de Bruxelas é totalmente constituído por flores oriundas de produções nacionais.

.EXIGE UMA PREPARAÇÃO DE VÁRIOS MESES
Os campos de Begónias estão todos agrupados na região de Ghent. Durante vários meses os produtores cuidam com afinco das suas plantações afim de obter as cores e as quantidades necessárias para a composição do Tapete de Flores da Grand-Place de Bruxelas.
Na altura do evento as flores são colhidas, embaladas e transportadas de forma rápida para o local, de forma a conservar o mais possível a frescura das suas pétalas.

.É COMPOSTO POR MAIS DE 500.000 FLORES
Depois do desenho realizado no solo, entram em ação os mais de cem voluntários que em meia dúzia de horas compõem com precisão o gigantesco puzzle colorido de aproximadamente 1800m2. São necessárias cerca de 300 flores por metro quadrado o que representa a utilização de 500.000 exemplares na composição do Tapete.  


-TODOS OS TEMAS USADOS E QUE FAZEM PARTE DA HISTÓRIA DO TAPETE DE FLORES DA GRAND-PLACE DE BRUXELAS:


.1971: Decorações Árabes
.1976: Ano das Paisagens,Parques e Jardins
.1979: Brussels Millenium
.1980: Celebração do 150°Aniversário da Bélgica
.1986: Brasão de Armas da Cidade de Bruxelas
.1988: Tapete Chinês inspirado na Provincia de Sinkiang
.1990: Homenagem a Mozart
.1992: Bruxelas a Capital da Europa
.1994: 50°Aniversário da Libertação de Bruxelas
.1996: Jardim "a la Française"
.1998: Tapete inspirado nas Tribos provenientes do Nordeste da Turquia
.2000: Renda de Dentelle de Bruxelas
.2002: Versailles
.2004: Art Nouveau
.2006: Idade Média
.2008: Sabão de Marselha
.2010: Europa
.2012: Continente Africano
.2014: 50°Aniversário do Início da Imigração Turca e Marroquina para a Bélgica
.2016: 150 Anos de Amizade entre a Bélgica e o Japão
.2018: México e a cultura de Guanajuato
.2020:

.OUTRAS CRÓNICAS SOBRE A BÉLGICA:

Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na pagina do Diário das Viagens no Facebook. 

Sem comentários:

Enviar um comentário