domingo, 18 de agosto de 2024

BUDAPESTE - O QUE FAZER E VISITAR NA CAPITAL DA HUNGRIA

O que visitar em Budapeste, Roteiro Budapeste

É-nos um pouco difícil encontrar as palavras certas para descrever Budapeste. Esta é na nossa opinião uma das mais bonitas cidades Europeias e todos os adjectivos que possamos enumerar para a caracterizar parecem-nos de certa forma insuficientes para exprimir o que nos vai na alma quando pensamos na capital da Hungria. Budapeste faz parte daquele lote de cidades especiais que pela sua beleza nos arrebatam o coração, fazendo com que nos apaixonemos por elas sem saber muito bem porquê. 
A principal cidade da Hungria é sinónimo de charme, de elegância e amor. Um amor tal que transforma as despedidas num quase incontrolável desejo de regressar uma e outra vez. 







O QUE VISITAR EM BUDAPESTE - AS NOSSAS SUGESTÕES:


.INICIE O SEU PASSEIO COM A VISITA AO CASTELO DE BUDA
Todos lhe chamam castelo mas na realidade é um palácio. É no interior deste conjunto de edifícios erguidos sobre as ruínas do antigo castelo que estão instalados o Museu da História de Budapeste, a Galeria Nacional da Hungria, a Biblioteca Nacional Széchenyi assim como o Palácio Sandor, em frente do qual é possível assistir ao Render da Guarda que acontece várias vezes por dia.  
O complexo está situado no topo da uma das colinas de Buda e para lá chegar podemos apanhar o Funicular ou então percorrer a pé os diversos trilhos que rasgam a encosta. Se a primeira opção é paga e nos transporta sem qualquer esforço até ao ponto mais alto da colina, a segunda (a que escolhemos) ainda que não tenha qualquer custo exige a realização de uma caminhada de cerca de 15 minutos.





.PRESTE HOMENAGEM ÀS TRIBOS MAGIARES NO BASTIÃO DOS PESCADORES
Este é sem dúvida um dos principais cartões postais de Budapeste e provavelmente o local onde encontrará a maior concentração de turistas. As sete torres construídas no topo da colina são uma homenagem às sete Tribos Magiares responsáveis pela fundação do país. Já a referência aos pescadores foi dada em honra dos homens (pescadores) que na idade média residiam nesta área e lutaram de forma heróica na defesa da cidade. O acesso ao nível inferior do complexo é gratuito. Contudo se o visitante pretender caminhar ao longo da muralha terá de adquirir um ingresso.
Na pequena praça em frente do Bastião encontra-se a Estátua de Santo Estevão, o primeiro Rei da Hungria.
.DICA: Do lado direito (perto do Hotel Hilton) é possível subir gratuitamente até um pequeno terraço a partir do qual se conseguem vistas privilegiadas sobre a cidade.





.DESLUMBRE-SE COM A BELEZA DA IGREJA MATIAS
Assim que chegamos perto do Bairro do Castelo é-nos impossível não reparar nas cores do fantástico telhado da Igreja Matias.  
Depois de um curto passeio ao redor do monumento aceda ao seu interior e impressione-se com o extraordinário trabalho realizado na sua decoração. Destacamos as paredes que se encontram meticulosamente pintadas à mão com motivos e formas diversas. Os detalhes dourados do altar e os vitrais coloridos do século XIX são outros dos pontos de interesse que merecem ser admirados. 
Numa das capelas situadas ao redor da nave principal encontra-se o Túmulo do Rei Bella II assim como o da sua mulher. 
.VEJA AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE HORÁRIOS E TARIFAS





.VISITE O LABIRINTO DO CASTELO DE BUDA E FAÇA UMA VIAGEM À BUDAPESTE DE OUTROS TEMPOS
Este era um dos locais que mais nos intrigava e que mais tínhamos curiosidade de conhecer. Existe mesmo um labirinto no subsolo de Budapeste? De certa forma pode-se dizer que sim. Na verdade trata-se de uma rede de túneis criados de forma natural por uma antiga nascente de águas termais. Com o passar dos séculos a erosão foi ampliando estas passagens subterrâneas que chegaram a ser usadas para fins militares.
Uma vez que os túneis se encontram pouco iluminados esta é uma visita que poderá (eventualmente) ser desaconselhada a pessoas com problemas claustrofóbicos.
.VEJA AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE HORÁRIOS E TARIFAS




.ATRAVESSE (DE DIA E DE NOITE) A FAMOSA PONTE DAS CORRENTES
A Ponte das Correntes foi construída em 1849 e de todas as pontes que atravessam o Rio Danúbio é seguramente a mais famosa. A experiência de a atravessar a pé é algo que não pode (mesmo) ficar de fora do roteiro de quem visita Budapeste.





.A VISITA AO PARLAMENTO DE BUDAPESTE DEVE MESMO FAZER PARTE DO SEU ROTEIRO 
Na nossa opinião nāo existe em toda a cidade um edifício tão belo. O Parlamento de Budapeste fica situado no lado de Peste e segundo os entendidos é uma autêntica obra de arte arquitetónica. Quando foi erguido em 1902 era uma das maiores construções deste género do planeta, sendo unicamente suplantada pelo parlamento Britânico. O interior no qual predominam os mármores, os detalhes dourados, os veludos assim como diversas pinturas, pode ser visitado, ainda que só seja possível aceder a uma pequena fração das mais de 700 salas que compõem o complexo. Na nossa opinião o grande destaque é a sala central na qual, sob uma enorme cúpula, se encontra exposta a Coroa Real, usada por diversos reis húngaros.
A visita tem muita procura como tal é aconselhável reservar on-line com alguma antecedência.





.OS SAPATOS NA MARGEM DO DANÚBIO RELEMBRAM OS JUDEUS MORTOS DURANTE A OCUPAÇÃO NAZI
Trata-se de um memorial concebido para homenagear os Judeus mortos durante a ocupação nazi. Os sapatos de ferro espalhados ao longo da margem esquerda do Danúbio simbolizam os bens deixados para trás pelos judeus depois de serem baleados e deitados ao rio. 





.PERCORRA A PRAÇA DOS HERÓIS E CONHEÇA ALGUMAS DAS MAIS MARCANTES PERSONALIDADES DO PAÍS
Esta é (segundo percebemos) a mais importante praça da capital húngara. O enorme espaço situado num dos extremos da Avenida Andrássy é uma homenagem a algumas personalidades importantes que ao longo dos séculos marcaram a história da cidade e do país. Na área central, no topo de uma coluna, encontra-se a imagem do Arcanjo Gabriel. A base é preenchida pelas estátuas dos chefes das sete tribos responsáveis pela fundação da Hungria.





.PERCORRA A AVENIDA ANDRÁSSY E APRECIE OS LINDÍSSIMOS EDIFÍCIOS NELA PRESENTES
Ao percorrer a Avenida Andrássy não será difícil deslumbrar-se com a beleza dos edifícios que consigo se vão cruzando. É também ao longo desta que é considerada a mais emblemática artéria da capital que encontrará as lojas das mais badaladas marcas de moda. 





.A VISITA AOS BANHOS TERMAIS SZÉCHENYI É REALMENTE UMA EXPERIÊNCIA A NÃO PERDER
Quem nunca ouviu falar nos banhos de Budapeste?
Pois bem, esta foi uma das principais razões que nos levou à capital da Hungria e mesmo antes de chegarmos já nos imaginávamos naquelas piscinas de águas termais que brotam do interior da terra. 
Apesar de por toda a cidade existirem diversos complexos deste tipo, 
os mais conhecidos são seguramente os banhos Széchenyi. Este enorme espaço (o maior deste género na Europa) foi construído em 1913 e é composto por dezenas de piscinas nas quais nos podemos banhar em águas que se encontram a diferentes temperaturas.





.VISITE O CASTELO VAJDAHUNYAD SITUADO NO MAIOR JARDIM PÚBLICO DA CIDADE
Situado a uma curta distância dos Banhos Széchenyi, este castelo foi erguido em 1896 para a Exposição do Milénio da Hungria. O local era inicialmente para ser uma construção temporária mas devido ao enorme sucesso acabou por se manter até aos dias de hoje. No interior do complexo, para além de um bonito jardim, está também instalado o Museu da Agricultura





.ENTRE NA BASÍLICA DE SANTO ESTEVÃO E CONTEMPLE A SUA INCRÍVEL BELEZA
A meia dúzia de quarteirões do Parlamento encontra-se a bonita Basílica de Santo Estevão. Com capacidade para acolher mais de 8000 fieis este é o maior e mais importante templo religioso do país. O nome foi dado em honra do primeiro Rei húngaro que depois de morrer acabou por ser declarado Santo. 
Apesar do interior ser decorado de forma riquíssima, o ponto alto da visita acontece com a passagem pelo local onde está exposta uma das mais valiosas relíquias do país. A Mão Mumificada de Santo Estevão encontra-se exposta numa pequena sala do lado esquerdo do altar.





.VISITAR O MERCADO CENTRAL É TOMAR CONHECIMENTO DA FACE MAIS GENUÍNA DA POPULAÇÃO LOCAL
No final da Váci Utca, a poucos metros da Ponte da Liberdade, situa-se o principal e mais antigo mercado público de Budapeste. É a este local, instalado num grandioso edifício datado de 1897, que os habitantes de cidade se deslocam diariamente para fazer as suas compras. Durante a nossa passagem pelo mercado percebemos que o piso térreo é sem dúvida a parte mais tradicional uma vez que é aqui que ainda se transacionam bens de primeira necessidade tal como legumes, frutas, carnes e peixes. Já o andar superior acabou por perder algum carácter e tem vindo a transformar-se numa espécie de chamariz para os turistas. Esta área do mercado encontra-se bem preenchida de lojas de souvenirs assim como diversos restaurantes de comida mais ou menos típica vendida a preços estupidamente inflacionados. 





.O NEW YORK CAFÉ É UM DOS SOBREVIVENTES DO "GLAMOUR" QUE SE VIVIA EM BUDAPESTE 
Em 1894 era inaugurado aquele que seria considerado na época o mais bonito café do mundo e que hoje, passados mais de 120 anos, ainda mantém intacta muita da sua beleza. Beber um café sentado numa cadeira de veludo ao som de uma melodia tocada pelo pianista de serviço é uma experiência que fará o visitante reviver os tempos em que neste local conviviam as principais personalidades intelectuais e sociais de Budapeste. 
O New York Café fica situado no piso inferior do luxuoso Hotel Boscolo.





.VISITE A ÓPERA DE BUDAPESTE E CONHEÇA UM DOS MAIS BELOS EDIFÍCIOS DA CIDADE
É sensivelmente a meio da famosa Avenida Andrássyno interior de um dos mais bonitos edifícios de estilo neo-renascentista da Europa, que encontramos a Ópera de Budapeste. Á semelhança do que testemunhámos em Viena ou Paris também a ópera de Budapeste se destaca pelos magníficos pormenores presentes na fachada assim como pela decoração refinada das salas e átrios interiores. Aí, caso pretenda visitar o espaço, irá deslumbrar-se com as vistosas colunas de mármore, com os candelabros, com os apontamentos dourados e vermelhos que cobrem as paredes e com as tapeçarias que em alguns pontos protegem o solo. 
A visita guiada leva-nos a percorrer alguns dos mais importantes espaços do edifício de entre os quais se destacam a escadaria principal, o camarote real e o famoso auditório onde decorrem os espetáculos. 
.VEJA AQUI 
TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE HORÁRIOS E TARIFAS DAS VISITAS





.A CASA DO TERROR É UM DOS MAIS MARCANTES TESTEMUNHOS DO PASSADO NEGRO DA CIDADE
Ainda que possa parecer mórbido transformar em atração turística um sítio onde tantas pessoas sofreram na pele o terror causado pelos ideais descabidos não só do partido Nazi mas também por parte das tropas soviéticas, a verdade é que só desta forma se consegue ter a verdadeira consciência das atrocidades que no passado foram cometidas contra o povo Judeu. Talvez pela proximidade e pelo impacto que causa nos visitantes, a Casa do Terror foi definitivamente um dos locais que mais nos marcou durante a nossa passagem por Budapeste. O museu encontra-se dividido em quatro pisos ao longo dos quais é contada por meio de videos, fotos, objectos e apresentações temáticas a história daqueles que seguramente foram os anos mais negros não só da cidade mas também do país.
.VEJA AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE HORÁRIOS E TARIFAS DAS VISITAS





.VISITE A GRANDE SINAGOGA E SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A CULTURA JUDAICA DE BUDAPESTE
Situada em Peste, no coração do Bairro Judeu, a Grande Sinagoga é o testemunho vivo de que a cultura judaica se mantém bem presente na cidade. O edifício tem capacidade para acolher cerca de 3000 pessoas e destaca-se pela sua incrível decoração interior na qual salta à vista o enorme lustro existente na área central do espaço. Já as laterais são preenchidas por algumas arcadas que sustentam os camarotes presentes no andar superior. Ao fundo, mesmo em frente da porta principal, encontra-se o altar construído em madeira e coberto de talha dourada. Segundo percebemos esta é a maior Sinagoga da Europa e a segunda maior do mundo (só atrás da de Nova York). 





.PERCORRA A ICÓNICA LINHA AMARELA DO METRO DE BUDAPESTE
O metro de Budapeste é um dos mais antigos do mundo e fazer uma viagem nas velhinhas e barulhentas carruagens é como se fossemos transportados até aos finais do século XIX. Devido à sua importância histórica em 2002 esta parte da rede metropolitana de Budapeste acabou por ser declarada pela UNESCO como património da Humanidade.
Durante a sua passagem pela capital da Hungria não deixe de percorrer uma secção ou mesmo a totalidade da mítica linha Amarela que já se encontra em funcionamento desde 1896.





.DELICIE-SE COM OS SABORES DA CULINÁRIA TÍPICA DO PAÍS
A culinária é uma das partes integrantes da cultura de cada país e a cada nova viagem gostamos sempre de experimentar algumas comidas típicas. Obviamente a nossa passagem por Budapeste não foi diferente e ainda que a nossa estadia tenha sido curta a verdade é que fizemos questão de provar algumas delícias húngaras. 





INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR BUDAPESTE:
Quer seja de verão ou inverno Budapeste emana magia e na nossa opinião não existe uma estação perfeita para visitar a cidade. Tudo depende do que se pretende e de quais são os planos e gostos de cada um. Nos meses de verão as temperaturas são em todo idênticas às que se fazem sentir em Portugal e para muitos visitantes é de certa forma mais agradável passear e percorrer a cidade tirando partido das condições meteorológicas mais favoráveis. Nessa altura a cidade enche-se de turistas que aproveitam o bom tempo para as inevitáveis "escapadelas" de dois ou três dias. Esta procura acaba por sobrecarregar os hotéis, levando a um aumento das tarifas praticadas. 
No inverno, apesar do frio, Budapeste ganha outra dimensão. A neve que cobre os telhados e as ruas, as luzes coloridas, os cheiros e sabores dos mercados de Natal que invadem as principais praças transformam a capital da Hungria numa espécie de cidade encantada.
Em suma, qualquer altura é boa para conhecer Budapeste.

.COMO CHEGAR A BUDAPESTE:
Se o seu ponto de partida for Portugal então o avião é obviamente o meio de transporte mais prático e rápido para se deslocar até Budapeste e o Aeroporto Internacional Ferenc Liszt é na maioria dos casos o primeiro contacto que os visitantes têm com a cidade. Terminal 2 fica situado a pouco mais de quinze quilómetros do centro.

.COMO IR DO AEROPORTO PARA O CENTRO DA CIDADE E VICE-VERSA:
  • BUS 200E + METRO: Segundo percebemos a forma mais económica de realizar o trajeto entre o aeroporto e o centro da cidade é apanhando o Bus 200E até ao terminal Köbánia-Kispest continuando depois a viagem de Metro (linha azul) até à estação mais próxima do destino desejado. Se escolher usar esta opção deverá adquirir o titulo de transporte que mais lhe convém numas das diversas máquinas de venda automática presentes no exterior do terminal das chegadas do aeroporto. O ingresso para uma viagem única tem um custo de 350 HUF (deverá voltar a comprar outro ingresso antes de embarcar no metro em Köbánia-Kispest). Se a sua estadia se prolongar por diversos dias e pretender utilizar com regularidade os transportes públicos da capital da Hungria então sugerimos que compre o Pass de 24 Horas (2500 HUF) ou então o Pass de 72 horas (5500 HUF). Este serviço está obviamente limitado aos horários de funcionamento da rede de transportes públicos.   
  • BUS 100E (EXPRESS): Esta opção é sensivelmente mais dispendiosa (2200HUF) que a sugestão anterior. O Bus 100E transporta o visitante até ao coração de Budapeste (Kálvin tér, Astoria ou Deák Ferenc tér) em cerca de 60 minutos sem necessidade de qualquer transbordo. Segundo percebemos o serviço funciona diariamente de forma continua durante 24 horas. 
  • TÁXI: O Táxi é provavelmente a forma mais rápida mas também a mais dispendiosa. O preço para este serviço pode variar entre 12.000 HUF/18.000 HUF 

.COMO SE DESLOCAR NA CIDADE:
Budapeste é uma cidade plana que se percorre facilmente a pé. Na nossa opinião esta é a melhor maneira de ficar a conhecer a cidade uma vez que nos permite descobrir pequenos recantos que de outra forma passariam despercebidos.
Para quem não gosta de caminhar existe sempre a rede de transportes públicos (metro e bus) que para além de ser bastante fiável chega também de forma rápida e prática a qualquer ponto da cidade.

  • TARIFAS PARA BUS, METRO E COMBOIO:
  • SINGLE TICKET: 350 HUF (Deverá ser validado sempre que iniciar a viagem)
  • 24 HOUR TRAVEL CARD: 2500 HUF
  • 72 HOUR TRAVEL CARD: 5500 HUF


PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário