Se o jet-leg não fosse suficiente para nos dificultar a adaptação, o calor e a humidade parecem também ter-se unido para nos receber, maltratando-nos o corpo pouco familiarizado com o clima que, nesta altura do ano, se faz sentir na pujante capital da Tailândia. Apesar do impacto inicial Bangkok acaba, depois de um conhecimento mais profundo, por mostrar o porquê de ser considerada uma das mais apaixonantes cidades do Sudeste Asiático. É uma metrópole imensa que nos anos mais recentes cresceu de forma apressada, com uma porção significativa do seu território a ser invadido por arrojadas obras de aparência sofisticada.
Apesar da presença destas vistosas construções é nas zonas mais antigas que se concentram os principais pontos de interesse, mostrando-nos assim que a versão futurista de Bangkok se entrelaça de forma harmoniosa com os "velhinhos" testemunhos do passado. Na extensa lista de sobreviventes históricos destacam-se, como seria de esperar, os admiráveis templos Budistas nos quais o número de visitantes que neles circulam aparenta ser quase tão grande quanto os detalhes dourados que os embelezam. Durante a nossa estadia não deixamos passar a oportunidade de conhecer algumas destas construções religiosas e bastam-nos meia dúzia de minutos para nos rendermos à sua beleza. Sem surpresas perdeu-se no sentimento, nas crenças e nas tradições mas ganhou-se indiscutivelmente nas "contribuições" deixadas pelos turistas.
Mas Bangkok é também sinónimo de street food e é nos típicos mercados que nos iniciamos na descoberta da culinária tradicional. Nestes locais meio desmazelados os constantes estímulos transformam-se, na maioria dos casos, em convites irrecusáveis para testarmos o palato com comidas e temperos exóticos. Ainda que nem tudo seja do nosso agrado cada uma das experiências gastronómicas ali vividas resultará, com toda a certeza, numa memória única que assinala a nossa passagem pela maior metrópole da Tailândia.
Se de dia a cidade pode ser definida como uma espécie de dama sedutora, à noite tudo se altera e Bangkok sofre uma metamorfose difícil de entender que a transforma num furacão capaz de deitar por terra todos aqueles que ousam fazer-lhe frente. Há quem afirme que Bangkok recolhe o prémio de melhor e mais animada capital da região do Sudeste Asiático, uma distinção para a qual muito contribui a incessante animação dos bares que se perfilam na sempre movimentada Khao San Road.
BANGKOK - 20 LOCAIS E EXPERIÊNCIAS QUE DEVE INCLUIR NO SEU ROTEIRO
.DESLUMBRAR-SE COM A BELEZA DO GRAND PALACE (WAT PHRA KAEW)
O Grand Palace encontra-se dividido em duas áreas distintas. Na primeira parte da visita sugerimos que percorra a zona religiosa chamada de Wat Phra Kaew, seguindo depois para a área onde se situa o Palácio Real propriamente dito.
De entre os muitos monumentos religiosos presentes no interior do complexo o ponto alto da visita à área religiosa será provavelmente a passagem pelo Templo que acolhe o Buda de Esmeralda. .VISITAR O WAT PHO E PRESTAR HOMENAGEM AO ENORME BUDA RECLINADO
A próxima paragem deste roteiro será no templo vizinho Wat Pho que tal como o Grand Palace/Wat Phra Kaew é dos locais mais procurados por quem visita a capital da Tailândia. O Wat Pho está entre os mais antigos complexos budistas de Bangkok e tem como grande motivo de interesse uma enorme estátua do Buda com 46 metros de comprimento. Depois de prestar a devida homenagem a esta figura religiosa sugerimos que explore o complexo e certamente irá cruzar-se com outros bonitos edifícios de uma beleza singular. Uma das áreas acolhe também um mosteiro no qual habitam alguns monges que ali realizam os seus estudos monásticos.
.APANHAR UM BARCO E ATRAVESSAR O SEMPRE CONGESTIONADO RIO CHAO PHRAYA
A cidade de Bangkok é dividida ao meio pelo rio Chao Phraya e para alcançar o local que sugerimos visitar de seguida terá de atravessar este generoso corpo de água. Dirija-se então até ao cais Tha Tien e depois de adquirir o devido ingresso suba a bordo de uma das pequenas embarcações ali presentes que em meia dúzia de minutos o/a levará até à margem oposta. Apesar do passeio ser curto aproveite para contemplar a cidade a partir de uma perspetiva diferente daquela que teve até aqui. Esta viagem é especialmente bonita ao final da tarde.
.VISITAR O WAT ARUM E DESLUMBRAR-SE COM OS DETALHES QUE EMBELEZAM A STUPA PRINCIPAL
Entre os habitantes locais este santuário é apelidado de Wat Chaeng e tem uma arquitetura visivelmente distinta daqueles que visitámos até aqui. A sua beleza está acima de tudo na aparência pouco vulgar, composta por uma estrutura principal completamente coberta de cerâmicas coloridas, rodeada de outras quatro construções idênticas mas de tamanho inferior. A localização também lhe confere algum destaque uma vez que se encontra a escassos metros da margem do rio.
Pak Khlong Talat é o maior mercado de flores de Bangkok. Visitar este local é ter a oportunidade de contactar com algumas das mais importantes tradições do país. As cores vibrantes e os aromas perfumados das flores de aparência exótica presentes sobre as centenas de bancas que dão forma ao mercado proporcionam também ao visitante uma experiência sensorial única que marcará certamente a sua passagem pela capital do país.
.SENTIR UM POUCO DA "ALMA LUSA" AO VISITAR O BAIRRO PORTUGUÊS DE BANGKOK (BAAN KUDICHIN)
Ainda que seja uma das áreas menos conhecidas de Bangkok, o Bairro Kudichin foi, para nós, uma das descobertas que mais valorizou a nossa estadia na capital da Tailândia. Esta pequena comunidade situada na margem direita do Rio Chao Phraya foi em tempos o local onde os portugueses se estabeleceram depois de terem sido forçados a abandonar a região de Ayutthaya. Hoje Kudichin continua a ser chamado de bairro português e as influências deixadas pelos nossos antepassados ainda se mantêm bem vivas, sobretudo na religião (católica) e na culinária. Se passar pela zona de Kudichin não deixe de visitar a Igreja de Santa Cruz, o Museu dos Descendentes Portugueses e de provar os "famosos" Khanom Farang.
.TESTAR O PALATO E LANÇAR-SE À DESCOBERTA DA CULINÁRIA DA TAILÂNDIA
Ainda que antes da sua chegada nunca tenha tido qualquer contacto com a comida típica deste incrível país temos a certeza que rapidamente se vai render aos sabores e perfumes da gastronomia local. Durante os seus passeios por Bangkok irá perceber que por toda a cidade não faltam locais e oportunidades para testar o seu palato com alguns dos mais deliciosos pratos da Tailândia.
.DIVERTIR-SE (À GRANDE) NA SEMPRE LOUCA KHAO SAN ROAD
Assim que chegar à Khao San Road será como se lhe tivessem dado uma generosa dose de adrenalina. As bancas de rua, as luzes coloridas dos neons, a música ensurdecedora dos inúmeros bares ali existentes e as muitas pessoas que preenchem a quase totalidade da rua são a prova viva de que esta zona de Bangkok é dona de uma energia única. Depois de aconchegar o estômago numa banca de comida, beba algumas cervejas, faça novos amigos e (sem excessos) divirta-se até altas horas da madrugada.
.PERCORRER SEM PRESSAS O COMPLEXO QUE DÁ FORMA AO WAT BENCHAMABOPHIT DUSITWANARAM
O Wat Benchamabophit Dusitwanaram é na nossa opinião um dos mais belos templos de Bangkok, destacando-se dos demais pela sua arquitetura quase simétrica que combina o tradicional estilo tailandês com algumas influências europeias. Este lindíssimo espaço religioso é também apelidado de Templo de Mármore uma vez que grande parte das paredes e pavimentos do edifício principal se encontram cobertas de mármore trazido especialmente de Itália. Por se situar já um pouco distante da zona mais central da cidade o templo recebe poucos visitantes, razão pela qual ainda se mantém envolto num ambiente bastante reservado com o silêncio a ser somente quebrado pelas orações dos devotos assim como pelo som dos pequenos sinos que balançam ao sabor do vento.
.REALIZAR UM PASSEIO DE BARCO E LANÇAR-SE À DESCOBERTA DOS CANAIS DA CIDADE
De forma a estar em contacto com algumas das zonas mais antigas e carismáticas de Bangkok nada melhor que realizar um passeio de barco pelos canais que rasgam a cidade. Esta experiência pode facilmente ser reservada numa das muitas agências de viagens presentes ao redor de Khao San Road ou em alternativa o visitante poderá tentar abordar o dono de uma embarcação para que este o/a leve a conhecer esta área. Caso opte pela segunda opção, antes de iniciar o passeio é importante que tudo fique claro em relação à tarifa assim como o trajeto que pretende realizar.
.ENTRAR NO PEQUENO LAK MUEANG E ADMIRAR OS PILARES DA CIDADE
O Lak Mueang é um pequeno pavilhão que alberga os pilares da cidade. Edifícios deste género estão presentes em muitas das cidades Tailandesas, este em particular diz-se ter sido a primeira construção ordenada pelo Rei Rama I aquando da transferência da capital do reino de Thonburi para Bangkok.
A visita será rápida até porque não há muito para ver.
.PERCA ALGUNS MOMENTOS PARA LANÇAR O OLHAR SOBRE O SAO CHING CHA
Esta estrutura é, segundo percebemos, uma réplica de antigo baloiço gigante que aqui existiu há mais de dois séculos e que aparentemente era utilizado em algumas cerimónias reais. A estrutura original acabou por ser destruída durante uma tempestade, tendo sido posteriormente restaurada para que o ritual pudesse ser retomado. Alguns anos depois, devido a vários acidentes mortais, a ideia foi posta de lado.
.VISITAR O WAT SUNTHAT É CONHECER UM DOS MAIS DE 4000 TEMPLOS BUDISTAS DE BANGKOK
Mesmo ao lado do Sao Ching Cha situa-se um dos mais de 4000 santuários budistas que existem só em Bangkok. O Wat Suthat não é muito grande e para falar verdade a beleza deste Templo não suplanta o que foi visitado até aqui. O que torna este local especial é o facto de poder desfrutar do espaço sem ter centenas de pessoas à sua volta.
.DEPOIS DE EXPLORAR O WAT SAKET APROVEITE PARA SUBIR AO SEU PONTO MAIS ELEVADO
Este passeio por Bangkok prossegue com a visita a um templo construído no topo de uma colina artificial ao qual toda a gente apelida de Golden Mount, ainda que o seu verdadeiro nome seja Wat Saket. O acesso é feito por uma escadaria composta por cerca de 300 degraus que circunda o edifício principal e que conduz o visitante até uma espécie de santuário coberto no qual estão expostas diversas estátuas de Buda. Depois de passar por este local sugerimos que continue a subir até alcançar um grande terraço que acolhe uma bonita stupa dourada e a partir do qual se conseguem vistas espetaculares sobre a cidade.
.EXPLORAR AS RUAS E O AMBIENTE (MAIS OU MENOS) ALTERNATIVO DO BAIRRO DE TALAT NOI
Talat Noi é um dos bairros mais antigos de Bangkok que nos últimos anos sofreu uma espécie de metamorfose que o transformou num importante ponto de encontro de grande parte dos jovens da cidade. Esta área situa-se nas margem do Rio Chao Phraya e tem visto a sua popularidade crescer devido à sua atmosfera descontraída, às obras de street art assim como aos diversos bares e cafés. Se pretende conhecer uma das facetas mais alternativas das capital da Tailândia então deverá incluir este local no seu roteiro.
.SENTIR A INCRÍVEL ENERGIA QUE DÁ VIDA ÀS SEMPRE MOVIMENTADAS RUAS DA CHINATOWN
No coração de Bangkok, abraçado por vistosos edifícios modernos, encontra-se um dos mais vibrantes e autênticos bairros da cidade. A incrível Chinatown destaca-se pelas sua ruas sempre movimentadas, nas quais o comércio de produtos tradicionais desta região do globo parece nunca cessar. Esta é também uma área muito famosa pelo facto de ser considerada um dos melhores locais do país para degustar a tão famosa comida de rua. Se durante o dia a Chinatown de Bangkok é um paraíso para os amantes de mercados tradicionais e compras, depois do anoitecer as ruas enchem-se de luz e mostram-nos aquela que muitos afirmam ser a faceta mais colorida da capital da Tailândia.
.EXPLORAR A ZONA DE SIAM DEPOIS DE ANOITECER E VER A CIDADE PINTADA DE MIL CORES
É nesta área que irá encontrar os maiores e mais famosos centros comerciais de Bangkok. Siam é composta por diversos trechos pedestres o que faz deste distrito o local ideal para um passeio ao final da tarde, altura em que os enormes écrans coloridos enchem de luz as ruas que rasgam esta zona da cidade. Para além das muitas lojas, em Siam o visitante encontrará também diversos cinemas, restaurantes, museus, salões de jogos, um aquário gigante assim como o famoso espaço Madame Tussauds.
.PATPONG É UM ÓTIMO LOCAL PARA JANTAR, BEBER UM COPO E COMPRAR ALGUMAS LEMBRANÇAS
Aproveite a sua passagem pelo mercado noturno de Patpong para descobrir mais um pouco da culinária do país realizando depois uma volta de reconhecimento deste enorme espaço composto por centenas de bancas de rua improvisadas nas quais se vende de tudo um pouco. Tal como a área de Khao San, Patpong é igualmente conhecida pelos seus espaços de diversão noturna nos quais, caso queira, poderá assistir ao famoso ping-pong show.
.REALIZAR UMA DAYTRIP AO MERCADO FLUTUANTE DAMNOEN SADUAK
Muitas terão sido as imagens dos típicos mercados flutuantes que viu antes da sua viagem para Bangkok e uma vez na capital da Tailândia terá então a oportunidade de conhecer um destes locais de aparência exótica. Em qualquer agência de viagens ou hotel da cidade poderá reservar um passeio ao famoso Mercado Flutuante de Damnoen Saduak que apesar de já ser relativamente turístico ainda nos dá uma ideia de como foi em tempos o estilo de vida das gentes desta região do país.
.APANHAR O COMBOIO E VISITAR A ZONA ARQUEOLÓGICA DE AYUTTHAYA
Fundada no século XIV, Ayautthaya foi durante um longo período a capital da Tailândia. O que outrora foi uma cidade incrível devido aos mais de 1500 Templos e cerca de 4000 estátuas, Ayutthaya é hoje um dos mais valiosos testemunhos do passado glorioso desta região. Ainda que seja muito fácil reservar numa qualquer agência de viagens presente na zona de Khao San uma daytrip a este local, sugerimos que o faça por conta própria, gerindo assim o seu tempo e as suas vontades. Para chegar a Ayutthaya desde Bangkok basta apanhar o comboio na estação de Hua Lamphong.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS:
Para qualquer viagem de cariz turístico, os cidadãos portugueses não necessitam de visto para estadias inferiores a 60 dias, podendo a permanência no país ser ainda prolongada por um período não superior a 30 dias. À chegada à Tailândia o visitante deverá estar munido de um passaporte com validade de pelo menos seis meses no qual será carimbada a devida autorização de entrada no país.
.DO AEROPORTO PARA O CENTRO DA CIDADE:
Bangkok é talvez a principal porta de entrada na Tailândia e caso o visitante chegue por via aérea saiba que a capital do país é servida por dois aeroportos internacionais. Ainda que o Aeroporto Suvarnabhumi e o Aeroporto Don Mueang se situem um pouco longe do centro da cidade é relativamente fácil e económico realizar o trajeto entre os dois pontos. Tendo em conta as nossas experiências deixamos algumas informações que julgamos ser úteis para que o seu primeiro contacto com Bangkok aconteça sem percalços.
- AEROPORTO INTERNACIONAL SUVARNABHUMI: Este é o principal aeroporto de Bangkok e muito provavelmente será aqui que desembarcará caso chegue de um qualquer voo intercontinental. Ainda assim, quer seja através de uma carreira internacional ou doméstica a forma mais prática, económica e direta de chegar ao centro da cidade é apanhando o AUTOCARRO S1. A duração aproximada para este trajeto é de 90 minutos e tem um custo de 60THB. A carreira entre o aeroporto e o centro de Bangkok circula entre 6:00 e as 20:00. É igualmente possível realizar a viagem no sentido inverso entre as 7:00 e as 21:00.
- AEROPORTO INTERNACIONAL DON MUAENG: Don Muaeng é um aeroporto secundário que serve maioritariamente para receber carreiras de baixo custo. Caso a sua chegada aconteça neste local não encontrará também grandes dificuldades para alcançar (de forma económica e direta) a zona mais central de Bangkok. No exterior do terminal de chegadas apanhe o AUTOCARRO A4 e em cerca de 60 minutos chegará à zona mais central da capital da Tailândia. Este serviço tem um custo de 50THB e circula entre as 7:00 e as 23:00. É igualmente possível realizar o trajeto no sentido inverso.
.COMO NOS DESLOCÁMOS EM BANGKOK:
A capital da Tailândia é uma cidade imensa que exige a quem a visita uma planificação cuidada das deslocações que pretende realizar. Ainda que, tal como nós, o visitante goste de caminhar, a dimensão da cidade irá em algum momento obrigar à utilização de um ou outro meio de transporte de forma a poder alcançar o ponto de interesse desejado. São muitas as formas de explorar a cidade e quer opte por se locomover de tuk tuk, táxi, bus ou barco não terá grandes dificuldades em encontrar a opção ou opções que mais lhe convêm.
- TUK TUK: Ainda que estes veículos coloridos de três rodas possam ser vistos como uma das imagens de Bangkok, uma curta viagem poderá em alguns casos transformar-se numa experiência mais longa uma vez que muitos motoristas tentam incluir no trajeto visitas a lojas e outros estabelecimentos comerciais que lhes propõem uma pequena comissão em troca de um possível cliente. Estes desvios (voluntários) resultam na maioria das vezes em perdas de tempo que certamente poderia ser utilizado de uma forma mais produtiva. Contudo, se o visitante fizer mesmo questão de incluir uma viagem de tuk tuk no seu roteiro de Bangkok, sugerimos que o faça num curto trajeto, que acorde com o motorista o preço a pagar e que deixe bem claro que quer ir diretamente para o local pretendido.
- TÁXI/GRAB/BOLT: O táxi poderá ser uma ótima opção de transporte caso o visitante pretenda deslocar-se para uma área mais afastada da cidade. Para evitar problemas é importante exigir que o táximetro seja ligado antes de iniciar a viajem. Uma corrida no perímetro urbano de Bangkok pode variar entre 40THB e 200THB. Poderá também fazer uso das sempre práticas plataformas digitais Grab/Bolt controlando assim a partir do seu telemóvel o trajeto a realizar assim como a tarifa a pagar.
- SKYTRAIN & METRO: Tanto o Skytrain (BTS) como o Metro (MRT) são uma ótima opção para o visitante se deslocar de forma rápida e descomplicada na área urbana de Bangkok. Por se tratarem de redes de transportes independentes, convém ter em conta que um bilhete de BTS não poderá ser utilizado numa viagem de MRT e vice-versa.
- BUS: É possível deslocarmo-nos para qualquer zona de Bangkok usando a bem organizada rede de autocarros da capital da Tailândia. Uma vez que existem paragens um pouco por toda a parte o visitante só terá de se familiarizar com as rotas e as carreiras. Uma viagem simples tem um custo médio de 20THB.
.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR BANGKOK:
Ainda que as monções na Tailândia não se façam sentir com muita intensidade achamos que a melhor altura para viajar para Bangkok é entre Novembro e Março uma vez que o risco de ocorrência de chuva é relativamente menor. Nestes meses os dias são também maioritariamente solarengos. Mesmo sendo um dos períodos do ano em que o número de turistas aumenta significativamente, esta janela temporal é também uma ótima escolha para visitar as Ilhas Phi Phi, Krabi, Railay, Ko Chang, Ko Mak e Ko Kood.
- OUTROS ARTIGOS SOBRE A TAILÂNDIA:
- Roteiro para conhecer as mais belas praias do Mar de Andamão
- De Phuket a Koh Lipe - Roteiro para 12 dias de viagem
- Ayutthaya - Como chegar à antiga capital da Tailândia desde Bangkok
- Mercado Flutuante Damnoem Saduak - Guia completo
- Chiang Rai - O norte da Tailândia em todo o seu esplendor
- Chiang Mai - O que fazer e visitar na capital cultural da Tailândia (brevemente)
- Pai - À descoberta da face mais descontraída do norte da Tailândia (brevemente)
- Sukhothai - Uma incrível viagem ao passado glorioso da Tailândia (brevemente)
Então e o resto?? Está no FB, é?? Estava cheio de curiosidade em saber se acordaram a tempo de ir visitar o mercado flutuante.........Acho que já entendi pq os teus passeios ficam a 1/3 dos meus, mas eu já não tenho pernas para tanto. Xico Fininho.
ResponderEliminar