domingo, 7 de dezembro de 2025

KOH LANTA - ROTEIRO COMPLETO PARA 4 DIAS INCRÍVEIS


Depois de termos visitado uma boa parte das mais conhecidas e badaladas ilhas da Tailândia, incluímos Koh Lanta no nosso roteiro com a expectativa de que este local nos presentearia com um ambiente mais recatado. De facto Koh Lanta parece (para já) ter-se auto-excluído do mapa dos excessos e logo à nossa chegada percebemos que havíamos alcançado um daqueles destinos onde o tempo corre a um ritmo desacelerado, como se a Tailândia de há duas décadas se tivesse refugiado neste modesto pedaço de território. Aqui ainda existem pequenas comunidades piscatórias onde a vida se organiza ao ritmo das marés e nas quais nos deparámos com hotéis e restaurantes familiares que cresceram como uma extensão das próprias casas. As estradas (muitas delas pouco cuidadas) não convidam a grandes pressas, ajudando-nos a contemplar com a devida atenção as paisagens que connosco se cruzam e cada desvio parece conduzir-nos a um areal escondido para lá da vegetação. 
Foi então nas belíssimas praias da costa ocidental que nos deparámos com a tal Tailândia que pensávamos extinta e que nos presenteou com belíssimos areais despidos de guarda-sóis e sem o ruído da música que incomoda quem não a deseja ouvir. Koh Lanta é definitivamente um lugar especial, onde ainda há espaço, silêncio e uma simplicidade que dá gosto apreciar. 
Depois de quatro dias incríveis desejamos que Koh Lanta se mantenha assim: discreta, silenciosa e sem pressa de se emancipar. 


KOH LANTA - O QUE MAIS GOSTÁMOS DE FAZER E VISITAR EM 4 DIAS 


.DIA 1 - À DESCOBERTA DAS MAIS BELAS PRAIAS DA METADE NORTE DA ILHA

.KLONG KLONG BEACH
Por se situar a dois passos do local onde ficámos alojados escolhemos a Klong Klong Beach como o ponto de partida para a nossa jornada de exploração desta área da ilha. Com um areal extenso que convida a agradáveis passeios, esta praia destaca-se também pelo ambiente descontraído criado pelos diferentes bares e restaurantes simples que povoam diversos trechos da orla. Quando a maré recua, formam-se pequenas piscinas naturais nas quais o visitante poderá refrescar o corpo enquanto desfruta da paisagem. Por ser uma das zona menos movimentada, gostámos especialmente da área situada do extremo norte.  




.TRICKY-TROCKY BEACH
Apesar de Koh Lanta ter visto a sua fama crescer nos últimos anos a verdade é que uma boa parte da ilha ainda se mantém num estado relativamente puro e ao longo da costa continua a ser possível descobrir pequenas enseadas completamente desertas. Um desses locais é a Tricky-Trocky Beach que mesmo situada a dois passos da praia Klong Klong parece manter-se como um paraíso secreto ao qual só chega quem arrisca uma caminhada por entre a vegetação que a delimita. Se procura um areal virgem, discreto e sem a presença de outros visitantes então deverá incluir a Tricky-Trocky Beach no seu roteiro.




.AO HIN TA RE BEACH (SECRET BEACH)
Devido ao acesso difícil a Ao Hin Ta Re Beach mantém-se como um dos areais menos visitados desta área da ilha e talvez seja essa a razão pela qual foi apelidado de Secret Beach. Esta pequena baía delimitada por formações rochosas é o refúgio perfeito para quem pretende passar uns momentos de calma num cenário verdadeiramente deslumbrante. Se pretender tirar o máximo partido da sua passagem por esta praia deverá visita-la durante a maré alta, período em que o mar está mais próximo da costa e permite não só nadar mas também desfrutar plenamente da beleza do local.   




.LUNG PHON BEACH (BEAUTIFUL BEACH)
Esta é na nossa opinião a praia mais bonita da zona norte de Koh Lanta. Com um ambiente sereno a Lung Phon Beach ganhou destaque no roteiro turístico de quem visita a ilha e muitos são aqueles que não deixam passar a oportunidade de desfrutar das águas tranquilas que banham o areal dourado. Para além da incrível beleza do mar destaque também para as palmeira presentes na orla que lhe conferem uma aparência de paraíso tropical. É importante referir que esta é das poucas praias de Koh Lanta em que é necessário pagar uma taxa de acesso, contudo se o visitante caminhar desde a Secret Beach poderá alcançar o areal de forma fácil e gratuita.




.RELAX BAY
Apesar dos diversos bares, restaurantes e alojamentos presentes ao longo do areal, a Relax Bay guarda ainda uma atmosfera recatada, ideal para quem pretende passar uns momentos de calma sem se afastar muito das infra-estruturas ligadas ao turismo. Este é o tipo de local onde pode estar em paz, mas com a sensação de que poderá desfrutar de uma bebida ou de uma refeição simples a somente meia dúzia de passos de distância.




.KHLONG DAO BEACH
Khlong Dao está entre as praias mais conhecidas e acessíveis de Koh Lanta. Este longo areal situa-se a dois passos da principal cidade da ilha e, pelas infra-estruturas que possui, acaba por ser o local escolhido por muitos visitantes para ficarem alojados. Apesar de ser uma das zonas mais populares, o ambiente é relativamente tranquilo quando comparado com outros destinos do país. O mar, de um azul intenso, é por norma calmo e pouco profundo, perfeito para quem gosta de nadar.  




.PRA AE BEACH (LONG BEACH)
A Pra Ae Beach está entre as praias mais emblemáticas de Koh Lanta e aquela que porventura melhor define o ambiente descontraído que caracteriza a ilha. O extenso areal dourado convida a longas caminhadas à beira-mar, parando depois num qualquer bar para desfrutar de uma bebida fresca enquanto aprecia a paisagem. Gostámos especialmente da Pha Ae Beach ao final da tarde quando o sol se aproxima do horizonte e pinta de tons dourados tudo o que o nosso olhar alcança. 





.DIA 2 - EXPLORAR OS AREAIS PRESENTES NA METADE SUL DA ILHA

.NUI BEACH
O segundo dia inicia-se num dos mais belos areais desta área de Koh Lanta e, tal como na véspera, irá ficar com a sensação que se encontra num destino realmente especial. Depois de um breve passeio pelo areal da Nui Beach, sente-se sob as sombras criadas pela vegetação que delimita a orla e deixe simplesmente o tempo passar enquanto contempla a imensidão do Mar de Andamão.




.KHLONG NOEN BEACH
Khlong Noen Beach revelar-se-á um local bastante agradável para estender a toalha e desfrutar da paisagem. Devido à pouca presença de visitantes terá com toda a certeza um dos trechos da praia só para si e ainda que a estrada que a delimita seja a fonte de algum ruído aproveite para realizar uma agradável caminhada matinal. O areal da Khlong Noen Beach é longo e especialmente bonito durante a maré alta.


 
  
.KHLONG NIN BEACH
Khlong Nin Beach ainda oferece a quem a visita um agradável compromisso entre o desenvolvimento e a tranquilidade, com movimento "qb" para não se revelar isolada mas provida de espaço suficiente para que não se mostre sufocante. Aproveite então a calma matinal para um passeio à beira-mar e, se lhe apetecer, refresque o corpo nas águas calmas e translúcidas do Mar de Andamão.




.BAN KAN TIANG BEACH
À quem afirme que a praia Ban Kan Tiang está entre as mais bonitas da ilha uma vez que se encontra inserida num cenário que combina o mar azul-turquesa, vegetação tropical e um areal dourado relativamente longo. Apesar dos resorts presentes ao longo da costa, estes estão perfeitamente integrados na paisagem e não comprometem a beleza e o enquadramento natural do local. O mar nesta área da ilha é por norma calmo o que fez deste um ponto privilegiado para a prática de snorkling.  




.AO NUI BAY
Situada a dois passos da estrada principal, esta pequena baía parece ser um dos pontos de paragem obrigatória para quem se lança à descoberta desta zona da ilha.
Apesar da sua localização a Ao Nui Bay guarda (ainda) um ambiente acolhedor ideal para quem pretende passar uma manhã ou uma tarde num local bonito, provido de algumas infra-estrutura de apoio ao turismo. 
Durante a maré alta o areal é estreito mas as águas azul turquesa irão certamente lançar-lhe o irrecusável convite para um mergulho mais demorado.  




.KHLONG CHAK BEACH
Mais um local que merece ser incluído no roteiro de quem pretende conhecer o melhor que Koh Lanta tem para oferecer a quem a visita. À semelhança de outras praias presentes nesta área da ilha, o areal de Khlong Chak Beach é delimitado por diversos focos de vegetação que, de alguma forma, camuflam os bem arranjados bungalows presentes ao longo da orla. Se a fome apertar poderá comer uma refeição simples num dos vários restaurantes ali existentes.  




.AO MAI PHAI BEACH (BAMBOO BEACH)
Devido à sua localização (já perto do extremo sul da ilha) a Bamboo Beach recebe uma quantidade bastante reduzida de visitantes, fazendo dela um excelente local para quem procura não só um ambiente discreto mas também desfrutar do enorme areal para uma caminhada à beira-mar. A água por norma é calma e perfeita para quem não dispensa um mergulho mais demorado. Se a zona situada a sul tem uma aparência mais selvagem, a área mais a norte é povoada por um ou dois alojamentos assim como outros tantos restaurantes e bares. 





.DIA 3 - EMBARCAR NUM TOUR PARA CONHECER AS FAMOSAS ILHAS PHI PHI
Mesmo que as ilhas Phi Phi sejam atualmente um dos destinos mais turísticos e sobrevalorizados da Tailândia, não significa que este pequeno arquipélago não seja dotado de algumas das paisagens mais bonitas desta região do país. A viagem desde Koh Lanta é relativamente rápida e num piscar de olhos terá a oportunidade de pisar o areal da famosa Maya Bay ou de nadar com peixes tropicais nas águas translúcidas de Pi Leh Lagoon.  







.DIA 4 - REALIZAR UMA DAYTRIP ÀS ILHAS DE KOH NGAI, KOH MUK, KOH KRADAN E KOH CHUEK
Para além de permitir ao visitante alargar o conhecimento sobre esta região, a visita às ilhas de Koh Ngai, Koh Muk, Koh Kradan e Koh Chuek será acima de tudo uma experiência memorável, na qual terá a oportunidade de conhecer num só dia algumas das paisagens mais belas e pouco exploradas do sul do país. Depois desta jornada regressará a Koh Lanta com a sensação de ter pisado uma mão cheia de pequenos paraísos, cada um com a sua personalidade mas que em conjunto dão forma a um dos destinos mais incríveis da Tailândia. 







INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGAR A KOH SAMUI:
Uma vez que a ilha não é servida por nenhum aeroporto a maioria dos turistas opta por voar para Krabi, Phuket ou Trang, continuando depois a viagem de mini van até Koh Lanta. Ainda que seja uma viagem um pouco mais dispendiosa, poderá também realizar o trajeto por via marítima desde Phuket e ilhas Phi Phi

.ONDE DORMIMOS EM KOH LANTA:
Por se tratar de um destino que recebe bastantes visitantes foi relativamente fácil encontrar em Koh Lanta um alojamento que satisfizesse os nossos critérios de exigência. Durante os dias que permanecemos na ilha elegemos o Hotel Long Beach Simple House, situado a uma curta distância da praia assim como a dois passos de diversos restaurantes, lojas e supermercados. O bungalow que nos acolheu, apesar de simples, estava equipado com w.c. privativo e uma pequena varanda que se revelou uma excelente mais-valia. 

.COMO NOS DESLOCÁMOS EM KOH LANTA:
À semelhança do que por norma fazemos, também em Koh Lanta optámos por alugar uma mota e dessa forma percorrer toda a ilha, tentando rentabilizar ao máximo o tempo que dispúnhamos assim como encurtar as distâncias entre os principais pontos de interesse. Mesmo que muitas estradas não primem pela qualidade (alguns dos trechos estão realmente em mau estado) esse fator acabou por não ser limitativo no momento de alcançar os locais que pretendíamos visitar. Se tal como nós decidir alugar uma mota é importante que se sinta minimamente à vontade sobre duas rodas. 

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR KOH LANTA:
No que à meteorologia diz respeito achamos que a melhor altura para desfrutar plenamente da ilha de Koh Lanta é entre Dezembro e Março uma vez que neste período o risco de ocorrência de chuva é relativamente menor. Nestes meses as temperaturas não atingem níveis muito altos e mesmo sendo uma das alturas do ano em que o número de turistas aumenta significativamente achamos que também poderá ser uma ótima escolha para visitar Chiang MaiChiang Rai as Ilhas Phi PhiKrabiKoh Chang, Koh Mak e Ko Kood.

.COMO ACEDER À INTERNET NA TAILÂNDIA E EM TODA A REGIÃO DO SUDESTE ASIÁTICO:
Se for daquelas pessoas que não faz questão de estar ligado à internet em permanência, então a rede wifi do alojamento assim como dos bares, cafés e restaurantes que frequentar durante a sua estadia será certamente suficiente para as suas necessidades. No entanto, se fizer questão de se manter conectado ao mundo digital de forma frequente poderá fazer como nós e adquirir um prático e funcional eSim. Durante a nossa viagem pelo Sudeste Asiático usámos a Operadora Saily que mostrou estar sempre à altura das nossa exigências, mesmo em algumas regiões mais remotas. Se optar por esta solução utilize os nossos códigos (PAULAE8084 & JOAOEN5015) e consiga 5 USD de desconto na sua primeira compra.

.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS PARA A TAILÂNDIA: 
Para qualquer viagem de cariz turístico, os cidadãos portugueses não necessitam de visto para estadias inferiores a 60 dias, podendo a permanência no país ser ainda prolongada por um período não superior a 30 dias. Contudo (a partir de Maio de 2025) todos os visitantes estrangeiros deverão (nas 72 horas que antecedem a chegada ao país) realizar um registo digital (TDAC) no qual lhe serão solicitados alguns dados pessoais. Após este processo irá receber no e-mail um QR Code que deverá apresentar em conjunto com o passaporte (com validade de pelo menos seis meses) aquando da sua chegada à Tailândia. O registo on-line (TDAC) deverá ser feito neste SITE.

.CUIDADOS DE SAÚDE:
Esta região da Tailândia é um destino que não exige grandes preocupações a nível de saúde, contudo sugerimos a realização da consulta do viajante antes do inicio a viagem.





PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário