segunda-feira, 7 de abril de 2025

SUKHOTHAI - UMA INCRÍVEL VIAGEM AO PASSADO GLORIOSO DA TAILÂNDIA


Passear pela zona arqueológica de Sukhothai é ter a oportunidade de sentir de perto a grandeza histórica de uma das cidades que maior impacto teve durante a era dourada da antiga Tailândia. Cada uma das estruturas que ali se erguem é hoje olhada como um valioso legado da vida quotidiana de outrora, com claro destaque para os majestosos templos que desde há muito testemunham o fervor religioso que caracteriza esta zona do globo. São muitos os santuários de origem Budista espalhados pela zona arqueológica, com uma boa parte a serem ainda utilizados para a realização de rituais religiosos, razão pela qual a visita a Sukhothai poderá também ser encarada como uma espécie de conexão espiritual.
 



Para além das imponentes e bem conservadas construções, há também em Sukhothai uma mão cheia de edifícios que não resistiram ás agruras do tempo. Ruínas, pouco visitadas, que por entre a sua aparência quase decadente nos revelam os mais belos segredos desta viagem ao passado.  

Sukhothai para além de se ter revelado uma das mais incríveis surpresas da nossa passagem pelo norte da Tailândia foi também uma experiência singular que nos ensinou um pouco mais sobre a riqueza cultural e religiosa do país. 



 
Se tal como nós se deparar com a dúvida se valerá a pena visitar Sukhothai depois de já se ter encantando com as Ruínas de Ayutthaya a resposta é um redundante sim, uma vez que permite uma apreciação mais profunda da evolução arquitetónica entre dois períodos marcantes da história do país.  

DOIS DIAS MEMORÁVEIS EM SUKHOTHAI
OS 10 LOCAIS QUE MAIS GOSTÁMOS DE VISITAR


.O QUE MAIS GOSTÁMOS DE VISITAR NA ZONA CENTRAL

.WAT TRAPHANG THONG
Se o visitante ficar alojado na área mais antiga de Sukhothai este será o primeiro templo que certamente se cruzará no seu caminho. À semelhança de outros locais presentes na zona arqueológica, o Wat Traphang Thong encontra-se "protegido" por um fosso e o acesso a este pequeno complexo religioso realiza-se através de duas pontes que achámos bastante fotogénicas. A entrada é gratuita e para além do templo principal, na ilha ergue-se também uma bem conservada Pagoda que data do século XIV. É também neste templo que todas as manhãs acontece um importante ritual no qual os monges que ali residem recolhem as oferendas trazidas pelos fiéis (e turistas).  





.TRAPHANG THONG MARKET
Depois de visitar o Wat Traphang Thong abandone o complexo pela ponte situada a Oriente e ficará a dois passos do principal mercado desta área. Aceda ao local, misture-se com os habitantes da cidade e (se achar necessário) adquira alguns mantimentos para ir "trincando" durante as horas que passará a explorar a zona arqueológica. 





.WAT MAHA THAT
Após adquirir o ingresso para explorar a zona central de Sukhothai siga de imediato para o impressionante Wat Maha That. Este templo é o maior do complexo e tendo em conta a beleza do local sugerimos uma exploração sem pressas, tentando que nenhum detalhe nem nenhuma das estruturas que o compõem escape à sua atenção. Uma vez que o Wat Maha That é um dos principais locais de passagem dos grupos de turistas que visitam o parque, o melhor é chegar cedo de forma a desfrutar do espaço sem a presença de outros visitantes. 





.WAT SI SAWAI
Outro dos templos de Sukhothai que gostámos bastante de explorar foi o Wat Si Sawai. Este imponente edifício religioso data do final do século XII e uma vez que a arquitetura usada na sua construção é fortemente influenciada pelo estilo Khmer, várias foram as vezes que durante a visita nos recordámos da nossa incrível passagem pelos Templos de Angkor no Camboja. Segundo os registos o Wat Si Sawai era originalmente um local de culto hindu mas com o passar dos tempos acabou por ser convertido num santuário budista, designação que mantém até hoje. 





.WAT TRAPHANG NGOEN 
O Wat Traphang Ngoen situa-se nas margens de um lago e embora não seja tão impressionante quanto aqueles que visitámos até aqui merece que lhe façamos referência pela sua incrível localização. Uma vez que a presença de visitantes é quase nula aproveite para explorar esta zona sem pressas apreciando e fotografando este pequeno templo de diversas perspetivas. 





.WAT SRA SRI 
No meio de um lago, sobre uma pequena ilha artificial, ergue-se outro bonito templo. O Wat Sra Sri destaca-se pelo seu Chedi em forma de sino que na sua construção mostra uma forte influência do estilo usado no Sri Lanka. Ainda que este seja um local bastante bonito achamos que as melhores imagens do templo se conseguem a partir da ponte situada a oriente. 
Se pretende assistir ao mais fantástico pôr-do-sol de Sukhothai então dirija-se a este local e com o Wat Sra Sri como pano de fundo assista ao momento em que o grande astro "viaja" para outras latitudes.  





.O QUE MAIS GOSTÁMOS DE VISITAR NA ZONA NORTE

.WAT SI CHUM 
O Wat Si Chum é porventura o mais belo templo da zona norte de Sukhothai. Ainda que a sua aparência exterior não mostre grandes motivos de interesse a verdade é que este local esconde no seu interior um dos mais valiosos tesouros do parque arqueológico. Depois de transpor o estreito portal, o visitante irá deparar-se com uma impressionante estátua de Buda que sentada sobre um pedestal parece saudar com um sorriso todos aqueles que ali chegam. Durante a nossa passagem pelo templo tivemos o privilégio de ter o espaço só para nós, factor que (na nossa opinião) acabou por valorizar ainda mais a experiência que foi visitar o incrível Wat Si Chum. 





.WAT PHRAPAI LUANG
Este é outro dos templos erguido durante a ocupação Khmer, antes mesmo da fundação do reino de Sukhothai. As torres ainda presentes na estrutura principal fizeram-nos, mais uma vez, viajar até aos dias que passámos a explorar as incríveis ruínas de Angkor no Camboja. Tal como no Wat Si Sawai também este local começou por ser usado como templo hindu, sendo mais tarde convertido para ser usado na religião budista. Uma vez que são poucos os turistas a visitarem esta zona do complexo acreditamos que terá todo o templo só para si, podendo assim explorá-lo sem pressas. Tente encontrar as esculturas de estuque que ainda decoram as paredes do monumento. 





.WAT SOROSAK
Ainda que se trate de um pequeno templo situado algures entre as zonas central e norte achamos que merece ser visitado. Gostámos sobretudo da Stupa que ali se ergue e se destaca de todas as outras existentes no parque devido às estátuas de elefantes esculpidas na base que parecem suportar o monumento. A visita acabou por ser rápida e não permanecemos no local mais de uma mão cheia de minutos.  




.SAN TA PHA DAENG
Mais um edifício religioso que apesar de pequeno (e muitas vezes ignorado pelos visitantes) nos relembra a presença Khmer nesta região da Tailândia. Segundo percebemos o San Ta Pha Daeng é um dos mais antigos templos da zona arqueológica e mesmo depois da fundação de Sukhothai manteve a função de santuário hindu, provando assim a clara diversidade cultural e religiosa que existia no reino. 




INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGAR A SUKHOTHAI:
Tendo em conta que o seu ponto de partida é um qualquer outro local do território tailandês, a chegada a Sukhothai poderá acontecer quer por via aérea ou terrestre. Por se tratar de uma região bastante turística e qualquer que seja o meio de transporte escolhido temos a certeza de que o visitante não encontrará qualquer dificuldade em alcançar e visitar a zona arqueológica de Sukhothai.
  • DESDE BANGKOK: Este é um trajeto bastante popular e o visitante não encontrará grandes dificuldades em alcançar Sukhothai desde a capital da Tailândia. Do terminal Mo Chit saem diariamente diversos autocarros que realizam a viagem entre os dois pontos, com a jornada a ter uma duração de aproximadamente 6 horas. Existe ainda a opção de efetuar este trajeto por via aérea contudo o custo será significativamente superior e na nossa opinião não é compensatório. O aeroporto de Sukhothai situa-se a cerca de 25 Km's da cidade nova. 
  • DESDE CHIANG MAI: O autocarro é, na nossa opinião, a forma mais prática de realizar a viagem entre Chiang Mai e Sukhothai. São diversas as companhias rodoviárias a efetuar este trajeto que acontece várias vezes por dia. A jornada tem uma duração de cerca de 5 horas. 
  • DESDE CHIANG RAI: Chegar a Sukhothai vindo de Chiang Rai implicará uma longa deslocação de autocarro que em média dura 8 horas.

.COMO CHEGAR À ZONA HISTÓRICA DE SUKHOTHAI DESDE A CIDADE NOVA:
Se o visitante alcançar Sukhothai vindo de Bangkok a chegada acontecerá no terminal rodoviário, situado na cidade nova. Uma vez que a distância entre este ponto e a zona arqueológica é de 12 Km's será então necessário apanhar um bus local (Song Taew) que realiza o trajeto em cerca de uma hora.  

.QUAL O PREÇO DOS INGRESSOS PARA VISITAR A ZONA ARQUEOLÓGICA: 
O parque arqueológico de Sukhothai está dividido em três zonas distintas e para aceder a cada uma delas será necessário adquirir um ingresso específico no valor de 100 THB. Se pretender visitar todas as zonas deverá então contar com um valor total de 300 THB. 
DICA: Depois das 18:00 o acesso aos templos é gratuito

.COMO NOS DESLOCÁMOS EM SUKHOTHAI:
Uma vez que reservámos dois dias para conhecer a zona arqueológica de Sukhothai optámos por percorrê-la a pé, caminhando entre cada um dos locais que visitámos durante a nossa estadia. Se tal como nós tem tempo e não se importa de andar (mesmo com calor) então esta poderá ser uma excelente forma de ficar as conhecer as ruínas da antiga capital da Tailândia. Se não for amante de caminhadas e preferir pedalar entre os diversos templos que compõem o complexo sugerimos que alugue uma bicicleta numa qualquer loja ou hotel da cidade velha. Durante a nossa passagem por Sukhothai demo-nos conta da existência de inúmeros locais que propõem o aluguer de bicicletas com os preços a variar entre os 30THB e os 100THB (dependendo do modelo e do estado da bicicleta que escolher).   

.QUANTOS DIAS FICÁMOS EM SUKHOTHAI:
De forma a rentabilizar ao máximo o tempo assim como os locais que queríamos visitar durante a a nossa passagem pela região norte do país, optámos por permanecer dois dias completos em Sukhothai. Ainda que a zona arqueológica seja extremamente rica no panorama histórico, cultural e patrimonial ficámos com a ideia de que o tempo que a ela dedicámos se revelou suficiente para conhecermos cada um dos locais que trazíamos referenciados.

.ONDE DORMIR EM SUKHOTHAI:
Ainda que a oferta de alojamento na cidade nova seja bastante, sugerimos que opte por pernoitar na zona do parque arqueológico, evitando assim os gastos e as perdas de tempo causados pelas deslocações entre os dois pontos. Desta forma estará também perto dos principais pontos de interesse e poderá desfrutar plenamente da sua estadia em Sukhothai.

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR SUKHOTHAI:
No que à meteorologia diz respeito achamos que a melhor altura para viajar para Sukhothai é entre Dezembro e Março uma vez que neste período o risco de ocorrência de chuva é relativamente menor. Nestes meses as temperaturas não atingem níveis muito altos e mesmo sendo uma das alturas do ano em que o número de turistas aumenta significativamente achamos que também poderá ser uma ótima escolha para visitar Chiang MaiChiang Rai as Ilhas Phi PhiKrabi, Railay, Ko Chang, Ko Mak e Ko Kood.

.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS: 
Para qualquer viagem de cariz turístico, os cidadãos portugueses não necessitam de visto para estadias inferiores a 60 dias, podendo a permanência no país ser ainda prolongada por um período não superior a 30 dias. À chegada à Tailândia o visitante deverá estar munido de um passaporte com validade de pelo menos seis meses no qual será carimbada a devida autorização de entrada no país.




PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário