quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

.ROTEIRO PARA O SUL DA TAILÂNDIA - DE PHUKET A KOH LANTA EM 12 DIAS

Na Europa está frio. O inverno obriga-nos a aquecer o corpo com os sempre chatos agasalhos que nos apertam e atrapalham os movimentos. Enquanto para lá das janelas a chuva vai caindo, nós vamos sonhando com temperaturas amenas, com mergulhos refrescantes em águas translúcidas ou até com uma cerveja fresquinha saboreada numa qualquer esplanada à beira mar.
Sabemos que o verão e os dias de calor ainda estão longe. Dizem que podemos encontra-los lá para os lados da Tailândia.

É então para lá que vamos nos próximos quinze dias.
A costa do Mar de Andaman, situada a sul, surge nesta altura do ano como uma ótima opção para as duas semanas que temos disponíveis e para as quais já traçámos um objetivo bem claro:
Desta feita não haverá visitas culturais. Queremos acima de tudo conhecer algumas das mais bonitas praias deste país que assumidamente tem um cantinho especial nos nossos corações.

.O ROTEIRO
O roteiro traçado afigura-se de fácil concretização, permitindo-nos andar sem pressas e dando-nos a oportunidade de tirar o máximo partido de cada um dos locais que escolhemos visitar.
Apesar de serem centenas as ilhas existentes ao longo de toda a costa, optámos por eleger somente meia dúzia de pontos chave que nos dariam a garantia de que iríamos encontrar a tão desejada beleza paisagística, assim como um acesso descomplicado a alguns pontos de interesse situados nas proximidades.

-DIA 1
.PRIMEIRAS HORAS NA TAILÂNDIA E VIAGEM DE BARCO ENTRE PHUKET E PHI PHI DON
Este é o dia que marca o nosso regresso a um dos países que mais nos fascina do Sudeste Asiático. O avião aterra e depois das inevitáveis formalidades fronteiriças estamos de novo na Tailândia. Apanhamos um táxi e no trajeto que nos leva ao porto revivem-se momentos e matam-se as primeiras saudades.
Com o passar das horas o calor aumenta e a impaciência em chegar ao primeiro destino faz com aquela viagem de barco pareça durar mais do que seria expectável.
Já para lá do meio dia, Phi Phi Don recebe-nos com seu típico ambiente festivo.
Deixa-mos as mochilas no hotel escolhido, comemos um delicioso Pad Thai no mercado e num piscar de olhos já nos encontramos na principal praia da ilha, onde permanecemos até ao momento que o sol desaparece no horizonte.

-DIA 2
.MADRUGAR PARA DESCOBRIR OS TESOUROS DE UMA DAS MAIS FAMOSAS ILHAS DO PAÍS
Tal como esperado o jet lag faz-nos acordar cedo e sem grandes dificuldades. Depois de na véspera termos passado grande parte da tarde a preguiçar na sempre concorrida Lah Dalam Bay, hoje decidimos afastar-nos da zona mais central de forma a podermos visitar uma série de locais menos conhecidos.
Sem saber muito bem como, queríamos chegar à Nui Beach, uma pequena praia situada num dos extremos da ilha e à qual se pode aceder através de um trilho que serpenteia por entre a densa floresta tropical.
O objetivo é alcançado sem grandes problemas e à nossa chegada constatamos que de forma surpreendente somos os únicos a pisar o areal daquela pequena baía banhada pelas águas translúcidas do Mar de Andaman.
Até ao início da tarde e antes de apanharmos o ferry para Railay ainda tivemos a oportunidade de conhecer dois ou três pequenos tesouros que nos mostraram que afinal Phi Phi Don pode ser um destino apetecível e um ótimo ponto de partida para quem deseja conhecer a região.

-DIA 3
.RAILAY MOSTRA-NOS QUE AINDA CONTINUA A SER UM SÍTIO ESPECIAL
Havíamos chegado a Railay já perto do final do dia anterior, e para além de assistir ao primeiro pôr-do-sol desta viagem, pouco mais fizemos até nos irmos deitar.
Hoje o dia promete ser preenchido uma vez que será o único que dedicaremos na totalidade a este local.
Mais uma vez acordamos cedo, ainda a tempo de ver o sol erguer-se sobre as águas calmas que banham a costa Este da península.
Depois deste espetáculo matinal, toma-se o pequeno almoço de forma rápida e aproveitando a temperatura mais fresca que se faz sentir a esta hora, galgamos a encosta rochosa que nos leva primeiro à Hidden Lagoon e mais tarde ao incrível View Point de onde temos uma vista fantástica sobre duas das três praias existentes.
E se as praias foram a principal razão para a nossa passagem por Railay não é de estranhar que tenhamos dividido o tempo que restava, com passagens alternadas pelos lindíssimos areais das praias de Phra Nang e de Railay West

-DIA 4
.UMA DAY-TOUR QUE NOS LEVOU A CONHECER AS ILHAS DE KOH PODA E KOH NOK
O tempo continua ótimo e para hoje decidimos reservar um tour que nos levará a conhecer, de forma mais ou menos organizada, as ilhas vizinhas de Koh Pode e Koh Nok.
Neste tipo de tour's estamos sempre à mercê do pouco tempo disponível e as visitas aos locais propostos acabam por acontecer de forma superficial, dando-nos poucas oportunidades de assimilar uma boa parte da beleza que nos rodeia.
Outra das contrariedades é o elevado número de visitantes presentes e que literalmente são descarregados como mercadoria num pequeno espaço de terreno.
É por isso que não somos fans deste tipo de passeios, mas esta foi a opção que se revelou mais em conta e que nos permitiu conhecer estes dois locais.
Na verdade estivemos lá mas acabámos por não desfrutar como queríamos...
Ficam as fotos possíveis!

-DIA 5
.UM ÚLTIMO MERGULHO EM RAILAY E VIAGEM PARA KOH LANTA
Mais uma vez voltámos a acordar cedo. Queríamo-nos despedir de Railay da melhor forma e escolhemos a praia de Phra Nang para um derradeiro mergulho. Assim despido de multidões, aquele cenário idílico parece ganhar uma dimensão ainda maior, mostrando-nos sem filtros o porquê desta praia já ter sido considerada uma das mais bonitas do mundo.
Quase com uma hora de atraso iniciámos a viagem de barco para Koh Lanta, onde chegámos perto do meio dia. No porto temos à nossa espera um representante do hotel que de forma simpática se disponibilizou para nos ir buscar sem qualquer custo adicional para os nossos bolsos.
Nessa tarde, e depois de aconchegarmos o estômago com um delicioso Pad Thai, optámos por ver o tempo passar na bonita Relax Beach, situada a dois passos do alojamento.
Sem surpresas o dia termina com mais um incrível pôr-do-sol.

-DIA 6
.ALUGAR UMA SCOOTER E PERCORRER TODA A COSTA OCIDENTAL DA ILHA
Despertamos lentamente com o sol a entrar pelas frestas da janela. Lá fora o silêncio é esporadicamente quebrado pelo chilrear dos pássaros que àquela hora se vão passeando no alpendre do nosso bungalow, talvez atraídos pelas migalhas de bolacha por nós ali deixadas na noite anterior.
O dia inicia-se com um duche fresquinho, toma-se o pequeno almoço e logo depois, tal como combinado, a simpática senhora da receção entrega-nos as chaves da scooter que havíamos alugado na véspera e que hoje será o nosso meio de transporte.
Sem grandes acelerações avançamos pela estrada que segue paralela à costa e vamos parando nas diversas praias assinaladas no mapa. Pouco a pouco Koh Lanta vai-se revelando uma agradável surpresa, dando-nos a conhecer pequenos paraísos onde temos a oportunidade de nos sentir os únicos habitantes de uma qualquer ilha deserta.

-DIA 7
.KOH LANTA FICA PARA TRÁS E KOH MOOK DÁ-NOS AS BOAS VINDAS
Mais uma manhã e mais um local que fica para trás. Passámos dois dias em Koh Lanta e está na altura de seguir viagem rumo a um novo destino que segundo parece não nos irá desapontar.
O barco vai avançando a bom ritmo e depois de um par de horas Koh Mook surge finalmente no horizonte. Assim à primeira vista esta ilha repleta de escarpas rochosas cobertas na sua maioria por uma espessa camada de vegetação tropical, não parece ser muito grande.
O desembarque acontece de forma rápida. Deixamos a bagagem no hotel e depois de uma breve exploração da área mais central, afastamo-nos um pouco até à bonita Charlie Beach onde passamos o resto do dia.

-DIA 8
.ALUGÁMOS UM LONGTAIL BOAT E FOMOS CONHECER KOH KRADAN E KOH NGAI
Queríamos muito visitar as ilhas vizinhas de Koh Kradan e Koh Ngai mas estávamos pouco inclinados para mais uma vez recorrer a um daqueles tour's organizados onde tudo é feito a um ritmo alucinante.
Mesmo sabendo que iria ser um pouco mais dispendiosa, achámos que desta vez a melhor solução seria alugar um longtail boat, que nos permitiria realizar o passeio ao nosso ritmo.
Após alguma procura conseguimos encontrar um casal espanhol que concordou dividir os custos do barco e que desta forma fez cair para metade o valor a pagar pelo serviço.
A agradável companhia em conjunto com os incríveis locais que visitámos, transformaram este dia num dos melhores que tivemos ao longo desta viagem.

-DIA 9
.UM DIA DE CHUVA QUE NOS MOSTROU O LADO MAIS GENUÍNO DE KOH MOOK
O dia amanheceu cinzento e de forma teimosa assim permaneceu durante grande parte do tempo. Hoje certamente não haverá praia e este inesperado capricho da natureza é o pretexto que precisávamos para percorrer a ilha e estar mais próximo dos seus habitantes.
Mesmo sabendo que as praias eram o principal propósito desta viagem, a verdade é que estávamos na Tailândia há mais de uma semana e ainda não havíamos tido a oportunidade de estar em contacto com o lado mais genuíno das gentes locais.
Foi um dia diferente e para falar verdade soube-nos bem mudar de registo.

-DIA 10
.A CHEGADA A KOH LIPE REVELA-NOS UMA DAS MAIORES SURPRESAS DESTA VIAGEM
Koh Lipe foi talvez o local que mais nos surpreendeu ao longo desta viagem. Durante os dias que passámos no país, e apesar de termos visitado um número bastante elevado de praias lindíssimas, ainda não havíamos visto um mar tão translúcido.
Neste dia e depois de uma breve passagem por uma pequena praia situada a escassos metros do nosso hotel, rumámos à badalada Pattaya Beach onde acabámos por ficar toda a tarde, aproveitando o tempo fantástico para passar longos períodos na água a fazer snorkling.
Como já vem sendo hábito, o dia terminou com o olhar preso no horizonte onde pouco depois das seis horas o sol se esconde para lá do mar pintado de tons laranja.

-DIA 11
.KOH LIPE RESISTE AO TURISMO E MOSTRA-NOS QUE O PARAÍSO EXISTE MESMO
Continuamos neste pequeno paraíso perdido algures no Mar de Andaman e agora que entramos oficialmente na reta final desta viagem, aproveitamos a manhã para dormir um pouco mais do que tem sido habitual.
Hoje damos início à nossa jornada em Koh Lipe com um passeio ao longo da movimentada Walking Street onde aproveitamos para aconchegar o estômago. Depois do almoço e em vez de permanecermos por um longo período num dos bonitos areais da ilha, optamos por caminhar ao longo da Sunrise Beach, refrescando-nos ocasionalmente  sempre que o corpo se começa a ressentir do calor que àquela hora insiste em nos maltratar a pele.
Já perto do final do tarde compramos umas cervejas e rumamos à Sunset Beach onde em conjunto com centenas de outras pessoas assistimos a mais um espetáculo oferecido pela Mãe Natureza.

-DIA 12
.DAMOS UM ÚLTIMO MERGULHO E DIZEMOS ADEUS À TAILÂNDIA
Ao fim de doze dias chegou o momento de nos despedirmos da Tailândia. Foi uma viagem incrível que não deixamos que termine sem um derradeiro mergulho nas águas transparentes que banham as praias de Koh Lipe.
Agora e tal como em cada um dos dias que durou esta aventura, este país fantástico parece fazer questão de nos enfeitiçar com a sua beleza, lançando sobre nós todo o seu charme, talvez com o intuito de nos ver regressar no futuro.
E iremos certamente voltar.

.INFORMAÇÕES ÚTEIS

-COMO SE DESLOCAR
Durante esta viagem e tendo em conta que o roteiro traçado nos levaria a visitar algumas das ilhas situadas na costa ocidental do país, o meio de transporte utilizado preferencialmente foi o barco.
Uma vez que esta é uma zona onde o turismo tem um grande peso na economia local, este tipo de serviço é relativamente fácil de contratar e as deslocações acontecem de uma forma quase automatizada. Ainda assim e de forma a prevenir todo e qualquer imprevisto desagradável, sugerimos que na preparação da viagem seja feita uma pesquisa certificativa da situação atual do serviço. É importante ter em conta que tudo se pode alterar devido a condições meteorológicas adversas e que os horários e a cadência das embarcações variam de estação para estação.

-ONDE DORMIR
O Sudeste Asiático é por norma uma região onde facilmente conseguimos arranjar alojamento, seja a preços que se adaptam ás carteiras mais recheadas ou para quem prefere algo mais económico. Nesta viagem tivemos a oportunidade de experimentar de tudo um pouco. Em doze dias de viagem pernoitámos em simples bungalows de bambú e em hotéis um pouco mais sofisticados, mas todos ou quase todos perfeitamente adaptados ás nossas necessidades e com uma relação preço/qualidade satisfatória.
Gostávamos de destacar algumas das nossas escolhas, que pelo serviço prestado achamos que merecem ser tidas em conta.
.Phi Phi Don - Natacha Hotel
.Railay - Railay Garden View Resort
.Koh Lanta - Lanta Queen Resort
.Koh Mook - Koh Mook Nurse House

-OUTRAS CRÓNICAS SOBRE A TAILÂNDIA:

Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na página do Diário das Viagens no Facebook.