quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

KOH CHANG - ROTEIRO COMPLETO PARA 4 DIAS INCRÍVEIS


Ko Chang pode muito bem ser vista como um retrato fiel de como muitos visitantes imaginam as ilhas da Tailândia antes de as contemplarem com os seus próprios olhos. Neste que é um dos maiores territórios insulares do país a atmosfera é claramente mais descontraída quando comparada com as sempre congestionadas ilhas Phi Phi, Ko Samui ou Phuket que viram a autenticidade, as tradições e o modo de vida do seu povo se subjugarem aos interesses impostos pelo aumento do turismo. 



Ko Chang é decididamente diferente e todos os que ali chegam percebem quase de imediato que existe uma certa preocupação em manter um equilíbrio sustentável entre as infra-estruturas criadas para o turismo e a preservação do meio ambiente. 
Apesar da presença de turistas ser constante, a população de Ko Chang faz questão de guardar em si uma generosa parcela da sua essência e em algumas áreas da ilha ainda é possível encontrar pequenas aldeias piscatórias onde os costumes de outrora se mantêm praticamente intactos. 

Se as bonitas praias de areia branca são, na maioria dos casos, a razão pela qual muitos visitantes escolhem este destino para gozar as tão merecidas férias, as florestas que povoam a área mais central da ilha mostram, ainda assim, ser uma excelente alternativa para quem não vira as costas a uma caminhada na natureza. São vários os trilhos que rasgam a densa vegetação tropical e proporcionam um contacto direto com árvores centenárias assim como com animais e aves de aparência exótica. 




Ko Chang mostrou-nos que o turismo pode ser uma benesse se o desenvolvimento social e económico a ele ligado acontecerem na medida certa, sem ambições exageradas nem mudanças demasiado vincadas. 
Ainda assim acreditamos que a curto prazo a pressão turística irá inevitavelmente tomar conta dos destinos da ilha o que faz com que este seja o momento ideal para visitar este pequeno paraíso perdido algures nas águas do Golfo da Tailândia. 

Para além da partilha dos locais que visitámos e das experiências que mais nos marcaram, neste artigo também lhe damos conta do hotel que nos acolheu durante a nossa estadia em Ko Chang. 


4 DIAS EM KOH CHANG - O QUE MAIS GOSTÁMOS DE VISITAR 


.DIA 1 - EM BUSCA DOS MAIS BELOS LOCAIS DA COSTA OCIDENTAL DE KOH CHANG

.WHITE SAND BEACH
A White Sand Beach é talvez a praia mais icónica de Koh Chang e um dos pontos da ilha que maior número de visitantes recebe. Com um areal extenso, mar calmo e um número considerável de infra-estruturas de apoio ao turismo, este local oferece uma combinação equilibrada entre descanso, comodidades e animação. Uma vez que alguns dos mais sofisticados complexos turísticos de Koh Chang se situam nesta área, a White Sand Beach destaca-se por ser a base escolhida por muitos adeptos da férias de resort. 




.KLONG PHRAO BEACH
A Klong Phrao Beach mostrou-nos que pode ser o destino ideal para quem procura um local que combina natureza, tranquilidade e diversas infra-estruturas de apoio ao turismo. O areal é longo e ladeado em toda a sua extensão por palmeiras e outras árvores tropicais que proporcionam um valioso abrigo durante as horas de maior calor. Esta bonita praia atrai muitas famílias com crianças devido, não só, às águas calmas e pouco profundas que banham esta zona mas também aos acessos fáceis. 




.KLONG PLU WATERFALL
De entre as várias cascatas presentes nesta zona do território a Klong Plu Waterfall será porventura a mais famosa e aquela que mais visitantes atrai. Localizada no interior da floresta, o local é acessível através de um trilho que depois de percorrido nos conduziu a uma enorme parede rochosa ao longo da qual escorrega um vistoso lençol de água. Depois da caminhada soube-nos bem refrescar o corpo na piscina natural situada na base. Envolvidos pelo verde da vegetação e pelo som constante da água desfrutámos de cada momento passado neste cenário natural quase selvagem. 




.KAE BAE BEACH
Com uma areal dourado, ocupado por palmeiras e com vistas soberbas sobre algumas pequenas ilhas situadas na orla, a Kae Bae Beach mostra ser uma das praias mais encantadoras de Koh Chang. A atmosfera é ideal para desfrutar de agradáveis passeios à beira-mar ou para desfrutar de demorados mergulhos nas águas que "beijam" esta zona do território. Uma vez que se encontra bem servida por hotéis, alguns pequenos restaurantes e meia dúzia de bares, a área ao redor desta praia poderá ser vista como uma excelente base para se alojar e um ótimo ponto de partida para explorar a ilha. 




.KAE BAE VIEWPOINT
O Kae Bae Viewpoint proporciona uma das panorâmicas mais icónicas da costa ocidental de Koh Chang. Situado entre Lonely Beach e Kae Bae Beach, este local é ponto de paragem quase obrigatória para quem, como nós, pretende conhecer o melhor que esta área da ilha tem para oferecer. O miradouro, para além da serenidade, mostra também ser um local de extrema beleza natural, perfeito para apreciar os recortes que dão forma ao litoral de Koh Chang.




.LONELY BEACH (HAAD THA NAM)
Este é um dos locais mais famosos de Koh Chang assim como a zona onde se situam uma boa parte dos estabelecimentos de diversão noturna do sul da ilha. Se durante o dia o ambiente na Lonely Beach é descontraído e ideal para uns momentos de descanso à beira-mar, quando a noite cai a música toma conta desta área e a animação alastra-se pelo areal até bem perto do amanhecer. Durante a nossa passagem pela Lonely Beach desfrutámos da sombra das palmeiras e das águas calmas que convidam a demorados mergulhos. 




.BAILAN BEACH
A Bailan Beach situa-se numa pequena baía rodeada por vegetação. O areal é estreito mas suficientemente espaçoso para os poucos visitantes que ali se deslocam, mesmo tendo em conta a existência de um resort hoteleiro no extremo sul. Embora não seja a melhor zona da ilha para nadar, o ambiente é tranquilo e as vistas sobre o mar parecem compensar amplamente essa lacuna. Para quem procura um local sossegado, longe das multidões que ocupam a vizinha Lonely Beach, esta praia poderá ser uma opção a ter em conta. Durante a nossa passagem por Koh Chang visitámos este local por diversas vezes ao final da tarde e ainda que o enquadramento para o pôr-do-sol não seja o ideal, a Bailan Beach acabou por ser o local que elegemos para terminarmos a jornada. 





.DIA 2 - À DESCOBERTA DOS SEGREDOS QUE SE ESCONDEM NA COSTAS NORTE E ORIENTAL

.SAN CHAO PHO TEMPLE
Situado a uma curta distância do porto onde chegam os ferrys provenientes do continente, o San Chao Pho Temple é dedicado ao espírito guardião da ilha e destaca-se por ser fortemente respeitado pelos habitantes locais. O complexo não tem a imponência dos típicos santuários tailandeses uma vez que é somente composto por uma mão cheia de pequenos edifícios pintados de tons vermelhos. As lanternas de papel que esvoaçam ao sabor da brisa mostram-nos que este local tem uma forte influência chinesa. 




.KHLONG NONSI WATERFALL
Visitar esta cascata antes da chegada de outros turistas deu-nos a oportunidade de desfrutar plenamente do local, num ambiente de plena comunhão com a natureza. A Khlong Nonsi Waterfall situa-se na costa oriental de Koh Chang e ao contrário das outras quedas de água da ilha, esta não recebe tantos visitantes e proporciona uma experiência mais intensa. Depois de percorrer (por cerca de 10 minutos) um trilho de terra alcançámos um pequeno curso de água que meia dúzia de metros mais adiante se transforma em diversas piscinas naturais alimentadas pelas águas que escorregam de forma constante ao longo da encosta rochosa.  




.THAN MAYOM WATERFALL
A Than Mayom Waterfall é talvez a cascata mais famosa da costa oriental de Koh Chang e muitos são os visitantes que ali se deslocam. O acesso é fácil e realizado através de um trilho que percorre a floresta até aos pés desta bonita queda de água que no passado chegou a ser visitada por alguns reis de Tailândia. Apesar da presença de outros turistas conseguimos aproveitar cada uma das piscinas naturais presentes nos diversos patamares que dão forma à cascata. A Than Mayom Waterfall é uma ótima opção de passeio para quem pretende passar um dia diferente, longe da praia e em contacto direto com a natureza. 




.SALAK KHOK FISHING VILLAGE
Numa pequena baía da costa oriental encontrámos a Salak Khok Fishing Village que, pelo seu ambiente tradicional, merece ser incluída no roteiro de quem visita Koh Chang. Esta aldeia flutuante composta por modestas habitações erguidas sobre pilares de madeira revelou-nos uma das facetas mais genuínas da ilha, onde a vida ainda se desenrola ao ritmo do mar e de tudo o que este proporciona à comunidade. Durante a nossa passagem pelo local caminhámos sobre os passadiços de madeira que ligam as habitações, assistimos ao vai-e-vem dos barcos de pesca e deixámo-nos contagiar pela simplicidade e autenticidade de quem ali vive.  




.SALAK KHOK MANGROVE FOREST
Numa área pantanosa, situada já perto do extremo sul de Koh Chang, situa-se este local que muitos descrevem como um dos mais valiosos refúgios naturais da ilha. Sobre as raízes retorcidas dos mangais alonga-se um passadiço de betão que convida quem ali se desloca a percorrer aquela floresta inundada, num percurso que para além do contacto com a fauna e flora da região também conduz o visitante a uma torre de observação de onde se conseguem vistas panorâmicas sobre este incrível ecossistema. A nossa passagem pelo Salak Khok Mangrove Forest deu-nos a oportunidade de passear num cenário singular, no qual o silêncio só é interrompido pelo som das aves que ali encontram refúgio. 




.WAT SALAK PHET
Apesar de pequeno, o Wat Salak Phet é, segundo percebemos, um dos mais antigos e emblemáticos templos da ilha. Este bonito santuário budista foi erguido durante o reinado de Rama V e destaca-se pela arquitetura tradicional, na qual despontam os detalhes dourados assim como os vistosos telhados com três níveis. Para além da estátua de Buda presente no interior do espaço, gostámos igualmente dos painéis coloridos que reforçam ainda mais a espiritualidade do local.   




.KHIRI PHET WATERFALL
A Khiri Phet Waterfall parece ainda manter-se fora do roteiro de grande parte dos turistas que visitam Koh Chang. Mesmo sendo um local pouco divulgado fizemos questão de o conhecer e a verdade é que acabámos por ser surpreendidos pela sua incrível beleza. Depois de uma caminhada por entre a vegetação chegámos à base da cascata onde, após uns momentos de contemplação, nos refrescámos na bem composta piscina natural ali existente. Se, tal como nós, aprecia lugares simples e ainda pouco saturados pelo turismo, esta é sem dúvida uma paragem a incluir no seu itinerário por Koh Chang.  




.WHITE BUDDHA VIEWPOINT
O White Buddha Viewpoint é porventura um dos mais incríveis miradouros de Koh Chang. Apesar do complexo ainda se encontrar em construção, o acesso à plataforma de observação é permitido, oferecendo assim vistas panorâmicas para a baía de Salak Phet e claro sobre o imenso Golfo da Tailândia. Por ser um local ainda pouco frequentado acabou por nos proporcionar uma experiência bastante agradável.




.WAI CHAEK BEACH
Sabíamos que não seria fácil chegar à Wai Chaek Beach e para falar verdade esse factor chegou mesmo a fazer-nos ponderar retirar este local do nosso roteiro em Koh Chang. Apesar das aparentes dificuldades de acesso mantivemos os nossos planos iniciais e essa ousadia acabou por ser amplamente recompensada com um dos areais mais incríveis da ilha. De súbito vimo-nos abraçados por um pequeno paraíso, quase virgem, literalmente isolado do resto do território. Esta praia selvagem situada no extremo sul de Koh Chang (mas só acessível pela estrada que percorre a zona oriental) revelou ser um destino único, ladeado por uma luxuriante vegetação tropical e por águas cristalinas que convidam a demorados mergulhos.





.DIA 3 - RUMAR À COSTA SUL E PERCEBER QUE ESTA ZONA TAMBÉM MERECE SER EXPLORADA

.GRAND LAGUNA RESORT
Visitar o que resta do Grand Laguna Resort resultará numa experiência que mistura curiosidade, perplexidade e uma certa dose de fascínio pelas estórias que poderiam ter sido escritas neste que se anunciava como um dos mais impressionantes projetos hoteleiros de Koh Chang. O que um dia foi uma ideia ambiciosa, pensada para receber com estilo os hóspedes que ali chegam, é hoje um mero depósito de embarcações corroídas que acabaram por perder o charme assim como a função para a qual foram construídas. Caminhar por entre as estruturas que compunham o Grand Laguna Resort é como folhear as páginas de um livro que nunca foi concluído. 



 
.BANG BAO CLIFF VIEWPOINT
O Bang Bao Cliff Viewpoint é um daqueles locais que recompensa todos aqueles que arriscam ir para lá do óbvio. Situado a dois passos da aldeia de Bang Bao este miradouro oferece vistas privilegiadas sobre o mar assim como para uma boa parte das falésias que dão forma à costa sul da ilha. Este é o local perfeito para quem faz questão de testemunhar o pôr-do-sol em silêncio, longe da permanente agitação que a cada final de tarde toma conta dos principais spots da costa ocidental de Koh Chang. 




.BANG BAO VILLAGE & PIER
A jornada termina em Bang Bao, uma pequena comunidade situada no extremo sudeste da ilha de Koh Chang. Depois de explorar os recantos desta aldeia "flutuante" sentamo-nos na estreita estrutura de betão que se prolonga sobre o mar e assistimos, em silêncio, ao momento em que os tons alaranjados do entardecer assinalam o final de mais um dia. Daquele ponto privilegiado a vista abre-se sobre as águas azul-turquesa que banham uma pequena mas lindíssima baía que pouco a pouco se cobre de ouro, realçando os recortes que dão forma a esta área de Koh Chang. 





.DIA 4 - EXPLORAR AS ÁGUAS AO REDOR DE KOH CHANG NUM TOUR DE SNORKLING
Para quem aprecia a vida sub-aquática esta é uma daquelas experiências que não pode ser excluída do roteiro de quem visita Koh Chang, especialmente porque os corais situados em alguns pontos ao redor da ilha ainda se mantêm relativamente bem conservados. Os tours de snorkling saem maioritariamente de Bang Bao e levam os participantes, não só, até uma mão cheia de recifes situados nas proximidades mas também a uma ou duas ilhas de aparência paradisíaca nas quais é possível desfrutar de alguns dos mais belos areais da região. 





INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS: 
Para qualquer viagem de cariz turístico, os cidadãos portugueses não necessitam de visto para estadias inferiores a 60 dias, podendo a permanência no país ser ainda prolongada por um período não superior a 30 dias. À chegada à Tailândia o visitante deverá estar munido de um passaporte com validade de pelo menos seis meses no qual será carimbada a devida autorização de entrada no país. 

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR KO CHANG:
Ainda que as monções na Tailândia não se façam sentir com muita intensidade, achamos que a melhor altura do ano para viajar para Ko Chang é entre Novembro e Março uma vez que esta o risco de ocorrência de chuva relativamente baixo, com os dias a serem maioritariamente solarengosMesmo sendo um dos períodos do ano em que o número de turistas aumenta significativamente, esta janela temporal é também uma ótima escolha para visitar Bangkok, as Ilhas Phi Phi, Krabi e Railay

.COMO ACEDER À INTERNET NA TAILÂNDIA E EM TODA A REGIÃO DO SUDESTE ASIÁTICO:
Se for daquelas pessoas que não faz questão de estar ligado à internet em permanência, então a rede wifi do alojamento assim como dos bares, cafés e restaurantes que frequentar durante a sua estadia será certamente suficiente para as suas necessidades. No entanto, se fizer questão de se manter conectado ao mundo digital de forma frequente poderá fazer como nós e adquirir um prático e funcional eSim. Durante a nossa viagem pelo Sudeste Asiático usámos a Operadora Saily que mostrou estar sempre à altura das nossa exigências, mesmo em algumas regiões mais remotas. Se optar por esta solução utilize os nossos códigos (PAULAE8084 & JOAOEN5015) e consiga 5 USD de desconto na sua primeira compra.






PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário