quarta-feira, 2 de abril de 2025

CHIANG MAI - O QUE FAZER E VISITAR NA CAPITAL CULTURAL DA TAILÂNDIA


Ao pesquisarmos sobre Chiang Mai perdemos a conta às vezes que ouvimos dizer que esta cidade, situada na região Norte do país, era considerada o berço cultural da Tailândia. Para além disso a lista dos adjetivos a ela dedicados reforçavam a imagem de que este seria realmente um local especial, daqueles que mesmo depois das despedidas permanecem agarrados à nossa memória. Falavam-nos de Templos majestosos e da aura espiritual neles presente, de mercados tradicionais repletos de cor e de imponentes montanhas que depois de conquistadas presenteiam o olhar com panorâmicas de tirar o fôlego. 




À nossa chegada percebemos quase de imediato que cada uma das palavras com que a descreveram faziam amplamente jus à fama que tem vindo a ganhar. Sem qualquer reserva permitimos que a cidade assumisse o comando das nossas emoções e quase sem darmos por isso acabámos por nos render aos seus encantos, de tal forma que Chiang Mai acabou por se tornar num dos pontos mais marcantes da nossa viagem pela Tailândia. 



Depois de explorar a cidade concluímos que Chiang Mai é um local de trato fácil que, para além de uma incrível beleza, revelou também estar na posse de inigualáveis dotes na arte de bem receber, fazendo questão de transformar cada momento num acontecimento especial. 


CHIANG MAI - 17 LOCAIS E EXPERIÊNCIAS QUE DEVE INCLUIR NO SEU ROTEIRO


.PASSAR PELA PHAE GATE E ACEDER À ÁREA MAIS ANTIGA DE CHIANG MAI
Se no passado a Phae Gate foi um dos principais pontos de acesso ao interior das muralhas que protegiam a cidade, hoje revela-se um importante marco histórico que nos relembra que Chiang Mai já foi um local bastante diferente daquele que hoje vemos. Passe por lá, faça meia dúzia de fotos e depois de apreciar devidamente o local atravesse o grande portal de madeira que assinala a separação entre a zona antiga e a área mais moderna de Chiang Mai. 





.IMPRESSIONAR-SE COM A IMPONÊNCIA DA STUPA QUE SE ERGUE NO WAT CHEDI LUANG 
No coração de Chiang Mai encontra-se aquele que muitos dizem ser o mais impressionante templo da cidade. As ruínas da grande stupa que se erguem no centro do complexo são, indiscutivelmente, o principal ponto de interesse do Wat Chedi Luang e merecem ser contempladas de diversas perspectivas de forma a ter a verdadeira consciência da incrível dimensão do monumento. Antes da parte superior ter desabado depois de um terramoto a estrutura teria (segundo os registos da época) uns impressionantes 85 metros de altura. Ainda assim este é indiscutivelmente um local que merece ser incluido no roteiro de quem pretende conhecer o melhor que a cidade de Chiang Mai tem para oferecer a quem a visita.  





.VISITAR O WAT SAM PAO E NO FINAL RELAXAR COM UMA TÍPICA MASSAGEM TAILANDESA
O Wat Sam Pao não estará entre os templos mais belos de Chiang Mai mas se optar por visitar este local a sua passagem pela cidade será certamente recordada pela relaxante massagem que ali poderá realizar. No interior do complexo, numa área logo à entrada, encontrará um pequeno espaço onde (por um preço bastante em conta) é possível sentir o vigor das tradicionais massagens tailandesas. Aproveite e
não deixe passar esta oportunidade. 





.IMPRESSIOUNE-SE COM A IMPONÊNCIA DO WAT PHRA SINGH WORAMAHAWIHAN
Situado na área delimitada pelas antigas muralhas, o Wat Phra Singh guarda no seu interior aquela que para nós é a mais bela stupa dourada da cidade. No complexo o visitante encontrará também outros edifícios religiosos de entre os quais se destaca o principal salão de orações com o seu telhado de vários níveis e que no seu interior tem exposta uma importante estátua de Buda. Percorra todo o complexo sem pressas, apreciando cada um dos edifícios nele presentes. Este é um ótimo local para tomar conhecimento com a arquitetura típica do norte da Tailândia.





.O WAT SAEN MUEANG MA LUANG ESTARÁ DE CERTO ENTRE AS MELHORES SURPRESAS DE CHIANG MAI
Se procura um local bonito e sem as enchentes de visitantes que congestionam os principais pontos de interesse de Chiang Mai então deverá incluir o Wat Saen Mueang Ma Luang no seu roteiro. Gostámos especialmente da atmosfera e da arquitetura dos edifícios que compõem este complexo budista situado na zona norte, a dois passos da muralha que delimita a cidade.





.VISITE O WAT CHIANG MAN E CONHEÇA O MAIS ANTIGO TEMPLO DE CHIANG MAI
Este é, segundo os registos, o templo mais antigo da cidade. A sua construção remonta ao ano de 1296 e pela sua importância histórica o Wat Chiang Man não deverá (mesmo) ficar de fora do seu roteiro quando visitar Chiang Mai. Se o bem arranjado pavilhão situado na zona frontal do complexo se destaca pela decoração que embeleza tanto o exterior como o interior, o grande chedi de pedra que se ergue nas traseiras irá certamente impressiona-lo pelo incrível estado de conservação.





.SENTIR A ATMOSFERA DE CALMA QUE ENVOLVE O PEQUENO MAS BONITO WAT RACHAMONTIAN
Na área norte da cidade velha, a a uma curta distância do fosso que circunda esta zona encontra-se mais um bonito templo que merece alguma da sua atenção. Embora seja menos conhecido e visitado que outros locais religiosos de Chiang Mai, o Wat Rachamontian destaca-se pelos detalhes que embelezam o edifício principal assim como pela grande estátua de Buda que parece lançar o olhar sobre todos aqueles que acedem ao complexo. 
Se procura um templo bonito, pouco visitado e com uma atmosfera que proporciona alguns momentos de introspecção então o Wat Rachamontian é uma ótima opção de visita. 





.ENTRE NO WAT LOK MOLI E TESTEMUNHE O FERVOR RELIGIOSO DOS FIÉIS QUE VISITAM O COMPLEXO
Ainda que este seja um dos templos mais antigos de Chiang Mai o seu estado de conservação é bastante aceitável tendo em conta a sua idade. O grande chedi de pedra foi erguido ali no século XIV e para além de ser a mais importante estrutura do complexo mantém-se, ainda hoje, como um ponto de passagem obrigatória de grande parte dos fiéis não só da cidade mas também de outras zonas do país. O Wat Lok Moli é ainda composto por um bonito santuário de madeira que merece igualmente ser visitado. 





.ACEDA AO WAT PHAN TAO E APRECIE A SUA BONITA E ÚNICA ARQUITETURA 
O que torna o Wat Phan Tao especial é a sua estrutura construída totalmente em madeira de teca, algo pouco visto nesta região do país. Ainda que se situe nas proximidades de outros templos mais conhecidos, este em particular parece escapar à atenção dos turistas o que faz dele um excelente local para visitar e apreciar a sua arquitetura única. 





.VISITE O WAT SRI SUPHON E DESLUMBRE-SE COM AQUELE QUE TODOS APELIDAM DE TEMPLO DE PRATA
Se durante a sua passagem por Chiang Mai quiser visitar um templo verdadeiramente diferente então deverá incluir o Wat Sri Suphon no seu roteiro. Este pequeno mas lindíssimo santuário destaca-se dos demais por se encontrar totalmente coberto de placas de prata gravadas com padrões e figuras relacionados com a religião budista. Ainda que o Templo de Prata (como também é conhecido) se situe no exterior das muralhas pode ser facilmente alcançado a pé. O Wat Sri Suphon é indiscutivelmente um dos locais mais incríveis de Chiang Mai. 





.PERCORRA SEM PRESSAS OS SEMPRE MOVIMENTADOS MERCADOS NOTURNOS DE CHIANG MAI
Depois do sol se pôr surgem por toda a cidade diversos mercados noturnos que fazem questão de manter viva a energia contagiante que caracteriza Chiang Mai. Quer seja para comprar algumas lembranças, para se deliciar com a culinária tradicional ou simplesmente passear por entre as centenas de bancas que dão forma a estes espaços sempre movimentados, os mercados noturnos fazem parte da cultura desta região e merecem ser visitados. 





.RELAXE POR UM PAR DE HORAS NO BEM ARRANJADO NONG BUAK HAAD PARK
Depois de um dia a explorar os principais pontos de interesse de Chiang Mai sugerimos que se dirija ao bem arranjado jardim Nong Buak Haad, onde poderá (caso queira) relaxar tirando partido das sombras criadas pelas muitas árvores que povoam o local. Por ser um dos pouco espaços verdes existentes na zona antiga este jardim enche-se, a cada final de tarde, de habitantes locais que ali se deslocam para confraternizar ou fazer exercício depois de uma longa jornada de trabalho. 





.CAMINHE AO LONGO DAS SECÇÕES DA ANTIGA MURALHA QUE NO PASSADO PROTEGIA A CIDADE
As muralhas que no passado protegiam a cidade das investidas dos povos inimigos são hoje um importante marco histórico que merece um pouco da atenção de quem pretende conhecer o melhor que Chiang Mai tem para oferecer a quem a visita. Ao redor da zona velha ainda é possível ver diversas secções desta antiga fortaleza que apesar de bastante danificada ainda funciona como uma espécie de fronteira entre o centro histórico e a área mais recente da cidade. 





.VISITAR O WAT BUPPARAM E VER DE PERTO A RÉPLICA DO 'FAMOSO" BUDA DE ESMERALDA 
Situado a uma curta distância da Phae Gate, já no exterior das muralhas, o Wat Bupparam é um dos templos mais fascinantes de Chiang Mai. Se a bonita arquitetura do edifício principal não fosse motivo suficiente para incluir este local no seu roteiro, a calma e a tranquilidade presente no interior do complexo fazem com que a visita se revele mais intensa quando comparada com os mais famosos templos da cidade. No interior do templo encontra-se uma réplica do famoso Buda de Esmeralda. 





.ACORDE CEDO E, PELA FRESCA, PERCORRA O MONK'S TRAIL ATÉ AO WAT PHRA THAT SUTHEP
Acorde cedo e aproveitando as temperaturas mais frescas da manhã lance-se à conquista de uma das montanhas que se erguem ao redor de Chiang Mai. Por entre a densa vegetação percorra o caminho de terra batida que pouco a pouco o vai encaminhando na direção de um dos mais espetaculares templos da cidade. Apesar da inclinação do terreno e dos pequenos cursos de água que por vezes rasgam o trilho, o trajeto não é especialmente exigente e poderá ser realizado até por pessoas pouco habituadas a caminhar. 





.FAÇA UMA PAUSA E SINTA A AURA MISTERIOSA QUE ENVOLVE O WAT PHA LAT
Depois de cerca de 40 minutos de caminhada eis que surge no seu caminho o misterioso Wat Pha Lat, que pelo seu enquadramento paisagístico se revela o local ideal para fazer uma pausa. Explore o local, visite cada um dos pavilhões que se escondem por entre a vegetação, atravesse o pequeno riacho que se desenrola pela encosta e no final, se as pernas já reclamarem algum descanso, sente-se por ali enquanto desfruta da calma que paira sobre esta espécie de refúgio perdido no meio da floresta. 





.O WAT PHRA THAT DOI SUTHEP SERÁ CERTAMENTE A GRANDE RECOMPENSA DEPOIS DA CAMINHADA 
No topo da montanha, por entre a densa vegetação, surgirá no seu caminho a imponente escadaria que dá acesso ao Wat Phra That Doi Suthep. Um a um suba os mais de 300 degraus e, no final, deslumbre-se com o espetacular chedi dourado que se ergue no centro do complexo. Sem incomodar os fiéis que ali realizam as suas orações, percorra todo o espaço, entrando nos vários pavilhões onde encontrará uma mão cheia de estátuas de Buda.   





INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGAR A CHIANG MAI:
Tendo em conta que o seu ponto de partida é um qualquer outro local do território tailandês, a chegada a Chiang Mai poderá acontecer quer por via aérea ou terrestre. Por se tratar de uma região bastante turística e qualquer que seja o meio de transporte escolhido temos a certeza de que o visitante não encontrará qualquer dificuldade em alcançar e visitar a bonita cidade de Chiang Mai.
  • DESDE BANGKOK: Se optar por "voar" entre a capital da Tailândia e Chiang Mai o viajante poderá apanhar um voo doméstico operado por uma das companhias aéreas de baixo custo que realizam esta rota. Se a sua escolha recair pelo autocarro ou comboio então a viagem implicará um longa jornada que poderá (em alguns casos) prolongar-se por 15 horas. 
  • DESDE CHIANG RAI: O autocarro é, na nossa opinião, a forma mais prática de realizar o trajeto entre Chiang Rai e Chiang Mai. A companhia Greenbus opera cinco carreiras diárias, com a jornada a ter uma duração média de 4 horas. Poderá também realizar a viagem de carro ou mota alugada contudo esta opção implicará um custo superior assim como alguma destreza no manuseamento de um qualquer veículo de duas ou quatro rodas. 
  • DESDE PAI: Chegar a Chiang Mai vindo de Pai implicará uma deslocação de van que dura em média 4 horas. Este é um trajeto bastante popular e o visitante não encontrará grandes dificuldades em reservar a viagem numa das muitas agências de viagem presentes na zona mais central de Pai. 
  • DESDE SUKHOTHAI: Mais uma vez a viagem entre os dois pontos deverá ser realizada por via terrestre. Neste caso o autocarro é o meio de transporte que efetua o trajeto, com a jornada a ter um duração média de aproximadamente 6 horas. 

.COMO NOS DESLOCÁMOS:
Ainda que alguns dos locais listados neste artigo possam ser facilmente alcançados a pé a verdade é que alguns pontos de interesse de Chiang Mai se situam a uma distância considerável da zona mais central. Se tal como nós se sentir à vontade sobre duas rodas, sugerimos então que alugue uma scooter de forma a ter alguma liberdade de movimentos. Durante a nossa passagem pela cidade demo-nos conta da existência de muitos estabelecimentos que propõem o aluguer destes veículos com os preços a variar entre os 250THB e os 400THB (dependendo do modelo e da cilindrada da mota que escolher).  
Em alternativa o visitante poderá recorrer ao táxi ou às aplicações digitais (GRAB/BOLT) para chegar ao local desejado.  

.QUANTOS DIAS FICÁMOS EM CHIANG MAI:
De forma a rentabilizar ao máximo o tempo assim como os locais que queríamos visitar durante a a nossa passagem pela região norte do país, optámos por permanecer dois dias completos em Chiang Mai. Uma vez que a cidade é extremamente rica no panorama histórico, cultural e patrimonial ficámos claramente com a ideia de que deveríamos ter prolongado a nossa estadia em um ou dois dias suplementares.

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR CHIANG MAI:
No que à meteorologia diz respeito achamos que a melhor altura para viajar para Chiang Mai é entre Novembro e Fevereiro uma vez que neste período o risco de ocorrência de chuva é relativamente menor. Ainda assim é igualmente nestes meses que a qualidade do ar acaba por ser afetada pelo fumo dos incêndios que todos os anos tomam conta desta região. Mesmo sendo uma das alturas do ano em que o número de turistas aumenta significativamente, esta janela temporal é também uma ótima escolha para visitar Chiang Rai as Ilhas Phi PhiKrabiRailay, Ko Chang, Ko Mak e Ko Kood.

.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS: 
Para qualquer viagem de cariz turístico, os cidadãos portugueses não necessitam de visto para estadias inferiores a 60 dias, podendo a permanência no país ser ainda prolongada por um período não superior a 30 dias. À chegada à Tailândia o visitante deverá estar munido de um passaporte com validade de pelo menos seis meses no qual será carimbada a devida autorização de entrada no país.




PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário