segunda-feira, 10 de novembro de 2025

VISITAR RAILAY - O QUE FAZER NUMA DAS MAIS BELAS REGIÕES DA TAILÂNDIA


Railay foi o local escolhido para nos voltarmos a conectar ao mundo depois de uma curta mas memorável estadia no Parque Nacional de Khao Sok. Ainda que soubéssemos que esta porção de território, encravado entre imponentes escarpas rochosas e o Mar de Andamão, é atualmente um dos destinos mais procurados da Tailândia, resolvemos arriscar a viagem e, para nossa surpresa, a experiência não poderia ter sido mais compensadora. À chegada, antes mesmo de pisarmos o areal da principal praia da península, somos presenteados com uma visão privilegiada que aparentemente só se consegue a partir das embarcações que chegam a este paraíso banhado por águas azul turquesa.





A distância a que nos encontramos da costa convida também o nosso olhar a voar em direção às íngremes encostas pontiagudas que aqui e ali se apresentam cobertas por uma densa vegetação tropical e que são dignas de pertencer a um qualquer mundo jurássico. Já em terra o cenário ganha uma dimensão que acaba por nos arrebatar de forma definitiva. Com os pés meio enterrados na areia olhamos à nossa volta e em murmúrio dizemos: "Vamos gostar de explorar Railay!". 


O QUE FAZER E VISITAR NA PENÍNSULA DE RAILAY - AS NOSSAS SUGESTÕES:


.DESLUMBRE-SE COM A INCRÍVEL BELEZA NATURAL DA PHRA NANG BEACH
Não existe em Railay outra praia tão bela quanto Phra Nang. Com um areal encravado por entre incríveis escarpas calcarias cobertas de vegetação e banhado por águas translúcidas, este é um local onde a natureza parece ter-se esmerado aquando da sua criação. A praia de Phra Nang já foi por diversas vezes distinguida como uma das mais belas do planeta e bastou um breve olhar para percebermos que esse título lhe assenta na perfeição.




.VISITE O PHRA NANG SHRINE E SURPREENDA-SE COM A SINGULARIDADE DESTE PEQUENO SANTUÁRIO 
Visitar este santuário situado num dos extremos da praia de Phra Nang irá revelar-se uma daquelas experiências que seguramente será recordada pela sua singularidade. O espaço sagrado que ocupa o interior de uma pequena gruta é dedicado a uma divindade bastante venerada pelos habitantes da região e que é vista como um valiosos símbolo de fertilidade. A visita ao local é, não só, impactante mas também hilariante, uma vez que o espaço se encontra decorado com inúmeras esculturas de pénis que ali foram deixadas como oferendas num qualquer ritual de devoção. 




.ACORDE CEDO, RELAXE E DÊ UM (OU MAIS) MERGULHOS NA BELÍSSIMA RAILAY WEST BEACH
Com um areal extenso, águas cristalinas e abraçada por vistosas escarpas rochosas, esta é outra das praias da península que não pode ficar de fora do roteiro de quem visita a região. Railay West Beach é especialmente calma pela manhã quando a luz do sol ainda quase não transpôs as vertentes rochosas que a abraçam e os visitantes nela presentes se contam pelos dedos de uma mão. Este é o momento ideal para desfrutar plenamente deste pequeno pedaço de paraíso. Aproveite a calma matinal para caminhar sobre a areia ao mesmo tempo que contempla o incrível cenário que tem diante si.




.ASSISTA AO MAIS MEMORÁVEL PÔR-DO SOL DE RAILAY NO AREAL DA PHRA NANG BEACH
Depois de explorar os segredos da península, regresse a Phra Nang Beach para assistir ao pôr-do-sol. À medida que o dia se despede, o céu pinta-se de tons quentes que refletidos nas águas serenas do Mar de Andamão criam um cenário quase surreal. Sente-se sobre a areia e enquanto bebe uma cerveja local seja testemunha de um momento que apesar de simples marcará certamente a sua passagem por esta região de Tailândia.  




.ACORDAR CEDO E EM SILÊNCIO TESTEMUNHAR O AMANHECER NA ZONA DE EAST RAILAY 
Assistir ao amanhecer em Railay é uma daquelas experiências que vão fazê-lo pensar que, afinal, vale a pena acordar cedo. Envolta por um silêncio quase total a zona oriental da península vai sendo brindada pelos primeiros raios de sol que de forma progressiva lhe revelarão os contornos das enormes falésias que dão forma a esta região do país. Sente-se sobre o muro de betão que delimita a orla e assista ao despertar de um novo dia. 


 

.CAMINHE ATÉ AO RAILAY VIEWPOINT E VEJA AS PRAIAS DA PENÍNSULA DE UMA OUTRA PERSPETIVA
Este é um trilho curto mas exigente, uma vez que o desnível imposto é bastante acentuado, sendo em alguns trechos necessário recorrer a cordas para auxiliar na progressão. Em períodos de maior humidade o piso de terra torna-se bastante escorregadio, exigindo alguma agilidade para transpor os obstáculos que vão surgindo. Ainda assim esta é uma caminhada acessível a quem esteja minimamente em forma e disposto a sujar-se um pouco. 
À chegada ao topo o seu esforço será recompensado com vistas impressionantes sobre as praias de Railay East e West. 




.CONTINUE A CAMINHADA E SERÁ SURPREENDIDO COM A INCRÍVEL PRINCESS LAGOON
Depois de se deslumbrar com as vistas a partir do viewpoint sugerimos-lhe que continue até um dos mais valiosos tesouros desta área de península. Se decidir seguir o nosso conselho tenha em conta que este é porventura o trecho mais exigente do percurso, no qual será posto à prova por um mão cheia de obstáculos naturais. Uma vez alcançado o objetivo, o seu esforço e audácia serão recompensados com um lugar que parece ter sido tirado de um mundo de fantasia. Encravada por entre vertiginosas paredes rochosas cobertas de vegetação surge uma lagoa de águas azul-esmeralda onde é possível nadar. 




.FAÇA UMA VIAGEM AO INTERIOR DA TERRA COM A VISITA À THAM PHRANANG NAI CAVE (DIAMOND CAVE)
Também conhecida como Diamond Cave, esta gruta impressiona pelas grandes galerias, no interior dos quais é possível observar vistosas formações calcarias que ganham ainda mais destaque perante os pontos de iluminação artificial presentes ao longo do caminho. O percurso é realizado sobre um passadiço de madeira que permite ao visitante explorar em segurança as diversas áreas que compõem esta pequena maravilha subterrânea. Esta será uma experiência pouco demorada mas que ainda assim vale a pena realizar, não só pela beleza do local mas também pelas temperaturas mais frescas que ali encontrará. 




.REALIZAR UMA DAY TRIP PARA CONHECER ÀS 4 ILHAS SITUADAS A DOIS PASSOS DA COSTA 
Este é um dos passeios mais procurados em Railay, uma vez que permite ao visitante, num curto espaço de tempo, conhecer uma mão cheia de praias idílicas, mergulhar em águas cristalinas e caminhar sobre bancos de areia que, durante a maré baixa ligam pequenas ilhas desertas. O tour pode ser comprado em qualquer agência da península e efetua passagens por Koh Poda, Chicken Island, Tup Island assim como na lindíssima Koh Tap. A maior parte dos tours são realizados em grupo, com a deslocação a ser feita a bordo de um típico longtail boat. 




.APANHE UM LONGTAIL BOAT E VÁ CONHECER A BONITA (MAS MAIS MOVIMENTADA) PRAIA DE AO NANG
O trajeto até Ao Nang não dura mais de 15 minutos e pode ser realizado num dos longtail boats ancorados em Railay West. Se a viagem se revela só por si uma experiência única, proporcionando ao visitante vistas incríveis para as falésias que dão forma à costa, à chegada irá deparar-se com um cenário menos resguardado que Railay. A praia de Ao Nang é composta por uma longa faixa de areia ladeada por lojas, bares, restaurantes que apesar de lhe conferirem uma atmosfera visivelmente mais turística não lhe retiram o encanto. Esta área é também um excelente ponto de partida para explorar a região, uma vez que tem ligação por estrada com Krabi e outros pontos de interesse. Sugerimos que fique pelo menos dois dias em Ao Nang.




.SE TIVER A OPORTUNIDADE APROVEITE TAMBÉM PARA VISITAR E SENTIR O PULSO À CIDADE DE KRABI 
A cidade de Krabi irá revelar-lhe um faceta bem mais autêntica da vida de quem ali vive. Neste local o visitante encontrará os típicos mercados tradicionais, templos budistas, lojas orientadas para a população e um passeio ribeirinho que merece ser percorrido. Se tiver a oportunidade de visitar a cidade não deixe passar a oportunidade de subir os 1260 degraus do Tiger Cave Temple para ter uma das melhores vista da região. 




ALGUNS LOCAIS DA REGIÃO AOS QUAIS SE PODE CHEGAR A PARTIR DE RAILAY


.ILHAS PHI PHI
Não há agência de viagens em Railay que não proponha uma daytrip às famosas ilhas Phi Phi, situadas algures na Baía do Mar de Andamão. Este pequeno arquipélago ganhou fama depois de no ano 2000 ter sido o cenário escolhido para a realização do filme "The Beach". Desde então acabou por se transformar num dos destinos mais divulgados da Tailândia, graças às suas paisagens, escarpas rochosas cobertas de vegetação e enseadas de areia branca banhadas por águas translúcidas. Se pretender conhecer estas ilhas de forma mais profunda sugerimos então que passe alguns dias em Phi Phi Don, a única habitada e o principal ponto de partida para explorar o resto do arquipélago. 




.KOH LANTA
De entre as muitas ilhas presentes na costa ocidental desta região do país, Koh Lanta está entre as mais tranquilas e poderá ser uma ótima escolha para quem procura um destino longe das multidões, com praias bonitas, natureza e boas infra-estruturas de apoio ao turismo. Apesar da presença de visitantes, a ilha conserva ainda um ambiente de certa forma rural, com pequenas comunidades piscatórias que vivem o seu dia-a-dia completamente alheadas do frenesim que tem vindo a tomar conta de muitos dos destinos do país.




.PARQUE NACIONAL DE KHAO SOK
O Parque Nacional de Khao Sok alberga uma das florestas tropicais mais antigas do planeta, com uma biodiversidade extremamente rica que poderá ser observada durante a sua visita. No coração de toda esta área protegida encontra-se o lago Cheow Lan que se destaca pelas suas paisagens naturais pautadas por enormes picos rochosos cobertos de vegetação. A experiência de conhecer Khao Sok poderá ser ainda mais valorizada se o visitante optar por pernoitar num bungalow flutuante. 




INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGAR A RAILAY:
As praias de Railay situam-se numa península à qual só é possível chegar por via marítima. Apesar da sua localização ser à primeira vista um pouco remota, a verdade é que este local é atualmente um dos mais famosos e belos destinos da região. Para alcançar Railay, o visitante deverá primeiro realizar o trajeto por estrada até Krabi ou Ao Nang, viajando depois de barco a partir de um desses pontos. Existe igualmente a opção de realizar o trajeto de Speedboat ou ferry desde Koh Lanta, Phuket ou das ilhas Phi Phi. 
  • DESDE KRABI (AEROPORTO): Se o visitante pretender chegar a Railay por via aérea  deverá voar para o aeroporto de Krabi (KBV). No exterior do terminal irá encontrar um pequeno bus (azul) que de forma frequente circula entre este ponto e o Cais de Nan Mao. A tarifa para este trajeto é de 100THB. Uma vez no cais de Nan Mao deverá apanhar um longtail boat que o fará chegar à península de Railay (East) em aproximadamente de 15 minutos. 
  • DESDE PHUKET: É relativamente fácil chegar à península de Railay tendo como ponto de partida Phuket. O trajeto pode ser realizado não só por via terrestre mas também por via marítima. A primeira opção é mais barata (+/- 400THB) e com uma maior cadência de trajetos (vários durante o dia). Esta viagem tem uma duração média de 4 horas e um custo aproximado de 400THB. No terminal rodoviário de Phuket 1 deverá apanhar um bus até Ao Nang e daí seguir de longtail boat até Railay (100THB). Se pretender chegar a Railay por mar deverá então apanhar um speed boat no Rassada Pier (Phuket) que em pouco mais de uma hora o fará chegar a Railay (East). Ainda que esta opção se revele mais rápida é também mais dispendiosa (entre 700THB e 1000THB).
  • DESDE AS ILHAS PHI PHI: Por serem dos destinos mais famosos da região, a deslocação entre estes dois pontos é assegurada de forma frequente e o visitante não terá qualquer dificuldade em alcançar Railay desde as ilhas Phi Phi. A viagem é realizada por via marítima e poderá  durar entre 40 e 90 minutos (dependendo do tipo de embarcação que escolher). Se o trajeto for feito de speedboat chegá mais rápido ao destino mas a viagem será mais dispendiosa (+/- 700THB). A opção ferryboat é mais lenta mas também mais económica (+/- 400THB).
  • DESDE KOH LANTA: Esta é uma rota bastante popular e como seria de esperar o visitante conseguirá alcançar o seu destino de forma fácil e confortável. A ligação é efetuada por via marítima (speed boat), com o embarque a ser feito no cais de Saladan (Ko Lanta) e a chegada a acontecer em Railay East. Esta viajem tem uma duração aproximada de 90 minutos e um custo que pode variar entre os 900THB e os 1700THB.  

.ONDE DORMIR EM RAILAY:
Por se tratar de um destino turístico bastante conhecido percebemos que seria relativamente fácil encontrar em Railay um alojamento que satisfizesse os nossos critérios de exigência. Durante os dias que ali permanecemos elegemos o Rapala Rock Wood Resort situado na área de Railay East, relativamente perto de restaurantes e algumas lojas. O bungalow que nos acolheu, apesar de simples, estava equipado com w.c. privativo, duche de água quente e uma pequena varanda que se revelou uma excelente mais-valia. Gostámos também da pequena mas refrescante piscina assim como da atmosfera de tranquilidade que paira sobre a propriedade.

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR RAILAY:
No que à meteorologia diz respeito achamos que a melhor altura para desfrutar plenamente da península de Railay é entre Dezembro e Março uma vez que neste período o risco de ocorrência de chuva é relativamente menor. Nestes meses as temperaturas não atingem níveis muito altos e mesmo sendo uma das alturas do ano em que o número de turistas aumenta significativamente achamos que também poderá ser uma ótima escolha para visitar Chiang MaiChiang Rai as Ilhas Phi PhiKrabiKo Chang, Ko Mak e Ko Kood.

.COMO ACEDER À INTERNET NA TAILÂNDIA E EM TODA A REGIÃO DO SUDESTE ASIÁTICO:
Se for daquelas pessoas que não faz questão de estar ligado à internet em permanência, então a rede wifi do alojamento assim como dos bares, cafés e restaurantes que frequentar durante a sua estadia será certamente suficiente para as suas necessidades. No entanto, se fizer questão de se manter conectado ao mundo digital de forma frequente poderá fazer como nós e adquirir um prático e funcional eSim. Durante a nossa viagem pelo Sudeste Asiático usámos a Operadora Saily que mostrou estar sempre à altura das nossa exigências, mesmo em algumas regiões mais remotas. Se optar por esta solução utilize os nossos códigos (PAULAE8084 & JOAOEN5015) e consiga 5 USD de desconto na sua primeira compra.

.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS PARA A TAILÂNDIA: 
Para qualquer viagem de cariz turístico, os cidadãos portugueses não necessitam de visto para estadias inferiores a 60 dias, podendo a permanência no país ser ainda prolongada por um período não superior a 30 dias. Contudo (a partir de Maio de 2025) todos os visitantes estrangeiros deverão (nas 72 horas que antecedem a chegada ao país) realizar um registo digital (TDAC) no qual lhe serão solicitados alguns dados pessoais. Após este processo irá receber no e-mail um QR Code que deverá apresentar em conjunto com o passaporte (com validade de pelo menos seis meses) aquando da sua chegada à Tailândia. O registo on-line (TDAC) deverá ser feito neste SITE.

.CUIDADOS DE SAÚDE:
Esta região da Tailândia é um destino que não exige grandes preocupações a nível de saúde, contudo sugerimos a realização da consulta do viajante antes do inicio a viagem.




PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário