Perdemos a conta aos motivos de interesse que tantas vezes nos obrigaram a parar, sobretudo os Templos budistas presentes no vale e que a espaços nos vão proporcionando deliciosos momentos de introspecção.
Nesta espécie de mundo paralelo tudo parece ser um convite à contemplação e até um simples pôr-do-sol se transforma num espetáculo memorável que recompensa todos aqueles que, tal como nós, fazem questão de o apreciar.
Mas a magia de Pai não se extingue com o final do dia. Depois de anoitecer a cidade transforma-se e as ruas são tomadas por centenas de bancas coloridas onde artesãos locais tentam vender as suas criações. No ar misturam-se os aromas perfumados da comida típica do país que nos atraem e deixam com vontade de provar tudo. Os mercados noturnos são o verdadeiro coração não só de Pai mas também das restantes cidades do país onde turistas e locais se misturam, partilhando histórias, sorrisos e sabores.
VISITAR PAI - 10 LOCAIS E EXPERIÊNCIAS QUE DEVE INCLUIR NO SEU ROTEIRO
.PERCORRER OS SINUOSOS TRILHOS QUE DÃO FORMA AO PAI CANYON
Na zona sul de Pai encontra-se um dos mais populares pontos de interesse da cidade. O Pai Canyon é composto por um pequeno conjunto de trilhos que serpenteiam por entre uma densa área florestal. Ainda que este seja um local muito procurado por turistas convém ter em conta que percorrer estes caminhos íngremes implica alguma destreza e equilíbrio uma vez que os terrenos que dão forma ao "desfiladeiro" são maioritariamente compostos por uma espécie de areia. Se visitar o Pai Canyon não corra riscos desnecessários e avance só até onde se sentir à vontade.
.VISITAR A MEMORIAL BRIDGE E CAMINHAR SOBRE UM IMPORTANTE MARCO DA 2° GUERRA MUNDIAL
A Memorial Bridge é um dos mais importantes marcos históricos de Pai. A ponte que hoje vemos substitui uma outra de madeira ali erguida pelas tropas japonesas durante a 2° Guerra Mundial como parte integrante dos planos de invasão do território da antiga Birmânia. Com o final do conflito a passagem acabou destruída, sendo mais tarde reerguida com a aparência atual, facilitando assim o trânsito de pessoas e veículos entre as duas margens do rio Tha Pai.
.O WAT LUANG É SÓ UM DOS MUITOS TEMPLOS DE PAI QUE MERECEM SER VISITADOS
Ao contrário de Chiang Mai e Chiang Rai, em Pai não existem templos extraordinários como o Templo Branco, o Templo de Prata ou o Templo Azul, contudo na zona mais central encontrará uma mão cheia de bonitos santuários budistas que merecem um pouco da sua atenção. De entre os vários que visitámos gostámos especialmente do Wat Luang não só por ser um dos mais antigos da cidade mas sobretudo pela arquitetura típica da região na qual se vê uma clara influência Birmanesa.
.SUBIR ATÉ AO BIG BUDDHA (WAT PHRA THAT MAE YEN) E ASSISTIR AO PÔR-DO-SOL
Numa das colinas que se erguem ao redor de Pai situa-se uma enorme estátua de Buda que "oferece" vistas espetaculares não só sobre a cidade mas também para as paisagens rurais típicas desta região. Depois de visitar o pequeno templo situado na área inferior suba as quase três centenas de degraus que conduzem turistas e fiéis aos pés do grande Buda que parece vigiar todos aqueles que ali chegam. Ainda que a visita possa acontecer a quer hora do dia, sugerimos que esta aconteça ao final da tarde de forma a assistir (de um ponto privilegiado) ao momento em que o sol se esconde para lá das montanhas que se erguem no horizonte.
.PERDER-SE POR ENTRE AS BANCAS QUE A CADA FINAL DE TARDE ENCHEM DE COR O MERCADO NOTURNO
Todas as noites a rua principal de Pai transforma-se num movimentado mercado onde os habitantes locais expõem e tentam vender os seus produtos aos turistas que ali se deslocam. Se visitar o "Night Market" de Pai poderá aproveitar para comprar algumas lembranças da região ou para aconchegar o estômago com as deliciosas comidas típicas preparadas na hora. Se procura experimentar algo diferente sugerimos que prove a tradicional panqueca de arroz preto guarnecida com sementes de sésamo e leite condensado.
.VISITAR O YUN LAI VIEWPOINT E DESLUBRAR-SE COM AS VISTAS SOBRE AS MONTANHAS DA REGIÃO
Depois de uma subida bastante íngreme chegará a um dos mais fantásticos miradouros presentes na região. Por se situar num ponto privilegiado, o Yun Lai Viewpoint permite ao visitante contemplar de forma clara as montanhas que moldam as paisagens do norte da Tailândia. Ainda que para aceder ao local seja necessário pagar uma pequena taxa achamos que as vistas que dali se conseguem justificam plenamente o gasto.
.SENTIR-SE NUMA ESPÉCIE DE OÁSIS DE COR AO VISITAR OS BONITOS JARDINS DA CHINESE VILLAGE
A dois passos do Yun Lai Viewpoint situa-se este lindíssimo jardim que tendo em conta a paisagem envolvente aparenta estar claramente fora do contexto. As cores e os padrões criados pelas flores que preenchem os muitos canteiros que dão forma ao jardim são dignos de ser apreciados e justificam a taxa cobrada para aceder ao local. Pode ainda pagar um montante extra e banhar-se na refrescante piscina ali existente.
.REFRESCAR-SE NOS DIVERSOS NÍVEIS DA BONITA MO PAENG WATERFALL
Se o calor apertar sugerimos então a visita à Paeng Waterfall onde certamente se poderá refrescar nas piscinas existentes nos diversos níveis que a compõem. Ainda que não sejam as mais belas quedas de água da região percebemos que são as de mais fácil acesso assim como aquelas em que o preço do ingresso é mais em conta. Uma vez que este é um local muito procurado por turistas sugerimos que o visite logo pela manhã, altura em que a presença de pessoas é relativamente menor.
.CAMINHAR SOBRE A BAMBOO BRIDGE E APAIXONAR-SE POR UMA DAS MAIS BELAS PAISAGENS DA REGIÃO
Numa área rural, abraçada por incríveis montanhas, situa-se aquele que para nós foi o local mais espetacular que visitámos durante a nossa passagem por Pai. Imagine-se numa pequena aldeia rodeada por infindáveis campos de arroz só acessíveis através de uma longa ponte de bamboo (Kho Ku So Bamboo Bridge) que de certeza lhe proporcionará alguns dos mais bonitos retratos da sua viagem pelo norte da Tailândia. Esta espécie de pequeno paraíso situa-se a meia dúzia de quilómetros de Pai e ainda que o acesso à ponte e aos arrozais seja pago achamos que vale mesmo a pena visitar este local.
.EXPLORAR E DESCUBRIR OS SEGREDOS QUE SE ESCONDEM NA MISTERIOSA NAM LOD CAVE
Ainda que se situe a cerca de 50 km's de Pai, a Nam Lod Cave merece ser incluída no roteiro de quem pretende conhecer o melhor que o norte da Tailândia tem para oferecer a que o visita. Esta incrível rede de grutas que se estende por quase 2000 metros guarda no seu interior um rio onde o visitante poderá realizar um passeio de reconhecimento a bordo de uma pequena jangada. A exploração deste local acontece na companhia de um guia e conduz-nos através de diversas galerias subterrâneas que na pré-história eram utilizadas como cemitério. Uma vez que este sistema de grutas é composto por três áreas distintas o preço do ingresso varia consoante o número de locais que pretender conhecer. De forma a viver a experiência ...... sugerimos que realize a visita completa.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
.COMO CHEGAR A PAI:
Por se tratar de uma região bastante turística e qualquer que seja o meio de transporte escolhido temos a certeza de que o visitante não encontrará qualquer dificuldade em alcançar e visitar a bonita cidade de Pai.
- DESDE BANGKOK: Ainda que Pai não seja servido por nenhum aeroporto a viagem por via aérea poderá ser feita da capital da Tailândia até Chiang Mai, seguindo depois de autocarro até ao destino desejado. Se optar por realizar a viagem totalmente por terra então deverá contar com uma longa jornada que em alguns casos pode durar entre 17 e 20 horas.
- DESDE CHIANG RAI: Neste caso o autocarro é a forma mais prática de realizar o trajeto entre Chiang Rai e Pai (via Chiang Mai) com a viagem a ter uma duração de cerca de 8 horas. Poderá também realizar a viagem de carro ou mota alugada contudo esta opção implicará um custo superior assim como alguma destreza no manuseamento de um qualquer veículo de duas ou quatro rodas.
- DESDE CHIANG MAI: Chegar a Pai vindo de Chiang Mai implicará uma deslocação de van que dura em média 4 horas. Este é um trajeto bastante popular e o visitante não encontrará grandes dificuldades em reservar a viagem numa das muitas agências presentes na zona mais central de Chiang Mai.
.COMO NOS DESLOCÁMOS:
Ainda que alguns dos locais listados neste artigo possam ser facilmente alcançados a pé a verdade é que alguns pontos de interesse de Pai se situam a uma distância considerável da zona mais central. Se tal como nós se sentir à vontade sobre duas rodas, sugerimos então que alugue uma scooter de forma a ter alguma liberdade de movimentos. Durante a nossa passagem pela cidade demo-nos conta da existência de muitos estabelecimentos que propõem o aluguer destes veículos com os preços a variar entre os 250THB e os 400THB (dependendo do modelo e da cilindrada da mota que escolher).
Em alternativa o visitante poderá recorrer ao táxi ou às aplicações digitais (GRAB/BOLT) para chegar ao local desejado.
.QUANTOS DIAS FICÁMOS EM PAI:
De forma a rentabilizar ao máximo o tempo assim como os locais que queríamos visitar durante a a nossa passagem pela região norte do país, optámos por permanecer dois dias completos em Pai. Ainda que a cidade tenha diversos pontos de interesse ficámos claramente com a ideia de que o tempo que a ela dedicámos se revelou suficiente para conhecermos o que trazíamos referenciado.
.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR PAI:
No que à meteorologia diz respeito achamos que a melhor altura para viajar para Pai é entre Novembro e Fevereiro uma vez que neste período o risco de ocorrência de chuva é relativamente menor. Ainda assim é igualmente nestes meses que a qualidade do ar acaba por ser afetada pelo fumo dos incêndios que todos os anos tomam conta desta região. Mesmo sendo uma das alturas do ano em que o número de turistas aumenta significativamente, esta janela temporal é também uma ótima escolha para visitar Chiang Mai, Chiang Rai as Ilhas Phi Phi, Krabi, Railay, Ko Chang, Ko Mak e Ko Kood.
.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS:
Para qualquer viagem de cariz turístico, os cidadãos portugueses não necessitam de visto para estadias inferiores a 60 dias, podendo a permanência no país ser ainda prolongada por um período não superior a 30 dias. À chegada à Tailândia o visitante deverá estar munido de um passaporte com validade de pelo menos seis meses no qual será carimbada a devida autorização de entrada no país.
- OUTROS ARTIGOS SOBRE A TAILÂNDIA:
- Roteiro para conhecer as mais belas praias do Mar de Andamão
- De Phuket a Koh Lipe - Roteiro para 12 dias de viagem
- Ayutthaya - Como chegar à antiga capital da Tailândia desde Bangkok
- Mercado Flutuante Damnoem Saduak - Guia completo
- Bangkok - O que fazer e visitar na incrível capital da Tailândia
- Chiang Rai - O norte da Tailândia em todo o seu esplendor
- Chiang Mai - O que fazer e visitar na capital cultural da Tailândia
- Sukhothai - Uma incrível viagem ao passado glorioso da Tailândia (brevemente)
Sem comentários:
Enviar um comentário