quarta-feira, 12 de novembro de 2025

PHUKET OLD TOWN - O QUE FAZER NA CAPITAL DA MAIS FAMOSA ILHA DA TAILÂNDIA


Sabíamos de antemão que a nossa passagem por Phuket nos proporcionaria um contacto direto com aquele que porventura será o mais popular destino turístico da Tailândia. Desde há décadas que os areais que moldam as zonas situadas a sul da península vêm assistindo à chegada de milhares de turistas internacionais que ali se deslocam guiados pela ilusão de que serão surpreendidos por um vistoso paraíso natural ideal para desfrutar dos tão merecidos dias de férias. 
Mas estará Phuket verdadeiramente à altura daquilo que promete ser? À primeira vista talvez até possa impressionar pela sua aparência exótica, colorida, quente e com praias onde a animação não se extingue com o pôr-do-sol. Ainda que aqui tudo pareça acontecer de forma natural a verdade é que a pressão que o turismo exerce sobre este pequeno território é quase esmagadora e muito do que vemos é marcado por movimentos e ações quase encenadas para satisfazer o visitante. Muitos são os locais que promovem a venda de experiências autênticas numa qualquer ilha paradisíaca mas a verdade é que, na maioria dos casos, acabam por se revelar uma versão bastante diluída de um cocktail que perspectivávamos delicioso. 




Mesmo depois de visitar algumas das suas mais belas praias assim como uma mão cheia de ilhas situadas ao longo da costa, foi ao percorrer as ruas da principal cidade da península que nos sentimos mais próximos daquilo que verdadeiramente nos agrada. Na zona antiga de Phuket deparámo-nos com um cenário menos óbvio, onde as imperfeições para além de serem encaradas com naturalidade parecem também acrescentar algum charme à aparência desleixada que caracteriza esta zona do território. O centro histórico mantém-se visivelmente ligado ao passado comercial da ilha com os edifícios sino-portugueses a desempenharem um papel de destaque na organização da malha urbana. Ao percorrer as ruas estreitas o nosso olhar vai-se deliciando com as bonitas fachadas coloniais que apesar de desgastadas não perderam o brilho que em tempos as caracterizou. Mas há também os templos, os mercados, as lojas, as bancas de rua e os cafés que se revelam o local ideal para uma pausa quando o corpo reclama por algum descanso.



Phuket não está definitivamente no topo da lista de locais que mais gostámos de visitar na Tailândia mas a nossa passagem pela ilha acabou por nos dar a oportunidade de testemunhar o lado mais turístico do país. Mesmo assim mantém-se como uma das mais importantes portas de entrada no território assim como um excelente ponto de partida para conhecer outros destinos da região, oferecendo acesso fácil a diversas ilha vizinhas.  


À DESCOBERTA DA OLD TOWN DE PHUKET
12 LOCAIS E EXPERIÊNCIAS QUE DEVE INCLUIR NO SEU ROTEIRO


.PERDER-SE NAS RUAS DA "OLD TOWN" DE PHUKET E TESTEMUNHAR O QUOTIDIANO DAS GENTES LOCAIS
Ao percorrer as ruas da zona antiga de Phuket poderá desde logo ambientar-se  com a dinâmica da cidade ao mesmo tempo que observa o comportamento das suas gentes. Aproveite este primeiro contacto com o principal centro habitacional da ilha para apreciar a arquitetura colonial que embeleza a área mais central assim como para fixar alguns pontos de referência que certamente se mostrarão úteis no momento em que se lançar numa exploração mais intensa. Será por entre ruelas estreitas e fachadas pintadas de tons suaves que os verdadeiros tesouros da zona velha de Phuket se irão revelar. Não tenha pressa em avançar até porque só assim conseguirá viver a experiência em toda a sua plenitude. 




.PECORRER A THALANG ROAD E APRECIAR OS EDIFÍCIOS COLONIAIS QUE NELA SE ALINHAM
Percorrer a Thalang Road é ter a oportunidade de caminhar no interior de um postal ilustrado no qual a cor é o seu maior argumento. O conjunto de fachadas de origem sino-portuguesas que ladeiam a rua poderiam muito bem ser comparadas a uma vistosa paleta de tons vivos que criam um cenário quase cinematográfico, digno de ser fotografado. Mas nos edifícios que dão forma a esta que é uma das mais famosas artérias da cidade de Phuket destacam-se também as janelas delicadamente trabalhadas assim como as portas de madeira adornadas com motivos que nos remetem para outras latitudes. Aproveite ainda para lançar o olhar sobre as bem arranjadas lojas de artesanato que ali encontraram o seu espaço e que poderão muito bem ser o local ideal para comprar o tal souvenir que mais tarde recordará a sua passagem por Phuket. 




.VISITAR A SOI ROMANEE E PERCEBER QUE ESTA RUA É UM DOS LOCAIS MAIS FOTOGÉNICOS DE PHUKET
Visitar esta pequena rua situada no coração da cidade antiga de Phuket é ter a oportunidade de conhecer um dos cenários mais fotogénicos desta zona da ilha. Se no passado a Soi Romanee era conhecida pelo ambiente boémio que atraía os marinheiros e comerciantes que chegavam à ilha, com o passar dos tempos o espaço foi-se reinventando e os edifícios nela presentes são hoje bonitos e bem arranjados testemunhos de uma era em que a realidade de Phuket era bem diferente. Este é um local único que para além de convidar à contemplação também se revelará o pano de fundo ideal para alguns dos retratos mais coloridos da sua viagem. 




.ENTRAR NO WAT KLANG E TESTEMUNHAR UM QUALQUER RITUAL BUDISTA QUE ALI SE REALIZA
Ao aceder ao interior do Wat Klang, o visitante ficará com a sensação de que este bonito templo budista foi esquecido pelos turistas que visitam a cidade, tal é a calma e a tranquilidade que ali se fazem sentir. Durante a visita irá constatar que o espaço é sobretudo frequentado por habitantes locais que ocasionalmente ali vêm expressar a sua fé, quer seja numa sentida interação com a estátua de Buda presente no interior do edifício principal ou simplesmente acendendo meia dúzia de pequenos pauzinhos de incenso que devido à sua composição libertam um agradável fumo perfumado.  




.VISITAR O MERCADO RANONG E CONHECER UMA DAS FACES MAIS GENUÍNAS DE PHUKET
O Mercado Ranong é uma daquelas faces de Phuket que raramente vem assinalada nos roteiros turísticos. Este movimentado local situado no coração da zona velha destaca-se por refletir de forma simples e autêntica o quotidiano dos habitantes da cidade que ali se deslocam para comprar uma boa parte dos bens essenciais que consomem no seu dia-a-dia. Ali não se deparará com um daqueles  espaços cuidadosamente maquilhados para agradar ao turista mas sim com um espaço cru, quase caótico e no qual a mistura de aromas poderá não agradar aos visitantes mais sensíveis. 




.DELICIAR-SE COM A COMIDA TÍPICA TAILANDESA COMPRADA NUMA QUALQUER BANCA DE RUA
Poucas serão as experiências capazes de captar a essência e a simplicidade do povo tailandês como o ritual de saborear sem pressas uma refeição comprada numa qualquer banca de rua. Em Phuket assim como na maioria das regiões do país a comida de rua não é apenas uma opção económica de aconchegar o estômago, é sobretudo uma ação banal do quotidiano realizada de forma natural. Muitos serão certamente os pequenos restaurantes improvisados com que se cruzará durante a sua visita. Escolha então o prato que mais lhe agrada e em conjunto com os habitantes locais delicie-se com os incríveis sabores da culinária da Tailândia. 




.VISITAR OS TEMPLOS DE ORIGEM CHINESA QUE SE ESCONDEM NA ZONA ANTIGA DE PHUKET (HAINAN SHRINE)
Ao passear pela área mais antiga de Phuket irá certamente perceber que para além da herança cultural chinesa ainda estar bem presente nesta zona da cidade também se integra de forma perfeita na arquitetura dos edifícios que nela se erguem. Se as fachadas de origem sino-portuguesa enchem de cor muitas das ruas do centro histórico, os templos e santuários mostram-se valiosos refúgios de paz e espiritualidade que de certa forma contrabalançam a personalidade permanentemente inquieta de Phuket. Estes espaços religiosos que por norma se situam escondidos por entre a malha urbana irão desvendar-lhe uma faceta de Phuket que faz questão de manter intactas as ligações que a ligam ao passado. Dos muitos espaços sagrados de origem chinesa situados na zona antiga, o Hainan Shrine está não só entre os mais belos mas também um dos que merece mesmo ser incluído no seu roteiro. 




.LANÇAR-SE À DESCOBERTA DAS INÚMERAS OBRAS DE STREET ART QUE DÃO COR À CIDADE (DIBUK ROAD)
Percorrer ao acaso as ruas da "old town" e dessa forma ir descobrindo as inúmeras obras de street art que as enchem de cor é talvez a forma mais divertida de explorar esta zona da cidade. A alma criativa dos artistas desta região dão vida às paredes desgastadas, transformando-as em vistosas telas que para além de celebrarem a cultura local também retratam momentos e personagens marcantes da história do país. A arte urbana de Phuket proporciona ao visitante a realização de uma agradável viagem visual que surpreende pela originalidade. 




.ALMOÇAR EM CONJUNTO COM OS HABITANTES LOCAIS NO LOCK TIEN FOOD CENTER
O Lock Tien Food Center é uma das áreas de restauração mais famosas da cidade uma vez que oferece ao visitante uma imersão na culinária tradicional da região. Instalado numa pequena área coberta composta por diversas bancas, este espaço é um ótimo local para realizar, não só, uma refeição económica mas acima de tudo para descobrir alguns dos mais deliciosos pratos da Tailândia. Junte-se aos habitantes locais e embarque numa experiência que certamente irá marcar a sua passagem por Phuket.




.AO VISITAR O SAN CHAO JUI TUI IRÁ TESTEMUNHAR A FÉ E OS RITUAIS BUDISTAS DO POVO DE PHUKET
Considerado o templo mais visitado de Phuket, O San Chao Jui Tui situa-se no coração da cidade e distingue-se por se manter, apesar da forte presença de visitantes, profundamente enraizado na vida religiosa das gentes da região. A arquitetura exterior é de uma beleza notável, na qual se destacam os detalhes dourados assim como o inevitável vermelho. Já no interior para além das imagens de diversas divindades o visitante irá certamente deparar-se com uma atmosfera extremamente intimista pautada pelo perfume do incenso e pelo suave murmúrio dos fiéis que ali se deslocam.




.TERMINAR O DIA POR ENTRE AS BANCAS IMPROVISADAS QUE DÃO VIDA AO SUNDAY NIGHT MARKET
Se a sua estadia na zona velha de Phuket coincidir com um domingo então não deverá deixar de visitar o Sunday Night Market. Depois do entardecer (entre as 16:00 e as 22:00) a principal artéria transforma-se num enorme espaço pedestre repleto de bancas de comida, artistas de rua e pequenas lojas improvisadas nas quais são vendidas as mais variadas peças de artesanato. Pouco a pouco a cidade vai sendo tomada por uma atmosfera descontraída onde turistas e habitantes locais se misturam de forma natural, como se todos fizessem parte da mesma realidade.




.SUBIR ATÉ AO BIG BUDDHA E DESLUMBRAR-SE COM AS INCRÍVEIS VISTAS QUE DALI SE CONSEGUEM
Situada a norte da cidade de Phuket, no ponto mais alto de uma colina, a estátua do Big Buda destaca-se claramente da paisagem envolvente. Se a beleza e imponência do monumento não se revelasse um motivo suficientemente tentador para subir até este local, as vistas que dali se conseguem facilmente dissipariam qualquer dúvida que pudesse existir a esse respeito. A partir daquela espécie de varanda sobre a ilha avistam-se os contornos que dão forma a este pedaço de território, com especial destaque para as diversas baías, praias, florestas assim como meia dúzia de aglomerados urbanos. Não tenha pressa de abandonar o local até porque o cenário é realmente maravilhoso e convida a uma contemplação mais demorada. 





PHUKET - AS PRAIAS QUE MAIS GOSTÁMOS DE VISITAR


.PRAIA KAMALA
Situada na costa ocidental da ilha, a norte da cidade de Phuket, esta praia é bastante procurada por visitantes que privilegiam a tranquilidade em detrimento do ambiente festivo que caracteriza muitos dos locais presentes na zona sul da península. O areal com aproximadamente 2 km's é flanqueado por um luxuriante braço de vegetação que proporciona ao visitante de ocasião a tão desejada sombra nas horas de maior calor. Caso opte por ficar alojado num dos hotéis ali existentes poderá desfrutar das espreguiçadeiras e chapéus de sol que se alinham sobre o areal.

.PRAIA DE PATONG
A praia de Patong está definitivamente no centro da animação que caracteriza a zona sul de Phuket. O areal que lhe dá forma é o mais longo da ilha mas por culpa da sua popularidade acaba também por ser o mais movimentado e, por consequência, aquele onde a presença de lixo é mais visível. A presença de turistas em número acima do normal, o constante vai-e-vem de vendedores ambulantes assim como a música tocada em níveis pouco aceitáveis são (na nossa opinião) os pontos menos positivos. Se o visitante procura festas, música, bares, diversão e alguma dose de loucura então é nesta área que deverá hospedar-se. 

.FREEDOM BEACH
Se o visitante ficar hospedado em Patong mas pretender desfrutar de uma praia mais tranquila então sugerimos que a sua escolha recaia sobre a Freedom Beach, situada a uma curta distância. O acesso faz-se através de uma densa floresta tropical que (por enquanto) parece manter este pequeno paraíso a salvo das grande construções que por estes dias tomaram conta de uma boa parte da península. Uma vez no areal o visitante irá deparar-se com um daqueles paraísos que dificilmente imaginaríamos ainda poder existir num destino turístico como Phuket. 

.PRAIA KARON 
Apesar da Praia de Karon ser uma das maiores e populares da ilha consegue, mesmo assim, manter um ambiente relativamente calmo, sobretudo se fizermos a comparação com a quase caótica praia de Patong, situada a apenas meia dúzia de quilómetros. O areal é suficientemente extenso para que os visitantes se sintam à vontade mesmo nos períodos de maior ocupação, razão pela qual esta praia é um ótimo local para quem procura umas horas à beira-mar sem se afastar muitos das infra-estruturas que dão apoio ao turismo. As águas que banham esta zona da península são por norma calmas (especialmente entre novembro e abril), sendo ideais para quem gosta de nadar. 

.PRAIA KATA
Kata está seguramente no top três das praias mais famosas de Phuket e mesmo gozando de uma tão grande fama, o ambiente que envolve este bonito areal é relativamente tranquilo. Esta zona da ilha divide-se em dois areais (Kata e Kata Noi) que na sua orla são povoados por inúmeras construções ligadas ao turismo nas quais se incluem: hotéis, restaurantes, lojas, bares e agências de viagens. Para além da sua beleza, a praia de Kata é também conhecida como um dos melhores locais da ilha para assistir ao pôr-do-sol.

.PRAIA NAI HARN
A Praia de Nai Harn, situada nas proximidades do extremo sul da ilha, aparenta ser ainda um local pouco explorado por parte dos turistas que visitam Phuket. Com um areal que se estende por quase um quilómetro e com uma mancha florestal que acompanha toda a orla, esta praia destaca-se por ser um valioso refúgio para quem pretende fugir da agitação que já tomou conta das principais áreas da península. Uma vez que o mar nesta zona de Phuket é relativamente calmo, a Nai Harn Beach mostra ser o destino ideal para uma visita com crianças. 

.PRAIA YA NUI
Para além da praia de Ya Nui ser uma das nossas favoritas foi também o local onde passámos mais tempo durante os dias que nos dedicámos à descoberta dos mais belos areais de Phuket. De todas as praias listadas neste artigo, Ya Nui é de longe a mais pequena assim como aquela em que o mar se revelou mais favorável para nadar e praticar snorkling. Esta enseada em forma de meia lua revelou-se igualmente um excelente spot para assistir ao pôr-do-sol. 



ALGUNS LOCAIS DA REGIÃO QUE PODEM SER VISITADOS A PARTIR DE PHUKET


.ILHAS PHI PHI
Não há agência de viagens em Phuket que não proponha uma daytrip às famosas ilhas Phi Phi, situadas algures da Baía do Mar de Andamão. Este pequeno arquipélago ganhou fama depois de no ano 2000 ter sido o cenário escolhido para a realização do filme "The Beach". Desde então acabou por se transformar num dos destinos mais divulgados da Tailândia, graças às suas escarpas rochosas cobertas de vegetação e enseadas de areia branca banhadas por águas translúcidas. Se pretender conhecer estas ilhas de forma mais profunda sugerimos então que passe alguns dias em Phi Phi Don, a única habitada e o principal ponto de partida para explorar o resto do arquipélago. 

.PRAIAS DE RAILAY
Railay é um dos nossos locais favoritos nesta zona da Tailândia. Esta península banhada pelo Mar de Andamão é somente acessível por via marítima e, talvez por isso, guarda ainda um certo ar de paraíso perdido, escondido por entre escarpas rochosas e densas florestas tropicais. Railay oferece um cenário quase jurássico onde a natureza se revela ainda o seu bem mais precioso. Railay Beach, Railay East e Phra Nang são as três praias que dão forma a esta região e ao redor das quais tudo se desenrola. 
.O ARTIGO COMPLETO COM TUDO O QUE PODE FAZER E VISITAR EM RAILAY PODE SER LIDO AQUI.

.KOH LANTA
De entre as muitas ilhas presentes na costa ocidental desta região do país, Koh Lanta está entre as mais tranquilas e poderá ser uma ótima escolha para quem procura um destino longe das multidões, com praias bonitas, natureza e boas infra-estruturas de apoio ao turismo. Apesar da presença de visitantes, a ilha conserva ainda um ambiente de certa forma rural, com pequenas comunidades piscatórias que vivem o seu dia-a-dia completamente alheadas do frenesim que tem vindo a tomar conta de muitos dos destinos do país.

.PARQUE NACIONAL DE KHAO SOK
O Parque Nacional de Khao Sok alberga uma das florestas tropicais mais antigas do planeta, com uma biodiversidade extremamente rica que poderá ser observada durante a sua visita. No coração de toda esta área protegida encontra-se o Lago Cheow Lan que se destaca pelas suas paisagens naturais e de onde despontam os enormes picos rochosos cobertos de vegetação. A experiência de visitar o Khao Sok poderá ser ainda mais valorizada se o visitante optar por pernoitar num bungalow flutuante. 
.O ARTIGO COMPLETO COM TUDO O QUE PODE FAZER E VISITAR EM KHAO SOK PODE SER LIDO AQUI.


INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGAR A PHUKET:
Quer o seu ponto de partida seja um local do território tailandês ou um qualquer destino internacional, a chegada a Phuket poderá acontecer por via terrestre, aérea ou marítima. Por se tratar de uma região bastante turística e qualquer que seja o meio de transporte escolhido, temos a certeza de que o visitante não encontrará qualquer dificuldade em alcançar e visitar aquela que muitos afirmam ser a mais famosa ilha da Tailândia.
  • DESDE BANGKOK: Apesar de ser uma ilha, Phuket é ligada ao continente por uma ponte que permite a chegada a este território insular por via terrestre. Ainda que a viagem de autocarro desde a capital do país seja bastante longa (+/- 14 horas), o trajeto feito neste meio de transporte poderá revelar-se uma excelente opção para quem pretende poupar uma noite de alojamento, até porque grande parte das deslocações entre os dois pontos acontecem durante a noite. Se o visitante pretender chegar a Phuket de forma rápida então poderá fazê-lo por via aérea, uma vez que a ilha é servida por um aeroporto que recebe voos regulares não só de Bangkok mas também de outros destinos nacionais e internacionais. 
  • DESDE SURAT THANI: Uma vez que este é um trajeto de fácil realização, o visitante não encontrará qualquer dificuldade em se deslocar entre os dois pontos. Quer opte por realizar o trajeto de autocarro ou mini-van a partidas são frequentes e a reserva poderá ser realizada on-line ou diretamente com uma agência local. A viagem tem uma duração aproximada de 5 horas e um preço que pode variar entre 300THB e 500THB. 
  • DESDE KRABI: Esta é porventura uma das rotas mais populares de quem viaja nesta região da Tailândia e como seria de esperar o visitante conseguirá alcançar o seu destino de forma fácil e confortável. As ligações rodoviárias (bus e mini-van) entre os dois pontos são frequentes e as tarifas cobradas para o transporte podem variar entre 300THB e 500THB. Esta viagem demora por norma 4 horas a realizar. Existe ainda a opção de viajar entre Krabi e Phuket por via marítima mas para além das tarifas praticadas serem relativamente mais altas, esta deslocação só se realiza de forma mais frequente entre os meses de novembro e abril (estação seca). 

.COMO NOS DESLOCÁMOS EM PHUKET:
Phuket é uma ilha relativamente grande e de forma a conseguirmos alcançar todos os locais assinalados no nosso roteiro optámos por alugar uma mota durante uma boa parte da nossa estadia. Esta opção foi sem dúvida uma aposta ganha uma vez que nos permitiu ter alguma liberdade, gerindo dessa forma o nosso tempo e ritmo. Nos dias dedicados a explorar a zona antiga de Phuket optámos por percorrer esta zona a pé, privilegiando assim o contacto direto com as pessoas e a atmosfera que caracteriza a cidade. 

.ONDE DORMIR EM PHUKET:
Por se tratar de um dos destinos turísticos mais visitados na Tailândia percebemos que seria relativamente fácil encontrar em Phuket um alojamento que satisfizesse os nossos critérios de exigência. Durante os dias que ali permanecemos elegemos um pequeno hostel situado no coração da zona antiga. O RYB Hostel encontra-se também relativamente perto de restaurantes, lojas e supermercados

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR PHUKET:
No que à meteorologia diz respeito achamos que a melhor altura para viajar para Phuket é entre Dezembro e Março uma vez que neste período o risco de ocorrência de chuva é relativamente menor. Nestes meses as temperaturas não atingem níveis muito altos e mesmo sendo uma das alturas do ano em que o número de turistas aumenta significativamente achamos que também poderá ser uma ótima escolha para visitar Chiang MaiChiang Rai as Ilhas Phi PhiKrabi, RailayKo Chang, Ko Mak e Ko Kood.

.COMO ACEDER À INTERNET NA TAILÂNDIA E EM TODA A REGIÃO DO SUDESTE ASIÁTICO:
Se for daquelas pessoas que não faz questão de estar ligado à internet em permanência, então a rede wifi do alojamento assim como dos bares, cafés e restaurantes que frequentar durante a sua estadia será certamente suficiente para as suas necessidades. No entanto, se fizer questão de se manter conectado ao mundo digital de forma frequente poderá fazer como nós e adquirir um prático e funcional eSim. Durante a nossa viagem pelo Sudeste Asiático usámos a Operadora Saily que mostrou estar sempre à altura das nossa exigências, mesmo em algumas regiões mais remotas. Se optar por esta solução utilize os nossos códigos (PAULAE8084 & JOAOEN5015) e consiga 5 USD de desconto na sua primeira compra.

.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS PARA A TAILÂNDIA: 
Para qualquer viagem de cariz turístico, os cidadãos portugueses não necessitam de visto para estadias inferiores a 60 dias, podendo a permanência no país ser ainda prolongada por um período não superior a 30 dias. Contudo (a partir de Maio de 2025) todos os visitantes estrangeiros deverão (nas 72 horas que antecedem a chegada ao país) realizar um registo digital (TDAC) no qual lhe serão solicitados alguns dados pessoais. Após este processo irá receber no e-mail um QR Code que deverá apresentar em conjunto com o passaporte (com validade de pelo menos seis meses) aquando da sua chegada à Tailândia. O registo on-line (TDAC) deverá ser feito neste SITE.

.CUIDADOS DE SAÚDE:
Esta região da Tailândia é um destino que não exige grandes preocupações a nível de saúde, contudo sugerimos a realização da consulta do viajante antes do inicio a viagem.




PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário