quinta-feira, 21 de março de 2019

.CRACÓVIA - ROTEIRO COMPLETO COM VISITAS A AUSCHWITZ E MINAS DE SAL DE WIELICZKA


Viajar deu-me a oportunidade de conhecer sítios incríveis, locais que em alguns casos se prendem a mim e me acompanham mesmo quando tenho de seguir caminho. São muitas as cidades que já percorri e descobri por essa Europa fora, mas só talvez uma dúzia delas tiveram a capacidade de me encantar, obrigando-me literalmente a deixar um pouco de mim, que mais tarde numa outra ocasião, terei de ir recuperar. 
Cracóvia é um desses locais ao qual não me canso de regressar. É uma cidade apaixonante, com gente bonita e que encanta pelo seu charme, pelo ambiente descontraído e pela extraordinária arquitetura.

A cada nova visita não resisto a passear calmamente pelas ruas empedradas do centro histórico, de me sentar numa das muitas esplanadas existentes e beber uma cerveja enquanto vejo a cidade movimentar-se ou entrar num restaurante e deliciar-me com um prato de pierogis ou com uma sopa típica que por aqui é apelidada de zurek . Cracóvia é definitivamente um estimulo para os sentidos. É um amor que nos mima e que quando viramos costas nos pede para regressar. 






.COMO CHEGAR A CRACÓVIA DESDE PORTUGAL
Com o aparecimento dos voo's low cost passou a ser bastante fácil e económico chegar a Cracóvia desde as cidades de Lisboa ou Porto usando as companhias aéreas Ryanair e Vueling.

.DO AEROPORTO PARA O CENTRO DA CIDADE E VICE VERSA
.COMBOIO -  Esta é a forma mais rápida e aquela que utilizámos para alcançar o centro da cidade. Para chegar à estação de comboios do aeroporto basta seguir as indicações existentes à saída do terminal das chegadas, comprar o ingresso numa das máquinas automáticas que encontrará na plataforma e depois de apanhar o comboio, estará em menos de 20 minutos na estação central de Cracóvia. Este serviço circula a cada meia hora, tem um custo de 8zl por pessoas/trajeto e é extremamente confortável, possibilitando até o acesso à rede de wifi de forma gratuita no interior da composição.
.TÁXI - Para aqueles que pretendem um transporte desde a porta do terminal do aeroporto até ao ponto exato onde se situa o alojamento escolhido, o táxi é uma das opções a ter em conta. Neste caso a duração do trajeto é de cerca de 30 minutos, estando obviamente sujeita aos caprichos do trânsito. O custo do serviço varia entre os 90zl e os 110zl.
.SHUTTLE - Este serviço só pode ser adquirido através de uma reserva on-line antecipada. Apesar de se tratar de uma espécie de táxi coletivo mais económico, tem algumas contrariedades em relação à opção anterior. O volume de bagagem é limitado e poderá acontecer que tenha de aguardar pela chegada de outros clientes. O custo é de 80zl e a duração do trajeto pode variar entre 30 e 50 minutos, estando obviamente sujeita aos caprichos do trânsito.  

.COMO SE DESLOCAR
Cracóvia percorre-se facilmente a pé. Esta é na nossa opinião a melhor forma de conhecer o local que visitamos e apesar desta ser a segunda maior cidade da Polónia, todos ou quase todos os pontos de interesse encontram-se agrupados no chamado centro histórico. Somente no caso de durante a sua estadia pretender visitar os Campos de Concentração de Auschwitz ou as Minas de Sal de Wieliczka, aí sim tem de apanhar um transporte para conseguir chegar a esses dois locais.

.O QUE VISITAR 
São mais de mil anos de história que se refletem no incrível conjunto de edifícios que compõem o centro histórico. Sugerimos que dedique dois dias à cidade de forma a poder ficar a conhecer os principais pontos de interesse e se tiver a oportunidade reserve mais um ou dois dias para visitar os Campos de Concentração de Auschwitz ou as Minas de Sal de Wieliczka, ambos os locais situados a uma distância considerável da cidade mas que ainda assim merecem que lhe dedique algum do seu tempo.

.PRAÇA DO MERCADO




.IGREJA DE SANTA MARIA




.MERCADO DOS TECIDOS




.TORRE DA CÂMARA MUNICIPAL




.IGREJA DE S. WOJCIECH




.ULIKA FLORIANSKA




.SAINT FLORIAN'S GATE




.BARBACAN




.IGREJA DOS APÓSTOLOS PEDRO E PAULO




.CIDADELA E CATEDRAL DE WAWEL




.DRAGÃO DE WAWEL




.IGREJA DE S. MICHAEL




.ANTIGO GHETTO DE CRACÓVIA (KAZIMIERZ)




.FATHER BERNATEK'S FOOTBRIDGE




.ANTIGA FÁBRICA DE OSCAR SHINDLER




.UM DIA PARA VISITAR OS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO DE AUSCHWITZ E BIRKENAU
Do lado de lá do vidro da carrinha que nos transportou desde Cracóvia, surge a placa que anuncia a nossa chegada aos campos de concentração de Auschwitz-Birkeanau.
De súbito o ambiente descontraído que se vivia até então, dá lugar a um silêncio incomodativo, e as expressões faciais de quem nos acompanha naquela viagem alteram-se numa ação de auto defesa, como se antevissem as sensações que estão prestes a viver. 
Centenas de pessoas amontoam-se no pequeno descampado que antecede a passagem sob o famoso letreiro adornado com a citação "Arbeit Macht Frei", que de forma irónica deu as boas vindas aos mais de um milhão de pessoas que tragicamente aqui chegaram para viver os derradeiros momentos das suas vidas....
.A CRÓNICA COMPLETA SOBRE A NOSSA PASSAGEM POR AUSCHWITZ-BIRKENAU PODE SER LIDA AQUI.







.UM DIA PARA VISITAR AS MINAS DE SAL DE WIELICZKA
Muito mais que um local de extração de sal, a Mina de Wieliczka é um importante marco histórico da cidade e do país. É uma autêntica cidade subterrânea que desde os meados do século XIII foi crescendo e ganhando proporções megalómanas. 
Atualmente este é um dos pontos turísticos mais visitados da Polónia, fazendo parte da prestigiada lista da UNESCO que o considera património da humanidade. 
.A CRÓNICA COMPLETA SOBRE A NOSSA VISITA ÁS MINAS DE SAL DE WIELICZKA PODE SER LIDA AQUI.






-OUTRAS CRÓNICAS SOBRE A POLÓNIA:
Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na página do Diário das Viagens no Facebook. 

Sem comentários:

Enviar um comentário