quarta-feira, 27 de março de 2019

.À CAÇA DE DUENDES EM WROCLAW - POLÓNIA


Wroclaw parece ter sido invadida por pequenas criaturas que se enquadram de forma perfeita no ambiente descontraído que reina nas ruas desta bonita cidade situada no sul da Polónia.
São Duendes de aspeto ternurento e estão espalhados por toda a parte, vigiando os passos de todos daqueles se passeiam pela cidade. Diz-se que são para lá de três centenas as pequenas figuras de bronze que se escondem nos mais variados locais, fazendo muitas vezes questão de nos surpreender. 

Conhecê-los a todos será com certeza uma tarefa difícil de concretizar. O melhor mesmo é aventurar-se ao acaso pelas ruas e pouco a pouco ir descobrindo as pequenas estatuetas que em muitos casos se encontram perto dos principais pontos turísticos.  
Se hoje são uma das imagens de Wroclaw muito se deve a um movimento alternativo que surgiu no final dos anos 80. Como forma de protesto contra o regime existente, começaram a surgir pintadas nas paredes da cidade, imagens de pequenos anões que rapidamente se transformaram num símbolo da revolta popular. Em 2001 o município decidiu homenagear o grupo, criando a primeira destas figuras mitológicas que desde então não pararam de se multiplicar.

Para quem fizer questão de conhecer o maior número possível de Duendes, pode aceder AQUI a um mapa interativo da cidade onde está assinalada a localização exata de cada um.









































-OUTRAS CRÓNICAS SOBRE A POLÓNIA:
Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na página do Diário das Viagens no Facebook. 

Sem comentários:

Enviar um comentário