quinta-feira, 4 de abril de 2019

.BOIS DE HAL - UM BOSQUE ENCANTADO ÁS PORTAS DE BRUXELAS


Somos visitantes assíduos desta pequena floresta situada a poucos quilómetros da capital belga, mas é entre os meses de Março e Abril que mais gostamos de aqui vir. É precisamente durante este curto período que a natureza se liberta das amarras do inverno e a paisagem se veste pouco a pouco com os seus fatos primaveris que condizem na perfeição com os espessos musgos que vão cobrindo as pedras e os tronos secos das árvores que não resistiram aos ventos da estação que agora termina.
Dadas as temperaturas amenas que se fazem sentir, esta é a altura ideal para quem tal como nós gosta de caminhar na natureza. 
Os primeiros raios de sol fazem agora as suas aparições de forma mais constante, trazendo com eles um dos mais bonitos espetáculos que alguma vez tivemos a oportunidade de assistir e que só acontece uma vez por ano.

Imaginem um enorme campo povoado por pequenos jacintos do bosque lilases. Multipliquem então a imagem que têm nas vossas cabeças por dez e terão certamente a visão exata da extensão desta obra prima criada com mestria pelas pinceladas mágicas da mãe natureza.
Por entre o denso mar das imponentes árvores, estende-se um imenso tapete de flores que se assemelham a frágeis sininhos que facilmente balançam ao sabor da brisa que ocasionalmente se faz sentir. Este é uma espécie de bosque encantado, no qual somos convidados a dar largas à imaginação, levando-nos a certa altura a achar possível que um ou mais gnomos se possam cruzar no nosso caminho.

Lembro-me de há meia dúzia de anos atrás serem poucas as pessoas que connosco dividiam os vários trilhos ali existentes, mas hoje e devido à extrema beleza do local, é sem  surpresas que constatamos que os visitantes de ocasião são cada vez mais. 
Preferíamos quando éramos quase só nós, mas temos a consciência de que o mundo é de todos e desde que cada pessoa tenha o devido respeito pelo trabalho da mãe natureza está tudo bem... 














.QUANDO VISITAR
O Bois de Hal é daqueles locais que merece ser visitado em qualquer altura do ano, contudo há que ter em conta que os dias quentes dos meses de verão assim como as chuvas dos meses de invernos são definitivamente fatores a ter em conta na planificação da sua visita a este local. Apesar de inegável beleza deste local se estender a qualquer altura do ano é durante um curto período que se estende entre Março e Abril que a natureza brinda os visitantes com este espetáculo único e que tentamos mostrar com as nossas imagens. 

.ONDE SE SITUA
A floresta de que vos falamos situa-se a pouco mais de 20km's a sul de Bruxelas.
Embora exista forma de aqui chegar de transportes públicos a verdade é que o ideal é possuir um automóvel.
Para saber a localização exata do Bois de Hal basta clicar AQUI.








    DADOS A TER EM CONTA
    • A Distância total do percurso principal é de aproximadamente 7 km's, existindo a possibilidade de realizar dois circuitos mais curtos um de 4 km's e ou outro de 1,8 km's.
    • Duração média do percurso principal é de 2 a 3 horas.
    • Qualquer uma das três caminhadas têm um nível de dificuldade fácil.
    • O percurso é realizável durante todo o ano, contudo o calor dos meses de verão e a constante presença de água e piso escorregadio dos meses de inverno são fatores a ter em conta na planificação do passeio.
    • É importante seguir sempre pelo trilho sinalizado.
    • Respeitar e não danificar a fauna e flora existentes.
    • Não fazer lume.
    • Não deitar lixo para o chão.
    • Qualquer percurso pedestre deve ser sempre realizado com a companhia de alguém.

    Podem acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na página do Diário das Viagens no Facebook. 

    Sem comentários:

    Enviar um comentário