terça-feira, 12 de março de 2019

KIEV - VISITAR A CAPITAL DA UCRÂNIA E CHERNOBYL (ROTEIRO PARA 3 DIAS)

O que visitar em Kiev, Ucrânia

Kiev apresenta-se ao turismo de forma tímida e meio a medo arrisca intrometer-se no caminho das principais cidades do velho continente, chamando a si todos aqueles que procuram afastar-se das confusões.
É um destino pouco óbvio que nos convida à descoberta de novos horizontes, sem pressões, sem tuk-tuk's nem vendedores insistentes.
A capital da Ucrânia insiste em manter-se fiel aos seus costumes, fazendo ainda assim questão de se libertar das raízes que até há bem pouco tempo a amarravam à antiga União Soviética.

Kiev espreita a modernidade de uma Europa cada vez mais próxima. Uma espécie de face revitalizada de um povo, bem visível enquanto passeamos pelas bem arrumadas artérias centrais onde o ambiente quase cosmopolita só esbarra na dificuldade que temos em comunicar.
Contudo, o aparecimento desta nova realidade acabou por resultar num quase inevitável distanciamento político do país para com a vizinha Rússia, que como seria de esperar não concorda com esta espécie de virar de costas ao passado. 

Quanto a nós, chegámos sem saber muito bem o que iríamos encontrar e acabámos por nos render aos encantos desta cidade que na nossa opinião possui um enorme potencial para rapidamente se transformar numa excelente alternativa ao cada vez maior congestionamento turístico testemunhado a ocidente. 
Gostámos acima de tudo dos preços externamente acessíveis, do ambiente descontraído, da beleza ímpar das muitas igrejas e complexos religiosos existentes e da comida típica. 
Kiev foi o aperitivo ideal para um regresso mais demorado de forma a conhecer outras regiões da Ucrânia.







O QUE VISITAR EM DOIS DIAS
AS NOSSAS SUGESTÕES:
Não se pode dizer que a cidade seja rica em monumentos espetaculares ou ruínas de outros tempos. A beleza de Kiev está acima de tudo na riqueza da sua história, na diferença cultural e nas incríveis igrejas de cúpulas douradas que prosperam um pouco por toda a parte.

  .PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA




  .CATEDRAL DE SANTA SOFIA




  .MOSTEIRO DE SÃO MIGUEL DAS CÚPULAS DOURADAS




  .IGREJA DE SANTO ANDRÉ




  .KIEV GOLDEN GATE



  .MONUMENTO DE SÃO VLADIMIR



  .ARCO DA AMIZADE




  .MUSEU NACIONAL DE CHERNOBYL




  .VOZDVYZHENSKA STREET




  .PEIZAZHNA LANE




  .JARDIM/PALÁCIO MARIYINSKYI




  .CATEDRAL DE SÃO VLADIMIR




  .MOSTEIRO KIEV-PETCHERSK




  .ESTAÇÃO DE METRO ARSENALDA




  .HIDROPARK



INFORMAÇÕES ÚTEIS:

-COMO SE DESLOCAR
Quando se pretende conhecer bem o local que visitamos, caminhar é sempre a melhor opção e Kiev é uma cidade que nos convida a percorre-la a pé. É na área mais central da capital da Ucrânia que se encontram grande parte dos pontos de interesse e na qual irá permanecer a maior parte do tempo.
Para alcançar os locais mais distantes sugerimos que utilize o metro. Este foi o único meio de transporte que usámos durante a nossa estadia e comprovámos que para além de chegar a quase todo o lado, é extremamente barato e circula com uma cadência bastante regular.
Para qualquer que seja a distância percorrida a tarifa é sempre de 8 UAH (cerca de 0,25 cêntimos)


-ONDE DORMIR
Como em qualquer outra cidade, também Kiev tem opções mais ou menos económicas, mais ou menos sofisticadas ou com melhor ou pior localização. Ainda assim e dado ao fraco impacto turístico presente na cidade, foi-nos relativamente fácil encontrar um apartamento confortável, situado a dois passos da Praça da Independência e por um preço bastante acessível.
A nossa escolha recaiu sobre os Apartments on Independence Square onde pagámos cerca de 30 euros por noite.


-DO AEROPORTO PARA O CENTRO DA CIDADE
.COMBOIO/METRO - Por se tratar da opção mais económica, esta foi a forma que escolhemos para nos deslocarmos até ao centro da cidade. A poucos metros do terminal do Aeroporto Internacional situa-se a gare ferroviária onde deverá apanhar o comboio até à Gare central de Kiev. Uma vez chegado à este local há-que caminhar um pouco até à estação de Metro de Vokzalna que fazendo parte da linha vermelha, o leverá directamente até ao centro da cidade.
*Valor a pagar pelo COMBOIO-80 UAH
*Valor a pagar pelo METRO-8UAH

.UBER/TÁXI - Uma opção um pouco mais dispendiosa mas também mais cómoda de chegar ao centro da cidade.
*Valor aproximado a pagar pelo TÁXI-520 UAH
*Valor aproximado a pagar pelo UBER- 350 UAH


UM DIA NA ZONA DE EXCLUSÃO DE CHERNOBYL
Visitar a área do acidente de Chernobyl foi uma das principais razões que nos levou até à capital Ucraniana. Queríamos conhecer o palco de uma da maiores catástrofes nucleares que o planeta já testemunhou e esta passagem por Kiev acabou por ser o pretexto que precisávamos para concretizar os nossos intentos. 
Esta é uma viagem a uma espécie de mundo das trevas patrulhado por militares de olhar frio e que de forma quase inglória montam guarda a um inimigo invisível. Um inimigo silencioso e implacável que na escuridão da noite invadiu uma região, evacuou cidades e aniquilou quase tudo o que se cruzou no seu caminho. 
Em Pripyat a vida deixou de fazer sentido, restam os testemunhos dos tempos em que tudo era perfeito. Os prédios de luxo e todas infra-estruturas são hoje ruínas mórbidas escondidas por entre numa densa vegetação que apesar do veneno não virou costas à vontade da natureza.
A crónica completa da nossa visita à zona de exclusão de Chernobyl pode ser lida AQUI.








PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário