quinta-feira, 27 de outubro de 2022

VISITAR NUSA PENIDA - ROTEIRO COMPLETO PARA TRÊS DIAS INCRÍVEIS

Nusa Penida o que visitar

Encontramo-nos a poucos quilómetros de Bali, aliás a mais conhecida parcela de território da indonésia avista-se perfeitamente a partir dos areais situados na costa norte desta bonita ilha que nos servirá de base durante os próximos três dias. Nusa Penida é o nome deste paraíso insolar que faz questão de não desiludir quem nele desembarca. Talvez a culpa seja das incríveis paisagens naturais presentes um pouco por toda a parte, ou quem sabe, se não são as praias idílicas que inevitavelmente nos convidam a um mergulho mais demorado ou então até por culpa da deliciosa comida, das pessoas e do seu jeito descontraído de encarar a vida.

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar

Depois de dois anos em que se viu vergada por uma pandemia que lhe roubou os turistas e por consequência uma porção significativa do sustento das suas gentes, Nusa Penida mostrou ser resiliente e sobreviveu com a sua beleza intacta a mais este contratempo, erguendo-se lentamente e mais forte que nunca. Os seus habitantes agradecem esta espécie de reencontro com a memória de outros tempos, mas quem parece ganhar verdadeiramente com o regresso à normalidade são os visitantes que, tal como nós, não tardaram em encher de movimento não só as praias como cada um dos seus principais pontos de interesse. 


Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar

TRÊS DIAS EM NUSA PENIDA
A NOSSA SUGESTÃO DE ROTEIRO

Nusa Penida é uma ilha relativamente grande e durante o tempo que ali permanecemos tentámos facilitar as deslocações, dividindo as diversas áreas da ilha e os locais a visitar pelos três dias que dispúnhamos. É então tendo em conta cada uma das experiências vividas em Nusa Penida que sugerimos uma lista de pontos de interesse que fizemos questão de incluir no roteiro traçado. 

DIA 1 - CHEGADA A NUSA PENIDA E DESCOBERTA DA COSTA ORIENTAL
Partindo do pressuposto de que o visitante desembarca em Nusa Penida logo pela manhã e de que assuntos como o alojamento e aluguer de mota ficam resolvidos sem grandes demoras, sugerimos que dedique o que resta deste primeiro dia para conhecer alguns dos mais bonitos locais situados ao longo da costa oriental da ilha. 

.DEIXE-SE IMPRESSIONAR PELA LOCALIZAÇÃO DO GOA GIRI PUTRI TEMPLE CAVE
Mesmo tendo em conta que o nível de misticismo e da espiritualidade testemunhados em Bali não atinjam as mesmas proporções que em Nusa Penida, a verdade é que ainda foi possível assistir a algumas demonstrações religiosas relevantes durante a nossa passagem pela ilha. Um dos locais em que a crença nas divindades espirituais parece acontecer de forma mais marcante é no Templo/Caverna Pura Giri Putri situado a uma curta distância da estrada que percorre a costa. Este santuário de origem Hindu encontra-se no interior de uma enorme gruta que alcançámos depois de subir uma longa escadaria. À chegada oferecemos um donativo num valor que nos pareceu ajustado e acedemos a este local sagrado através de uma estreita passagem na rocha que nos transporta para um mundo de sombras onde o calor e a humidade nos causam desconforto nos primeiros instantes. O espaço é bastante amplo e preenchido com diversos altares onde acabámos por assistir a uma das muitas cerimónias religiosas que certamente ali acontecem diariamente.
Uma vez que este é um local sagrado o uso de Sarong é obrigatório. Caso o visitante não tenha pode alugar no local. 

Visitar Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar


.VISITE TAMBÉM O PURA SEGARA WATU KLOTOK CELAGILANDAN (TEMPLE ON WATER) 
Uns quilómetros mais adiante realizámos nova pausa para admirar outro local de culto fora do comum. Se na primeira paragem do dia nos deparámos com um santuário religioso que impressionou por se encontrar no interior de uma gruta, agora foi a simplicidade e localização deste pequeno templo de pedra vulcânica que atraiu a nossa atenção e nos fez parar. A meia dúzia de metros da costa, ligado por um estreito corredor que avança sobre o mar, ergue-se um singelo altar que de forma heróica desafia as forças da maré que uma e outra vez embatem nas paredes que o rodeiam. 

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar


.SINTA A TRANQUILIDADE DO PURA BATU MAS KUNING E DOS RESTANTES TEMPLOS QUE O RODEIAM 
Para além das espetaculares paisagens que parecem fazer questão de nos acompanhar ao longo da estrada que percorre a costa oriental de Nusa Penida, esta primeira fase da nossa viagem também parece ser fértil em bonitos locais de culto que uma e outra vez nos obrigam a parar para que os possamos admirar com a devida atenção. O Pura Batu Mas Kuning foi só um dos diversos pequenos santuários de origem Hindu que connosco se cruzaram, este em particular destaca-se por se encontrar rodeado por uma mão cheia de outros bonitos templos. Todo o conjunto de edifícios religiosos situa-se no ponto mais elevado de uma pequena aldeia e por ficarem fora da lista dos mais famosos pontos de interesse de Nusa Penida acabam por não atrair as atenções de quem por ali passa.

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar
  

.VISITE A DIAMOND BEACH E PERCEBA O PORQUÊ DESTA SER CONSIDERADA UMA DAS MAIS BONITAS PRAIAS DE NUSA PENIDA
Muitas são as praias existentes em Nusa Penida mas poucas conseguirão competir com a beleza e enquadramento paisagístico da Diamond Beach, situada já bem perto da área que delimita as zonas oriental e sul da ilha. Esta praia tem vindo a ganhar destaque não só devido à sua inegável beleza mas também pelas milhares de fotografias tiradas e partilhadas nas redes sociais a partir das escadas cravadas na encosta que permitem o acesso ao areal. 
Depois da longa e lenta descida alcançámos o nível do mar onde mais uma vez nos deliciámos com este magnífico cenário natural. Apesar da forte presença de visitantes o areal é relativamente amplo e facilmente encontrámos um local para estender as toalhas. Por entre banhos de sol e mar permanecemos naquele pedaço de paraíso até ao momento em que a maré ganhou força suficiente para nos obrigar a seguir viagem em direção a outras paragens.  

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar


.APROVEITE A PROXIMIDADE E PASSE TAMBÉM PELA ATUH BEACH. ACREDITE QUE NÃO SE VAI ARREPENDER!
A uma curta distância da Diamond Beach encontra-se outra bonita praia que mais uma vez nos obrigou a realizar uma longa descida através da encosta rochosa que a delimita. A Atuh Beach é bastante menos povoada o que faz dela um excelente local para relaxar calmamente depois de um dia de visitas. Para além da tranquilidade destacamos também a vistosa formação rochosa presente a cerca de uma centena de metros da orla. 

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar


.O PÔR-DO-SOL É SEMPRE ESPECIAL EM NUSA PENIDA
Depois de largas horas a percorrer as estradas da costa oriental de Nusa Penida regressamos ao ponto de partida e terminamos a jornada de olhos postos no horizonte, prontos para assistir a um espetáculo que certamente se repetirá em cada um dos dias que iremos permanecer na ilha. Com vagar o sol vai perdendo altitude, escondendo-se para lá das águas tranquilas deste mar imenso que nos rodeia. De forma gradual a luz perde intensidade e Nusa Penida cobre-se de tons alaranjados. 

Nusa Penida o que visitar


DIA 2 - EXPLORAR A COSTA SUL E OS SEUS MAIS VALIOSOS TESOUROS
Acordamos cedo, tomamos o pequeno almoço e ainda antes das nove da manhã abandonamos a guest house onde estamos alojados, iniciando então a bonita mas demorada viagem que nos conduzirá até à costa sul de Nusa Penida. Sem grandes acelerações mas num ritmo aceitável, avançamos na nossa mota pelas sinuosas estradas que percorrem o interior da ilha tentando alcançar o primeiro local que pretendemos conhecer hoje. O dia também será marcado por refrescantes mergulhos em deliciosas piscinas naturais, por incríveis formações rochosas que nos fazem lembrar dinossauros e por mais um memorável pôr-do-sol.

.PONHA AS VERTIGENS À PROVA ENQUANTO DESÇE ATÉ À PEGUYANGAN WATERFALL
Enquanto programávamos a nossa passagem por Nusa Penida havíamos visto algumas imagens de um local situado algures no fundo de uma falésia, ao qual se acede através de uma longa e vertiginosa escadaria de metal. Com o devido cuidado, de forma a evitar uma qualquer escorregadela desnecessária, fomos descendo os muitos degraus pendurados de forma engenhosa na vertente rochosa. Depois de cerca de meia hora acabámos por alcançar o pequeno santuário onde, para além da magnífica vista sobre o mar, o ponto de destaque parece ser uma cascata onde de forma regular acontecem alguns rituais de purificação. 

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar


.DEPOIS DE UM PAR DE QUILÓMETROS NA FLORESTA CHEGARÁ À PRAIA E PISCINA NATURAL DE TEMBELING
À chegada constatámos de imediato que o caminho até ao local que pretendíamos visitar não seria fácil de realizar de mota, uma vez que o elevado desnível e o mau estado do piso nos pareceram fatores que eventualmente poderiam pôr em causa a nossa segurança. Ainda que alguns "chauffers" de ocasião ali presentes se tenham oferecido (a troco de um determinado montante) para nos transportar até ao ponto onde se situa a praia e a piscina natural de Tembeling, decidimos guardar esse dinheiro para outras necessidades e, à semelhança de outros visitantes, realizámos os cerca de dois quilómetros a pé. O calor acabou por ser o factor que mais condicionou a caminhada que se fez sem dificuldades de maior.  
Ainda que a agitação marítima não nos tenha permitido ir a banhos estendemos a toalha e refrescámos o corpo na bonita piscina natural ali existente.

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar


.UM ROCHEDO EM FORMA DE DINOSSAURO? SIM, É A FAMOSA KELINGKING BEACH
Sendo este um dos mais famosos pontos de interesse de Nusa Penida seria de esperar que nos deparássemos com uma forte presença de visitantes. O movimento é realmente superior quando comparado com outros locais da ilha e apesar da espetacular vista sobre a famosa formação rochosa que se assemelha a um dinossauro, o constante corrupio de pessoas que quase se acotovelam para conseguir a tão desejada foto faz com que quase não tenhamos tido a oportunidade de desfrutar da nossa passagem por Kelingking Beach. Ainda tentámos a descida até ao areal mas passados quase vinte minutos de a termos iniciado ainda nem um terço da longa escadaria tínhamos percorrido. Voltamos para trás e ficámo-nos (pouco tempo) pela zona superior.

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar


.O ANGEL'S BILLABONG CONVIDA (SEMPRE) A UM MERGULHO MAIS DEMORADO
Na nossa cabeça pairava a imagem de uma bonita piscina natural de águas translúcidas, abraçada por escarpas rochosas e que durante a maré baixa faz as delícias de quem por ali passa. Chegámos já perto do final da tarde e deparámo-nos com um cenário que não desiludiu em nada as expectativas criadas. Numa altura em que a maioria dos visitantes já havia seguido para outras paragens acabámos por ter o espaço quase só para nós, dando-nos a oportunidade de nadar, tirar fotos e, acima de tudo, desfrutar e apreciar a beleza deste local incrível. 

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar


.A BROKEN BEACH TAMBÉM MERECE A SUA VISITA. PASSE POR LÁ!
Bastou-nos uma curta caminhada para alcançarmos uma formação rochosa que impressiona não só pelo tamanho mas também por no seu interior se encontrar uma pequena praia. Este areal de dimensões bastante reduzidas é somente acessível de barco e uma vez que nesta área da ilha a forte agitação marítima não permite quaisquer ida a banhos o melhor mesmo é apreciar esta maravilha da natureza a partir dos diversos pontos de observação existente aos longo da orla. Foi precisamente isso que fizemos!  

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar


.O DIA EM NUSA PENIDA SÓ TERMINA COM MAIS UM INCRÍVEL PÔR-DO-SOL
O final da tarde leva-nos de regresso ao ponto de partida e, tal como na véspera, assinalamos o terminus de mais uma jornada em Nusa Penida a assistir ao pôr-do-sol. Desta vez o local escolhido é o areal da Toya Pakeh Beach. Se no dia anterior foi neste local que desembarcámos vindos de Nusa Lembongan, hoje serve de cenário para um espetáculo que mais uma vez não desilude. 

Nusa Penida o que visitar


DIA 3 - UM DIA INCRÍVEL NAS PRAIAS DA ZONA OCIDENTAL DE NUSA PENIDA
A jornada será dedicada à costa ocidental e a algumas das suas mais bonitas praias. Ainda que o dia tenha amanhecido com o céu coberto por uma densa camada de nuvens cinzentas, o sol não se fez rogado e ainda antes do final da manhã já brilhava de forma intensa. Hoje as deslocações serão curtas e de fácil execução, dando-nos assim alguma margem para desfrutar com relativa à vontade de alguns dos mais belos areais da ilha. Tivemos não só direito a praias mais movimentadas como também a verdadeiros paraísos selvagens completamente desertos. 

.SERÁ A CRYSTAL BAY UMA DAS MAIS BELAS PRAIAS DE NUSA PENIDA? VISITE-A E CONFIRME QUE SIM
Depois de um amanhecer em que chegámos a ser brindados com algumas gotas de chuva, chegámos à Crystal Bay no preciso momento em que o sol conseguiu romper a densa camada de nuvens cinzentas que até então cobria o céu. Esta que é considerada uma das mais belas praias de Nusa Penida conquistou-nos de imediato e acabámos por ali permanecer durante mais de um par de horas. 

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar


.UMA CURTA CAMINHADA POR ENTRE A DENSA VEGETAÇÃO IRÁ LEVÁ-LO ATÉ À ESPETACULAR PANDAN BEACH
Enquanto programávamos o dia de hoje e o que poderíamos fazer na área que queríamos visitar, percebemos que tendo como ponto de partida a Crystal Bay seria possível chegar a algumas outras praias menos povoadas. Não deixámos então passar a oportunidade e embrenhámo-nos por entre a densa vegetação até que literalmente desembarcámos naquele que certamente será dos mais belos areais de Nusa Penida. 
E o melhor de tudo? Durante todo o tempo que permanecemos em Pandan Beach tivemo-la só para nós! 

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar


.SEGUE-SE A PUYUNG BEACH QUE TAMBÉM NÃO DESILUDE. AINDA HÁ PRAIAS DESERTAS EM NUSA PENIDA
Retomamos a nossa busca pelas mais bonitas praias desta zona de Nusa Penida e nem precisámos de nos afastar muito para nos depararmos com outro pequeno paraíso. Para alcançar a Puyung Beach foi (mais uma vez) necessário caminhar ao longo de um trilho que segue por entre a vegetação, desembocando a certa altura numa lindíssima praia deserta. Chegar à Puyung Beach é a prova que por vezes basta que nos afastemos um pouco dos principais pontos turísticos para sermos surpreendidos com locais especiais.

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar


.VISITE A GAMAT BAY E DESLUMBRE-SE COM MAIS UM LINDÍSSIMO PARAISO SELVAGEM. 
Voltamos a pegar na mota e avançamos uns quantos quilómetros para Norte tentando alcançar uma bonita praia que nos foi sugerida por um membro do staff do alojamento onde estamos instalados. A certa altura abandonamos a estrada principal e enveredamos por um estreito caminho de terra batida que nos faz avançar em direção à costa. Ainda que na fase final o pavimento se encontre em más condições (obrigando-nos a percorrer os derradeiros metros a pé) o trajeto acabou por se realizar sem dificuldades de maior e tal como nos havia sido transmitido fomos (mais uma vez) surpreendidos por um areal espetacular onde permanecemos até bem perto do final da tarde. 

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar

Nusa Penida o que visitar


.MAIS UM FINAL DE TARDE E MAIS UM PÔR-DO-SOL MEMORÁVEL. 
Depois de três dias, entravamos agora na recta final da nossa incrível passagem por Nusa Penida. Tal como havíamos feito desde que chegámos, também hoje mantivemos o ritual dos dias anteriores assistindo ao pôr-do-sol, desta vez a partir de um ponto com vista privilegiada sobre o imponente Monte Agung, situado na ilha de Bali. 

Nusa Penida o que visitar


NOTA IMPORTANTE: Em Nusa Penida existem outros pontos de interesse ou atividades que optámos por não conhecer e realizar devido ás limitações de tempo, à localização, por ser necessário pagar uma qualquer taxa de acesso ou simplesmente porque não nos cativaram. Os locais visitados assim como a organização deste roteiro resultam então das nossa escolhas e gostos pessoais, estando presentes neste artigo unicamente a título indicativo.


INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR BALI?
A melhor altura do ano para visitar a Bali é entre os meses de Junho e Setembro, altura em que o tempo é mais agradável uma vez neste período a probabilidade de ocorrência de chuva é relativamente menor. Em Bali assim como na maioria do território indonésio existem duas estações distintas: a estação das chuvas que se estende entre Outubro e Abril e a estação seca que acontece entre Junho e Setembro. 
Tendo em conta que a Ilha de Bali se localizada numa região subtropical não é de excluir que possam ocorrer perturbações climáticas fora de época que contrariem os padrões meteorológicos normais. 
   .PARA SABER QUAL É A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR, NÃO SÓ AS DIVERSAS REGIÕES DA INDONÉSIA MAS TAMBÉM OS RESTANTES PAÍSES DO SUDESTE ASIÁTICO CLIQUE AQUI.

.COMO CHEGÁMOS A NUSA PENIDA VINDOS DE NUSA LEMBONGAN:
Dada a curta distância que separa Nusa Lembongan e Nusa Penida, o trajeto é realizado de forma quase constante entre as duas ilhas. Em Nusa Lembongan apanhámos o barco nas proximidades da Yellow Bridge e não precisámos de mais de trinta minutos para desembarcarmos no sempre movimentado porto de Tokapayeh. O ingresso para este trajeto é adquirido diretamente no local de onde partem as embarcações e teve um custo de Rp 50.000 (2022).

.COMO NOS DESLOCÁMOS EM NUSA PENIDA:
Sabendo que iríamos necessitar de uma mota para nos deslocarmos durante a nossa estadia em Nusa Penida, logo à chegada ao porto de Tokapayeh tentámos resolver essa que era uma das nossas prioridades. Uma vez que a oferta é vasta não nos foi difícil alugar logo ali uma scooter que acabou por ser uma fiel companheira em cada um dos trajetos realizados na ilha. Ainda que alguns (poucos) trechos secundários se encontrem em mau estado, as principais vias estão relativamente bem conservadas.

Nusa Penida o que visitar


.ONDE DORMIMOS EM NUSA PENIDA:
Nusa Penida tem vindo a ganhar cada vez maior destaque no panorama turístico de quem visita a Indonésia e esse factor reflete-se claramente na vasta oferta de alojamento presente um pouco por toda a ilha. Após uma breve pesquisa sobre a área que mais nos convinha para ficarmos alojados descobrimos a Cemuk's Cottage, uma pequena guest house situada na costa Norte que acabou por satisfazer em pleno as nossas exigências, uma vez que disponibiliza pequeno almoço gratuito, wi-fi, ar condicionado, aluguer de mota assim como a reserva de passeios. O espaço é composto por diversos bungalows situados ao redor de uma pequena mas deliciosa piscina. 

Nusa Penida o que visitar


.ONDE GOSTÁMOS DE COMER EM NUSA PENIDA
Por termos visitado diversas áreas de Nusa Penida vários foram os locais onde tivemos a oportunidade de aconchegar o estômago. De todas as bancas de rua e restaurantes experimentados, poucos se comparam ao Warung Lonto que logo desde a primeira noite nos conquistou, passando aliás a ser local de paragem obrigatória depois de um intenso dia de visitas. Gostámos da comida, do atendimento, do black ice tea assim como dos preços bastante em conta.  

Nusa Penida o que visitar


PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário