sábado, 26 de setembro de 2020

VISITAR LAMEGO - ROTEIRO COMPLETO PARA UM DIA

O que visitar em Lamego

O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios será muito provavelmente a primeira coisa que lhe vem à memória quando ouve falar em Lamego, mas acredite que a sua beleza vai muito para além da monumental escadaria que conduz fiéis e turistas deste a zona baixa até à Igreja dedicada à padroeira da cidade. Lamego é sinónimo de boa gente, boa comida, bom espumante e de um riquíssimo legado histórico, cultural e religioso.
Este é para nós um local especial, onde nos sentimos bem e ao qual regressamos sempre que temos oportunidade, até porque, Lamego tem um ambiente ainda relativamente calmo quando comparado com outros centros urbanos do país.

O que visitar em Lamego

O que visitar em Lamego

O que visitar em Lamego

Acreditamos que não irá precisar de muito para se render aos seus encantos.
Na sua primeira passagem pela cidade, um dia será suficiente para subir ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, ao Castelo, para visitar o Museu de Lamego, as Caves Raposeira e no final da tarde, se lhe apetecer, ainda terá tempo para beber um refresco nas esplanadas presentes na Avenida Dr. Alfredo SousaE é exatamente neste agradável espaço público que sugerimos que inicie a sua visita. Chegue cedo e no seu primeiro contacto com a cidade aproveite para olhar à sua volta de forma a absolver o máximo que conseguir deste que é o principal ponto de encontro das gentes locais. Numa das extremidades, avistará o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios que se ergue até ao ponto mais elevado da cidade. Do outro, e a uma distância bem mais simpática, irá deparar-se com a Sé Catedral, o Cine-Teatro Ribeiro da Conceiçãoo Museu de Lamego. Estes serão os primeiros locais que visitará neste roteiro por Lamego, mas sugerimos que só o faça depois de se deliciar com uma generosa fatia da tradicional Bôla de Carnes comprada na icónica Pastelaria da Sé. Se sentir necessidade passe também pela Loja Interativa de Turismo onde com toda a certeza ira receber uma mão cheia de valiosas informações sobre os principais pontos de interesse da cidade. 


O que visitar em Lamego

O que visitar em Lamego

O que visitar em Lamego

O que visitar em Lamego

O que visitar em Lamego

O que visitar em Lamego

Depois deste início prometedor e já com uma mão cheia de locais visitados, voltamos a cruzar a 
Avenida Dr. Alfredo Sousa em toda a sua extensão e lançamos-lhe o desafio para finalmente iniciar a subida ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Faça-o sem pressas e vá parando onde lhe apetecer de forma a que nada lhe escape. Acredite que há muito para ver e entender ao longo da árdua mas compensadora ascensão. Desde logo destacamos a bonita escadaria composta por mais de seis centenas de degraus que nos transporta até ao mais venerado local de culto da região. Pelo caminho cruzamo-nos com elaborados painéis de azulejos que nos obrigam a fazer uma pausa para que os possamos contemplar, e com aprazíveis fontes que parecem ganhar imponência á medida que nos aproximamos do nosso objetivo. Aí, nos derradeiros metros, as pernas vão eventualmente fraquejar um pouco mas as vistas panorâmicas que deste ponto se conseguem irão com toda a certeza ajudar a atenuar as maleitas que a subida possa ter causado.

O que visitar em Lamego

O que visitar em Lamego

O que visitar em Lamego

O que visitar em Lamego

A bonita Igreja que encabeça a escadaria é, em alturas de peregrinação, a meta alcançada dos crentes que ali vêm pagar as suas promessas, mas hoje sem aquela carga emotiva, é para si uma espécie de recompensa em forma de obra de arte. Entre, preste a devida homenagem à padroeira e sacie o seu olhar com a magnífica decoração interior deste que é um dos ex-libris da cidade de Lamego. O altar em talha dourada, os vitrais e os painéis de azulejo são elementos que saltam imediatamente à vista de todos os que ali chegam. 

Com tanta atividade o mais provável é que já sinta a necessidade de voltar a aconchegar o estômago e para satisfazer esse desejo não lhe faltarão opções de restauração de qualidade na área que circunda a Sé Catedral. Dos diversos restaurantes ali existentes sugerimos que foque a sua atenção em dois deles. A Casa Filipe e a Adega Matos são o local ideal para se deliciar com comida caseira da região, num ambiente descontraído e a preços bastante simpáticos. 

O início da tarde trás com ele a descoberta de algumas das calçadas de pedra que abraçam o antigo Castelo. É por entre o casario ali presente que encontramos a verdadeira alma de Lamego, uma vez que segundo dizem os registos esta é a mais antiga área residencial da cidade. Num novo teste à suas pernas, o nosso roteiro leva-nos agora pela Rua da Olaria onde, nesta nova era, os estabelecimentos de comercio local vão perdendo terreno perante o avanço quase descontrolado das lojas de souvenir's. Segue-se a Rua do Castelo que num piscar de olhos nos conduz à Porta do Sol e ao primeiro contacto com esta zona da cidade fértil em memórias que hoje nos relembram os sucessivos períodos de ocupação por parte de civilizações que aqui e ali deixaram a sua marca histórica. Visite a Cisterna do Castelo e pasme-se com a imponente arquitetura deste engenhoso reservatório que outrora era a principal fonte de abastecimento de água das gentes locais. O Castelo é logo ali. Entre, percorra todo o espaço e antes de se despedir suba à torre de menagem de forma a ter uma das melhores vistas sobre a cidade e todo o território envolvente. 
 
O que visitar em Lamego

O que visitar em Lamego

Abandonamos o Bairro do Castelo pela
Porta dos Figos, mas antes de seguir viagem calçada abaixo, sugerimos que visite o bem organizado Núcleo Arqueológico no qual estão expostos alguns artefactos que permitem que o visitante entenda um pouco mais sobre o passado desta área. 

O que visitar em Lamego

O que visitar em Lamego

Os próximos metros são sempre a descer e a sua chegada ao
Jardim da República irá acontecer sem grandes dificuldades. Uma vez chegado a este bem arranjado espaço verde siga o exemplo de quem por ali está, sente-se num dos bancos de madeira aí presentes e enquanto descansa o corpo aproveite para observar a vida quotidiana dos Lamecences. 

O que visitar em Lamego

Já com os níveis energéticos um pouco mais nivelados caminhe até à vizinha Igreja das Chagas que tem no altar principal o seu maior motivo de interesse. 
Depois da visita, volte a atravessar o Jardim e aceda primeiro à Rua do Campo e depois à Rua Nova que ainda guardam em si as longínquas memórias da antiga Judiaria

O que visitar em Lamego

Nesta área da cidade as distâncias são curtas e quase sem dar por isso já estará diante da
Igreja de Santa Maria de Almacave que apesar da sua aparência simples merece que lhe dedique um pouco da sua atenção, pois, segundo os registos, chegou a ser palco de algumas cerimónias durante os primeiros tempos da nação. 

O que visitar em Lamego

Estamos quase no fim da nossa visita e neste regresso ao ponto de partida desça agora a sua já conhecida Rua da Olaria que como já percebeu o levará de volta à Avenida Dr. Alfredo Costa que a esta hora se revelará bastante mais movimentada. Tal como lhe sugerimos nas primeiras linhas deste roteiro, sente-se numa das esplanadas que ocupam a calçada central e desfrute da tranquilidade deste final de tarde enquanto adoça a boca com um ou vários doces tradicionais comprados na
Pastelaria Scala

Ainda que este momento possa soar a despedida, tire daí as ideias pois ainda temos uma última sugestão que com toda a certeza irá enriquecer ainda mais o seu dia. Esta breve passagem por Lamego nunca ficaria completa sem uma visita ás famosas Caves do Espumante RaposeiraPegue então no carro e percorra a curta distância que separa este local do centro da cidade. A visita que convém ser agendada antecipadamente, leva-nos a conhecer os diversos passos e fases de envelhecimento que o produto passa até chegar ao mercado. No final, já com um pouco mais de conhecimento sobre o processo vinícola, ainda terá a oportunidade de provar uma das variedades daquele que é provavelmente o espumante mais vendido em Portugal. De copo na mão vá até ao terraço e faça um brinde a este dia que certamente ficará na sua memória. 

O que visitar em Lamego

O que visitar em Lamego

Agora sim, estamos prontos para dar por concluída a nossa visita a Lamego. Para falar verdade poderíamos muito bem prolonga-la por mais três ou quatro dias porque muito mais há para ver e descobrir, não só na cidade mas também na região ao seu redor. Assim sendo,
 e caso tenha algum tempo extra, deixe-se ficar e lance-se à descoberta de locais como o Peso da Régua, o Pinhão e o Vale do Varosa. Garantimos que não se irá arrepender!


PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário