sábado, 15 de outubro de 2022

VISITAR TIRANA - À DESCOBERTA DA BONITA CAPITAL DA ALBÂNIA

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia

A Albânia foi um desejo adiado por diversas vezes durante os últimos dois anos. Um objetivo há muito pretendido que, apesar das sucessivas casualidades provocadas pela pandemia, fizemos sempre questão de manter intacto na esperança de que a espera acabasse eventualmente por dar frutos.
E deu! Tirana recebeu-nos por fim no mês de Agosto, abrindo-nos as portas para uma viagem de uma semana por algumas das mais bonitas regiões do território. 
Á capital dedicámos pouco mais de 24 horas. Talvez tenha sido pouco tempo mas confesso que a escassa informação recolhida antes da chegada nos fez querer que Tirana seria uma cidade pouco interessante e que teoricamente não justificava uma estadia mais prolongada. 
Hoje, ao recordar a nossa passagem, confesso que errei plenamente na abordagem realizada àquela que se viria a revelar uma das mais agradáveis surpresas desta viagem. Para além de ser uma lição de história que dificilmente irei esquecer, Tirana revelou-nos também que depois do seu passado conturbado é hoje uma metrópole orientada e preparada para o futuro. Os edifícios históricos estão lá e continuam a assumir uma posição de destaque nas principais artérias ainda que se note claramente que a cidade está a ganhar nova identidade, não só devido à visível renovação urbana que tem vindo a ser efectuada na área mais central mas também na valorização social e intelectual do seu povo. Os Jardins foram também motivo de destaque durante a nossa passagem pela capital, assim como as esplanadas que se animam especialmente ao final da tarde e onde acabamos por fazer algumas amizades de ocasião. 


O que visitar em Tirana Roteiro Albânia

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia

O QUE (GOSTÁMOS DE) FAZER E VISITAR EM TIRANA - O NOSSO TOP 12 :

.PRAÇA SKANDERBERG
Não haverá certamente em Tirana outro local que guarde em si as memórias de alguns dos mais importantes acontecimentos históricos que tiveram lugar na capital da Albânia. A Praça Skanderberg é desde há muito a principal área pública da cidade, existindo inclusive já na época em que os ideais comunistas ditavam as leis em todo o território. Tal como os desígnios do país também este espaço foi sofrendo alterações ao longo dos anos e a estátua equestre de Georges Kastrioti tomou o lugar da do antigo primeiro ministro Enver Hoxha que acabou por ser derrubada após a queda do regime. Este foi sem dúvida um ótimo ponto de partida para a nossa visita à cidade de Tirana.

     .MUSEU DA HISTÓRIA NACIONAL
Dos vários edifícios históricos que abraçam a Praça Skanderberg, aquele que acolhe o Museu de História Nacional será eventualmente o que mais atenções atrai sobre si. Na parte central, coroando a entrada principal, o destaque recai inevitavelmente sobre um bonito painel no qual estão representadas diversas figuras marcantes da história do país. Na visita que realizámos ao interior do espaço tivemos a oportunidade de realizar uma espécie de viagem cronológica desde a antiguidade até ao período que precedeu à queda do regime. 

     .PALÁCIO DA CULTURA
Ainda na Praça Skanderberg não deixámos de lançar o olhar sobre o Palácio da Cultura que tal como o Museu de História Nacional também foi erguido durante a era comunista. Ainda que nos dias de hoje este seja um dos mais importantes edifícios da capital, a verdade é que foi necessário sacrificar um antigo bazar assim como uma das mais importantes Mesquitas da cidade para que a sua construção pudesse ser concretizada. O espaço acolhe atualmente o Teatro Nacional e a Biblioteca Nacional da Albânia.

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia


.MESQUITA ET'HEM BEY
Tendo em conta que o Islamismo é a religião dominante no país poderia levar-nos a pensar que a principal Mesquita de Tirana seria algo mais imponente que a pequena e modesta Et'Hem Bey. Com uma arquitetura tipicamente Otomana este edifício religioso foi dos poucos que resistiu à aniquilação arquitetónica levada a cabo por Enver Hoxha que tinha como objetivo declarar a Albânia o primeiro estado ateu em todo o mundo. O interior do espaço pode ser visitado fora das horas das orações. 

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia


.TORRE DO RELÓGIO
À semelhança da Mesquita Et'Hem Bey também a Torre do Relógio se destaca por ser um dos principais vestígios da presença Otomana em Tirana. Ainda que a construção original date do início do século XIX, a torre acabou por ser parcialmente destruída e reconstruída ao longo dos anos que se seguiram. Durante a nossa estadia na cidade acabámos por não ter a oportunidade de ascender ao topo do monumento mas segundo as informações recolhidas este é um dos locais de onde se conseguem as mais espetaculares vistas sobre o centro histórico. 

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia


.MONUMENTO DA AMIZADE
Numa das ruas laterais à Praça Skanderberg deparámo-nos com este monumento erguido com o propósito de celebrar a forte amizade que une os povos da Albânia e do Kuwait. A obra está inserida num dos muitos espaços verdes da capital e ao redor do qual têm vindo a nascer alguns novos edifícios de aparência futurista que refletem na perfeição a renovação urbana que está a acontecer um pouco por toda a cidade. 

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia


.BUNK'ART 2
Ainda que a paisagem urbana de Tirana se esteja a reinventar a verdade é que muitos dos vestígios ligados ao comunismo ainda são perfeitamente visíveis. Para lá dos edifícios governamentais com a sua arquitetura de estivo soviético destacam-se também alguns abrigos subterrâneos que em tempos serviram de refugio às altas patentes do regime. Num claro sinal de que os erros do passado podem ser transformado em algo positivo, um desses antigos bukers acabou por ser transformado num museu que para além de recriar as comodidades existentes aquando da construção original também acolhe uma exposição que homenageia todos aqueles que sofreram e morreram durante o passado sombrio do país.
O Bunk'art 2 fica situado a escassos metros da Praça Skanderberg.  

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia


.CATEDRAL ORTODOXA
Sinal da coabitação pacífica entre religiões na capital da Albânia é a presença de uma Catedral Ortodoxa a poucos metros da principal Mesquita da cidade. Apesar de simples, a arquitetura exterior com a sua linhas arrojadas não passará certamente despercebida a quem cruza esta área de Tirana. Também o interior é distinto do que estamos habituados a ver numa Igreja, ainda que não seja a primeira vez que nos deparamos com algo deste género. Este local trouxe-nos à memória uma Igreja Ortodoxa que visitámos aquando de nossa passagem por Escópia na Macedónia do Norte. 

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia


.PARQUE RINIA
Tirana tem diversos espaços verdes nos quais é possível realizar uma pausa sem que isso implique sair da área mais central da cidade. O Parque Rinia, situado em pleno centro histórico, é uma das zonas que foram reabilitadas nos últimos anos e na qual tivemos a oportunidade de passear calmamente. 

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia


.THE CLOUD
Ao passarmos por esta enigmática obra de arte criada por um artista plástico japonês damo-nos mais uma vez conta de que os retoque de modernidade que a cidade tem vido a sofrer nos últimos tempos lhe dão um ar cada vez mais cosmopolita. 

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia


.PIRÂMIDE DE TIRANA E POSTBLLOK CHECKPOINT MEMORIAL
A Pirâmide de Tirana surge na paisagem urbana da capital no final da década de 80, ainda a tempo de testemunhar a queda do regime. Após a sua inauguração o espaço foi ocupado por um museu dedicado ao legado do antigo líder comunista Enver Hoxha, tendo sendo mais tarde (durante a guerra do Kosovo) utilizado não só pela Nato como também por algumas organizações humanitárias. Nos anos que se seguiram, e sem que tenham sido encontradas soluções para o seu aproveitamento, a carismática construção perdeu importância, caindo num estado de aparente abandono. 
Ainda que a visita ao local não tenha sido possível não demos a viagem por perdida e acabámos por nos deparar com alguns edifícios governamentais assim como diversos vestígios históricos presentes nos terrenos envolventes. De entre os demais destacamos uma secção do Muro de Berlim e o Postbllok Checkpoint Memorial.

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia


.FORTE JUSTINIANO (CASTELO DE TIRANA)
Numa via pedestre, por entre os rasgos de modernidade que caracterizam esta área da cidade, surge uma pequena secção muralhada que aparentemente pertenceu a uma antiga fortaleza de origem bizantina. O espaço foi reabilitado e atualmente é uma das principais zonas de confraternização (principalmente ao final da tarde), uma vez que ao longo de toda a sua extensão é ocupado por um número considerável de esplanadas de cafés e restaurantes. 

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia


LOCAIS QUE PODE VISITAR A PARTIR DE TIRANA CASO TENHA UM DIA EXTRA

.BUNK'ART 1 - UMA VIAGEM AO PASSADO COMUNISTA DO PAÍS
Numa área bastante próxima do local onde se situa o Teleférico Dajti Ekspres encontra-se um antigo bunker que tal como aqueles que conhecemos durante o tempo que permanecemos na capital, também teve origem durante a era comunista. O que outrora foi um refúgio para as altas patentes do país em caso de conflito armado é hoje um dos mais interessantes museus existentes na Albânia. No seu interior percorremos um sem número de corredores, salas e quartos totalmente preparados para que os dignatários do regime pudessem continuar a governar a nação.
.Pode ver AQUI mais informações sobre as tarifas e os horários do Bunk'Art 1

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia

O que visitar em Tirana Roteiro Albânia


.DAJTI EKSPRES - O MAIS LONGO TELEFÉRICO DOS BALCÃS
No Parque Nacional do Monte Dajti, situado a uma curta distância da capital, para além de nos deslumbrar-mos com as montanhas, com as colinas e com os vales repletos de vegetação, temos também a oportunidade de realizar uma incrível viagem naquele que é considerado o mais longo teleférico dos Balcãs. O trajeto é de aproximadamente de 5km's e ao que apurámos permite desfrutar das magníficas paisagens naturais presentes nesta região. 
Durante a nossa passagem pela capital e devido ao pouco tempo que a ela dedicámos não nos foi possível realizar esta viagem. 
.Pode ver AQUI mais informações sobre as tarifas e os horários do Teléferico Dajti Ekspres.



INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO FOMOS DO AEROPORTO PARA O CENTRO DA CIDADE:
As pesquisas que realizámos antes desta viagem permitiram-nos saber que poderíamos realizar o trajeto entre o Aeroporto Internacional de Tirana e o centro da cidade em cerca de 40 minutos usando os serviços operado pela companhia de autocarros Luna Travel. Este meio de transporte circula de forma frequente (de hora a hora) desde as 8:00 até 23:00 e levou-nos até bem perto da Praça Skanderberg. O valor pago foi de 400 LEK (2022).

.COMO NOS DESLOCÁMOS EM TIRANA
Mesmo sendo considerada a maior cidade do país, Tirana não tem na realidade um perímetro metropolitano demasiado extenso, facilitando assim as deslocações entre os principais pontos de interesse. Todos os locais que visitámos estão situados no centro histórico, numa área relativamente compacta que se percorre facilmente a pé.  
A única vez que recorremos aos transportes públicos para efectuar uma deslocação foi quando fomos visitar o Bunk'art 1, situado nos arredores da capital. 




PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário