sexta-feira, 2 de setembro de 2022

KSAMIL - EM BUSCA DAS MAIS BONITAS PRAIAS DO SUL DA ALBÂNIA

Visitar Ksamil Praias Sarandë

Depois de uma curta caminhada por entre vendas improvisadas às quais nada falta para apetrechar os visitantes que não tardarão a chegar, alcançamos uma estrada empoeirada que meia dúzia de metros mais adiante acaba por nos revelar uma nova faceta desta Albânia que não cessa de nos surpreender. Desta feita não há monumentos históricos no nosso roteiro e nesta incursão pela região sul do país somos presenteados com uma paleta composta na sua maioria por exuberantes tons de azul.
Nesta manhã do mês de agosto o mar manifesta-se através de pequenas vagas, quase imperceptíveis aos nossos olhos que à chegada a este pedaço de paraíso se fixam no horizonte onde a água e o céu quase se confundem. 
Madrugámos e esse despertar precoce permitiu-nos constatar que as eventuais semelhanças entre este cenário e outros que conhecemos em outras latitudes é na realidade uma mera coincidência proporcionada pela hora vespertina em que o visitámos. 


Sabíamos ao que vínhamos e não nos iludimos com falsas aparências. Sem surpresas constatamos que por estas bandas a calma não se prolonga por muito tempo e ainda antes do relógio assinalar as dez da manhã percebemos o porquê dos pequenos areais se encontrarem milimetricamente preenchidos com chapéus de sol e espreguiçadeiras. Num acontecimento quase automatizado cada uma daquelas "acomodações" vão sendo rapidamente reclamadas por centenas de personagens temporárias mais ou menos bronzeadas.    
Até as ilhas existentes a meia dúzia de metros da orla não escapam à invasão e também elas acabam sequestradas por veraneantes em busca de um metro quadrado de terreno para estender a toalha.
Quanto a nós não nos preocupamos com esses detalhes e remediamo-nos com um ou outro quinhão de areia onde mal cabe a mochila, uma vez que a breve permanência em cada praia não justifica uma maior comodidade.
Com o corpo num permanente contacto com as águas translúcidas do Mar Adriático e com a pele impregnada de sal, vamo-nos demorando um pouco mais naquelas que mais nos agradam avançando de forma progressiva para sul, numa epopeia que seguramente nos levará a conhecer algumas das mais bonitas praias do sul da Albânia.  

ALGUMAS IMAGENS DAS PRAIAS QUE VISITÁMOS EM KSAMIL E SARANDA

Visitar Ksamil Praias Sarandë

Visitar Ksamil Praias Sarandë

Visitar Ksamil Praias Sarandë

Visitar Ksamil Praias Sarandë

Visitar Ksamil Praias Sarandë

Visitar Ksamil Praias Sarandë

Visitar Ksamil Praias Sarandë

Visitar Ksamil Praias Sarandë

Visitar Ksamil Praias Sarandë

Visitar Ksamil Praias Sarandë


INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGÁMOS A SARANDA (VINDOS DE GJIROKASTËR)
Apesar de sabermos que seria bastante mais rápido realizar o trajeto entre Gjirokastër e Saranda de autocarro, optámos mais uma vez por tentar chegar ao sul do país à boleia, até porque o objetivo seria visitar o "The Blue Eye" antes de alcançarmos aquelas que dizem ser as mais bonitas praias da Albânia. 
Caso tivéssemos escolhido realizar a viagem de autocarro sabemos que este serviço circula ao longo do dia com uma cadência bastante aceitável, tem uma duração média de cerca de uma hora e um custo de 400 LEK (2022) com os ingressos a serem comprados diretamente no interior do veículo. 
.Os horários detalhados para este e outros trajetos de autocarro na Albânia podem ser consultados AQUI.
.Pode ver AQUI a localização exata do Terminal Rodoviário de Gjirokastër.
.Pode ver AQUI a localização exata do Terminal Rodoviário de Saranda. 

.COMO FOMOS DE SARANDA PARA KSAMIL
Pouco mais de 10 Km's é a distância que separa o centro de Saranda das bonitas praias de Ksamil. Este trajeto (caso o visitante não disponha de viatura própria) pode ser realizado usando o serviço de autocarros urbanos que de forma bastante regular realiza esta rota. Ainda que esta opção se apresentasse como a forma mais fácil e rápida de alcançarmos Ksamil, decidimos mesmo assim tentar apanhar uma boleia de forma a economizar algum dinheiro.  

.ONDE GOSTÁMOS DE DORMIR EM SARANDË
Sendo esta uma das principais estâncias balneares do país e com a elevada procura que esta zona sofre durante os meses de verão, os preços praticados são relativamente mais elevados que aqueles que nos foram apresentados nas outras regiões da Albânia que visitámos. Ainda assim tentámos que a nossa estadia em Saranda não afetasse demasiado o orçamento traçado para esta viagem e depois de alguma pesquisa encontrámos o Sunny Apartament Sarandë que serviu na perfeição cada uma das nossas exigências. Por se tratar de um apartamento equipado com cozinha, permitiu-nos realizar as nossas próprias refeições, economizando assim algum dinheiro.




PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário