terça-feira, 23 de agosto de 2022

VISITAR BERAT - UM DIA FANTÁSTICO NA CIDADE DAS MIL JANELAS

O que visitar em Berat - Roteiro completo

Quando viajamos todos nós nos deparamos com um ou outro destino que de uma forma quase imediata nos arrebata o coração, fazendo-nos querer prolongar a estadia par lá do que inicialmente estava previsto. Berat foi então um desses locais especiais que num roteiro meio improvisado acabou por se atravessar no nosso caminho durante a nossa viagem por uma Albânia tão surpreendente quanto inesperada. Ainda que tenhamos preparado minimamente a nossa passagem pela região, tentámos não fomentar demasiado as expectativas sobre o que iríamos ver ou sentir nesta que para nós era uma das paragens obrigatórias do nosso roteiro. Chegámos só com meia dúzia de pontos de interesse assinalados e talvez tenha sido essa falta de conhecimento que levou a curiosidade a guiar os nossos passos através das labirínticas ruas da zona antiga. Foi precisamente por entre o casario que abrimos o coração e nos declarámos não só a Berat mas especialmente às gentes que nela vivem. Pessoas simples, sem tiques de vaidade, que uma e outra vez nos mostraram o quão bem vindos somos ao seu valioso pedaço de território. 
Não há como negar, em Berat tudo parece estar no lugar certo: as cadeias montanhosas que abraçam toda a região, o rio Osum que com vagar desliza aos pés do casario e o castelo que coroa o burgo antigo e as sua mil janelas.
Ao atravessar a ponte de pedra que me leva ao Bairro de Gorica, contemplo mais uma vez o cenário que se amplia na margem oposta. Berat é realmente um local delicioso. Atrevo-me mesmo a afirmar que esta talvez seja uma das mais belas telas rurais que os nossos olhos tiveram a oportunidade de apreciar na região dos Balcãs. 


O que visitar em Berat - Roteiro completo

O que visitar em Berat - Roteiro completo

O que visitar em Berat - Roteiro completo

O que visitar em Berat - Roteiro completo

O que visitar em Berat - Roteiro completo

O que visitar em Berat - Roteiro completo


LOCAIS QUE (MAIS) GOSTÁMOS DE VISITAR EM BERAT:

.CASTELO DE BERAT
A longa subida desde a cidade até ao castelo é íngreme e deixa-nos ofegantes, mas no final, ao percorrermos as labirínticas ruas ladeadas por bem arranjadas casas de pedra ainda habitadas, damos o esforço por bem empregue. Há também os cafés, os restaurantes, as lojas, os hotéis ou as Igrejas que hoje tal como no passado se mantêm guardadas por um longo cordão de muralhas que carinhosamente abraçam este burgo de aspeto medieval. Por se situar no ponto mais elevado de Berat, o Castelo oferece-nos vistas magníficas sobre a cidade e toda a região envolvente. 

O que visitar em Berat - Roteiro completo

O que visitar em Berat - Roteiro completo


.KISHA SHEN TRIAHDA (IGREJA DA SANTÍSSIMA TRINDADE)
Situada no interior das muralhas do castelo, a Igreja da Santíssima Trindade é claramente um dos mais importantes locais de culto existentes na cidade de Berat. Apesar de sabermos que poucas são as ocasiões em que as suas portas são abertas ao público, chegámos esperançados de que poderíamos aceder ao local e contemplar o interior do pequeno templo. Depois de alguns minutos de espera e meia dúzia de perguntas aos comerciantes locais as suspeitas iniciais confirmaram-se e acabámos por nos contentar, não só, com a bonita aparência exterior da Igreja mas também com a fantástica vista que se obtém a partir das zonas envolventes.

O que visitar em Berat - Roteiro completo

O que visitar em Berat - Roteiro completo


.BAIRRO MANGALEM
Não existirá certamente imagem mais emblemática de Berat que as fachadas pejadas de janelas que compõem o bairro de Mangalem. Caminhar sobre as calçadas empedradas deste típico aglomerado habitacional que se agarra à vertente da colina do castelo, foi uma das atividades que mais nos agradou realizar durante o tempo que permanecemos em Berat. Percorremos vezes sem conta a suas ruas labirínticas ladeadas por casas pintadas de branco em busca de pequenos "cantinhos" fotogénicos que nos permitissem eternizar em imagens a nossa passagem pela cidade das mil janelas.

O que visitar em Berat - Roteiro completo

O que visitar em Berat - Roteiro completo


.GORICA BRIDGE
Esta ponte de pedra que atravessa o rio Osum é (segundo percebemos) um dos mais importantes exemplos da arquitetura Otomana existentes no país. Com diversos arcos, a ponte que hoje atravessamos, foi construída em substituição de uma outra de madeira que havia sido parcialmente danificada durante a 1° Grande Guerra Mundial. 

O que visitar em Berat - Roteiro completo

O que visitar em Berat - Roteiro completo


.BAIRRO DE GORICA
Ainda no perímetro da cidade mas na margem oposta do rio Osum, encontra-se mais um bem arranjado aglomerado habitacional. As ruas do Bairro de Górica caracterizam-se pela tranquilidade e percorrê-las é conhecer por ventura a face mais rural de Berat na qual ainda se vêem pequenos grupos de velhotes que conversam sentados à porta de casa ou crianças que com brinquedos rudimentares  se entretêm sobre a calçada irregular. 

O que visitar em Berat - Roteiro completo

O que visitar em Berat - Roteiro completo


.IGREJA DE SAINT SPIRIDON 
Para além de passear calmamente por entre o casario, o bairro de Gorica deu-nos também a oportunidade de conhecer e visitar uma das mais bonitas Igrejas da cidade. Enquanto percorríamos o emaranhado de ruas deparámo-nos com este belo templo religioso de origem ortodoxa e que no seu interior ainda guarda diversos frescos relativamente bem conservados e que (segundo percebemos) datam da altura da sua construção. 

O que visitar em Berat - Roteiro completo

O que visitar em Berat - Roteiro completo

 
.XHAMIA MBRET MOSQUE
Também conhecida como Mesquita do Sultão, este é só um dos diversos locais de culto de origem muçulmana existentes em Berat. Fica situada no coração da cidade e foi erguida durante o período em que o povo Otomano ocupou esta região do país. Na área circundante é possível apreciar outros edifícios construídos na mesma época.

O que visitar em Berat - Roteiro completo

O que visitar em Berat - Roteiro completo


.BULEVARDI REPUBLIKA
Ao final da tarde, quando as temperaturas descem para valores mais amenos, o centro da cidade ganha uma animação especial, principalmente o Bulevardi Republika com as suas inúmeras esplanadas espalhadas em praticamente toda a sua extensão. Neste nosso passeio antes do anoitecer cruzamo-nos com famílias mais ou menos numerosas, com casais de namorados, com velhotes, com miúdos, com vendedores ambulantes e com artistas de rua. De súbito Berat ganha uma nova vida e nós, no meio de toda aquela agitação, damo-nos conta que para lá dos monumentos que visitámos durante o dia a cidade presenteia-nos agora com a sua vertente social. 

O que visitar em Berat - Roteiro completo


.MUSEU ETNOGRÁFICO
Dos vários museus presentes em Berat o Museu Etnográfico foi aquele que mais curiosidade nos despertava. Com um valioso espólio composto por objetos de cerâmica, mobiliário tradicional, peças de artesanato e vestuário, este local mostrou-nos de uma forma bastante educativa um pouco da história e tradições não só da cidade mas também do país. 


INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGÁMOS A BERAT (VINDOS DE TIRANA):
Chegámos a Berat de autocarro vindos de Tirana. Este serviço tem uma duração média de cerca de três horas e um custo de 500 LEK (2022) com os ingressos a serem comprados diretamente no interior do veículo. Os autocarros saem de forma regular do Intercity Bus Terminal de Tirana situado nos arredores da capital e chegam ao Terminal Rodoviário de Berat. 
.Os horários detalhados para este e outros trajetos de autocarro na Albânia podem ser consultados AQUI.
Para alcançarmos o Intercity Bus Terminal de Tirana apanhámos (nas traseiras do Museu de História Nacional) um autocarro urbano na direção "Instituti".
.Pode ver AQUI a localização exata do Intercity Bus Terminal de Tirana.
A chegada a Berat acontece no terminal rodoviário da cidade, situado a cerca de 3 quilómetros do centro que facilmente se alcança apanhando um autocarro urbano. 
.Pode ver AQUI a localização exata do Terminal Rodoviário de Berat.

.ONDE DORMIMOS EM BERAT:
Berat é atualmente um dos principais destinos turísticos do país e por consequência as opções de alojamento são bastante vastas. Durante a nossa estadia na cidade optámos por escolher o Hava Baci Hotel, situado no coração do bairro de Mangalem, permitindo-nos não só ficar a dois passos dos principais pontos de interesse como também a uma curta distância de restaurantes e supermercados. O hotel é simples mas a localização, a decoração típica, as vistas sobre a cidade e o preço relativamente em conta fizeram-nos crer que esta foi uma ótima escolha para as duas noites que permanecemos em Berat. 

.QUANTO TEMPO FICÁMOS EM BERAT:
Ainda que Berat merecesse que lhe dedicássemos um pouco mais de tempo, as limitações quanto ao roteiro traçado não permitiram que permanecêssemos mais que 24 horas na cidade. Uma estadia que apesar de curta nos deu a oportunidade de ficar a conhecer os mais importantes pontos de interesse.



PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

1 comentário: