sábado, 9 de março de 2024

SINGAPURA - O QUE MAIS GOSTÁMOS DE VISITAR E FAZER EM DOIS DIAS

Singapura é seguramente uma das mais incríveis metrópoles do Sudeste Asiático. Desde o primeiro contacto com a cidade damo-nos conta de que esta é uma Ásia completamente orientada para o futuro na qual abundam arrojados toques de modernidade. Na zona da marina destacam-se os edifícios com aparência e linhas menos óbvias que nos levam a pensar que o mundo de amanhã talvez já seja uma realidade por estas latitudes. Contudo, por se tratar de uma cidade bastante organizada, locais e estrangeiros estão sujeitos a algumas regras e leis que para os padrões ocidentais poderão, à primeira vista, parecer descabidas mas que na realidade têm como propósito melhorar o nível de vida dos seus habitantes.






É então importante ter em conta que em Singapura é proibido fumar, assim como mastigar pastilhas elásticas (chiclete) quer seja na rua ou em qualquer outro espaço público. É igualmente interdito comer ou beber nos transportes públicos e quem atravessar uma estrada fora da passadeira ou com o sinal de peões vermelho poderá, em alguns casos, sujeitar-se a ser "presenteado" com uma multa mínima de 500 SGD.
Para quem pensa que a fraca presença policial nas ruas poderá eventualmente incentivar as transgressões, isso é pura utopia uma vez que por toda parte estão instaladas câmaras de segurança e qualquer comportamento menos próprio será facilmente detetado. Por isso o melhor mesmo é não facilitar! 

DOIS DIAS EM SINGAPURA - A NOSSA SUGESTÃO DE ROTEIRO:

.VISITAR SINGAPURA - DIA 1:

.ASSISTIR AO NASCER DO SOL NA ÁREA DA MARINA DE SINGAPURA
Acorde cedo para começar da melhor maneira a sua passagem por Singapura. Nesta sugestão de roteiro desafiamo-lo a madrugar e ás primeiras horas da manhã encaminhe-se para a zona da marina de forma a testemunhar o nascer de mais um dia. Eleja então um ponto privilegiado e assista ao momento em que o sol surge no horizonte, pintando de tons laranja todo o cenário que o rodeia. 




.PASSEAR NO MERLION PARK E ADMIRAR A ICÓNICA ESTÁTUA DO PRINCIPAL SÍMBOLO DA CIDADE
Com os primeiros raios de sol a iluminarem esta zona da cidade aproveite para percorrer a zona ribeirinha. Toda esta área foi literalmente conquistada ao mar acabando mesmo por se tornar num dos pontos mais badalados e modernos de Singapura, com uma boa parte do terreno a ser ocupado por inúmeros arranha-céus que aparentemente acolhem os escritórios de grandes multinacionais. Aproveite as temperaturas mais amenas para passear sem pressas, apreciando a paisagem citadina e antes de se despedir não deixe de lançar o olhar sobre a famosa estátua do Merlion que se assume como um dos principais símbolos da cidade. 




.IMAGINE-SE NUMA FLORESTA LUXURIANTE AO VISITAR O FLOWER DOME E A CLOUD FOREST 
Aproveite a sua passagem pela marina para visitar a Cloud Forest e o Flower Dome. Esta imensa estufa composta por duas áreas distintas foi construída com o intuito de recriar o clima tropical presente nas grandes florestas do planeta. 
Assim que aceder ao espaço as boas vindas ser-lhe-ão dadas por uma gigantesca cascata que tomba do alto da estrutura central e a partir da qual pendem diversos patamares cobertos de plantas, flores e árvores. O trajeto no interior das estufas convida-nos a percorrer cada um dos níveis nos quais somos sujeitos a diversas  experiências singulares. Já no topo é possível caminhar sobre uma ponte suspensa com chão de vidroDe hora a hora todo o espaço (Cloud Forest) é tomado por uma neblina que transforma o jardim numa autêntica floresta tropical.
Este é sem dúvida um espetáculo digno de ser testemunhado.




.SURPREENDA-SE COM A BELEZA DOS INCRÍVEIS GARDENS BY THE BAY
Ainda na zona da marina não pode (mesmo) deixar de visitar os fantásticos Gardens by the Bay. Este enorme espaço verde foi inaugurado em 2012 e rapidamente se converteu numa das principais atrações turísticas da cidade. A área encontra-se dividida em diversas zonas de onde se destacam os jardins Indianos, Maláios, coloniais ou Chineses. Ainda assim o principal ponto de interesse é sem dúvida o Supertree Groove, um conjunto de árvores artificiais criadas de forma a fazer um uso sustentável dos recursos naturais existentes. Estas estruturas para além recolhem água da chuva acumulam também a luz solar através de painéis fotovoltaicos que depois é convertida na eletricidade usada todas as noites na sua própria iluminação.




.SUBIR AO DECK DE OBSERVAÇÃO DO MARINA BAY SANDS E DESLUMBRAR-SE COM A MELHORES PANORÂMICAS DE SINGAPURA
O edifício do Marina Bay Sands é uma das obras mais emblemáticas de Singapura que pela sua aparência sofisticada atrai as atenções de todos aqueles que se encontram na zona da marina. Aproveite para subir ao deck de observação de onde conseguirá certamente as melhores panorâmicas da cidade. Ainda que a tarifa seja um pouco "puxada" achamos que as vistas compensam o investimento. 




.PERCORRA A ZONA DE KAMPONG GLAM E CONHEÇA A ARAB STREET E A HAJI LANE
Ainda que o bairro de Kampong Glam seja conhecido por ser o local onde se concentra a comunidade árabe que ao longo dos anos foi fazendo de Singapura a sua segunda casa, esta área da cidade destaca-se igualmente pelos bonitos exemplos de street art que cobrem as paredes exteriores de alguns edifícios, pelas lojas de artesanato e pelos cafés que convidam a uma pausa. Depois de explorar a zona sente-se numa esplanada e sinta o ambiente descontraído que ali se vive. 




.VISITAR A CHINATOWN E FAZER UMA VIAGEM EXÓTICA ATÉ AO TERRITÓRIO CHINÊS
De entre as diversas comunidades estrangeiras que ao longo dos tempos se estabeleceram em Singapura a população chinesa é, segundo percebemos, uma das que mais impacto tem na vida social e económica da cidade. 
Tal como já testemunhámos em diversas outras localizações do mundo também em Singapura existe uma China Town que fizemos questão de visitar, dando-nos a oportunidade de viajar e sentir por um par de horas o exotismo de outras latitudes.
 



.VISITE O BONITO E IMPRESSIONANTE BUDDHA TOOTH RELIC TEMPLE
Aproveite a sua passagem por Chinatown para visitar aquele que será certamente o maior e mais impressionante Templo Budista da cidade. Aceda ao interior deste bonito edifício e para além de percorrer o espaço não deixe também de visitar o local onde, segundo dizem, está guardado um dos dentes de Bhuda. A valiosa relíquia encontra-se sob uma impressionante Stupa dourada situada no quarto piso. 




.TESTE O PALATO COM OS SABORES TÍPICOS DE OUTRAS LATITUDES NO HONG LIM FOOD CENTER 
Ainda que nunca tenha tido contacto com a comida típica da China temos a certeza que depois de experimentar rapidamente se vai render aos sabores e perfumes da gastronomia deste incrível país. Sugerimos então que visite o Hong Lim Food Center de forma a testar o seu palato com alguns dos pratos mais conhecidos da culinária chinesa. No interior desta zona comercial irá cruzar-se com diversas bancas onde poderá aconchegar o estômago. 




.DEPOIS DE ANOITECER ASSISTA AO ESPETÁCULO DE LUZES NA ZONA DA MARINA 
Depois de anoitecer a zona da baía ganha uma nova vida. Os edifícios, as pontes e os cais iluminam-se e a cidade transforma-se numa espécie de mundo mágico, totalmente distinto daquele que testemunhou horas antes. 
Eleja um ponto privilegiado e assista ao incrível Show de Luzes que acontece diariamente ás 20:00 e 21:30 (de domingo a quinta-feira) e ás 20:00, 21:30 e 23:00 (sexta-feira e sábado).




.VISITAR SINGAPURA - DIA 2:

.INICIAR O DIA COM UM PEQUENO-ALMOÇO TÍPICO NO KILLINEY KOPITIAM
Inicie o seu segundo dia em Singapura com um pequeno-almoço típico. Dirija-se então ao distrito colonial onde encontrará o mítico café Killiney Kopitiam que já se encontra neste local desde 1919. Escolha uma mesa e peça um café, uma torrada com geleia de coco e um ovo cozido. 




.FAZER UMA VIAGEM À SINGAPURA DO PASSADO COM UM PASSEIO NA EMERALD ROAD 
Para além das construções de arquitetura arrojada que tomaram conta de praticamente todo o território, na cidade ainda restam algumas valiosas heranças do passado. Ao longo da Emeralde Road é possível apreciar uma mão cheia de bonitos edifícios que nos relembram os tempos em que Singapura se destacava por ser um simples aglomerado habitacional sem grande tiques de modernidade.




.AINDA QUE NÃO FAÇA COMPRAS, VALE A PENA PASSEAR NA SEMPRE MOVIMENTADA ORCHARD ROAD
Esta rua é por muitos considerada o paraíso das compras de Singapura. É na sempre movimentada Orchard Road que se encontram as lojas das mais conhecidas marcas mundiais que como seria de esperar muito contribuem para o brutal crescimento económico que o país tem registado nos últimos anos. 
Ainda que não tenha a intenção de fazer compras este é um local que merece ser visitado. 




.VISITAR O MÍTICO HOTEL RAFFLES E IMAGINAR COMO SERIA A SINGAPURA DO PASSADO
Já um pouco afastado da zona da Marina encontra-se o mítico Raffles Hotel que, na nossa opinião, merece ser incluído no roteiro de quem quer conhecer Singapura. 
Algumas das zonas interiores do hotel encontram-se abertas ao público e um passeio através dos pátios e corredores que compõem 
este lindíssimo edifício de estilo colonial é uma ótima oportunidade de reviver o passado.




.VISITE A LITTLE INDIA E DELICIE-SE COM OS PERFUMES, CORES E SABORES IMPORTADOS DESSA ZONA DO GLOBO
Sugerimos que se encaminhe agora para a Little India que tal como o nome indica é a zona onde está concentrada a comunidade indiana que se estabeleceu na cidade. Sem pressas percorra as ruas desta área e delicie-se com os perfumes, as cores e os sabores ali presentes. Pegue na sua máquina fotográfica e registe em imagens mais uma vertente desta cidade que parece insistir em nos surpreender. Destaque para um dos quarteirões composto por dezenas de casas coloridas que, pela sua aparência, são o cenário perfeito para aquela fotografia que fará sucesso nas redes sociais.




.VISITE O TEMPLO HINDU SRI MARIAMMAN E TALVEZ TENHA A SORTE DE ASSISTIR A UM RITUAL SAGRADO
Visitar este que é, segundo percebemos, o maior e mais colorido Templo Hindu de Singapura é uma excelente oportunidade de enriquecer a sua passagem pela Little India. Aceda ao interior do espaço e quem sabe se não terá a sorte de assistir a um qualquer ritual religioso de relevo. Mantenha uma postura de respeito e testemunhe a intensidade com que são vividos cada um destes momentos sagrados.




.VISITE O TEKKA CENTRE E POR MOMENTOS SINTA O AMBIENTE DOS TÍPICOS MERCADOS INDIANOS
Talvez por esta altura o seu estômago já reclame algum aconchego e acredite que está no local certo para experienciar algo que irá enriquecer ainda mais a sua passagem por esta zona de Singapura. Visite o Tekka Centre e passei-se por entre um sem número de lojas que vendem os típicos trajes indianos e no final ainda poderá testar o palato com alguns dos sabores mais conhecidos deste país. 




.NÃO SE DESPEÇA DE SINGAPURA SEM ASSISTIR AO SHOW DE LUZES NO SUPERTREE GROOVE
Com a sua passagem por Singapura a entrar na recta final sugerimos que se despeça desta incrível cidade num local especial. Regresse à zona da marina e enquanto assiste ao espetáculo de luzes que todas as noites acontece no jardim Supertree Groove relembre cada um dos momentos e experiências vividas nas últimas 48 horas. 
O espetáculo (Garden Rhapsody) é de acesso gratuito e acontece diariamente ás 19:45 e ás 20:45.




INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGÁMOS A SINGAPURA:
  • VINDOS DA MALÁSIA (DE BUS): À semelhança de outros viajantes também nós já entrámos em Singapura vindos da Malásia. O autocarro desde Kuala Lumpur ou Malaca é o meio de transporte mais usado pelos turistas que chegam do país vizinho e a opção que nos pareceu com melhor relação custo/benefício. Para além das tarifas para este serviço se situarem entre os 15 e os 25 euros a viagem é realizada de forma direta, sendo só interrompida na fronteira onde todos os passageiros são sujeitos ás inevitáveis formalidades. O trajeto desde a capital da Malásia tem uma duração aproximada de 6 horas e 4 horas desde Malaca. 
  • VINDOS DE UM VOO INTERNACIONAL: Qualquer viajante que chegue a Singapura por via aérea terá como porta de entrada no país o moderno e movimentado Aeroporto Internacional Changi que recebe voos de diversos países da Europa, Médio Oriente, Ásia e Oceania. 

.COMO FOMOS DO AEROPORTO PARA O CENTRO DA CIDADE: 
Ainda que o Aeroporto Internacional Changi se situe a cerca de 15 quilómetros do centro da cidade o visitante recém chegado ao país não encontrará qualquer dificuldade em se deslocar entre os dois pontos uma vez que são diversos os meios de transporte que realizam este trajeto.
  • COMBOIO (MRT): Esta foi a opção que escolhemos porque nos pareceu a mais prática e económica. A viagem até ao destino pretendido teve uma duração de 20 minutos e um custo de 2SGD. A estação MRT que serve o aeroporto situa-se no Terminal 2 e poderá ser facilmente alcançada seguindo as várias placas "Train to City" existente no hall de chegadas. O pagamento pode ser realizado diretamente nos torniquetes através do sistema contactless VISA/MASTERCARD.
  • BUS: Ainda que igualmente económica, esta opção poderá não ser a mais indicada se o viajante se fizer acompanhar de um grande número de bagagens. O bus 36 passa pelos terminais 1, 2 e 3 e circula entre as 6 am e a meia noite. Este serviço tem um custo de 2 SGD e realiza uma rota pré definida com passagem por Raffles Boulevard, Orchard Road e Bras Basah Road. O pagamento pode ser realizado diretamente no interior do autocarro através do sistema contactless VISA/MASTERCARD.
  • TÁXI: Este é um serviço que poderá ser solicitado nos "táxi stands" existentes no hall de chegadas de qualquer um dos quatro terminais do aeroporto. A viagem até à zona mais central da cidade tem uma duração aproximada de 30 minutos e um custo que pode variar entre os 20 SGD e 40 SGD (dependendo do local de destino). 

.FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS:
Quer a chegada ao país aconteça por via aérea, terrestre ou marítima os visitantes deverão preencher o SINGAPORE ARRIVAL CARDEste registo deverá ser realizado previamente, indicando (para além dos dados pessoais) as datas de entrada e saída, o hotel assim como algumas informações relativas à saude do passageiro. À chegada ao país o visitante deverá igualmente estar munido de um passaporte com validade de pelo menos seis meses no qual será carimbada a devida autorização de entrada/permanência no país.

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR SINGAPURA:
Singapura é um daqueles destinos que pode ser visitado durante praticamente todo o ano. Por se situar perto da linha do equador o clima é, de forma geral, quente e húmido com o período entre os meses de Novembro e Fevereiro a destacar-se como aquele onde haverá maior probabilidade de precipitação. Nos restantes meses o clima tende a ser mais seco ainda que as temperaturas se mantenham entre os 25°C e os 30°C. De forma a desfrutar de uma meteorologia agradável assim como evitar as enchentes de turistas achamos que o período entre Março e Maio é a melhor altura para visitar Singapura.

.COMO NOS DESLOCÁMOS EM SINGAPURA:
Para além dos vários quilómetros percorridos a pé, optámos também por utilizar o eficiente e prático sistema de Metro (MRT) que em meia dúzia de minutos nos fez chegar a alguns locais que desejávamos visitar. Este meio de transporte para além de ser barato é igualmente bastante prático uma vez que se estende por praticamente toda a cidade, com estações situadas nas proximidades dos principais pontos de interesse. 
Ainda que não tenhamos utilizado, o Táxi e as plataformas digitais (UBER e GRAB) poderiam também ser excelentes opções para alcançar as áreas mais afastadas do centro da cidade

.ONDE DORMIMOS EM SINGAPURA:
Singapura não é um destino económico e isso acaba por se refletir no preço da maioria dos alojamentos presentes na cidade. Com um orçamento limitado focámos a nossa atenção nas áreas de Chinatown, Little India e Haji Lane, locais onde por norma se situam alguns hotéis com tarifas relativamente aceitáveis. Depois de alguma pesquisa e uma vez que a nossa estadia seria curta, optámos por ficar no CAPSULE@HIVE BUGIS, um hotel cápsula que para além de se ter revelado uma experiência única também nos permitiu pernoitar no centro de Singapura por um preço bem simpático.



PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário