quinta-feira, 2 de outubro de 2025

KUALA LUMPUR - O QUE FAZER E VISITAR NA CAPITAL DA MALÁSIA


Visitar Kuala Lumpur é especial. Olhamos para ela como uma amiga de longa data que fomos vendo crescer até se tornar numa das mais incríveis metrópoles do Sudeste Asiático. Sem nunca lhe darmos o merecido valor, a capital da Malásia recebeu-nos por uma mão cheia de vezes, funcionando quase sempre como ponto de partida de grande parte das viagens que realizámos nesta região do globo.
Desta vez, com algum tempo extra, fizemos questão de lhe retribuir a hospitalidade com uma visita mais demorada, tentando usufruir da energia desta que será porventura uma das mais multi-culturais cidades da Ásia.

Kuala Lumpur revelou-nos então uma realidade bem distinta daquela que conhecemos. De súbito vêmo-nos abraçados por um enredo 
no qual o cheiro a caril dos restaurantes indianos se funde na perfeição com o perfume do incenso libertado pelos pauzinhos que ardem nos templos budistas. No que à arquitetura diz respeito, destacamos os edifícios de aparência moderna que coabitam em harmonia com mesquitas centenárias. Kuala Lumpur é, na realidade, um pedaço de vários mundos que pela sua diferença nos motivam e inspiram a alargar ainda mais os nossos horizontes.

.LEIA TAMBÉM: VISITAR AS BATU CAVES - COMO CHEGAR DESDE KUALA LUMPUR






 KUALA LUMPUR - 14 LOCAIS QUE DEVE MESMO INCLUIR NO SEU ROTEIRO

.TORRES PETRONAS
Não existirá certamente imagem que mais se identifique com a capital da Malásia. As lindíssimas torres que se erguem bem no coração de Kuala Lumpur são o reflexo mais visível do desenvolvimento e do crescimento económico do país. A qualquer hora do dia ou da noite é possível admirar as Torres Petronas a partir dos bem tratados jardins que as rodeiam, ou então, se preferir, poderá subir ao deck de observação para uma experiência mais intensa.




.KL TOWER (MENARA KUALA LUMPUR)
A KL Tower é outra das grandes construções de Kuala Lumpur. Para além de admirar esta imponente torre de comunicações a partir do solo, sugerimos que suba até à plataforma de observação de onde se conseguem vistas incríveis sobre grande parte da cidade. Na área que envolve toda a base da estrutura existem algumas zonas verdes que valem a pena serem exploradas.                 




.SULTAN ABDUL SAMAD BUILDING 
Situado a dois passos da emblemática Praça da Independência, o Sultan Abdul Samad Building destaca-se, na nossa opinião, por ser um dos mais elegantes da capital da Malásia. Erguido no século XIX pelos britânicos, o espaço foi usado durante todo o período da ocupação como sede de muitos dos seus serviços administrativos. 
Este é um excelente exemplo da harmonia quase perfeita entre os testemunhos do passado e as construções de aparência arrojada que atualmente florescem por toda a cidade.





.MERDEKA SQUARE
Também conhecida como Praça da Independência, esta enorme área ajardinada assinala o local onde teve lugar aquele que seguramente foi o acontecimento mais marcante da história do país. Após a conquista da independência, foi ali erguida a primeira bandeira da Malásia que ainda hoje se mantém orgulhosamente hasteada no topo de um enorme poste. 




.KL CITY GALLERY
A KL City Gallery é um bem conseguido espaço interpretativo no qual podemos conhecer diversas curiosidades, assim como entender um pouco melhor a dinâmica por detrás da capital da Malásia. Exposições fotográficas e interativas levam o visitante numa viagem através dos últimos anos, mostrando de uma forma bastante elucidativa as várias fases do desenvolvimento, quase explosivo, que a cidade tem vindo a testemunhar. 




.MESQUITA SULTAN ABDUL SAMAD JAMEK
A Mesquita Sultan Abdul Samad Jamek é um dos mais antigos e emblemáticos templos de origem Islâmica de Kuala Lumpur, assumindo-se como um valioso marco histórico e cultural assim como um importante local de culto para as gentes da cidade. Para além da sua beleza visual, o ambiente tranquilo que se respira no interior do complexo proporciona um contraste interessante com a agitação que, de forma constante está presente nas ruas da capital da Malásia. 




.SRI MAHAMARIAMMAN TEMPLE
Situado no coração da cidade, o Templo Sri Mahamariamman é o mais antigo local de culto de origem Hindu de Kuala Lumpur. Este bonito edifício destaca-se da paisagem urbana que o envolve devido às cores e aparência arrojada da sua fachada principal, através da qual fiéis e visitantes acedem ao interior do recinto.  




.CHINA TOWN
Com o passar dos anos a China Town de Kuala Lumpur tem vindo a perder a sua verdadeira essência, dando lugar a uma espécie de centro comercial a céu aberto no qual se vendem artigos contrafeitos de qualidade duvidosa. 
A badalada Petaling Street assim como o restaurado Central Market são porventura os exemplos mais visíveis desta faceta cada vez mais desvirtuada do património histórico e cultural que em tempos caracterizava esta área da cidade. 




.GUAN DI TEMPLE
Apesar de não ser muito grande, quando comparado com outros santuários budistas de Kuala Lumpur, o Templo Guan Di mostra, contudo, ser uma espécie de oásis de calma no meio do permanente movimento que caracteriza as ruas da capital da Malásia. O cheiro a incenso dá-nos as boas vindas assim que transpomos o portal de madeira que assinala a entrada neste local que parece ser ponto de passagem obrigatória dos fiéis que habitam nesta área da cidade.




.KWAI CHAI HONG
O Kwai Chai Hong é uma área situada a dois passos de Petaling Street na qual tem vindo a ser implementada um interessante projeto de revitalização que acabou por transformar uma zona degradada num espaço repleto de cor, alma e carisma. Este conjunto de pequenas ruas ganhou fama devido aos murais que cobrem a quase totalidade das paredes e atualmente é um dos mais movimentados pontos turísticos da capital da Malásia.  




.NATIONAL MOSQUE (MASJID NEGARA)
É sabido que a Malásia é um país maioritariamente muçulmano e visitar esta que é a maior e mais importante mesquita do território é por si só uma experiência que seguramente valorizará ainda mais a sua passagem por Kuala Lumpur. 
É importante ter em conta que a principal zona de culto da Masjid Negara se encontra barrada a não muçulmanos e que as visitas turísticas acontecem somente em horários pré estabelecidos.





.KUALA LUMPUR RAILWAY STATION
Esta estação ferroviária inaugurada em 1910 foi em tempos uma das principais portas de entrada na cidade. O edifício que se destaca pela sua arquitetura de estilo mourisco-indiano tem uma aparência quase palaciana e, ainda que tenha perdido o charme do passado, mantém-se entre as mais belas construções históricas da capital da Malásia. Mais do que uma mera estação ferroviária, a Kuala Lumpur Railway Station é, não só, um valioso testemunho do passado colonial mas também um símbolo da identidade multicultural que caracteriza a maior metrópole do país.    




.TEMPLO THEAN HOU 
O Templo Thean Hou é de origem budista (embora também tenha elementos que o ligam ao taoismo assim como ao confucionismo) e está entre os locais de culto mais visitados de Kuala Lumpur. Este complexo situado no ponto mais alto de uma colina foi erguido pela comunidade chinesa e é dedicado à muito venerada deusa Mazu, padroeira dos marinheiros e pescadores. Devido à sua localização privilegiada proporciona vistas desafogadas sobre uma boa parte da cidade. 




.BATU CAVES
Depois das Torres Petronas, as Batu Caves são com toda a certeza o local que maior número de turistas atrai em Kuala Lumpur. As diversas grutas existentes nas vertentes rochosas estão, na sua maioria, ocupadas por impressionantes santuários e templos de origem hindu. O maior e mais importante destes locais de culto encontra-se guardado por uma gigantesca estátua dourada e é acessível através de uma escadaria colorida que trepa a encosta até à boca da enorme gruta, onde fiéis e visitantes se misturam cada um com o seu propósito.
Este foi um dos locais onde já havíamos estado em outras ocasiões. Recordamos especialmente uma dessas visitas onde nos vimos envolvidos no Thaipusam, o maior festival hindu realizado fora do território indiano.
.PODE LER O ARTIGO COMPLETO SOBRE A NOSSA VISITA ÀS BATTU CAVES AQUI.





INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS PARA A MALÁSIA:
Quer a chegada ao país aconteça por via aérea, terrestre ou marítima os visitantes deverão preencher o MALAYSIA DIGITAL ARRIVAL CARDEste registo deverá ser realizado previamente, indicando (para além dos dados pessoais) as datas de entrada e saída, o hotel assim como algumas informações relativas à saúde do passageiro. À chegada ao país o visitante deverá igualmente estar munido de um passaporte com validade de pelo menos seis meses no qual será carimbada a devida autorização de entrada/permanência no país.

.COMO IR DO AEROPORTO AO CENTRO DA CIDADE:
  • BUS: Esta é e sempre foi a nossa escolha. Existem saídas regulares tanto do terminal KLIA1 como do KLIA 2 e o trajecto até à estação KL SENTRAL demora aproximadamente uma hora. Os autocarros são bastante confortáveis e o serviço tem um custo de RM15.
  • COMBOIO: Outra opção é o Airport Ekspres que também circula de forma regular entre o terminal KLIA1 e a KL SENTRAL. Este serviço é relativamente mais rápido que o autocarro mas tem um custo de RM50 por trajeto.
  • TÁXI: Não será surpresa para ninguém que esta opção seja a mais dispendiosa ainda que não se revele muito mais rápida que o autocarro. O único ponto positivo e que distingue este serviço dos anteriores é que levará o passageiro até ao local pretendido ou hotel reservado.

.COMO NOS DESLOCÁMOS DENTRO DA CIDADE:
Kuala Lumpur encontra-se servida por uma bem organizada rede de transportes públicos. Autocarros, metro, comboio e táxi estão presentes por toda a parte, permitido-nos chegar facilmente a qualquer ponto da cidade.
Ainda assim existe uma outra opção (pouco divulgada) e que é porventura o meio de transporte mais prático e económico (RM1 por trajeto) presente na capital da Malásia.
GOKL é um sistema público de autocarros urbanos criado para tentar reduzir o tráfico rodoviário e encontra-se dividido em diversas linhas que percorrem as principais áreas da cidade, com passagem pelos principais pontos turísticos.
Durante esta última passagem por Kuala Lumpur usámos e abusámos deste sistema e podemos garantir que funciona na perfeição. 
Todas as informações, com mapas e horários deste serviço podem ser consultadas AQUI.

.COMO CHEGAR ÁS BATU CAVES:
Existem diversas formas de chegar a este local situado já fora da área urbana de Kuala Lumpur, contudo, na nossa opinião, a opção mais rápida e económica de o fazer é utilizando o comboioBasta para isso deslocar-se até à estação KL SENTRAL e apanhar o KTM KOMUTER TRAIN que segue directamente até ás Batu Caves. O preço para este serviço é de RM2,60 por trajecto.

.COMO ACEDER À INTERNET NA MALÁSIA E EM TODA A REGIÃO DO SUDESTE ASIÁTICO:
Se for daquelas pessoas que não faz questão de estar ligado à internet em permanência, então a rede wifi do alojamento assim como dos bares, cafés e restaurantes que frequentar durante a sua estadia será certamente suficiente para as suas necessidades. No entanto, se fizer questão de se manter conectado ao mundo digital de forma frequente poderá fazer como nós e adquirir um prático e funcional eSim. Durante a nossa viagem pelo Sudeste Asiático usámos a Operadora Saily que mostrou estar sempre à altura das nossa exigências, mesmo em algumas regiões mais remotas. Se optar por esta solução utilize os nossos códigos (PAULAE8084 & JOAOEN5015) e consiga 5 USD de desconto na sua primeira compra.

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR KUALA LUMPUR E AS BATU CAVES:
De uma forma geral a melhor altura do ano para visitar Kuala Lumpur e as Batu Caves é entre Dezembro e Fevereiro assim como no período que vai de Junho e Agosto. Nestes meses esta região do país é brindada com dias de tempo seco ainda que um ou outro capricho meteorológico possa trazer algumas gotas de chuva. Se quer tirar o máximo partido da sua viagem pela Malásia sugerimos então que programe a sua passagem por Kuala Lumpur durante estes meses. 

.CUIDADOS DE SAÚDE:
A Malásia é por norma um destino que não exige grandes preocupações a nível de saúde, contudo sugerimos a realização da consulta do viajante antes do início da viagem.





PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário