quarta-feira, 24 de setembro de 2025

TANA TORAJA - O QUE FAZER E VISITAR NA TERRA ONDE A MORTE NÃO ASSUSTA


Ainda que víssemos a chegada a Tana Toraja como o concretizar de mais um dos objetivos traçados para a nossa viagem pela Indonésia, a verdade é que havia também em nós um certo desalento, uma vez que seria precisamente na ilha de Sulawesi que daríamos início à última etapa da nossa estadia no país. Conscientes de que esta era uma terra com tradições e costumes únicos, na qual iríamos testemunhar alguns rituais milenares, empenhámo-nos para que nada escapasse à nossa atenção. Chegar a Rantepao era então mais do que a simples realização de um sonho. Visitar esta região seria a oportunidade que procurávamos de testemunhar de perto um dos mais estranhos e impressionantes rituais fúnebres do mundo assim como de admirar a singularidade das habitações típicas desta zona do país. 




Depois de uma mão cheia de dias em Rantepao percebemos que incluir este local no nosso roteiro havia sido uma decisão acertada: aqui encontrámos um universo cultural tão vasto quanto inesperado que acabaria por alterar a forma como olhamos para as tradições e estilo de vida nas ilhas da Indonésia. 





À DESCOBERTA DE TANA TORAJA (RANTEPAO) 
15 LOCAIS E EXPERIÊNCIAS ÚNICAS PARA INCLUIR NO SEU ROTEIRO


.MISTURE-SE COM AS GENTES LOCAIS NO MERCADO DE GADO DE PASAR BOLU
De entre os muitos locais e experiências que a cidade de Rantepao oferece a quem a visita, o Mercado de Gado de Bolu é por ventura uma das mais impressionantes. ..... este enorme espaço comercial testemunha um movimento frenético de criadores de gado e possíveis compradores que ali se deslocam para tentar transacionar búfalos assim como alguns exemplares de raça suína. Estes animais têm uma grande importância na cultura das gentes de Toraja, não só pela utilidade nas tarefas agrícolas mas sobretudo pelo papel fundamental que desempenham nos rituais fúnebres. 





.ASSISTA AO ESTRANHO E MUITO IMPRESSIONANTE RITUAL MA'NENE
Este ritual acontece a cada cinco anos e consiste na exumação dos corpos dos antepassados de algumas comunidades para que sejam limpos e vestidos com novos trajes. O Ma'nene para além de celebrar e honrar a memória dos entes queridos tem igualmente um significado bastante profundo para a sua família, uma vez que se crê que desta forma se consegue manter uma ligação ininterrupta com os parentes falecidos. Se visitar Tana Toraja nos meses de Agosto ou Setembro deverá incluir esta experiência incrível no seu roteiro. 





.PASSE PELA ALDEIA BUNTU PUNE E SUBA ATÉ AO SEU PONTO MAIS ELEVADO
Depois de percorrer a pequena mas bem arranjada aldeia Buntu Pune lançamos-lhe o desafio de explorar a área situada no extremo ocidental do povoado onde terá o seu primeiro contacto com o simbolismo que a morte representa para as gentes de Toraja. Numa enorme parede rochosa encontram-se dezenas de caixões, muitos deles envelhecidos pelo tempo, que ali permanecem empilhados em diversos níveis, guardando no seu interior os corpos dos antepassados que já partiram. Em Buntu Pune existe também uma escadaria cravada na encosta que o conduzirá a um local mais elevado de onde se conseguem vistas privilegiadas sobre as montanhas e paisagens agrícolas da região. 





.APRENDA SOBRE A CULTURA DA REGIÃO ENQUANTO EXPLORA A ALDEIA KE'TE KESU
Por se situar bastante próxima de Rantepao, esta aldeia é visivelmente mais turística que os restantes locais que visitará nesta área. As casas tradicionais, conhecidas como Tongkonan, alinham-se de forma impecável a dois passos de diversos campos agrícolas. Embora receba um número considerável de visitantes, Ke'te Kesu mantém ainda o seus valores históricos e culturais, não só pela arquitetura das construções nela presentes mas sobretudo pelas grutas funerárias presentes a dois passos do povoado. 





.SINTA A AUTÊNTICIDADE DA CULTURA DE TORAJA AO VISITAR A ALDEIA TONGKONAN SIGUNTU
Situada a uma curta distância de Rantepao, a aldeia Tongkonan Siguntu oferece a quem a visita uma visão mais autêntica e serena da cultura Toraja. As casas tradicionais, com os seus telhados em forma de barco, mostram ser ainda valiosos testemunhos do passado de uma região que, face ao aumento do número de visitantes, parece orientar-se cada vez mais para uma transição pouco sustentável que porventura levará ao declínio das suas tradições. Ao percorrer a aldeia sentirá certamente o pulsar da vida rural marcado pelo canto dos galos e pela movimentação tranquila dos seus habitantes que, indiferentes à presença dos visitantes se mantêm focados nas suas lides diárias. 





.AVENTURE-SE NO INTERIOR DAS MISTERIOSAS GRUTAS FUNERÁRIAS DE LONDA
As grutas funerárias de Londa são um dos locais mais enigmáticos e impressionantes da região de Toraja, não só pela sua extensão mas também pelo simbolismo que carregam. Se no exterior são as figuras tau-tau que chamam a atenção de quem ali se desloca, no interior é a escuridão e o silêncio que impressionam. Ao percorrer as labirínticas passagens, a ténue luz das lanternas revelar-lhe-á dezenas de caixões de madeira empilhados sobre a rocha assim como um número considerável de ossadas que, ao longo dos anos, foram caindo das urnas mais antigas. Visitar Londa irá proporcionar-lhe uma experiência tão fascinante quanto perturbadora. 





.DEIXE-SE IMPRESSIONAR PELA BELEZA DAS ESCARPAS SAGRADAS DE LEMO
Este é um dos mais emblemáticos locais desta região assim como o retrato perfeito da relação única que o povo de Toraja mantém com a morte. Logo à chegada irá deparar-se com uma imponente parede rochosa na qual se alinham diversos nichos esculpidos na pedra que guardam as míticas figuras tau-tau. Em Lemo a natureza parece fundir-se de forma perfeita com as tradições, uma vez que a vegetação selvagem que trepa pela encosta vai tomando conta dos caixões de madeira ali depositados. Este é um local para ser visitado com vagar, daqueles que merece ser contemplado sem pressa de seguir viagem. 





.ASSISTA A UM CASAMENTO E ENRIQUEÇA O SEU CONHECIMENTO SOBRE OS COSTUMES DA REGIÃO 
Tal como os funerais, também os casamentos tradicionais são acontecimentos repletos de simbolismo. Assistir a estas cerimónias é ter a oportunidade de mergulhar na essência da cultura Toraja onde os ritual, os trajes ou ações são o reflexo de vários séculos de história. Os casamentos reúnem não só as famílias dos noivos mas também a comunidade local e são na sua maioria celebrações únicas que incluem danças, música assim como o sacrifício de búfalos e porcos. Esta é decididamente uma experiência que enriquecerá ainda mais a sua passagem por esta região. 





.VISITE UMA "BABY GRAVE" E CONHEÇA UM DOS RITUAIS FÚNEBRES MAIS SINGULARES DE TORAJA
De entre os muitos locais únicos presentes em Tana Toraja, as "Baby Graves" são porventura aqueles que parecem exercer um sentimento mais profundo, de certa forma comovente. Estas sepulturas são escavadas no tronco de uma árvore e são reservadas para crianças que faleceram antes de atingirem uma idade que permita a realização de um funeral convencional. Segundo a tradição, ao ser colocado no interior do tronco, o bebé funde-se com a árvore e continua a crescer com ela. 





.LANCE-SE À DESCOBERTA DO IMPRESSIONANTE COMPLEXO DE GRUTAS DE TAMPANG ALLO
Tampang Allo está entre os mais impressionantes complexos fúnebres da região de Toraja. As grutas naturais que dão forma a este local são verdadeiros cemitérios subterrâneos nos quais é possível ver centenas de caixões de madeira, alguns deles centenários e já bastante desgastados pelo tempo. À entrada o visitante é saudado pelas sempre misteriosas figuras tau-tau que em silêncio parecem observar os passos de quem por ali chega. Tampang Allo é um daqueles locais que não pode mesmo ficar de fora do seu roteiro quando visitar Tana Toraja. 





.FAÇA UMA PAUSA EM SUAYA PARA CONTEMPLAR OS TÚMULOS DE UMA ANTIGA FAMÍLIA REAL DE TORAJA
Ainda que as escarpas rochosas de Suaya não mostrem ser tão impressionantes quanto outros locais descritos neste artigo, achamos que pela sua importância cultural e histórica merecem fazer parte do roteiro de quem pretende conhecer o melhor desta região. Para além dos sempre impressionantes tau-tau que se alinham nos varadins de pedra, destaque também para os diversos túmulos que segundo percebemos têm ligação a uma antiga família real de Toraja.





.APROVEITE PARA CONHECER E PASSEAR NA ZONA MAIS CENTRAL DA CIDADE DE MAKALE
Makale é a capital e o maior aglomerado habitacional de Tana Toraja. Embora apresente uma atmosfera visivelmente mais urbana quando comparada com Rantepao ou outras aldeias da região, Makale não deixa de ter os seus encantos. Sugerimos um passeio ao redor do grande lago que preenche uma boa parte da área mais central ou a subida ao cristo redentor de onde o visitante conseguirá vistas panorâmicas, não só, sobre a cidade mas também para as montanhas e campos agrícolas que a abraçam. 





.ASSISTA A UM FUNERAL E IMPRESSIONE-SE COM OS RITUAIS QUE ACONTECEM DURANTE A CERIMÓNIA
Assistir a um funeral será uma das atividades que mais marcará a sua passagem pela região de Toraja. Ao contrário do que acontece na maioria das culturas ocidentais, aqui a morte não é encarada como um simples momento de luto, mas sim como uma passagem para um mundo espiritual no qual a vida continuará numa outra dimensão. Um funeral poderá durar até três dias e é celebrado sem grandes dramas, não só pela família do defunto mas também por uma boa parte da comunidade. Durante a cerimónia é prestada a devida homenagem à pessoa falecida através de rituais ancestrais, danças e na maioria dos casos o sacrifício de um ou mais búfalos. 





.ENTRE EM CONTACTO COM AS RAIZES MEGALÍTICAS DA REGIÃO AO VISITAR O BORI' KALIMBUANG
Bori' Kalibuang destaca-se por ser um dos locais mais enigmáticos de Tana Toraja e por culpa do sua envolvência transporta o visitante para as raizes mais profundas das tradições megalíticas da região. Por toda a área encontram-se dezenas de menires de pedra (alguns deles milenares) que no passado testemunharam certamente as cerimónias fúnebres praticadas nestes terrenos. Ainda hoje Bori' Kalimbuang continua a ser palco de cerimónias ligadas à morte, sendo inclusive possível ver uma quantidade considerável de ossadas humanas assim como diversas sepulturas escavadas nas formações rochosa que dão forma ao complexo. 





.TESTEMUNHE AS TRADIÇÕES E O MODO DE VIDA SIMPLES DAS GENTES DE OBJEK WISATA PALAWA'
Apesar de ser um local visitado frequentemente por turistas e de já mostrar uma certa tendência comercial, esta pequena aldeia guarda ainda um pouco da sua essência, com destaque para o ambiente rural que nela paira e claro... as bonitas e bem conservadas construções típicas. A beleza do local combina na perfeição com a calma das paisagens agrícolas envolventes, razão pela qual achamos que este deverá ser um ponto de passagem obrigatório para quem pretende testemunhar de perto a ligação que as gentes de Tana Toraja têm com as tradições, a natureza e o modo de vida que privilegia a simplicidade. 






INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.ONDE DORMIMOS EM TANA TORAJA (RANTEPAO):
Passámos quase uma semana em Rantepao e durante a nossa estadia ficámos alojados numa pequena guesthouse situada no centro da cidade, a dois passos de restaurantes e supermercados. Apesar de simples, as comodidades da Riana's Guesthouse revelaram-se amplamente suficientes tendo em conta o preço pago assim como o nosso grau de exigência. Gostámos sobretudo do pequeno-almoço assim como da simpatia dos anfitriões. Um aspeto que eventualmente pode desagradar a algumas pessoas é o facto deste local se encontrar nas proximidades de uma igreja que todas as manhãs transmite o terço por meio de altifalantes. 

.COMO NOS DESLOCÁMOS EM TANA TORAJA:
Ainda que Rantepao seja um excelente local para se alojar e partir à descoberta desta região de Tana Toraja, a verdade é que todos os locais listados neste artigo se situam fora da cidade, razão pela qual o visitante irá necessitar de um meio de transporte para se locomover. Se tal como nós se sente à vontade sobre duas rodas então alugar uma scooter é, na nossa opinião, a melhor opção uma vez que lhe permitirá parar onde entender, quando entender e o tempo que entender. Apesar das estradas da região serem um pouco sinuosas, estão relativamente bem conservadas.

.COMO CHEGÁMOS A TANA TORAJA (RANTEPAO): 
Chegámos a Rantepao vindos de Makassar, usando o autocarro. São várias as companhias a operarem esta rota, diversas vezes por dia. O trajeto pode ser realizado durante o dia ou numa viagem noturna e tem uma duração de cerca de 9 horas. Já a tarifa para este serviço varia entre os 150.000 IND e os 350.000 IND/passageiro.

.COMO ACEDER À INTERNET NA ILHA DE SULAWESI E EM TODO O TERRITÓRIO INDONÉSIO:
Se for daquelas pessoas que não faz questão de estar ligado à internet em permanência, então a rede wifi do alojamento assim como dos bares, cafés e restaurantes que frequentar durante a sua estadia será certamente suficiente para as suas necessidades. No entanto, se fizer questão de se manter conectado ao mundo digital de forma frequente poderá fazer como nós e adquirir um prático e funcional eSim. Durante a nossa viagem pelo Sudeste Asiático usámos a Operadora Saily que mostrou estar sempre à altura das nossa exigências, mesmo em algumas regiões mais remotas. Se optar por esta solução utilize os nossos códigos (PAULAE8084 & JOAOEN5015) e consiga 5 USD de desconto na sua primeira compra.

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR A ILHA DE SULAWESI:
A melhor altura do ano para visitar não só Tana Totaja mas também praticamente todo o território indonésio é entre os meses de Junho e Setembro, altura em que os dias são maioritariamente solarengos e a probabilidade de ocorrência de chuva é relativamente menor. Na Indonésia existem duas estações distintas: a estação das chuvas que ocorre entre Outubro e Abril e a estação seca que acontece entre Junho e Setembro. Tendo em conta que a ilha de Sulawesi se localizada numa região subtropical não é de excluir que, de forma ocasional, possam ocorrer perturbações climáticas que contrariem os padrões meteorológicos normais. 
 .PARA SABER QUAL É A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR, NÃO SÓ, AS DIVERSAS REGIÕES DA INDONÉSIA MAS TAMBÉM OS RESTANTES PAÍSES DO SUDESTE ASIÁTICO CLIQUE AQUI. 

.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS PARA A INDONÉSIA: 
Para qualquer viagem de cariz turístico, os cidadãos portugueses não necessitam de visto para estadias inferiores a 30 dias. À sua chegada à Indonésia o visitante deverá estar munido de um passaporte com validade de pelo menos seis meses no qual, depois de pagar uma taxa Rp 500.000, será carimbada a devida autorização de entrada no país. Se tal como nós pretender permanecer por um período entre 30 e 60 dias deverá deslocar-se ao consulado da Indonésia ou realizar todo o processo através deste SITE. Este visto poderá ser prolongado duas vezes (por 30 dias cada) até um período máximo de 120 dias. 
Quer a chegada ao país aconteça por via aérea, terrestre ou marítima os visitantes deverão preencher o HEALTH PASSEste registo deverá ser realizado previamente, indicando (para além dos dados pessoais) as datas de entrada e saída, assim como algumas informações relativas à saude do passageiro. Há também a necessidade de completar on-line uma DECLARAÇÃO ELETRÓNICA DE ALFÂNDEGA. Ambos os processos deverão ser realizados nas 48 horas que antecedem a sua chegada ao país, com o visitante a receber posteriormente um QR Code que deverá ser apresentado no ponto de entrada na Indonésia.

.CUIDADOS DE SAÚDE:
A ilha de Sulawesi é por norma um destino que não exige grandes preocupações a nível de saúde, contudo sugerimos a realização da consulta do viajante antes do inicio a viagem.






PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário