Ainda que seja dona de um número considerável de motivos de interesse, a Malásia não tem a fama de ser um destino que encante especialmente pelas suas praias. No entanto, na região Norte do país, a dois passos da Tailândia, existe um pequeno conjunto de ilhas que brindam quem as visita com incríveis paisagens tropicais banhadas por águas cristalinas. Perhentian é o nome deste território insular onde ainda é possível desfrutar de uma atmosfera serena, sem as enchentes causadas pelo turismo de massa que, nos dias que correm, quase asfixia alguns destinos situados do lado de lá da fronteira.
Quer seja em Palau Kecil ou na vizinha Palau Besar o ambiente ainda se rege pela autenticidade, proporcionando a quem as visita a oportunidade de explorar, com a devida calma, cada um dos segredos que nelas se escondem. O mar que abraça estes dois pedaços de paraíso é fértil em vida submarina, com os corais coloridos e as diversas espécies de peixes tropicais que nele habitam a atraírem também muitos amantes de mergulho.
As ilhas Perhentian mostraram-nos que afinal a Malásia também guarda em si uma mão cheia de cenários idílicos que poderão muito bem ser o local perfeito para quem, tal como nós, valoriza não só a natureza mas também a tranquilidade. Existirão certamente no mundo poucos locais em que o simples ato de descansar à beira mar se transforma numa experiência tão bela quanto memorável.
ILHAS PERHENTIAN - O QUE MAIS GOSTÁMOS DE FAZER E VISITAR
.ASSISTIR AO NASCER DO SOL E PERCEBER QUE A BELEZA DAS PERHENTIAN ESTÁ NAS COISAS MAIS SIMPLES
Encontrar um local privilegiado e assistir ao nascer do sol está entre as experiências que mais marcaram a nossa passagem pelas ilhas Perhentian. Um areal despido de pessoas e o silêncio da manhã revelaram-se a companhia perfeita para testemunhar o momento em que o grande astro surge no horizonte e pinta de luz as paisagens exóticas deste pequeno território insular.
.FAZER SNORKELLING E EXPLORAR A INCRÍVEL VIDA MARINHA PRESENTE NESTA ZONA DO GLOBO
As águas cristalinas que banham as ilhas Perhentian convidam a longos mergulhos, não só de exploração mas sobretudo de contemplação da incrível vida subaquática que nelas se esconde. Nadar em conjunto com cardumes de peixes tropicais assim como de bonitos exemplos de formações de coral de cores vivas acabaram por ser uma das atividades que mais marcaram a nossa passagem por estes pequenos territórios insolares. Em algumas localizações específicas há até a possibilidade de vislumbrar uma ou outra tartaruga ou até um inofensivo tubarão do recife.
- ALGUNS LOCAIS ONDE GOSTÁMOS DE FAZER SNORKELLING NAS ILHAS PERHENTIAN:
- D'LAGOON BEACH (PERHENTIAN KECIL): Devido à sua localização remota á quem afirme que a D'Laggon Beach é um dos melhores locais de Perhentian Kecil para contemplar a vida marinha. As águas que banham esta pequena praia escondem um bem conservado coral que para além de poder ser facilmente alcançado desde o areal é também rico em pequenos grupos de peixes tropicais.
- LONG BEACH JETTY (PERHENTIAN KECIL): Ainda que esta seja uma das mais movimentadas praias de Perenhtian Kecil é também um dos melhores locais da ilha para a prática de snorkelling, especialmente no extremo norte onde um enorme cardume se mantém de forma permanente. Se tiver sorte poderá igualmente avistar pequenas raias azuis que procuram refúgio na zona situada ao redor do pontão.
- TURTLE BAY (PERHENTIAN BESAR): Esta bonita praia é conhecida por ser paragem habitual de tartarugas marinhas que ali se deslocam para se alimentar das algas que crescem a meia dúzia de metros do areal.
- TELUK KEKE BEACH: Na zona situada à esquerda do pontão existem alguns recifes em boas condições onde, na maioria dos casos, é possível avistar pequenos cardumes de peixes coloridos.
- SHARK POINT (PERHENTIAN BESAR): Tal como o nome indica, este local é muitas vezes visitado por tubarões do recife, sobretudo juvenis que a uma curta distância da costa se passeiam nas águas pouco profundas que banham esta área da ilha. Uma vez que o Shark Point é um dos pontos de paragem obrigatória de grande parte dos tours, sugerimos que o visite depois da hora de almoço, evitando assim a grande agitação criada pelos visitantes de ocasião.
.LANÇAR-SE À DESCOBERTA DAS MAIS BELAS PRAIAS DO ARQUIPÉLAGO
As ilhas Perhentian são conhecidas pelas suas praias idílicas, abraçadas por densas florestas tropicais e águas tão cristalinas que em alguns casos permitem apreciar o desenrolar da vida marinha sem haver a necessidade de mergulhar. Ainda que os areais mais famosos e acessíveis se revelem ótimos locais para relaxar e desfrutar da beleza desta zona do país, é nas praias situadas em zonas mais remotas que encontrámos os tais paraísos tropicais que nos fizeram incluir este arquipélago no nosso roteiro.
- AS PRAIAS QUE MAIS GOSTÁMOS DE VISITAR NAS ILHAS PERHENTIAN:
- TURTLE BEACH (PERHENTIAN BESAR): Situada na zona norte de Perhentian Besar e somente acessível de barco, esta é na nossa opinião uma das praias mais espetaculares da ilha. Com um areal pouco extenso, delimitado de um lado por uma densa vegetação tropical e do outro pelas águas translúcidas do oceano Índico, a Turtle Beach é um daqueles paraísos que antes de o conhecermos só imaginávamos existir nos cartões postais.
- ROMANTIC BEACH (PERHENTIAN BESAR): A Romantic Beach situa-se ao lado da Turtle Beach e também só é acessível de barco. Apesar de ser um pouco mais pequena que a sua vizinha, as paisagens naturais que a envolvem revelaram-se, mais uma vez de uma beleza fora do comum. Sugerimos que a visita a esta zona da ilha aconteça da parte da tarde evitando assim os tours que ali desembarcam durante a manhã.
- PIR BEACH (PERHENTIAN BESAR): Ainda que esta praia seja bastante bonita achámo-la demasiado turística e desprovida da atmosfera de tranquilidade que encontrámos em outros locais da ilha. O grande resort que quase invade o areal também contribui claramente para a descaracterização da paisagem que sem surpresas só nos conquistou pelas incríveis águas azul-turquesa que banham esta zona da ilha.
- TELUK KEKE BEACH (PERHENTIAN BESAR): Mais uma praia espetacular que quase de imediato nos arrebatou o coração, especialmente a área situada mais a sul onde permanecemos sozinhos por mais de um par de horas. Para além do acesso ser fácil o mar calmo e pouco profundo revelou-se perfeito para nadar em segurança. A Teluk Keke Beach é definitivamente um local a incluir no roteiro de quem quer conhecer as mais belas praias das ilhas Perhentian.
- FLORA BAY (PERHENTIAN BESAR): Situada na baía que dá forma à costa sul da ilha, este longo areal revelou ser (apesar da presença de algumas construções simples) um ótimo refúgio para um mergulho tranquilo logo pela manhã. Gostámos especialmente da zona mais a oriente que pela sua aparência mais selvagem guarda ainda uma certa atmosfera de isolamento.
- ADAM & EVE BEACH (PERHENTIAN KECIL): Acessível por barco ou através de um longo trilho pela floresta, a Adam & Eve Beach foi uma das mais agradáveis surpresas da nossa passagem pelas Perhentian. Chegar a esta pequena praia situada no zona norte da ilha Kecil é quase como descobrir um paraíso perdido que só se revela a quem se aventura para lá do óbvio. A densa vegetação que delimita o areal realça ainda mais o azul daquele mar incrivelmente belo e no qual nos banhámos uma e outra vez. Esta será com toda a certeza uma das melhores praias do arquipélago.
- D'LAGOON BEACH (PERHENTIAN KECIL): Não fosse o hotel ali instalado e este local poderia ser considerado a praia perfeita. Ainda assim há na D'Lagoon Beach algo de especial que cativa todos os que ali chegam - talvez seja a baía que lhe dá forma ou a densa vegetação tropical que cobre a quase totalidade daquele cenário tropical. Quanto a nós, acabámos por dar especial atenção às águas translúcidas onde nos deliciámos com a maravilhosa vida marítima presente a dois passos da costa.
- TURTLE BEACH (PERHENTIAN KECIL): A caminhada até esta praia é longa mas à sua chegada o visitante será recompensado de forma generosa. Depois de cruzar os derradeiros metros por entre a vegetação surge por fim um cenário tropical quase intocado, no qual despontam inúmeras palmeiras que lançam as suas sombras sobre o areal. O mar mais, uma vez, não desilude e na temperatura certa permite que um simples mergulho se transforme num momento que várias vezes desejámos eternizar.
- KERANJI (MIRA) BEACH (PERHENTIAN KECIL): Quase tomado pela vegetação, o pequeno areal de Keranji Beach foi para nós uma espécie de refúgio secreto que por diversas vezes recebeu a nossa visita durante os dias que permanecemos em Kecil. Apesar da presença de uma mão cheia de bungalows o ambiente à volta da praia é de completa serenidade, perfeito para relaxar o corpo depois de um dia de caminhadas. Num dos extremos existe um modesto café que serve bebidas e pratos simples.
.PERCORRER OS TRILHOS QUE RASGAM A FLORESTA E CONDUZEM A PRAIAS IMACULADAS
Embora as principais atividade nas Perhentian estejam ligadas ao mar a verdade é que há nestas ilhas uma outra faceta que também merece ser explorada. As densas florestas que cobrem a quase totalidade destes territórios insolares guardam no seu interior uma vasta e valiosa vida selvagem que só será descoberta por quem se lançar à conquista dos muitos trilhos que ligam as diversas áreas. Sabíamos de antemão que algumas praias mais remotas poderiam ser facilmente alcançadas de barco, contudo optámos por caminhar até uma boa parte delas, valorizando dessa forma a nossa chegada ao local desejado. E o melhor de tudo é que as maiores caminhadas são na maioria dos casos recompensadas com a chegada a areais desertos banhados por águas translúcidas.
.ASSISTIR AO PÔR-DO-SOL NUMA DAS PRAIAS DA COSTA OCIDENTAL
Esperar pelo entardecer numa qualquer praia da costa ocidental das ilhas Perhentian é um daqueles momentos que pode marcar de forma incondicional a viagem de quem inclui este pequeno território no seu roteiro pela Malásia. Aqui não há pressas, ruídos nem gestos capazes que nos distrair daquilo que realmente interessa. Perante o nosso olhar o grande astro desliza suavemente no horizonte, pintando de tons quentes tudo o que que dali se avista. A luz diminui e o dia despede-se com a promessa de um regresso ainda mais memorável. A possibilidade de desfrutar de um momento único, sem interrupções, é um dos mais valiosos luxos que as ilha Perhentian proporcionam a quem as visita.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
.COMO CHEGAR ÀS ILHAS PERHENTIAN:
Para chegar às ilhas Perhentian o visitante deverá primeiro viajar até ao porto de Kuala Besut de onde partem de forma frequente barcos com destino a Palau Besar ou Palau Kecil. Uma vez no porto deverá então comprar o ingresso de ida e volta para o destino pretendido que será alcançado em menos de uma hora. Uma vez que as ilhas Perhentian são um destino bastante turístico são várias as formas de as alcançar qualquer que seja o seu ponto de partida. Deixamos-lhe alguns exemplos:
- BUS DESDE KUALA LUMPUR: Do Terminal TBS (Terminal Bersepadu Selatan) saem de forma regular carreiras para Kuala Besut com a viagem a ter uma duração aproximada de 8 horas. O ingresso poderá ser adquirido diretamente no local ou com alguma antecedência através do site REDBUS. Uma vez que é uma viagem relativamente longa sugerimos que seja realizada de noite, chegando assim ao porto às primeiras horas da manhã. O primeiro barco com destino às ilhas Perhentian parte por volta da 7:00 am.
- AVIÃO DESDE KUALA LUMPUR: Voar é a opção mais rápida, cómoda mas como seria de esperar aquela que representa um investimento mais substancial. Do aeroporto de Kuala Lumpur saem (pelo menos) dois voos diários com destino a Kota Bharu. Uma vez aí deverá apanhar um bus, uma mini van ou um táxi até ao porto de Kuala Besut.
- BUS DESDE PENANG: De Penang partem de forma bastante frequente autocarros com destino a Kuala Besut, com a viagem a ter uma duração média de 8 horas. O ingresso poderá ser adquirido diretamente no local ou com alguma antecedência através do site REDBUS. Uma vez que é uma viagem relativamente longa sugerimos que seja realizada de noite, chegando assim ao porto às primeiras horas da manhã. O primeiro barco com destino às ilhas Perhentian parte por volta da 7:00 am.
- AVIÃO DESDE PENANG: Se por um lado voar entre Penang e Kota Bharu representará uma chegada mais rápida ao seu destino, por outro, esta forma de viajar implicará também um gasto superior ao autocarro. Do aeroporto de Kota Bharu deverá apanhar um bus, uma mini van ou um táxi até ao porto de Kuala Besut.
- BARCO + BUS DESDE LANGKAWI: Ainda que esta seja uma viagem que exige um pouco mais de planeamento é perfeitamente executável. O primeiro passo é realizar a viagem de ferry entre Langkawi e o porto de Kuala Perlis. Uma vez no continente (Kuala Perlis) deverá caminhar a curta distância que o separa do terminal rodoviário de Kangar de onde diariamente saem pelo menos três autocarros com destino a Kuala Besut. Por se tratar de uma viagem relativamente longa sugerimos que seja realizada de noite, chegando assim ao porto às primeiras horas da manhã. O primeiro barco com destino às ilhas Perhentian parte por volta da 7:00 am. O ingresso poderá ser adquirido diretamente no local ou com alguma antecedência através do site REDBUS.
.ONDE DORMIMOS NAS ILHAS PERHENTIAN:
- PERHENTIAN KECIL: Nesta que é apelidada de "small island" ficámos alojados numa pequena guesthouse situada na aldeia piscatória, a dois passos da Mesquita Ar Rahman. Os quartos da Perhentian AB GuestHouse são bastante simples mas ofereceram-nos as comodidades básicas para que a nossa estadia se revelasse satisfatória. Para além da simpatia da anfitriã, gostámos sobretudo da localização que acabou por nos proporcionar um contacto direto com a comunidade local.
- PERHENTIAN BESAR: Com apenas três dias para visitar a "big island" impunha-se que ficássemos instalados numa área que nos permitisse chegar sem grande dificuldade às praias e locais que queríamos visitar. Depois de alguma pesquisa a nossa escolha acabou por recair pelo Suhaila Palace Hotel que pela localização e conforto acabou por satisfazer plenamente as nossas pretensões. Este alojamento situa-se junto à costa, a uma curta distância das mais belas praias da ilha.
.COMO NOS DESLOCÁMOS NAS ILHAS PERHENTIAN:
Nas Perhentian não há estradas asfaltadas e grande parte dos caminhos para além de serem de terra batida percorrem também largas distâncias por entre a vegetação. Durante os dias que passámos nas ilhas optámos por não nos restringir a um só ponto, caminhando bastante e descobrindo dessa forma alguns locais incríveis que acabaram por permanecer na nossa memória muito para além do tempo que durou a nossa estadia.
.COMO ACEDER À INTERNET NA MALÁSIA E EM TODA A REGIÃO DO SUDESTE ASIÁTICO:
Se for daquelas pessoas que não faz questão de estar ligado à internet em permanência, então a rede wifi do alojamento assim como dos bares, cafés e restaurantes que frequentar durante a sua estadia será certamente suficiente para as suas necessidades. No entanto, se fizer questão de se manter conectado ao mundo digital de forma frequente poderá fazer como nós e adquirir um prático e funcional eSim. Durante a nossa viagem pelo Sudeste Asiático usámos a Operadora Saily que mostrou estar sempre à altura das nossa exigências, mesmo em algumas regiões mais remotas. Se optar por esta solução utilize os nossos códigos (PAULAE8084 & JOAOEN5015) e consiga 5 USD de desconto na sua primeira compra.
.QUAL A MELHOR E PIOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR AS ILHAS PERHENTIAN:
A melhor altura para visitar as ilhas Perhentian é entre Abril e Setembro uma vez que neste período o tempo é por norma seco e com o sol a ser presença constante. Nestes meses o mar mantém-se calmo, proporcionando as condições ideais para a prática de snorklling ou mergulho. Com a chegada do mês de Novembro e até final de Fevereiro a região é severamente afetada pelas monções que trazem com elas chuva e vento assim como uma forte agitação marítima. Por culpa das condições meteorológicas pouco abonatórias, grande parte dos negócios ligados ao turismo encerram e as ligações marítimas entre o continente e as ilhas são bastante limitadas (por vezes inexistentes).
.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS PARA A MALÁSIA:
Quer a chegada ao país aconteça por via aérea, terrestre ou marítima os visitantes deverão preencher o MALAYSIA DIGITAL ARRIVAL CARD. Este registo deverá ser realizado previamente, indicando (para além dos dados pessoais) as datas de entrada e saída, o hotel assim como algumas informações relativas à saude do passageiro. À chegada ao país o visitante deverá igualmente estar munido de um passaporte com validade de pelo menos seis meses no qual será carimbada a devida autorização de entrada/permanência no país.
- OUTROS ARTIGOS SOBRE A MALÁSIA CONTINENTAL:
- Portuguese Sattlement - A herança portuguesa em Malaca
- Kuala Lumpur - Roteiro completo para 2 dias
- Batu Caves - Visitar as grutas sagradas em pleno Thaipusan
- Malaca - Visitar a mais valiosa pérola da Malásia
- Cameron Highlands - 9 locais e experiências para incluir no seu roteiro
- Ipoh - O que fazer e visitar (sugestão de roteiro para 2 dias)
- OUTROS ARTIGOS SOBRE AS ILHAS DA MALÁSIA:
- Langkawi - O que mais gostámos de ver e visitar
- Langkawi - Visitar as mais bonitas praias da ilha
- George Town (ilha de Penang) - O que ver, experimentar e visitar
Sem comentários:
Enviar um comentário