sexta-feira, 17 de outubro de 2025

IPOH - O QUE FAZER E VISITAR (SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA 2 DIAS)


A cidade de Ipoh mostrou ser um destino hábil em contar-nos histórias de outras eras. Foi com agrado que perdemos a conta às vezes que ao passearmos pela sua área mais central fomos confrontados com construções coloniais que mesmo em silêncio acabaram por nos convidar a desvendar segredos antigos, daqueles que só se vislumbram depois de uma observação cuidada. Muitos destes majestosos edifícios de origem britânica guardam ainda uma réstia do charme do passado que ainda hoje faz brilhar meia dúzia de cafés onde sabe bem fazer uma pausa. Percorrer as ruas de Ipoh deu-nos também a oportunidade de contactar com a face mais criativa das suas gentes que com deliciosas obras de street art voltam a dar vida ás paredes desgastadas de algumas casas. Para lá do perímetro urbano o cenário altera-se por completo e aí são as montanhas de calcário que assumem o papel principal. Por entre a densa vegetação despontam inúmeros picos rochosos que, imponentes, parecem montar guarda aos templos que no seu interior encontraram refúgio. 



Ipoh foi um dos destinos do nosso roteiro pela Malásia que se manteve em suspenso até praticamente ao derradeiro momento, uma vez que as pesquisas realizadas nos faziam acreditar que este local seria uma versão mais modesta de George Town. Ainda assim decidimos arriscar a visita, dedicando-lhe um par de dias de forma a ficarmos com a nossa própria perspetiva desta pequena cidade situada entre Kuala Lumpur e Penang. A indecisão acabou por dar lugar à surpresa e num piscar de olhos Ipoh mostrou-nos que mereceu claramente a atenção que lhe dedicámos, retribuindo com locais incríveis e uma gastronomia que dificilmente iremos esquecer.  




ROTEIRO COMPLETO PARA DOIS DIAS INCRÍVEIS NA CIDADE DE IPOH

.VISITAR IPOH - DIA 1

.TOME UM PEQUENO-ALMOÇO TÍPICO NO KEDAI KOPI SIN YOON LOONG:
Este estabelecimento, fundado em 1937, é reconhecido como o berço do famoso white coffee de Ipoh, preparado com grãos de café torrados com margarina e servido com leite condensado. Com as sua mesas de madeira e mosaicos coloridos a cobrirem as paredes, o Kedai Kopi Sin Yoon Loong convida o visitante a realizar uma viagem nostálgica aos tempos em que a cidade não imaginava o quão diferente iria estar passados quase cem anos. Entre as refeições mais populares estão as torradas de pão Hainan barradas com manteiga e compota, coroadas com um ovo. 




.PERCA-SE NAS RUAS DA "OLD TOWN" E DESCOBRA OS SEGREDOS QUE NELAS SE ESCONDEM
Explorar as ruas de "Old Town" de Ipoh é quase como folhear um livro antigo que nos conta estórias de outras eras e no qual muitas das páginas foram escritas pelas memórias de um passado colonial. Ao percorrer esta área da cidade o visitante irá certamente cruzar-se com edifícios que neles guardam enredos do passado, com cafés que convidam a uma pausa de contemplação e com paredes maltratadas que servem de tela a artistas locais. A zona velha de Ipoh mostra-se fértil em pequenos tesouros que merecem ser explorados sem pressas até porque num qualquer recanto pode surgir o ponto alto da sua visita. 




.PERCORRA A MOVIMENTADA CONCUBINE LANE E ADMIRE OS EDIFÍCIOS DA ERA COLUNIAL
A Concubine Lane estará certamente entre os mais movimentados locais do centro histórico de Ipoh uma vez que todos os visitantes parecem fazer questão de a incluir no seu roteiro pela cidade. Apesar da constante agitação, esta estreita rua revela ser uma espécie de ponte imaginária que liga o passado colonial ao presente cada vez mais cosmopolita da cidade. Por entre os bonitos edifícios coloniais vão surgindo lojas e cafés de aparência sofisticada que, com os dividendos provenientes do turismo, vão alimentando de forma significativa a economia da região. Se pretender percorrer a Concubine Lane de forma tranquila então o melhor é madrugar. 


 

.A MENOS AGITADA MARKET LANE TAMBÉM MERECE SER INCLUÍDA NO SEU ROTEIRO 
Ainda que seja muitas vezes comparada à sua "irmã" mais conhecida Concubine Lane, a Market Lane revela-se menos movimentada e dona de uma atmosfera cativante que dará ao visitante a oportunidade de, por momentos, entrar numa espécie de mundo de fantasia. As lanternas coloridas suspensas no ar e as expressivas obras de street art que cobrem algumas das paredes parecem refletir na perfeição a alma criativa que paira sobre esta área da cidade. Aproveite a sua passagem por este local para entrar numa das lojinhas ali existentes assim como para fazer aquela fotografia que mais tarde relembrará a sua viagem a Ipoh. 




.SENTE-SE NUMA DAS MESAS DO RESTAURANTE KONG HENG E PROVE A AUTÊNTICA COMIDA DE RUA DE IPOH
Situado no coração da Old Town, o Restaurante Kong Heng é uma verdadeira instituição gastronómica assim como um ponto de passagem obrigatória para quem pretende conhecer a autêntica comida de rua de Ipoh. Este restaurante que ocupa o piso térreo de um antigo edifício colonial proporciona a quem o visita um ambiente descontraído que convida a sentar-se sem pressas enquanto saboreia os sabores típicos da região. Muito mais que um simples local para realizar uma refeição, o restaurante Kong Heng revelar-se-á uma experiência única que traduz o espírito simples e genuíno tão característico da cidade de Ipoh.  




.VISITE O MUSEU TIME TUNNEL E REALIZE UMA VIAGEM ÀS MEMÓRIAS DO PASSADO
Descobrimos este museu por acaso e acabou por se transformar numa das experiências mais curiosas e nostálgicas na nossa passagem por Ipoh. O Time Tunnel Museum reune uma vasta coleção de objetos que proporcionam ao visitante a realização de uma viagem temporal ao longo de diversos períodos do século XX. Nas diversas salas que compõem o museu encontram-se expostos brinquedos, anúncios publicitários, fotografias e mobiliário da época que em conjunto criam uma atmosfera única, capaz de despertar memórias do quotidiano de outros tempos. 




.VISITE O MUSEU HO YAN HOR E APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE O PASSADO DA REGIÃO
Visitar o Museu Ho Yan Hor é ter a oportunidade de conhecer um pouco da fascinante história de um dos mais famosos chás medicinais da região assim como a história do homem responsável pela sua criação. O espaço encontra-se numa antiga casa tradicional e no seu espólio guarda diversos objetos, documentos e fotografias que oferecem ao visitante uma visão privilegiada sobre alguns dos períodos mais fascinantes do passado da cidade que, de certa forma, acabou por influenciar a identidade das suas gentes.




.FOTOGRAFE AS OBRAS DE STREET ART QUE DÃO VIDA E COR À MURAL ART LANE
Cada uma das obras presentes na Mural Art Lane representa não só um estilo e uma forma de expressão mas também uma espécie de retrato fiel da alma criativa das gentes da cidade que transformam paredes maltratadas em telas que cativam quem por elas passa. Ao longo desta bem arranjada rua o visitante irá cruzar-se com cenas do quotidiano de outras eras que imaginamos serem uma homenagem à herança cultural da região. Este é um local que convida à contemplação e no qual a máquina fotográfica desempenhará um papel fundamental no momento de captar meia dúzia de instantâneos engraçados que certamente vai querer partilhar nas redes sociais.


 
 

.VISITE A MASJID PANGLIMA KINTA E CONTACTE DE PERTO COM OS ENSINAMENTOS DO ISLÃO
Visitar a Masjid Panglima Kinta é ter a oportunidade de conhecer um dos mais antigos templos religiosos de origem Islâmica de Ipoh. Com a sua cúpula azul e detalhes de influência Mongol esta bonita mesquita destaca-se claramente da paisagem urbana envolvente, conferindo a esta área da cidade um toque de elegância e serenidade. Durante a visita a este local poderá observar os rituais diários realizados pelos fiéis que ali chegam para exprimir as suas crenças religiosas. Uma vez que este é um local sagrado é imperativo manter uma postura de respeito, não só na forma de vestir como na forma de agir. 




.APRECIE A BONITA ARQUITETURA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE IPOH 
De entre os vários edifícios que dão forma à malha urbana de Ipoh poucos serão donos de uma arquitetura tão elegante quanto aquele que alberga a Estação Ferroviária. A imponente fachada branca completamente simétrica, as arcadas e a grandiosa cúpula presente na zona central conferem-lhe uma aparência de certa forma distinta que nos faz viajar até aos anos em que a região foi ocupada pelos britânicos. Mais do que um mero monumento, este local é um valioso marco histórico e um ponto de passagem obrigatória não só para os amantes de arquitetura mas também para todos aqueles que têm interesse em conhecer um pouco da história da cidade. 




.SENTA-SE PEQUENO PERANTE O MAGESTOSO PERAK TING CAVE TEMPLE 
Esculpido no interior de uma gruta calcária, este templo impressiona não só pela sua imponência mas sobretudo pela serenidade que transmite a quem o visita. O espaço é dominado por uma grande estátua de Buda que de ambos os lados tem diversos murais coloridos nos quais se encontram representadas cenas de cariz religioso. Depois de visitar o santuário principal vale a pena subir a escadaria esculpida na pedra que conduz o visitante até um ponto de observação de onde se conseguem vistas panorâmicas sobre as paisagens rurais que abraçam Ipoh. O Templo Perak Ting é um local que convida ao silêncio e no qual podemos ver que existe um equilíbrio quase perfeito entre a natureza e a espiritualidade. 




.APROVEITE PARA PROVAR O TÍPICO E PICANTE NASI LEMAK NO RESTAURANTE KEFE BEST HILLVIEW 
Esta refeição composta de arroz enriquecido com uma variedade de caris e ao qual se acrescentam legumes, ovo, amendoins e um pedaço de carne irá provocar uma explosão de sabores e texturas no palato de quem a prova. Em Ipoh são vários os restaurantes que mantêm viva a tradição de servir este que é um dos pratos mais tradicionais da culinária malaia, contudo se pretende experimentar o lado mais intenso e aromático do famoso Nasi Lemak sugerimos que inclua no seu roteiro o Kefe Best Hillview




.TERMINE O DIA NO SEMPRE MOVIMENTADO NIGHT MARKET DE IPOH
Terminar o dia no movimentado Mercado Noturno de Ipoh é a melhor forma de assinalar o final de uma jornada incrível. O burburinho constante, as vozes e a música misturam-se no ar criando uma sinfonia que apesar de desorganizada parece fazer todo o sentido. Aqui a gastronomia destaca-se como a peça central deste pequeno mundo repleto de bancas improvisadas que deixam escapar perfumes dos temperos exóticos da culinária local que irão certamente fazê-lo querer provar os petiscos e os doces tradicionais. Mas há também as peças de artesanato que refletem um pouco das tradições da cidade e que são sempre uma excelente lembrança para trazer para casa. 




.VISITAR IPOH - DIA 2

.INICIE A JORNADA NO QUASE CENTENÁRIO KEDAI MAKANAN NAM HEONG
No coração da "Old Town" existe um pequeno estabelecimento fundado em 1930 e que desde então se mantém fiel às suas origens, com o grande destaque a ser o tradicional White Coffee de Ipoh. Sugerimos ainda que prove as famosas tartes de massa folhada recheadas com creme de ovo que mesmo que se apresentem como uma cópia "barata" dos nossos pastéis de nata parecem fazer as delícias dos habitantes locais. Visitar o quase centenário Kedai Makanan Nam Heong é conhecer um importante legado da história gastronómica da cidade. 




.EXPLORE CADA UM DOS RECANTOS QUE DÃO FORMA AO LING SEN TONG TEMPLE
A Este da cidade, numa zona moldada por escarpas rochosas, situam-se uma mão cheia de templos que parecem desabrochar da própria pedra. O Ling Sen Tong é um desses santuários e tal como os seus vizinhos também se destaca pela localização fora do comum. Agarrado à encosta da montanha este templo taoísta guarda no seu interior diversas imagens mitológicas coloridas, representações gráficas e esculturas de figuras lendárias que parecem emergir das entranhas da terra e ganham vida nos jardins, terraços e pequenos recantos que dão forma ao complexo. Ao contrário da serenidade que caracteriza outros templos da região, este cativa pela energia vibrante, quase teatral, criada pela decoração fora do comum. 




.TESTEMUNHE O FREVOR RELIGIOSO DAS GENTES LOCAIS AO VISITAR O NAM THEAM TONG TEMPLE
O Nam Them Tong é outro dos templos presentes nesta área de Ipoh e também se destaca pelo enquadramento paisagístico singular. Logo à entrada os visitantes são recebidos por diversas figuras mitológicas que enchem de vida a fachada colorida do santuário. O interior é igualmente decorado com estátuas, pinturas de divindades e cenas de cariz religioso. A luz natural penetra no espaço pelas aberturas na rocha e ilumina a caverna de forma suave, realçando os detalhes e formas das esculturas ali presentes. Visitar este templo proporcionará ao visitante uma experiência única assim como a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a riqueza cultural e espiritual da região. 




.IMPRESSIONE-SE COM A INCRÍVEL BELEZA DO SAM POH TONG TEMPLE 
Mais um bonito templo cravado na encosta rochosa e que se prolonga para o interior da mesma, levando assim o visitante para uma espécie de mundo de sombras no qual as divindades que nele habitam se misturam naturalmente com as formações geológicas que despontam por entre a penumbra. Numa das áreas da gruta existe um pequeno túnel que desemboca num jardim interior no qual se encontra um bonito santuário. O Templo Sam Poh Tong é considerado o maior e um dos mais antigos da região, chamando a si muitos fiéis que ali se deslocam para expressar a sua devoção. 




.FAÇA UMA VIAGEM ATÉ AO TIBETE AO VISITAR O DUDJOM NEW TREASURE BUDDHIST SOCIATY TEMPLE
A próxima paragem será no Dudjom New Treasure Buddhist Sociaty que por representar a vertente do budismo de origem tibetana, se revela um local raro  nesta região do país onde predominam os santuários chineses. Depois de explorar a bem arranjada área exterior sugerimos que aceda ao interior do templo onde se deparará com uma arquitetura colorida, repleta de símbolos que remetem os visitantes diretamente para o Tibete - bandeiras de oração, rodas de mantras e imagens de algumas divindades.  




.DESLUMBRE-SE COM AS ESCARPAS CALCÁRIAS QUE ABRAÇAM O MIRROR LAKE
O Mirror Lake é uma espécie de refúgio quase secreto, situado a uma curta distância da zona mais central de Ipoh. O lago destaca-se pela tranquilidade e beleza paisagística e é unicamente acessível através de um antigo túnel mineiro. O cenário é deslumbrante com as águas a refletirem de forma perfeita as escarpas calcárias que o abraçam e mantêm isolado do mundo exterior. Aqui a natureza mostra-se em toda a sua imponência, proporcionando a quem visita este local uma experiência tão cativante quanto emocional. 




.JUNTE-SE AOS HABITANTES LOCAIS E COMA NO TONG SUI KAI HAWKER CENTER
A comida de rua é parte integrante da cultura desta zona do globo e uma das formas mais genuínas de conhecer os temperos e os perfumes exóticos da gastronomia de um determinado destino. Em Ipoh percebemos que um dos melhores sítios para experimentar os sabores típicos desta região é o sempre movimentado Tong Sui Hawker Center que ao cair da noite se transforma num animado mercado no qual turistas e habitantes locais convivem de forma descontraída. Visitar o Tong Sui Kai Hawker Center é como mergulhar no quotidiano de Ipoh enquanto saboreia a verdadeira essência do seu povo.





INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGAR A IPOH:
A cidade de Ipoh poderá ser facilmente alcançada não só a partir de Kuala Lumpur mas também de outras zonas do país, ainda que os pontos de partida mais frequentes sejam a capital e a cidade de Tanah Rata (Cameron Highlands).
  • BUS DESDE KUALA LUMPUR: É extremamente fácil realizar o trajeto de autocarro entre Kuala Lumpur e Ipoh. Do Terminal TBS (Terminal Bersepadu Selatan) saem de forma regular carreiras para Ipoh, com a viagem a ter uma duração aproximada de 3 horas. O ingresso poderá ser adquirido diretamente no local ou com alguma antecedência através do site  REDBUS. A chegada a Ipoh irá acontecer no Terminal Rodoviário Amanjaya, situado a uma distância considerável do centro da cidade. Para concluir esta que será a última etapa da sua viagem poderá apanhar os autocarros urbanos T30A e T30B que o deixarão na estação de autocarros Medan Kidd (já no centro histórico). Se preferir algo mais rápido e confortável (mas menos económico) poderá então optar por apanhar um táxi ou recorrer à plataforma digital GRAB. 
  • COMBOIO DESDE KUALA LUMPUR: Se pretender uma viagem mais rápida e ligeiramente mais confortável então o comboio poderá ser a opção que mais lhe convém. Da estação ferroviária KL Sentral partem a diversas horas do dia comboios com destino a Ipoh. Neste caso a viagem deverá ter uma duração média de 2:30 horas e o ingresso poderá ser adquirido antecipadamente ON LINE ou diretamente na estação.  
  • BUS DESDE TANAH RATA (CAMERON HIGHLANDS): Por ser uma rota bastante procurada o visitante não encontrará qualquer dificuldade em deslocar-se de autocarro entre os dois locais. Do terminal rodoviário de Tanah Rata saem de forma frequente carreiras com destino a Ipoh. A viagem dura entre 2 e 3 horas e os ingressos podem ser adquiridos através do site REDBUS ou diretamente no local. A chegada a Ipoh irá acontecer no Terminal Rodoviário Amanjaya situado a uma distância considerável do centro da cidade. Para concluir esta que será a última etapa da sua viagem poderá apanhar os autocarros urbanos T30A e T30B que o deixarão na estação de autocarros Medan Kidd (já no centro histórico). Se preferir algo mais rápido e confortável (mas menos económico) poderá então optar por apanhar um táxi ou recorrer à plataforma digital GRAB. 

.ONDE DORMIMOS EM IPOH: 
Ainda que Ipoh não esteja no topo das escolhas de quem visita a Malásia a verdade é que percebemos que não faltam opções de alojamento capazes de satisfazer todos os critérios, carteiras e exigências. Com somente dois dias para visitar a cidade impunha-se que ficássemos instalados numa área central que nos facilitasse as deslocações entre os locais que queríamos visitar. A nossa escolha recaiu então pelo Hotel Boss que apesar de simples acabou por estar à altura das nossas pretensões, sobretudo devido à sua localização.

.COMO NOS DESLOCÁMOS EM IPOH:
Alguns do pontos de interesse listados neste artigo situam-se na área mais central e puderam ser facilmente alcançados a pé. Para as distâncias mais longas optámos por fazer uso da bem organizada rede de transportes urbanos. Se o visitante pretender algo mais prático, poderá então recorrer às plataformas digitais Uber e Grab que, segundo percebemos, funcionam bastante bem. 

.COMO ACEDER À INTERNET NA MALÁSIA E EM TODA A REGIÃO DO SUDESTE ASIÁTICO:
Se for daquelas pessoas que não faz questão de estar ligado à internet em permanência, então a rede wifi do alojamento assim como dos bares, cafés e restaurantes que frequentar durante a sua estadia será certamente suficiente para as suas necessidades. No entanto, se fizer questão de se manter conectado ao mundo digital de forma frequente poderá fazer como nós e adquirir um prático e funcional eSim. Durante a nossa viagem pelo Sudeste Asiático usámos a Operadora Saily que mostrou estar sempre à altura das nossa exigências, mesmo em algumas regiões mais remotas. Se optar por esta solução utilize os nossos códigos (PAULAE8084 & JOAOEN5015) e consiga 5 USD de desconto na sua primeira compra.

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR IPOH:
A cidade de Ipoh pode ser visitada durante praticamente todo o ano, contudo o período que se estende entre os meses de Dezembro e Março é por norma aquele em que a meteorologia se revela mais propícia para tirar partido da beleza que caracteriza esta região do país. Ainda que o clima húmido se revele uma constante o risco de precipitação nesta altura do ano é menor. As temperaturas são também mais amenas durante estes quatro meses.  

.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS PARA A MALÁSIA:
Quer a chegada ao país aconteça por via aérea, terrestre ou marítima os visitantes deverão preencher o MALAYSIA DIGITAL ARRIVAL CARDEste registo deverá ser realizado previamente, indicando (para além dos dados pessoais) as datas de entrada e saída, o hotel assim como algumas informações relativas à saude do passageiro. À chegada ao país o visitante deverá igualmente estar munido de um passaporte com validade de pelo menos seis meses no qual será carimbada a devida autorização de entrada/permanência no país.




PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário