segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

TRINIDAD - 14 LOCAIS E EXPERIÊNCIAS QUE DEVE INCLUIR NO SEU ROTEIRO


Trinidad foi amor à primeira vista. Esta pequena cidade com perfume de ruralidade arrebatou-nos o coração como poucos locais no mundo o conseguiram fazer até então. Tudo ali nos parece delicioso, com um perfil de tal forma poético que cada passo dado se revela a conquista de um novo patamar no nosso nível de entusiasmo. Fascinamo-nos com as pessoas de aparência humilde que nas suas lides quotidianas pincelam de vivacidade as ruas de pedra que rasgam a área mais central da cidade. Em Trinidad a malha urbana é maioritariamente composta por casas pintadas de tons garridos que para além de emprestarem cor à nossa descoberta também se revelam extraordinários panos de fundo para os retratos que não nos cansamos de recolher. 



Tal como nós são diversos os visitantes estrangeiros que ali chegam diariamente fazendo com que o turismo tenha, obviamente, um impacto considerável no panorama económico da região e não faltam, na zona do centro histórico, restaurantes, hotéis e lojas dispostas a satisfazer toda e qualquer exigência. Contudo é o lado mais modesto de Trinidad que nos cativa profundamente e no qual a simplicidade se espelha, não só, nas pequenas vendas que para além dos produtos básicos pouco mais têm para "oferecer" mas igualmente nas sempre alegres tabernas onde o típico rum nos foi servido em copos de vidro gastos por sucessivas décadas de uso. 




Nesta que para nós foi a mais palpável representação da autenticidade cubana o tempo caminha preguiçoso, na maioria dos casos embalado pelos ritmos quentes que caracterizam esta zona do globo. Trinidad revelou ser um destino que nos conquistou pelo que realmente é, sem filtros nem maquilhagens desnecessárias. Um mundo fascinante, talhado pelo tempo, que brilha de uma forma tão espontânea que não precisa de qualquer artifício para agradar a quem o visita. 



 
TRINIDAD - CUBA 
O QUE MAIS GOSTÁMOS DE FAZER E VISITAR:

.PASSEAR NA PLAZA MAYOR ENQUANTO APRECIÁVAMOS OS EDIFÍCIOS COLONIAIS PRESENTES AO SEU REDOR
A Plaza Mayor é literalmente o coração da cidade. Este lindíssimo espaço que ao seu redor tem alguns dos mais belos edifícios da região foi o local que escolhemos para dar início à descoberta dos segredos de Trinidad. Depois de percorrer a praça deixamo-nos levar pelo instinto, explorando ao acaso cada uma das ruas que se espraiam a partir deste local e nas quais nos deparámos com muitos dos tesouros que a cidade tem para oferecer a quem a visita. 




.APRECIAR A SIMPLICIDADE E IMPONÊNCIA DA IGLESIA DE LA SANTISIMA TRINIDAD
De entre os vários edifícios existentes ao redor da Plaza Mayor, a Iglesia de la Santísima Trinidad destaca-se claramente pela imponência. Pela sua história esta bonita construção religiosa é uma das mais marcantes da cidade e ainda que o acesso ao interior nem sempre seja possível não deixa de ser um ponto de interesse a ter a conta para todos aqueles que desejam conhecer e entender o passado colonial de Trinidad. 




.TRAVAR CONHECIMENTO COM A ANTIGA BURGUESIA DE TRINIDAD AO VISITAR O PALÁCIO CANTERO
Se no passado este palácio acolheu algumas das mais abastadas famílias da região, hoje, com o aumento do turismo, o espaço foi convertido no Museo Histórico Municipal que no seu espólio guarda uma valiosa coleção de objetos históricos que de alguma forma marcaram as vivencias dos antigos inquilinos. Mobiliário, documentos, jóias e até objetos ligados à escravatura encontram-se expostos nas diversas salas que podem ser visitadas. Para além de percorrer o nível térreo vale a pena subir à torre de onde se conseguem vistas privilegiadas sobre praticamente toda a cidade. 




.BEBER UM MOJINO NA BODEGUITA DEL MEDIO AO SOM DOS "CALIENTES" RITMOS CUBANOS
Para além de Havana e Santa Clara, em Trinidad o visitante também poderá beber um dos mais famosos Mojitos do país na mítica Bodeguita del Medio. Aproveitámos a nossa passagem por este local icónico para desfrutar da atmosfera festiva e dos ritmados acordes da música cubana.  




.VISITAR O MUSEO NACIONAL DE LA LUCHA CONTRA LOS BANDIDOS E SUBIR AO PONTO MAIS ALTO DA CIDADE
Este museu foi criado para preservar as memórias da luta conta os grupos anti-revolucionários que com os seus ideais muito próprios se opunham ás mudanças trazidas por Che Guevara, Fidel Castro e os seus seguidores. O bem organizado espaço encontra-se instalado no antigo Convento de San Francisco de Asis e durante a visita é possível ver documentos, mapas, uniformes, armamento e fotografias que retratam esta que foi uma das mais marcantes épocas da história do país. O Museo Nacional de la Lucha Contra los Bandidos é um dos espaços mais interessantes de Trinidad e merece fazer parte do roteiro de quem pretende conhecer e entender o passado desta região.




.ESPERAR PELO ENTARDECER AOS PÉS DA "VELHINHA" IGLESIA DE SANTA ANA
Num dos extremos da cidade erguem-se as ruínas de uma antiga Igreja que mesmo já não sendo utilizada como local de culto se mantém como um ponto de passagem obrigatória para os visitantes interessados na história e arquitetura colonial da região. A Iglesia de Santa Ana é especialmente bonita ao entardecer quando os tons dourados tomam conta não só das ruínas mas também de toda a área envolvente. Faça como nós e sente-se nos degraus ali existentes enquanto assiste ao momento em que o sol se esgueira para lá do casario. 




.PERDERMO-NOS NAS LABIRÍNTICAS RUAS DO CENTRO HISTÓRICO DE TRINIDAD
Percorrer as ruas que compõem o centro histórico de Trinidad é um delicioso convite para realizar uma viagem temporal ao período em que toda esta região vivia sob a influência dos colonizadores espanhóis. Com as suas calçadas de pedra irregular e as casas pintadas de tons vivos esta zona da cidade destaca-se por ser uma das mais bens preservadas do país, atraindo diariamente centenas de visitantes. Durante a nossa passagem por Trindad deixámo-nos levar pelo ambiente rural e fizemos questão de mergulhar na incrível tranquilidade que paira nas áreas menos movimentadas.  




.DELICIARMO-NOS COM A COZINHA TRADICIONAL CUBANA NO RESTAURANTE DONA CLARA
Por se tratar de um dos destinos mais turísticos do país o visitante não terá grandes dificuldades em encontrar um local para realizar as suas refeições ou simplesmente aconchegar o estômago com uma merenda rápida. De entre os muitos restaurantes existentes em Trinidad destacamos a Casa da dona Clara que apesar da sua simplicidade acabou por nos conquistar pela deliciosa comida caseira. O ambiente quase familiar, a simpatia da anfitriã e os preços bastante em conta revelaram-se outros pontos a favor deste pequeno restaurante improvisado na sala de estar de uma antiga casa colonial.  




.BEBER UMA TÍPICA CANCHANCHARA NUMA DAS MUITAS ESPLANADAS PRESENTES NA CIDADE
Se havia algo que queríamos mesmo provar durante a nossa estadia em Trinidad era a Canchanchara. Esta que dizem ser a bebida mais típica da região é vendida em praticamente todos os bares da cidade e fazer uma pausa numa das muitas esplanadas presentes no centro histórico acabou por fazer parte do nosso quotidiano diário. 




.TESTEMUNHAR O QUOTIDIANO ENQUANTO FAZEMOS UMA PAUSA NA PLAZA CARILLO
Ainda que não tenha a charme e a beleza da Plaza Mayor a Plaza Carillo é um dos espaços públicos mais emblemáticos de Trinidad assim como um movimentado ponto de encontro das gentes da cidade. Se tal como nós optar por passar por este local sugerimos que faça uma pausa e sentado/a num dos muitos bancos de ferro ali existentes testemunhe a atmosfera descontraída que paira no ar (especialmente ao final da tarde). Não deixe também de lançar o olhar sobre os bonitos e bem conservados edifícios que abraçam a praça. 




.PASSAR PELA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA E APRECIAR OS COMBOIOS QUE NO PASSADO CIRCULAVAM EM CUBA
Na estação ferroviária encontram-se, quase abandonadas, uma mão cheia de antigas carruagens e locomotivas que no passado proporcionavam o transporte entre Trinidad e outras regiões de Cuba. Com o passar dos anos cada um destes gigantes de ferro acabaram por ser vitimas das ações de desinvestimento tomadas pelos governantes do país, entrando num estado de visível decadência. Se o visitante quiser ter um pequeno vislumbre das composições ferroviárias que no passado circulavam sobre os carris desta zona do país então vale a pena passar por este local. 




.ENTRAR NA MÍTICA COPPELIA E PROVAR OS MAIS CONHECIDOS GELADOS DO PAÍS
Os deliciosos gelados artesanais vendidos a preços irrisórios atraem diariamente centenas de pessoas a esta cadeia fundada no período pós-revolução e que com o passar dos anos se transformou numa das marcas nacionais mais conhecidas. A atmosfera descontraída que paira nas esplanadas facilita a socialização e mesmo que a escolha de sabores seja por vezes limitada vale (mesmo) a pena passar por este local de forma a enriquecer ainda mais a incrível experiência que é viajar por Cuba. Visitar a geladaria Coppelia é muito mais que o simples ato de saborear um gelado, é, acima de tudo, ter a oportunidade de participar num ritual que já tomou conta do quotidiano das gentes do país.




.VISITAR A LINDÍSSIMA PLAYA ANCÓN E MERGULHAR NAS ÁGUAS DO MAR DAS CARAÍBAS
Situada a pouco mais de uma dezena de quilómetro a Sul de Trinidad a Playa Ancón revelou ser uma excelente opção de passeio para que, sem nos afastarmos muito da cidade, tivéssemos a oportunidade de nos refrescar nas águas cristalinas do Mar das Caraíbas. Neste extenso areal que muitos afirmam estar entre os mais belos de Cuba as paisagens naturais ganham ainda mais destaque perante o ambiente de tranquilidade que caracteriza esta zona do país. A Playa Ancón revelou-se um paraíso que de forma justa merece ser colocada na lista de locais a visitar durante a sua passagem por Trinidad. 




.EXPLORAR O VALLE DE LOS ENGENIOS E CONHECER A HISTÓRIA DA PRODUÇÃO DA CANA DE AÇÚCAR
As vastas áreas de terrenos agrícolas situadas ao redor de Trinidad foram em tempos utilizadas na produção de cana de açúcar, contribuindo de forma crucial para o desenvolvimento económico e industrial de toda esta região. Com o passar dos anos a indústria que tanto peso teve na história do país caiu em decadência e das muitas fazendas que prosperavam no chamado Valle de los Engenios restam hoje meia dúzia de edifícios em ruínas que não são mais que singelos testemunhos de uma era em que Cuba se destacava no panorama internacional como um dos mais importantes produtores de açúcar. Visitar o Valle de los Engenios foi para nós uma excelente oportunidade de aprender um pouco mais sobre o passado e a história do país. 


  

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGÁMOS A TRINIDAD:
Ainda que a chegada a Trinidad pudesse ter sido feita de diversas maneiras, nós alcançámos esta cidade usando os serviços da Companhia Rodoviária Viazul que realiza o trajeto não só desde a capital do país mas também de outras regiões. Chegar a esta cidade implicou então uma agradável viagem de autocarro desde Santa Clara, com o trajeto a ser realizado em aproximadamente três horas. O terminal rodoviário de Trinidad fica situado neste local

.DE TRINIDAD PARA OUTRAS REGIÕES DO PAÍS:
Cuba é um dos destinos mais procurados da região do Caribe e com tantos turistas a chegarem diariamente ao país para visitarem não só Havana mas também outras regiões, as deslocações entre as principais cidades são atualmente realizadas sem grandes complicações pela Companhia Rodoviária Viazul. Ainda que existam outras empresas de transporte de passageiros esta é, ao que parece, a mais conhecida, a mais fiável e aquela que parece controlar a maioria das rotas.

.COMO NOS DESLOCÁMOS EM TRINIDAD:
Gostamos (muito) de caminhar e durante os dias que permanecemos em Trinidad não perdemos a oportunidade de percorrer a cidade a pé, tentando assim desvendar cada um dos segredos que nela se esconde. A área mais central de Trinidad é relativamente pequena o que proporcionou um contacto mais próximo com a população e com a atmosfera quase rural que paira sobre esta região do país. As experiências mais marcantes que guardamos da nossa passagem por Trinidad só aconteceram porque a curiosidade nos encaminhou para lá dos locais que vêm descritos nos guias turísticos. 

.ONDE DORMIMOS EM TRINIDAD:
Nesta viagem por Cuba fizemos questão de travar conhecimento com algumas das facetas mais genuínas do país e durante a nossa estadia em Trinidad mantivemos o delicioso ritual de ficar alojados numa casa particular, tendo assim a oportunidade de, mais uma vez, contactar diretamente com quem guarda dentro de si uma generosa porção da tão afamada alma Cubana. Nos dias que permanecemos em Trinidad elegemos o simples mas encantador Hostal Brasil que acabou por se revelar uma boa escolha. Esta casa particular encontra-se no coração do centro histórico e ainda que as comodidades sejam bastante modestas revelaram-se, de forma geral, suficientes para fazer face às nossas necessidades.

.QUANTOS DIAS FICÁMOS EM TRINIDAD:
Uma vez que o roteiro traçado para a nossa viagem por Cuba também incluía a visita de diversos outros locais no país, a permanência em Trinidad acabou por se restringir a três dias completos. Este foi um dos destinos do país que mais gostámos de conhecer e ficámos claramente com a ideia de que a estadia se revelou de certa forma curta tendo em conta a quantidade de locais e experiências que a cidade tem para oferecer a quem a visita. Hoje, e se tivéssemos a oportunidade de reprogramar a viagem, talvez optássemos por permanecer mais 24 horas. 

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR TRINIDAD:
Trinidad assim como todo o território cubano podem ser visitadas durante todo o ano, contudo a melhor altura é durante a estação seca que ocorre entre os meses de Novembro e Abril. Para além da probabilidade de chuva ser bastante reduzida durante este período, as temperaturas são também mais amenas. De Maio a Outubro apesar dos termómetros atingirem valores mais elevados o risco de precipitação aumenta significativamente, havendo também uma grande probabilidade de o território ser atingido pelos furacões que nesta altura atravessam esta zona do globo. 

.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS:
Se em tempos conseguir o visto para uma visita a Cuba se revelava uma tarefa que exigia alguma burocracia e a apresentação de diversos documentos, hoje, com a introdução do e-visa, o processo passou a ser relativamente simples. Este novo sistema permite que os cidadãos de diversos países (incluindo Portugal) consigam a tão desejada autorização de entrada em Cuba de forma rápida e prática. O visto tem um custo de 22 USD e uma duração de 90 dias a contar da data em que foi solicitado, permitindo ainda a prolongação da sua estadia por mais 90 dias. Para pedir o visto irá precisar de aceder a este SITE, preencher o formulário, pagar o valor exigido e esperar até 3 dias úteis para o receber no seu email. Imprima-o e apresente-o no momento da sua chegada ao país.

.DINHEIRO EM CUBA:
Sabíamos de antemão que os embargos e a crise económica que paira sobre Cuba iriam ter um impacto direto na forma como teríamos de abordar esta viagem uma vez que a constante desvalorização da moeda local só nos permitiria ter noção do custo de vida no momento em que déssemos os primeiros passos no país. De forma a evitar surpresas desnecessárias optámos por só usar cartões bancários em situações de extrema necessidade, levando connosco o dinheiro que calculámos ser suficiente para fazer face a cada um dos dias que contávamos permanecer em Cuba. No momento de trocar os euros que trouxemos de casa por moeda local percebemos de imediato que a taxa "oferecida" pelas agências estatais (cadeca) era significativamente mais baixa que aquela que era praticada no chamado mercado paralelo. Com a ajuda do nosso anfitrião e proprietário da casa particular onde nos alojámos acabámos por trocar dinheiro com uma taxa de conversão duas vezes superior ao que nos foi apresentado nos postos de cambio oficiais. Foi então desta forma que conseguimos rentabilizar ao máximo o orçamento traçado para esta viagem.

.INTERNET EM CUBA - COMO TER ACESSO:
Continuar conectado à internet durante a sua estadia em Cuba poderá revelar-se uma tarefa mais ou menos complicada, contudo com alguma paciência e persistência conseguirá manter-se ligado/a ao mundo digital. Em teoria, nos jardins das principais cidades do país o visitante terá acesso a hotspots wifi que podem ser utilizados depois de adquirir um cartão que lhe permitirá o uso da rede pública durante uma hora. Esta tarjeta pode ser facilmente adquirida nas lojas da companhia estatal ETECSA.
Outra alternativa é a aquisição de um cartão físico, contudo o processo de compra e registo deverá ser realizado antes das sua chegada a Cuba. 
.VEJA AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE ESTE SERVIÇO



PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário