terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

TRINDADE - O BRASIL DO SOL, DA PRAIA E DA ÁGUA DE COCO


Hoje a alvorada foi cedo. Queríamos aproveitar ao máximo este último dia em Paraty.
Contra todas as expectativas estava a chover, aliás tinha chovido praticamente toda a noite, e se o tempo continuasse assim arruinaria por completo os planos traçados para hoje.
Apesar da aplicação do nosso smartphone insistir em dar-nos uma previsão bastante animadora para as próximas horas, a verdade é que a visão que tínhamos a partir da janela do quarto não era muito animadora. A chuva teimava em cair e o céu carregado de nuvem escuras parecia não querer recuar. Hoje seria o único dia desta viagem que havíamos reservado para uma visita à praia mas com estas condições, estávamos bastante indecisos quanto ao rumo a dar a esta viagem. 




Devidamente equipados, saímos à rua e foi sob uma chuva miudinha que caminhámos até ao café (que também fazia as vezes de padaria e mercearia) no na véspera também havíamos tomado o pequeno almoço.
Assim que entrámos no pequeno espaço fomos de imediato recebidos com o contagiante sorriso da simpática senhora que se encontravam atrás do balcão e que  preveniu quase de imediato: -"Hoje vieram mais cedo e ainda não tenho pasteis de nata".
À falta de pasteis de nata, aconchegámos o estômago com umas sandes de queijo acompanhadas de café de cafeteira cujo o cheiro nos fez recordar tempos passados.

.LEIA TAMBÉM: VISITAR PARATY, O BRASIL DE OUTROS TEMPOS


Para nosso alegria, o tempo dava mostras de querer melhorar, com períodos de chuva cada vez menos constantes.
Esta espécie de benesse meteorologia foi o tónico que precisávamos para por em pratica os planos traçados.
Fomos ao hostel, guardámos as toalhas de praia na mochila e seguimos de imediato para o terminal rodoviário onde depois de trinta minutos de espera, arrancamos rumo à praia.
Para além da beleza que proporciona ao viajantes, a estrada até Trindade é também uma das mais perigosas da região, muito por culpa das muitas subidas e descidas bastante acentuadas.
Devido ao facto de nos últimos anos esta ter sido palco de alguns acidentes trágicos, a lotação dos autocarros é agora limitada aos lugares sentados. Não viaja ninguém em pé!




Uma hora mais tarde e depois de muitos altos e baixos chegámos à pequena Vila de Trindade. e à última paragem da carreira que se situas mesmo ás portas da Praia do Meio
O cenário convidava a um mergulho e apesar de termos ficado tentados a fazer-lo, decidimos manter os planos originais,e tentar chegar à Piscina Natural do Cachadaço o quanto antes.


O trajeto desde a Praia do Meio até à piscina fez-nos atravessar toda a extensão da Praia do Cachadaço e mesmo no fim quando pensávamos que já estávamos perto, fomos enviados para um trilho que penetra no interior da floresta. Devido à chuva, o caminho encontrava-se transformado num autêntico lamaçal que dificultava um pouco os movimentos. Fomos também obrigados a atravessar pequenos riachos que escorriam encosta abaixo e que provavelmente só se formaram devido à intensa chuva. 

.LEIA TAMBÉM: RIO DE JANEIRO - ROTEIRO PARA 3 DIAS





Demorámos talvez uns trinta minutos até chegar à famosa piscina natural.
Apesar das muitas pessoas que ocupam o local, a beleza da paisagem é inquestionável. Ainda que não exista qualquer areal, os visitantes não se acanham, usando os muitos rochedos existente para estender as toalhas e pousar os pertences enquanto se refrescam naquelas águas cristalinas.




Para regressar ao ponto de partida tínhamos duas hipóteses. Ou fazíamos o trilho no sentido contrário, ou então apanhávamos um dos barcos que por R$15 nos transportaria em menos de cinco minutos até à Praia do Meio. Optámos pela segunda opção.

.LEIA TAMBÉM: VISITAR PETROPOLIS - UM DIA NA CIDADE IMPERIAL


Foi já quando nos encontrávamos na Praia do Meio que o sol resolveu aparecer o que realçou ainda mais a beleza desta que é considerada uma das mais bonitas praias do Brasil.






À noite já no nosso hotel e enquanto preparávamos as mochilas, percebemos que apesar das hesitações havíamos tomado a decisão mais acertada. As praias de Trindade foram o local perfeito para nos despedirmos de Paraty.
Gostaríamos de ter ficado mais tempo de forma a ter a oportunidade de realizar um passeio de barco por algumas das mais belas praias e baías da região.
Pelo menos esta forma já temos um ótimo pretexto para voltar...



PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário