quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

ROMA - ROTEIRO COMPLETO PARA 3 DIAS

o que visitar em Roma roteiro

Todos os caminhos vão dar a RomaEsta é uma das frases mais ditas sobre a capital Italiana e que reflete na perfeição o importante papel que a cidade teve durante o período de aproximadamente 500 anos que durou o domínio romano. Nessa altura Roma era o coração de um grandioso império que se estendeu da Europa até ao Norte de África, passando pelo Médio Oriente.
A capital Italiana é uma das nossas favoritas, na qual já estivemos por diversas vezes e onde regressamos sempre que possível.
Na nossa opinião esta é uma cidade que, pelo menos uma vez na vida, todas as pessoas que se interessam por história deveriam visitar. Em cada esquina, em cada rua e em cada beco corremos o risco de "tropeçar" num dos milhares de vestígios do período dourado da civilização Romana que miraculosamente resistiram aos séculos. Com tanto para ver, visitar e descobrir o ideal era permanecer uma semana de forma a poder explorar cada canto e cada monumento. Ainda assim e se não conseguir permanecer tantos dias, sugerimos que lhe dedique um fim de semana prolongado, de forma a ficar a conhecer minimamente a cidade. Temos a certeza que se vai apaixonar.

O que visitar em Roma roteiro

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGAR
Existem voos directos que ligam Lisboa e Porto à capital Italiana.
Roma é servida pelo Aeroporto de Fiumicino situado a sensivelmente 30 quilómetro do centro e pelo Aeroporto Ciampino que se encontra a cerca de 20 quilómetro da cidade.
Ambos os aeroportos são servidos pela companhia de autocarros Terravision que nos conduzem de forma confortável até à Estação de Termini, situada bem no coração da capital.


.QUANDO VISITAR
Tudo depende dos gostos e do que cada um pretende fazer durante a sua estadia na cidade. Roma é uma cidade que merece ser fotografada e não é segredo para ninguém que com um dia de sol e um céu azul conseguimos fazer bonitas fotos. Por outro lado e para quem optar por conhecer a cidade a pé, não é muito agradável fazê-lo debaixo de chuva.
Sendo assim, pode-se dizer que o melhor período é a primavera, altura em que o tempo é mais estável e onde haverá mais probabilidade de apanhar uns bonitos dias de sol e com temperaturas bastante agradáveis.


.COMO SE DESLOCAR
Roma percorre-se facilmente a Pé. Na nossa opinião esta é a melhor maneira de ficar a conhecer a cidade, uma vez que nos permite descobrir pequenos recantos que de outra forma passariam despercebidos.
O Metro e o Bus são sempre boas alternativas. É verdade que nos permitem ganhar tempo nas deslocações mas perde-se no contacto com a cidade.
Os títulos de transporte dividem-se nas seguintes categorias :
  • BIT Biglietto semplice (bilhete simples) 
  • BIG Biglietto giornaliero (bilhete de 1 dia) 
  • BIG Biglietto per 3 Giorni (bilhete de 3 dias) 
  • CIS Biglietto Settimanale (bilhete semanal) 
  • Todos estes bilhetes podem ser usados tanto no metro como nos autocarros.

.ONDE DORMIMOS EM ROMA
Embora não tenhamos por hábito aconselhar alojamento porque pensamos que cada pessoa tem os seus gostos e o que é bom ou aceitável para nós pode não ser para os outros, a verdade é que nesta última passagem por Roma ficámos instalados num pequeno hotel situado perto da estação Termini que apesar de ser bastante simples achámos que tem todas as condições para receber todos aqueles que não procuram grandes luxos.
A nossa escolha foi o New Rome House. Ficámos num quarto duplo com w.c. privativo e pequeno almoço.


O que visitar em Roma roteiro

O QUE VISITAR EM 3 DIAS? - AS NOSSAS SUGESTÕES:

Roma é com toda a certeza o maior museu a céu aberto existente em todo o mundo. Aqui respira-se história.
Com tanto para ver e descobrir o melhor mesmo é preparar minimamente a visita e traçar antecipadamente um pequeno "roteiro base" que servirá como guia, de forma a não se desviar muito dos objectivos previamente traçados. Mesmo assim temos a certeza que vai ser difícil seguir à risca o trajecto assinalado. O que não faltam na cidade são locais interessantes que certamente obrigarão a reajustar os seus planos. De forma a ajudar a organizar a visita, partilhamos o nosso top 20 de locais a não perder numa "escapadinha" de três dias à capital italiana.



.PIAZZA DELLA REPUBBLICA
Situada a dois passos da Estação Termini, esta movimentada praça circular é um excelente local para iniciar a visita à cidade. No centro fica a Fontana delle Naiadi e ao seu redor, além dos vários hotéis e restaurantes, encontra-se também a Igreja Santa Maria Degli Angei e dei Martiri construída sobre as ruínas das Termas di Diocleziano que ainda podem ser visitadas.

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro


.COLOSSEO DI ROMA
Um dos mais famosos monumentos históricos deste período ainda existente no mundo. De todos os vestígios da era romana, o Coliseu está entre os mais bem conservados, razão pela qual foi incluido em 2007 na restrita lista das Sete Maravilhas do Mundo.
O bilhete dá igualmente acesso ao Fórum Romano e ao Palatino. Para evitar as enormes filas sugerimos que o ingresso seja comprado antecipadamente on-line


O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro


.FORO ROMANO
Apesar deste local se encontrar totalmente em ruínas a verdade é que ao caminharmos por entre os restos dos antigos monumentos colunados, facilmente damos connosco a viajar no tempo. O Fórum era na altura o centro cultural e intelectual da cidade. Ao percorrer esta área não deixe passar a oportunidade de apreciar de forma mais cuidada o Tempio di Saturno, o Tempio de Castore e Polluce, a Casa dele Vestali, a Basilica di Massenzio, o Arco de Tito e o Arco di Settimio Severo.

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro


.PALATINO
Reza a lenda que foi neste local situado no topo de uma pequena colina que Roma nasceu. Foi aqui que Rómulo depois de ter assassinado o seu irmão Remo em 753 a.C. se estabeleceu e acabou por fundar uma pequena comunidade que mais tarde se transformou na cidade que hoje vemos.
Hoje em dia já nada resta dessa altura. Tudo o que aqui existe atualmente remonta ao período do império romano.


O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro


.PANTHEON
Situado na Piazza della Rotonda, o Panteão é um dos mais antigos edifícios existentes em Roma e também dos mais bem conservados. Foi originalmente construído há mais de dois milénios, durante o reinado do Imperador Augusto, tendo sido reconstruído anos mais tarde por ordem do Imperado Adriano.
Se a imponência exterior impressiona, o que dizer do interior. Destacamos a enorme Cúpula (a maior deste género em todo o mundo) com o seu óculo aberto por onde entra a luz do dia que ilumina todo o espaço atrai todas as atenções.


O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro


.PIAZZA DI SPAGNA
As escadarias da Praça de Espanha (Scalinata di Trinità dei Monti) são uma das imagens de marca da cidade e por diversas vezes já serviram de palco a alguns dos desfiles de moda que se realizaram em Roma.
Os muitos degraus que sobem em direção à Igreja da Santíssima Trinità dei Monti são igualmente um ótimo local para fazer uma pausa enquanto recarregamos baterias e quem sabe deliciar-se com um refrescante "gelato".


O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro


.FONTANA DI TREVI
A tradição diz que quem atirar uma moeda para as águas da mais famosa fonte da cidade irá regressar com toda a certeza.
Fica situada na Piazza di Trevi, que na realidade parece demasiado pequena para albergar a grande quantidade de visitantes que constantemente entopem a área, seja de dia ou de noite.
Qual a melhor altura para visitar a fonte? Se tiver coragem sugerimos que acorde bem cedo e tente chegar ao local antes das sete da manhã.


O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro


.CASTEL SANT'ANGELO
Situado na margem direita do rio Tibre, esta pequena fortaleza foi em tempos usada como mausoléu do Imperador Adriano e sua família. Mais tarde foi transformada num edifício militar e atualmente funciona como Museu.
A denominação atual deve-se ao facto de no ano 590 d.C., num período em que Roma foi assolada por um grande surto de peste, o Papa Gregorio I garantiu ter avistado o Arcanjo São Gabriel sobre o castelo anunciando o fim da epidemia.
A estátua que hoje vemos foi erguida para celebrar a aparição.
Do alto da muralha temos uma perspectiva espetacular sobre a zona do Vaticano.
A mais bonita forma de aceder ao espaço é através da Ponte Sant'Angelo.


O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro


.PIAZZA NAVONA
Na nossa opinião esta é a mais impressionante praça da cidade. Abraçada por lindíssimos edifícios e agradáveis esplanadas onde num dia de calor saberá com certeza muito bem beber uma cerveja ou um refresco, enquanto nos deliciamos com as fantásticas vistas.
Neste espaço que outrora foi um Estádio Romano com capacidade para cerca de 20.000 pessoas, ergue-se a Igreja Sant'Agnese in AgoneA "Piazza" acolhe igualmente três fontes. No centro a Fontana dei Quattro Fiumi e nos extremos a Fontana di Nettuno e a Fontana del Moro.


O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro


.VIA DEL CORSO
Ora cá está a avenida mais famosa da cidade. É nesta movimentada artéria que se estende desde a Piazza del Popolo até à Piazza Venezia que podemos encontrar as lojas das mais badaladas e luxuosas marcas.
Vale a pena fazer uma pausa para beber um típico cappuccino italiano no Caffè Greco que já se encontra neste local desde o século XVIII.


O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro


.PIAZZA DEL POPOLO
Em tempos funcionou como o principal ponto de acesso à cidade para todos os que ali chegavam vindos do Norte. 
Vale a pena aproveitar a sua presença neste local para apreciar a Fontana del Neptuno (situada a Oeste) e a Fontana della Dea di Roma (situada a Este). No extremo Sul ficam as Igrejas de Santa Maria del Miracoli e Santa Maria dei Montesanto.
A Arquitectura envolvente é tipicamente de estilo Romano. A única exceção é o grande Oblisco que se ergue no centro que foi trazido directamente do Egipto.


O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro


.PIAZZA VENEZIA
Mais uma bonita praça que merece ser visitada. O espaço é dominado pelo impressionante Edifício Vittoriano, construído em honra de Vitor Emanuel II (primeiro rei de Italia). No topo da grande escadaria encontra-se uma Estátua Equestre do Rei assim como um monumento que presta tributo ao Soldado Desconhecido aos pés do qual arde a chama Eterna.
Se o visitante pretender é possível apanhar o elevador que o transportará até ao nível mais alto do Palácio de onde se consegue uma magnífica vista de 360° sobre uma parte significativa de cidade.
Para quem não quiser gastar dinheiro, pode subir até à varanda do café/restaurante de onde terá uma visão mais modesta mas igualmente impressionante.


O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro


.BASÍLICA DI SAN PIETRO
Visitar este local é como visitar o coração do catolicismo. O mais visitado Templo religioso do planeta é igualmente a sede da religião católica e seria impensável ir a Roma e não conhecer este incrível local.
O acesso ao interior da Basílica é gratuito, mas como o controlo é bastante apertado as filas para entrar são sempre gigantescas. O melhor mesmo é madrugar para tentar estar à entrada no momento da abertura das portas.
Não esquecer de levar roupa apropriada, pois caso contrário o visitante será barrado pela segurança.
No interior incrivelmente bonito aconselhamos que dispense um pouco da sua atenção aos seguinte pontos:

  • Altar Papal e Baldacchino de Bernini
  • A Pietà (depois da entrada à direita)
  • Capela do Coro
  • Estátua de S. Pedro
  • Trono de S. Pedro
  • O Túmulo do Papa Joao Paulo II
  • Subida à Cúpula (bilhete comprado à parte)
  • As Catacumbas (onde se encontram sepultados muitos dos antigos Papas)
O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro


.MUSEI VATICANI
A primeira coisa que temos de dizer sobre os museus do vaticano é que antes de planear a sua viagem a Roma deverá ter em conta que esta visita vai preencher grande parte de um dia, uma vez que a extensão do espaço é muito maior do que poderá imaginar. Masmo assim temos a certeza que não vai conseguir ver tudo numa só passagem ainda que a famosa Capela Sistina não deva (de forma alguma) ficar de fora dos seus planos.
As filas à entrada são uma constante. Sugerimos que compre o ingresso antecipadamente através do site oficial do Vaticano.


O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro


.BOCCA DELLA VERITÀ
A Boca da Verdade é uma escultura com mais de 1500 anos que se encontra exposta no átrio exterior da Igreja de Santa Maria in Cosmendim. Conta a história que era usada por um juiz que não querendo assumir a responsabilidade na condenação de alguns criminosos, usava a "boca" como modo de se fazer justiça. O acusado introduzia a mão na abertura e se o magistrado achasse que este merecia ser castigado pelos seus atos menos honestos fazia sinal a alguém que por sua vez se encarregava (com um golpe de machado) de decepar a mão do criminoso.
Atualmente a Bocca della Verità não passa de uma mera atração turística que atrai centenas de pessoas que não resistem a tirar a foto da praxe.
Nas imediações deste local não deixe de passar pelo Tempio di Ercole Vincitote, o Arco deli Argentari, a Ponte Rotto, o Teatro Marcello e toda a área arqueológica ao seu redor e o Circo Massimo, do qual hoje em dia já nada resta mas que em tempos foi um dos principais locais de entretenimento da Roma antiga.


O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro


.TRASTEVERE
A não perder. Este é seguramente um dos mais carismáticos bairros de Roma e o nosso favorito. Sugerimos que quando resolver "passear" por esta zona da cidade se aventure ás "escuras", deixando-se levar pela sua intuição, perdendo-se nas ruas e ruelas labirínticas nas quais, com toda a certeza, se irá deparar com alguns tesouros escondidos.
Trastevere é o local ideal para jantar ou beber um copo depois de um longo dia de caminhada.


O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro


.CAMPO DI FIORI
Todos os dias (excepto aos sábados) o Campo di Fiori é ocupado por dezenas de bancas onde se vende de tudo um pouco. Este é um dos maiores mercados de Roma e uma ótima maneira de absorvermos a energia que caracteriza a cidade.
Ao final do dia a praça transforma-se por completo e as esplanadas dos restaurantes e bares tomam conta do espaço.


O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro


.MONTE CAPITOLINO
Esta é a mais pequena das sete colinas da cidade e o seu principal ponto de acesso é a Escadaria Cordonata que conduz os visitantes desde a Via del Teatro di Marcelo até à Piazza Campidoglio.
No topo situam-se o Palazzo Nuovo, o Museo Capitolino, a Estátua Equestre de Marco Aurelio (a original encontra-se no interior do museu do Capitolino) a Fontana della Dea Roma também a réplica da famosa Estátua da Loba com Romulo e Remo.
O edifício mais imponente e que mais se destaca em toda a praça é o Palazzo Senatorio que atualmente alberga a câmara municipal de Roma.
As melhores vistas sobre o Fórum Romano são obtidas a partir das duas varandas situadas na parte de trás do "Palazzo".


O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro


.VIA DEI FORI IMPERIALI
Vale a pena percorrer a pé esta avenida que se estende desde o Coliseu até à Piazza Venezia uma vez que é nesta artéria que se situam o maior número de vestígios e ruínas do antigo império.
Destaque para a Colonna Traiana, o Foro e o Mercato di Traiano, o Foro di Augustus e também o Foro di Nerva.


O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro


.BASILICA DI SANTA MARIA MAGGIORE
Uma das quatro grandes Basílicas existentes na capital de Itália. Fica situada na Piazza Santa Maria Maggiore, a uma curta distância da Estação Termini.
O acesso é gratuito e vale mesmo a pena entrar, pois o interior é bastante bonito.


O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

O que visitar em Roma roteiro

Notas finais: Esperamos que esta crónica ajude na organização da sua viagem. 
É importante ter em conta que Roma é uma cidade que merece ser visitada sem pressas de forma a regressar a casa com a consciência de que tivemos o privilégio de estar num local com um património histórico único. Pode até dizer-se que muito do que somos hoje se deve em parte aos avanços técnicos, governamentais e ideológicos que surgiram durante o período em que o império romano foi considerado o centro do Mundo. 



PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

2 comentários:

  1. Riqueza de detalhes!Impressionante! Muito obrigada,!

    ResponderEliminar
  2. Excelente roteiro, bem estruturado e completo!
    Parabéns e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar