sábado, 18 de junho de 2016

.VISITAR A ALDEIA HISTÓRICA DE MONSANTO


Depois de em 1938 ter sido eleita a aldeia mais portuguesa de Portugal a verdade é que Monsanto passou desde essa altura a ter um lugar de destaque e a fazer parte de todos os guias de viagem dedicados ao nosso país. 

De todas as aldeias históricas que o Diário das Viagens visitou, esta é muito provavelmente a mais conhecida e por consequência a mais visitada, não só por turistas portugueses mas também por viajantes estrangeiros que não deixam passar a oportunidade de percorrer as suas ruas estreitas ladeadas por casas de granito apertadas por entre enormes penedos. A aldeia de Monsanto parece empoleirar-se na encosta rochosa onde lá no alto se ergue o imponente castelo que ao longo dos séculos foi ocupado por Romanos, Mouros e Árabes.






.ONDE SE SITUA
A aldeia de Monsanto fica situada na Beira Interior, a cerca de vinte quilómetros de Idanha-a Velha outra das aldeias históricas que visitámos. 


LOCAIS DE INTERESSE NA ALDEIA DE MONSANTO:


-IGREJA DE MISERICÓRDIA



-TORRE DE LUCANO



-PORTA E CAPELA DE SANTO ANTÓNIO



-IGREJA MATRIZ



-CASTELO



-IGREJA DE SANTA MARIA DO CASTELO



-SEPULTURAS ESCAVADAS NA ROCHA



-TREZE TIGELAS



-CAPELA DE S.MIGUEL


-OUTROS LOCAIS QUE PODEM SER VISITADOS NA ALDEIA DE MONSANTO:
  • Chafariz do Ferreiro
  • Palacio da Fonte do Mono
  • Solar dos Carvalho Sampaio
  • Capela e Porta do Espirito Santo
  • Campanário

.LEIA TAMBÉM: ROTEIRO COMPLETO PELAS 12 ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

-ONDE DORMIR
Por se tratar de uma das aldeias históricas que mais curiosidade tínhamos de conhecer,decidimos que Monsanto seria um dos locais que escolheríamos para pernoitar,de forma a dispormos de um pouco mais de tempo para explorar tranquilamente todos os cantos deste local tão rico em histórias e lendas.
Durante uma noite ficámos alojados na Casa do Chafariz e a verdade é que a escolha não podia ter sido mais acertada. 
Desde logo gostávamos de destacar e agradecer a disponibilidade da D.Filomena,assim como a simpatia da D.Celeste que nos recebeu de uma forma tão amável que nos fez sentir em casa deste o momento em que chegámos.
A casa do Chafariz está situada bem no centro histórico,a dois passo da Igreja Matriz e da Torre do Relógio.Os quartos,todos eles acolhedores,estão equipados com wi-fi e casa de banho privativa.A decoração de estilo rústico onde cada detalhe foi criado a pensar no bem estar dos hospedes fez deste o melhor local onde ficámos hospedados durante esta nossa viagem. 
MORADA:
RUA MARQUËS DA GRACIOSA
6060-091 MONSANTO
TELEFONE: (+351) 916 931 120






-AS ALDEIAS HISTÓRICAS NO SEU SMARTPHONE
A aplicação para smart phone das aldeias históricas de Portugal é uma grande ajuda.
Pode fazer o download clicando AQUI.

-OUTRAS CRÓNICAS SOBRE AS ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL:


Pode acompanhar as nossas viagens e ver as fotos deste e de outros destinos na página do Diário das Viagens no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário