domingo, 19 de fevereiro de 2017

.VANG VIENG - GUIA PRÁTICO


Depois de alguns dias em Luang Prabang estava na altura de avançar, e Vang Vieng seria o próximo destino desta nossa viagem pelo Laos.
Chegámos um pouco a medo, muito por culpa de alguns testemunhos menos positivos que havíamos lido na internet. Falava-se de drogas, álcool e de um ambiente um tanto ao quanto hardcore que nos deixava um pouco relutantes com aquilo que esperávamos encontrar. Contra todas as expectativas os nossos receios acabaram por se revelar injustificados e rapidamente percebemos que esta pequena cidade, que em tempos foi uma espécie de mundo sem lei, é atualmente um destino apetecível. 
Quanto a nós, acabámos por nos render aos encantos de Vang Vieng que se revelou um dos locais mais fantásticos que visitámos no Laos, e os dois dias que tínhamos inicialmente planeado ficar, rapidamente se transformaram em quatro. 
Gostávamos de conseguir congelar os momentos que ali vivemos para poder trazê-los para casa e mostrar a todos o quão incrível é o Laos e que Vang Vieng é uma espécie de paraíso improvável! 
Nesta crónica tentaremos partilhar toda a beleza de Vang Vieng, assim como alguns dos locais e experiências imperdíveis para todos aqueles que visitam esta cidade situada a meio caminho entre Luang Prabang e Vientiane.


AS NOSSAS SUGESTÕES:

1. CAMINHAR POR ENTRE MONTANHAS E CAMPOS DE ARROZ
É na margem direita do rio Nam Song que encontrarão algumas das mais bonitas paisagens de Vang Vieng. Campos de arroz pintados de verde, rodeados de montanhas escarpadas, são o cenário perfeito para realizar uma relaxante caminhada e desfrutar da natureza que por aquelas bandas surpreende a cada passo que damos.





2.ALUGAR UMA BICICLETA E PEDALAR ATÉ À BLUE LAGOON
A Blue Lagoon fica situada a aproximadamente sete quilómetros de Vang Vieng, o que faz com que este local seja facilmente alcançável através de um agradável passeio de bicicleta. Pelo caminho serāo seguramente obrigados a parar por mais que uma vez, pois a beleza das paisagens ali existentes merecem ser fotografadas.
Uma vez chegados à lagoa, além de um refrescante banho terão igualmente a oportunidade de subir até à incrível Tham Phu Kham Cave
.A crónica completa sobre a nossa visita à Blue Lagoon pode ser lida AQUI.





3. DESLUMBRE-SE COM AS VISTAS DO ALTO DO NOM XAY VIEW POINT
A ascensão a esta pequena montanha coberta de vegetação tem sem sombra de dúvidas o seu quê de dificuldade, sendo aconselhável realiza-la usando calçado apropriado.
Depois de vinte minutos chegamos ao topo de onde é possível ter uma visão arrebatadora de toda a paisagem envolvente e pode-se dizer que daquele ponto de observação é quase como se tivéssemos o Laos aos vossos pés. Esta é muito provavelmente a mais incrível experiência que vivemos em Vang Vieng.
Este local encontra-se a um par de quilómetros da saída/entrada da Blue Lagoon




4.TERMINAR O DIA COM O PÔR-DO-SOL NO HORIZONTE
Nada melhor que terminar o dia sentado de olhos postos no horizonte enquanto o sol se esconde por detrás das montanhas. Durante o tempo que permanecemos em Vang Vieng nunca abdicámos destes momentos que acabaram por marcar a nossa viagem.




5. DESCER O RIO NAM SONG SENTADO NUMA BÓIA
Fazer Tubing é quase uma obrigação para quem visita Vang Viang. Esta atividade que consiste em descer o Rio Nam Song sentado numa câmara de ar de camião, transformou-se ao longo dos tempos numa das principais imagens de marca desta pequena cidade.
A viagem dura aproximadamente três horas, podendo prolongar-se para lá do expectável se resolver ir parando nos vários bares situados ao longo do percurso.




6. BEBER UMA BEERLAO NA ZONA RIBEIRINHA
Ao final do dia os pequenos bares situados ao longo do rio Nam Song enche-se de pessoas que ali se dirigem em busca de momentos de descontração.
É possível petiscar alguns grelhados e beber uma cerveja local ao mesmo tempo que desfruta da bonita paisagem.




7. VISITAR OS TEMPLOS BUDISTAS ESPALHADOS PELA CIDADE
Contam-se pelos dedos de uma mão os templos budistas existentes em Vang Vieng, mas ainda que sejam poucos, merecem ser visitados de forma a sentir a calma e a energia que por ali se vive. Se tiver a oportunidade troque dois dedos de conversa com algum monge menos envergonhado. 





8. DEGUSTAR A COMIDA LOCAL
Ficámos fans da comida Laociana e durante esta nossa viagem procurámos sempre que possível experimentar as delícias culinárias do país. Apesar dos vários restaurantes típicos existentes, é no Mercado Noturno de Vang Vieng que os visitantes terão a melhor experiência gastronómica.




9. REFRESCAR-SE NA NASCENTE DE THAM CHANG
Mais um local situado relativamente perto da cidade e onde se chega facilmente de bicicleta ou até mesmo a pé. Além de um refrescante banho nas águas translúcidas da nascente é igualmente possível visitar uma gruta situada na encosta da montanha e à qual se acede através de uma enorme escadaria.
É aconselhável chegar cedo de forma a evitar as enchentes que se registam por volta da hora de almoço. 






  Pode acompanhar as nossas viagens e ver todas as fotos desde e outros destinos na página do Diário das Viagens no Facebook.

Sem comentários:

Publicar um comentário