quinta-feira, 29 de junho de 2023

ABU DHABI - O QUE (GOSTÁMOS DE) VISITAR EM 24 HORAS

O que visitar em Abu Dhabi

É em Abu Dhabi, na cada vez mais cosmopolita capital dos Emirados Árabes Unidos, que escolhemos ficar antes de seguir viagem para o Dubai. Ainda que o dinheiro gerado pelo petróleo seja o responsável de algumas das extravagâncias que vão surgindo no Emirado, estamos conscientes de que a popularidade de Abu Dhabi está, por agora, longe de atingir os níveis que caracterizam o território vizinho situado uns quilómetros a norte. Mesmo assim fazemos questão de lhe reservar um dia. Um pouco menos de 24 horas que talvez não tenham sido suficientes para conhecer o que desejávamos mas que acabaram por nos aguçar o apetite para um regresso mais prolongado.

O que visitar em Abu Dhabi

O que visitar em Abu Dhabi

O que visitar em Abu Dhabi

Neste artigo para além de fazermos uma espécie de retrospectiva da nossa passagem pelo Emirado, partilhamos também uma mão cheia de sugestões, experiências e locais que pensamos ser essenciais para quem pretende ficar a conhecer minimamente Abu Dhabi.


O que visitar em Abu Dhabi

O que visitar em Abu Dhabi

O que visitar em Abu Dhabi

24 HORAS EM ABU DHABI
AS 6 EXPERIÊNCIAS E LOCAIS QUE MAIS GOSTÁMOS  

.DESLUMBRÁMO-NOS COM A BELEZA E A IMPONÊNCIA DA GRANDE MESQUITA SHEIKH ZAYED
Mesmo que o Islamismo não seja a sua religião achamos que a visita à grande Mesquita Sheikh Zayed deverá indiscutivelmente fazer parte da lista de desejos de quem pretende ficar a conhecer o melhor que Abu Dhabi tem para oferecer. Esta que é considerada uma das maiores e mais belas Mesquitas do planeta para além de se destacar pela imponência, impressiona igualmente pelos inúmeros detalhes usados na decoração de uma boa parte dos espaços interiores e exteriores. 
O acesso é gratuito e mesmo que o visitante não venha vestido/a de forma apropriada isso não impedirá o seu acesso ao interior do monumento uma vez que à entrada ser-lhe-ão emprestadas algumas peças de vestuário. 
.VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES PARA ORGANIZAR A SUA VISITA À GRANDE MESQUITA SHEIKH ZAYED 

O que visitar em Abu Dhabi

O que visitar em Abu Dhabi


.VISITÁMOS O FORTE AL JAHILI E FIZEMOS UMA VIAGEM AO PASSADO DE ABU DHABI
Encravado por entre a malha urbana, na zona mais central da cidade, situa-se esta antiga fortaleza que pela sua importância histórica acabou por ser poupada ao implacável crescimento que a capital dos Emirados Árabes Unidos tem sofrido nas últimas décadas. No interior do espaço encontrámos um pequeno museu no qual estão expostas fotografias, documentos e objetos que dão ao visitante a oportunidade de enriquecer o conhecimento sobre o passado de Abu Dhabi. 
.VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE HORÁRIOS E TARIFAS DO FORTE AL JAHILI

O que visitar em Abu Dhabi

O que visitar em Abu Dhabi


.A CORNICHE REVELOU-SE UM EXCELENTE LOCAL PARA UM PASSEIO AO FINAL DA TARDE
Ao longo daquela que é a mais movimentada avenida de Abu Dhabi existe uma longa área pedonal que, paralela ao mar, se destaca por ser um local muito procurado pelos habitantes da cidade para correr, relaxar ou simplesmente descansar depois de um dia de trabalho. Se gosta de caminhar, a Corniche é então uma ótima opção para um passeio ao final da tarde quando as temperaturas se revelam mais amenas. Poderá também aproveitar a sua presença na área para um refrescante mergulho numa das várias praia públicas existentes ao longo do percurso.     

O que visitar em Abu Dhabi

O que visitar em Abu Dhabi


.VISITÁMOS A HERITAGE VILLAGE E APRENDEMOS UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO EMIRADO
Esta espécie de parque temático recria e dá a conhecer a quem o visita o estilo de vida simples dos Emirados Árabes Unidos antes da radical modernização trazida pelo petróleo. Ainda que o chamado ouro negro tenha tido o condão de transformar uma vasta área de deserto num dos mais modernos territórios do globo, as raízes do seu povo não foram esquecidas e a Heritage Village mostra-nos um pouco dos costumes e da cultura que outrora reinavam por estas bandas.
 
O que visitar em Abu Dhabi

O que visitar em Abu Dhabi


.NO MEMORIAL DOS FUNDADORES ENCONTRÁMOS UMA BONITA HOMENAGEM AO PAI DA NAÇÃO
Esta obra erguida em 2018 é na realidade uma homenagem ao sempre respeitado Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, o fundador dos Emirados Árabes Unidos que hoje conhecemos. O memorial encontra-se num pequeno jardim, no extremo ocidental da corniche e revelou-se um ótimo local para fazer uma pausa. 

O que visitar em Abu Dhabi


.CONHECEMOS O INTERIOR DO LUXUOSO PALÁCIO PRESIDENCIAL QASR AL WATAN
O que no passado era um local somente acessível a algumas das mais importantes patentes do governo é atualmente um dos mais visitados monumentos de Abu Dhabi. Este imenso palácio encontra-se aberto ao público desde 2019 e, ainda que o visitante só tenha acesso a algumas das áreas, a visita é uma excelente oportunidade de conhecer e saber um pouco mais sobre o local no qual são tomadas muitas das decisões políticas que fazem avançar os Emirados Árabes Unidos. Depois de percorrer o interior do palácio não deixe de passear pelos bem arranjados jardins que o rodeiam.
.VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE HORÁRIOS E TARIFAS DO PALÁCIO QASR AL WATAN

O que visitar em Abu Dhabi

O que visitar em Abu Dhabi


INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIAS:
Os cidadãos portugueses não necessitam de obter previamente visto para visitas de cariz turístico não só para Abu Dhabi mas também para qualquer um dos restantes Emirados. À chegada ao aeroporto o passaporte do visitante é carimbado com uma autorização de permanência válida por um período de 90 dias.

.COMO CHEGÁMOS A ABU DHABI:
Ainda que o nosso destino final fosse o Dubai, optámos por voar para Abu Dhabi utilizando os serviços de duas companhias lowcost. Uma vez que moramos na Bélgica o itinerário escolhido (e o que no momento da reserva se revelou mais económico) foi CRL-CLJ (Wizz Air) >>> CLJ-AUH (Ryanair) na ida e AUH-NAP (Wizz Air) >>> NAP-CRL (Ryanair) para o regresso.
 
.COMO FOMOS DO AEROPORTO PARA DOWNTOWN:
O aeroporto internacional de Abu Dhabi situa-se a cerca de 30 quilómetros da área mais central do Emirado. À chegada e sabendo nós da existência de autocarros públicos que de forma frequente realizam o trajeto entre os diversos terminais e a cidade, optámos por seguir na carreira A2 que em pouco mais de 30 minutos nos transportou até bem perto do nosso alojamento. Este serviço tem um custo de 4 AED. O uso deste ou qualquer outro meio de transporte da rede pública implica a aquisição de um cartão que poderá ser comprado ainda no aeroporto e carregado (quando necessário) em todas as paragens. 

.COMO NOS DESLOCÁMOS EM ABU DHABI:
Ao contrário do que acontece no vizinho Dubai, em Abu Dhabi o metro ainda não foi implementado e as deslocações são por agora realizadas de autocarro e em alguns casos de táxi. Durante a nossa visita e uma vez que não somos grandes adeptos da segunda opção, acabámos por realizar a maior parte dos trajetos usando o bem organizado sistema de autocarros que para além de chegar aos principais pontos de interesse é também relativamente barato. 
Mais uma vez relembramos que o uso de qualquer meio de transporte da rede pública implica a aquisição de um cartão que poderá ser adquirido e carregado em todas as paragens.

.ONDE (GOSTÁMOS) DE DORMIR EM ABU DHABI:
O alojamento é um dos aspetos a ter em conta na organização da viagem não só a Abu Dhabi, mas também ao Dubai, uma vez que representará uma das maiores fatias do seu orçamento. Ainda que esta região do globo seja de forma geral considerada um local dispendiosa podemos assegurar que, com alguma pesquisa e escolhendo uma época do ano com menos procura, é perfeitamente possível dormir com alguma qualidade por valores relativamente aceitáveis. Durante a nossa visita que aconteceu no mês de Junho de 2023 optámos por ficar alojados no Executive Suits situado a dois passos do principal terminal rodoviário de Abu Dhabi assim como de alguns restaurantes e supermercados. O quarto que nos foi atribuído, para além de ser bastante espaçoso estava também equipado com as comodidades necessárias para que a nossa estadia se tivesse revelado satisfatória.
 
O que visitar em Abu Dhabi

O que visitar em Abu Dhabi


PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário