sábado, 24 de junho de 2017

ESTALAGEM SANTA IRIA - TOMAR


Mesmo no centro de Tomar, existe um hotel que tem o condão de nos transportar para o charme e elegância de tempos passados, quando nos meados dos anos cinquenta esta cidade viveu uma espécie de época dourada.
  
A calma que se sente desde o momento que atravessamos a ponte de pedra e nos leva até à pequena ilha onde se encontra a Estalagem Santa Iria, acabou por ser o primeiro passo de uma experiência que se viria a revelar fantástica.
Ao redor do edifício, além do parque de estacionamento privativo, existe também um bem tratado jardim onde é possível passear enquanto escutamos o relaxante som das águas do Rio Nabão.



O estabelecimento que hoje vemos funciona ininterruptamente desde o dia 10 de Junho de 1991, altura em que o Presidente da República, Mario Soares, se deslocou à cidade durante os festejos do dia de Portugal, aproveitando a ocasião para inaugurar esta unidade hoteleira, que ao longo dos anos seguintes acabou por se modernizar, sabendo manter a sua traça original.



Desde logo, gostaríamos de destacar a hospitalidade da D. Odete, que á nossa chegada nos recebeu com tamanha simpatia que nos conquistou de imediato e com quem estabelecemos uma relação de afecto que ainda hoje relembramos.
No seu discurso afável e caloroso a matriarca da família que gere o espaço, revelou-nos algumas estórias e curiosidades vividas no interior destas paredes que tantos hospedes (alguns ilustres) acolheram ao longo dos anos.
Com visível orgulho mostra-nos a sala de estar, onde nos meses de inverno se podem passar belas tardes, enquanto a lareira acessa aquece o ambiente e a alma de quem por ali escolhe ficar.
Do outro lado, o grande salão, tantas vezes palco de jantares de gala, está deste final de dia a ser preparado para receber os convidados de um batizado que se realizará amanhã. 


Atualmente,são oito os quartos existentes.Além do conforto,todos eles se encontram equipados com televisão,casa de banho privativa e wi-fi gratuito que se estende a todo o hotel.
No nosso caso,tivemos a oportunidade de ficar instalados num confortável quarto,estrategicamente virado para o centro da cidade,de onde se avistam as Muralhas do Castelo.Soube-nos bem depois de um cansativo dia de visitas,instalarmo-nos calmamente na varanda onde permanecemos até perto da hora de jantar.






Depois de uma reconfortante noite, acordámos embalados pelo chilrear dos pássaros que povoam as arvores do lado de lá janela.
O dia iniciou-se com um refrescante banho e logo de seguida descemos para o pequeno almoço que já estava a ser servido no grande salão do piso térreo, onde em conjunto com outros hospedes nos sentamos numa das mesas ainda vagas.


Pão caseiro, croassants, café, leite, sumos de frutas, iogurtes, compota, manteiga, queijo e fiambre.
De forma prestável foi-nos servido tudo isto e mais alguma coisa e esta magnifica refeição fez que este novo dia se iniciasse da melhor forma.
Este delicioso banquete foi o complemento prefeito para que a nossa estadia na Estalagem Santa Iria fosse perfeita.


CONTACTOS:
-MORADA: Parque do Mouchão, Tomar
-TELEFONE: 00351249313326
-SITE: http://www.estalagemsantairia.com
-E-MAIL: estalagem.iria@sapo.pt

A crónica completa sobre a nossa passagem por Tomar pode ser lida AQUI.

PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário