sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

RIAD DAR AL KATIB - A ESTADIA PERFEITA EM MEKNÈS (MARROCOS)

Onde dormir em Meknès, Marrocos

Durante a nossa curta passagem por Meknès e de forma a rentabilizar o tempo que disponhamos, fizemos questão de ficar alojados no coração da Medina e o Riad Dar Al Katib foi a escolha mais óbvia para uma estadia que nos proporcionasse o conforto que procurávamos a um preço bastante acessível. Além da localização, destacamos também a simpatia, a excelente decoração e o completo pequeno almoço tipicamente marroquino que a cada manhã nos foi servido. O Riad Dar Al Katib nasceu num antigo edifício construído há mais de 300 anos, no qual ainda é possível ver alguns apontamentos que fazem parte da sua construção original. O espaço é composto por um enorme e bonito pátio central, ao redor do qual se situam os cinco quartos, cada um deles decorado de forma cuidada.
Permanecemos duas noites no Riad Dar Al Katib e como já foi referido, o espaço fica situado bem no centro da Medina a dois passos da Madraça Bou Inania, assim como a uma curta distância de lojas e restaurantes. Este Riad é um daqueles exemplos da típica arquitetura marroquina, escondido numa qualquer viela que tantas vezes cruzámos sem nunca nos dar-mos conta do tesouro existente para lá das desarranjadas fachadas que caracterizam a cidade velha




Ao cruzarmos a bonita porta dourada somos de imediato transportados para uma espécie de mundo de fantasia, pautado por cores quentes que realçam o mobiliário de qualidade e as peças de artesanato típicas que sem exageros se enquadram perfeitamente na decoração envolvente. Ainda no lindíssimo pátio central podemos ver os tradicionais mosaicos que cobrem grande parte das paredes, um enorme candeeiro que ilumina toda a área e seis grandes portas de madeira que dão acesso ás acomodações situadas no piso térreo. Foi precisamente nesta área comum que fomos recebidos com um delicioso chá de menta, degustado enquanto nos foi transmitida um pouco da história do edifício. Ficámos igualmente a saber que o Riad Dar Al Katib possui uma sala de massagens, um pequeno hammam assim como um terraço que fomos convidados a visitar na manhã seguinte. 

.LEIA TAMBÉM: ROTEIRO COMPLETO PARA VISITAR A CIDADE DE MEKNÈS 








A apresentação à suite que nos estava reservada aconteceu pouco depois e podemos afirmar que o enorme quarto não defraudou as nossas expetativas. Os tons pastel que cobrem as paredes em conjunto com os apontamentos vermelhos presentes na roupa da cama, nas peças de decoração e nos tapetes que cobrem uma boa parte do chão, transmitem uma sensação de aconchego que por momentos nos fez esquecer que estávamos no inverno. A luz que penetra pelos vidros coloridos das janelas também confere ao espaço um ambiente digno das mil e uma noites.
O imprescindível ar condicionado que nos meses de verão será certamente uma mais valia, o secador de cabelo e os sempre úteis produtos de higiene são só algumas das comodidades postas à disposição do hóspede.








O pequeno almoço, servido na área comum, é só mais um dos pontos fortes do Riad Dar Al Katib. A cada manhã o hóspede é mimado com uma refeição digna de referência, recheada de produtos típicos provenientes de produtores/comerciantes locais. Pastelaria caseira, pão marroquino, manteiga, compotas, mel, tâmaras e outras frutas, chá/café e sumo de laranja natural feito na hora compõem esta espécie de manjar dos deuses.



Tendo em conta a nossa experiência, não temos qualquer reserva em sugerir o Riad Dar Al Katib a todos aqueles que queiram pernoitar em Meknès e procuram um local com qualidade, charme e um ambiente de exotismo tão característico de Marrocos.


-INFORMAÇÕES ÚTEIS:
.MORADA: 9 Derb El Katib. Kabet Medina-Meknès
.TELEFONE: +212-653.830.298/+33-681.839.697
.E-MAIL: darlkatib@gmail.com



PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário