quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

RIAD DALIA (TÉTUAN) - MUITO MAIS QUE UM SIMPLES ALOJAMENTO

Onde dormir em Tétuan/ Tétouan, Marrocos

Durante a organização da nossa viagem por Marrocos, um dos objetivos era o de contactar ao máximo com a cultura do país, tentando dessa forma enriquecer a experiência que já por si se anunciava repleta de momentos exóticos. Noite após noite tentámos sempre que possível ficar alojados nos típicos Riades, que pela sua bonita arquitetura despertavam em nós uma atração quase incontrolável. Os nossos desejos acabaram por ser quase sempre satisfeitos e ao longo dos dez dias que durou esta aventura pela região norte de Marrocos, fomos pernoitando em diversos destes antigos edifícios onde as memórias de um passado glorioso se mantém gravadas em cada um dos objetos usados na sua decoração. 
Foi em Tétouan que entrámos na reta final desta viagem e depois das diversas experiências fantásticas que antecederam a chegada a esta cidade e de quase uma dezena de noites a dormir neste tipo de alojamento, estávamos convencidos que nada mais nos poderia surpreender. Ainda assim queríamos que a nossa última noite no país fosse especial e empenhámo-nos em encontrar um alojamento que, sem rebentar com o orçamento, nos proporcionasse uma despedida ao nível do que havia sido esta viagem. 
As imagens que tínhamos visto do Riad Dalia diziam-nos que este local seria muito provavelmente capaz de satisfazer as nossas pretensões, mas a verdade é que nunca imaginámos que as expectativas fossem suplantadas de uma forma tão óbvia. Este bonito Riad parece transportar a alma da cidade para o seu interior, especialmente o ambiente de certa forma rústico que ainda se vive nas ruas da Medina. 



À nossa chegada somos recebidos com a característica hospitalidade marroquina, e por entre dois dedos de conversa e um delicioso chá de menta ficámos a conhecer um pouco da história desta propriedade que em tempos foi o lar de sucessivas gerações de uma abastada família da região. Ninguém diria que para lá da discreta porta de madeira escondida num pequeno beco, iríamos encontrar um tão bonito exemplo da arquitetura do século XVIII que passado todos estes anos continua a manter a sua traça original com o típico pátio decorado com painéis de mosaicos coloridos. Ao redor desta área central situa-se a sala onde é servido o pequeno almoço assim como cada um dos nove quartos, distribuídos pelos três andares que compõem o edifício. Pouco a pouco o espaço vai ganhando outra dimensão muito por culpa dos aconchegantes raios de sol que entram através do telhado de vidro e realçam ainda mais os detalhes geométricos que decoram as paredes.   



À nossa espera estava um das mais bonitas acomodações do Riad. Um daqueles alojamentos dignos de um sultão do qual se destacam os apontamentos islâmicos que nos trouxeram à memória alguns do palácios visitados durante as nossas viagens. A área total do quarto é enorme e onde cada detalhe parece ter sido pensado de forma a que o hospede possa desfrutar de uma experiência singular. A decoração também desempenha um papel importante em toda esta envolvência, com destaque para algumas peças de mobiliário de outros tempos, os vistosos candeeiros e as tapeçarias que cobrem uma boa parte de solo. 

.LEIA TAMBÉM: ROTEIRO COMPLETO PARA CONHECER O MELHOR DE TÉTUAN








O pequeno almoço ainda que simples também não desiludiu. Pela manhã soube-nos bem aconchegar o estômago com produtos locais, acabados de comprar uma qualquer pastelaria da cidade. Sobre a mesa temos pão tradicional, crepes, bolachas, manteiga, compotas, queijo, sumo de laranja natural e o imprescindível café.
Só tivemos pena que a nossa estadia tenha sido tão curta, não nos dando a oportunidade de tirar o devido proveito desta espécie de cenário das mil e uma noites.





-INFORMAÇÕES:
.MORADA: 25 Place el Ouessaa, 93000 Tétouan- Marrocos
.TELEFONE: +212-5399 63918
.E-MAIL: contactdalia@googlemail.com



PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário