quarta-feira, 26 de abril de 2023

VISITAR O UZBEQUISTÃO - ROTEIRO COMPLETO PARA 10 DIAS MEMORÁVEIS

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Mais do que uma viagem, o Uzbequistão foi para nós uma oportunidade única de reviver uma mão cheia de memórias escritas nos longínquos tempos em que a mítica Rota da Seda cruzava esta zona do globo. Nos dez dias que ali permanecemos, para além de nos ter revelado alguns dos seus mais valiosos tesouros, o país lançou-nos também o irrecusável convite para admirar e fotografar cada um dos monumentos de aparência exótica que surgirem no nosso caminho. Sem hesitações aceitamos o desafio e neste Oriente pintado de tons pastel fazemos questão que nada escape ao nosso olhar. A cada nova deslocação ou cidade visitada à nossa bagagem vão sendo acrescentadas imagens, momentos e histórias singulares que seguramente serão recordadas durante muitos e bons anos. 

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Nas nossas andanças pelo território uzbeque acabamos por ser confrontados com a excessiva presença de alojamentos, restaurantes ou outras estruturas que nesta nova realidade vão tentando satisfazer as exigências de quem chega para conhecer o país. Se em tempos a Rota da Seda se revelou a principal responsável pela prosperidade que fez florir esta região do globo, hoje, perante um cenário bem mais sofisticado, é o turismo que aparenta ser a galinha dos ovos de ouro de um povo que na pressa de recuperar o tempo perdido se está a perder num certo deslumbramento despropositado.

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Mas o Uzbequistão também nos apresentou às suas gentes. Pessoas simples, orgulhosas da sua nação e que sem segundas intenções se esforçam para agradar aos visitantes ocidentais que chegam ao território de forma cada vez mais regular. 
Até nós, meio surpreendidos com as constantes abordagens, acedemos com simpatia aos pedidos para pousar para o inevitável retrato com quem ainda vê o turista como uma personagem estranha que chega de um mundo completamente diferente.

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Depois de dez dias a viajar pelo país regressámos a casa completamente rendidos à beleza a aos encantos de um Uzbequistão que cada vez mais se mostra disposto a competir com outros destinos turísticos que apesar de mais valorizados não serão necessariamente mais interessantes. 

VIAJAR NO UZBEQUISTÃO - A NOSSA SUGESTÃO DE ROTEIRO 

.DIA 1 - CHEGADA A TASHKENT E VIAGEM PARA SAMARCANDA
Aterrámos ao final da manhã no aeroporto internacional de Tashkent e depois das devidas formalidades fronteiriças e de uma curta viagem de táxi até à estação ferroviária da capital, iniciámos uma agradável viagem de comboio até à cidade de Samarcanda. O nosso primeiro dia no Uzbequistão termina com um passeio noturno por entre os lindíssimos edifícios que compõem o Registão. 

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Roteiro para visitar o Uzbequistão


.DIAS 2 & 3 - DOIS DIAS PARA EXPLORAR OS SEGREDOS DE SAMARCANDA
Não precisámos de muito para nos apercebermos que não podíamos ter escolhido melhor local para darmos início a esta viagem através de algumas das mais bonitas cidades do Uzbequistão. Nos dois dias que permanecemos em Samarcanda maravilhámo-nos com as Mesquitas, com as madraças, com os minaretes, com os detalhes pintados nos mosaicos presentes nas paredes dos principais monumentos e com as cúpulas de tons azul que coroam uma boa parte dos edifícios religiosos. Percorrer as ruas desta cidade com mais de mil anos de história é como realizar uma viagem temporal até uma era longínqua na qual Roma ainda nem sequer existia. Ao longo dos séculos, por se tratar de um ponto privilegiado na antiga Rota da Seda, Samarcanda foi disputada por diversos povos, acabando inevitavelmente por ser destruída e reerguida vezes sem conta. Hoje cada um desses períodos do passado encontram-se literalmente gravados nos imponentes edifícios do centro histórico que pela sua beleza atraem cada vez mais visitantes e até a Unesco não hesitou em classificar Samarcanda como património mundial. 
.O ARTIGO COMPLETO COM TODOS OS LOCAIS QUE PODE VISITAR EM SAMARCANDA PODE SER LIDO AQUI

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Roteiro para visitar o Uzbequistão


.DIAS 4 & 5 - KHIVA MOSTRA-NOS O PORQUÊ DE SER CONSIDERADA UMA DAS MAIS BELAS CIDADES DO PAÍS
Ainda que tenhamos imediatamente percebido que Khiva era bastante mais turística que Samarcanda, a cidade não nos desiludiu. Mal transpusemos as imponentes muralhas que abraçam a zona velha, vestimos a pele de um antigo mercador que ali chega depois de percorrer um dos trechos da mítica Rota da Seda. É certo que a cidade foi renovada (talvez em demasia) mas o ambiente e o espírito comercial ainda se mantêm presentes nas muitas bancas de venda improvisadas que desde cedo se alinham ao longo das principais avenidas. Neste mundo maioritariamente pintado de tons pastel só os painéis de mosaicos que embelezam os muitos edifícios religiosos quebram a monotonia monocromática que insiste em seguir os nossos passos enquanto percorremos as labirínticas ruas que em alguns casos não nos levam a lado algum. 
Gostamos do que vemos e os retratos vão saindo de forma quase impulsiva, eternizando para sempre a nossa passagem por este incrível local situado no extremo ocidental do país. 
.O ARTIGO COMPLETO COM TODOS OS LOCAIS QUE PODE VISITAR EM KHIVA PODE SER LIDO AQUI

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Roteiro para visitar o Uzbequistão


.DIAS 6 & 7 - O ESPÍRITO DA ROTA DA SEDA AINDA ESTÁ BEM PRESENTE EM BUCARA 
Depois de uma longa viagem de comboio desde Khiva as primeiras impressões sobre Bucara acabam por ser bastante abonatórias, levando-nos a pôr de lado o cansaço e a iniciar de imediato uma espécie de visita de reconhecimento que, inevitavelmente, nos dá a conhecer uma mão cheia de belos edifícios históricos.  
No pitoresco centro histórico não tardamos em cruzarmo-nos com Mesquitas, madraças, mausoléus, fortalezas, palácios e minaretes que para além de alimentarem a nossa imaginação sobre o seu passado glorioso também nos aguçam o apetite para uma exploração mais detalhada. O ambiente mercantil que paira sobre a zona antiga poucas alterações terá sofrido desde os tempos em que as caravanas comerciais faziam de Bucara um dos pontos de paragem na mítica Rota da Seda. Ao longo das principais vias cruzamos-nos com diversos estabelecimentos (improvisados ou não) onde ainda se vende e compra de tudo um pouco a um ritmo quase alucinante e até nós acabamos por regressar a casa com uma vistosa peça de artesanato que testemunha a nossa passagem por esta que é uma das mais bonitas cidades do Uzbequistão. 
.O ARTIGO COMPLETO COM TODOS OS LOCAIS QUE PODE VISITAR EM BUCARA PODE SER LIDO AQUI

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Roteiro para visitar o Uzbequistão


.DIAS 8 & 9 - À DESCOBERTA DE TASHKENT 
À nossa chegada a Tashkent fomos apresentados a uma faceta do país com a qual  ainda não havíamos tido a oportunidade de travar conhecimento. Depois de passagens pelas cidades de Samarcanda, Khiva e Bucara onde o ambiente quase provincial nos levou a reviver os longínquos tempos da mítica Rota da Seda, a capital do Uzbequistão funcionou como uma espécie de despertador que nos obrigou a acordar para a realidade dos tempos modernos. Durante os passeios realizados na maior metrópole da Ásia Central é-nos impossível não reparar numa certa megalomania arquitetónica ao qual não será alheio o facto de grande parte das construções que hoje compõem a área metropolitana da cidade terem sido erguidas durante a ocupação soviética. Ainda que Tashkent não nos arrebate o peito, o nosso olhar, esse, acaba por se perder nas grandiosas avenidas, na malha urbana que de forma equilibrada mistura o moderno com o antigo e claro, nas estações de metro que em alguns casos se assemelham a vistosos salões de baile.
.O ARTIGO COMPLETO COM TODOS OS LOCAIS QUE PODE VISITAR EM TASHKENT PODE SER LIDO AQUI

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Roteiro para visitar o Uzbequistão

Roteiro para visitar o Uzbequistão


.DIA 10 - DEPOIS DE DEZ DIAS MEMORÁVEIS CHEGA O MOMENTO DE REGRESSAR A CASA
Depois de uma dezena de dias em que tivemos a oportunidade de conhecer alguns dos mais belos locais do país está na altura de regressarmos a casa. Despedimo-nos conscientes de que o Uzbequistão, para além de ter sido um desejo realizado, se transformou também numa das experiências mais enriquecedoras que vivemos nos últimos anos. Por tudo o que sentimos e testemunhámos sabemos que voltaremos e que no futuro mais linhas serão escritas sobre este incrível país. 

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO NOS DESLOCÁMOS ENTRE AS CIDADES QUE VISITÁMOS?:
A rede ferroviária do Uzbequistão funciona bastante bem, chegando de forma regular ás principais cidades do país. Foi então, tirando partido desse serviço, que optámos pelo comboio para os trajetos realizados entre as cidades que visitámos. 
Os bilhetes foram comprados (com alguma antecedência) no site oficial dos caminhos de ferro do Uzbequistão

.QUAL É A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR O UZBEQUISTÃO?:
Ainda que o Uzbequistão possa ser visitado ao longo de todo o ano, achamos que nos meses de Abril e Maio assim como entre Setembro e Outubro o clima é mais favorável, uma vez que as temperaturas que se fazem sentir durante estes períodos temporais são relativamente amenas. 
A visita durante os meses de verão (Junho, Julho e Agosto) é igualmente possível, contudo devido à sua localização geográfica, os termómetros na maioria das regiões do Uzbequistão alcançam facilmente valores acima dos 35°C. No Inverno (entre Dezembro e Fevereiro) o frio é presença constante, havendo nesta altura uma forte possibilidade de ocorrência de queda de neve.   

.VISTO E FORMALIDADES FRONTEIRIÇAS
Os cidadãos portugueses que viagem em turismo não necessitam de obter previamente qualquer tipo de visto para aceder ao território. À chegada ao aeroporto ou qualquer outro ponto fronteiriço basta apresentar o passaporte válido por um período mínimo de seis meses, no qual será carimbada a respetiva autorização de entrada no país.

.É O UZBEQUISTÃO UM PAÍS SEGURO PARA VIAJAR?
Para além de questões relacionadas com o alojamento, clima ou transportes, a segurança é um dos aspetos que levantam algumas dúvidas no momento de planear a visita a um determinado destino. Nas pesquisas realizadas antes da nossa viagem ao Uzbequistão não havíamos encontrado nenhum relato significativo de qualquer tipo de insegurança e esses testemunhos acabaram por ser confirmados durante os dias que permanecemos no país. As pessoas com quem nos cruzámos revelaram ser de uma simpatia única, sempre dispostas a ajudar e receber os visitantes estrangeiros de forma hospitaleira. Nas cidades que visitámos deparámo-nos com diversos postos reservados à polícia turística que pela sua presença, desencoraja certamente quaisquer acção pouco legítima dos cidadãos mais mal intencionados.  


PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário