quarta-feira, 29 de março de 2023

SAMARCANDA - SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA APROVEITAR A CIDADE AO MÁXIMO

O que visitar em Samarcanda

Alcançámos Samarcanda ás primeiras horas de um dia que apesar de solarengo, nos surpreendeu com temperaturas pouco amenas que inicialmente nos obrigaram a cobrir o corpo com alguns agasalhos extra. Encontramo-nos no final do mês de março e as celebrações do ano novo Oriental (Navruz) trouxeram à cidade um número considerável de pessoas que aproveitam este período festivo para umas mini-férias, regressando na maioria dos casos à sua terra natal. Quanto a nós, meio perdidos por entre os muitos grupos de visitantes, tentamos não só aprender um pouco mais sobre a cultura do país mas também apreciar a incrível arquitetura de origem islâmica presente por toda a cidade. 

O que visitar em Samarcanda

O que visitar em Samarcanda

O que visitar em Samarcanda

O que visitar em Samarcanda

Depois do impacto inicial causado pelos constantes congestionamentos percebemos que afinal não podíamos ter escolhido melhor local para darmos início a esta viagem através de algumas das mais bonitas cidades do Uzbequistão. Nos dois dias que permanecemos em Samarcanda maravilhámo-nos com as Mesquitas, com as madraças, com os minaretes, com os detalhes pintados nos mosaicos presentes nas paredes dos principais monumentos e com as cúpulas de tons azul que coroam uma boa parte dos edifícios religiosos. Percorrer as ruas desta cidade com mais de mil anos de história é como realizar uma viagem temporal até uma era longínqua na qual Roma ainda nem sequer existia. Ao longo dos séculos, por se tratar de um ponto privilegiado na antiga Rota da Seda, Samarcanda foi disputada por diversos povos, acabando inevitavelmente por ser destruída e reerguida vezes sem conta. Hoje cada um desses períodos do passado encontram-se literalmente gravados nos imponentes edifícios do centro histórico que pela sua beleza atraem cada vez mais visitantes e até a Unesco não hesitou em classificar Samarcanda como património mundial. 


O que visitar em Samarcanda

O que visitar em Samarcanda

O que visitar em Samarcanda

O que visitar em Samarcanda

O QUE MAIS GOSTÁMOS DE FAZER E VISITAR EM SAMARCANDA:

.VISITAR O MAUSOLÉU DE AMIR TEMUR (GUR-E AMIR)
Gur-e Amir que em Persa significa "túmulo do Rei" foi um dos locais que mais nos encantou durante a nossa passagem por Samarcanda. Ainda que a aparência exterior não se destaque tanto como a de outros monumentos históricos que visitámos na cidade, a decoração interior é única, especialmente os detalhes dourados e os mosaicos que preenchem uma boa parte das paredes laterais. Ao centro, sob uma grandiosa cúpula, encontra-se o túmulo de Amir Temur assim como o do seu filho e neto. Por se tratar de um monumento muito procurado não só por turistas mas também pelos habitantes locais, sugerimos que a visita seja realizada logo depois da hora de abertura ou então perto do momento em que o espaço encerra as portas. 
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA PREPARAR A SUA VISITA AO MAUSOLÉU GUE-E AMIR:
  • VALOR DO INGRESSO: O preço do ingresso para aceder ao interior do espaço é de 30.000 UZS.
  • HORAS DE ABERTURA: O Mausoléu de Amir Temur está aberto todos os dias das 8:00 ás 19:00 (de Abril a Outubro) e das 9:00 ás 17:00 (de Novembro a Março).

O que visitar em Samarcanda

O que visitar em Samarcanda


.EXPLORAR SEM PRESSAS CADA UM DOS EDIFÍCIOS PRESENTES NO REGISTÃO
Este enorme complexo religioso composto por três lindíssimas madraças foi no passado um dos mais conceituados centros educacionais de origem islâmica da cidade. Ainda que com o passar dos tempos tenha deixado de exercer as funções para a qual foi construído, o espaço manteve a sua importância histórica e hoje é merecidamente uma das principais atrações turísticas de Samarcanda. Gostámos não só de admirar a imponência dos edifícios que o compõem mas também a beleza dos painéis de mosaicos que decoram as fachadas de cada uma das madraças. Uma vez que o Registão ocupa uma área relativamente grande achamos que convém guardar pelo menos duas horas para visitar todo o complexo.
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA PREPARAR A SUA VISITA AO REGISTÃO:
  • VALOR DO INGRESSO: O preço do ingresso para aceder a todo o complexo é de 50.000 UZS.
  • HORAS DE ABERTURA: O complexo Registão está aberto todos os dias das 8:00 ás 19:00 (de Abril a Outubro) e das 9:00 ás 17:00 (de Novembro a Março).

O que visitar em Samarcanda


.MADRAÇA TILYA-KORI: Situada na zona central do Registão, a Madraça Tilya-Kori destaca-se pela cúpula azul e pelos dois níveis de varandas presentes nas partes laterais da fachada principal. Depois de atravessarmos o grandioso portal deparámo-nos com um bonito pátio central ao redor do qual se encontravam as acomodações que outrora acolheram os estudantes. Numa das laterais desta área situa-se uma pequena mas lindíssima Mesquita. 

O que visitar em Samarcanda

O que visitar em Samarcanda


.MADRAÇA ULUGH BEG: Do lado esquerdo do complexo encontra-se a Madraça Ulug Beg que para além de ser a mais antiga de Samarcanda foi também um dos mais importantes centros de ensino islâmico da Ásia central. Mais uma vez a beleza exterior está nos painéis de azulejos que cobrem a totalidade da imponente fachada principal. Tal como as outras Madraças que compõem o Registão também aqui o pátio central é hoje ocupado por diversos espaços comerciais.  

O que visitar em Samarcanda

O que visitar em Samarcanda


.MADRAÇA SHER-DOR: Na nossa opinião esta é a mais bela das três Madraças presentes neste antigo complexo religioso. Tanto o exterior como o interior deslumbram pelas decorações coloridas, compostas por inúmeros motivos geométricos. Na fachada principal é possível ver a representação de dois tigres, algo que dificilmente acontece na decoração e arquitetura de origem islâmica. 

O que visitar em Samarcanda

O que visitar em Samarcanda
 

.CONHECER A IMPONENTE MESQUITA BIBI KHANYM
Este é um dos mais importantes monumentos históricos existentes em Samarcanda. O edifício foi mandado erguer por Emir Temur e o que deveria ter sido a mais magnifica Mesquita do mundo Islâmico acabou por se transformar numa obra fértil em problemas estruturais que nunca chegou a ser concluída. Nos anos mais recentes a construção foi sucessivamente reforçada com materiais apropriados e ainda que a sua aparência esteja longe daquela que Emir Temur imaginou, a Mesquita Bibi Khanym está entre os locais mais visitados da cidade.  
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA PREPARAR A SUA VISITA À MESQUITA BIBI KHANYM:
  • VALOR DO INGRESSO: O preço do ingresso para aceder ao interior do espaço é de 30.000 UZS.
  • HORAS DE ABERTURA: A Mesquita Bibi Khanym está aberta todos os dias das 8:00 ás 19:00 (de Abril a Outubro) e das 9:00 ás 17:00 (de Novembro a Março).

O que visitar em Samarcanda

O que visitar em Samarcanda


.SENTIR OS AROMAS E SABORES EXÓTICOS PRESENTES NO BAZAAR SIYOB
Situado a dois passos da Mesquita Bibi Khanym, o Bazaar Siyob é o local ideal para observar o modo de vida das gentes da cidade. Este é um espaço com uma energia única no qual se vende de tudo um pouco e onde acabámos por aconchegar o estômago com as nozes, as passas e toda a variedade de frutos secos que nos foram sendo oferecidos. Se o objetivo for adquirir uma ou mais lembranças que testemunhem a sua passagem pelo Uzbequistão, o visitante também encontrará neste local uma secção reservada ao artesanato típico do país.
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA PREPARAR A SUA VISITA AO BAZAAR SIYOB:
  • VALOR DO INGRESSO: A entrada no mercado é gratuita
  • HORAS DE ABERTURA: O Bazaar Siyob está aberto de terça-feia a domingo das 5:00 ás 17:00.

O que visitar em Samarcanda

O que visitar em Samarcanda


.VISITAR A MESQUITA HAZRAT-KHIZR 
Ainda que não tenhamos ficado impressionados com o que testemunhámos no interior da Mesquita Hazrat-Khizr, achamos que, mesmo assim, não deverá ser excluída da lista de locais que merecem ser visitados aquando da sua passagem por Samarcanda. O espaço aparenta ser relativamente recente e depois de termos conhecido outros templos religiosos de origem islâmica na cidade pareceu-nos que a arquitetura usada na sua construção se encontra um pouco fora do contexto. Na nossa opinião o principal e mais importante ponto de interesse da Mesquita Hazrat-Khizr é a presença do túmulo de Islam Karimov, o primeiro presidente do Uzbequistão. 
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA PREPARAR A SUA VISITA À MESQUITA HAZRAT-KHIZR:
  • VALOR DO INGRESSO: O preço do ingresso para aceder ao interior do complexo é de 30.000 UZS.
  • HORAS DE ABERTURA: A Mesquita Hazrat-Khizr está aberta todos os dias da 08:00 ás 18:00.

O que visitar em Samarcanda

O que visitar em Samarcanda


.FOTOGRAFAR O LINDÍSSIMO COMPLEXO FUNERÁRIO DE SHAH-I-ZINDA
Este lindíssimo complexo funerário é na nossa opinião um dos locais mais espetaculares que visitámos durante a nossa estadia em Samarcanda. Maravilhámo-nos não só com a beleza das dezenas de edifícios existentes ao longo da principal avenida mas também com os incríveis painéis de azulejos azuis que contrastam na perfeição com os tons ocre dos tijolos usados na construção de cada um dos mausoléus que connosco se vão cruzando. Para além de ser um espaço muito visitado por turistas, o complexo de Shan-i-Zinda é também um ponto de passagem de muitos habitantes locais que ali se deslocam para prestar homenagem a algumas personagens que marcaram a história do país. Diversos membros da família de Amir Temur encontram-se ali sepultados.  
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA PREPARAR A SUA VISITA AO COMPLEXO DE SHAH-I-ZINDA:
  • VALOR DO INGRESSO: O preço do ingresso para aceder ao interior do complexo é de 40.000 UZS.
  • HORAS DE ABERTURA: O complexo de Shah-i-Zinda está aberto todos os dias da 07:00 ás 19:00.

O que visitar em Samarcanda

O que visitar em Samarcanda


.PERCORRER COM CALMA O COMPLEXO DO OBSERVATÓRIO ULUGH BEG
Depois da visita ao complexo de Shah-i-Zinda apanhámos, na estrada que passa mesmo em frente, um autocarro que num piscar de olhos nos levou até ao Observatório Ulugh Beg, situado já na periferia da cidade. O Observatório foi erguido na primeira metade do século XV e na altura era uma das construções deste género mais avançadas em todo o mundo. Do edifício original já nada resta e a área onde outrora se encontrava este centro de observação astronómica é atualmente ocupada por um museu no qual podemos ver alguns documentos da época assim como diversos modelos em miniatura do antigo observatório. 
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA PREPARAR A SUA VISITA AO OBSERVATÓRIO ULUGH BEG:
  • VALOR DO INGRESSO: O preço do ingresso para aceder ao interior do complexo é de 30.000 UZS.
  • HORAS DE ABERTURA: O observatório Ulugh Beg está aberto todos os dias da 07:00 ás 19:00.
  • COMO CHEGAR AO OBSERVATÓRIO ULUGH BEG: Na estrada que passa em frente do complexo de Shah-i Zinda apanhar o bus 45, 17, ou 99 que em menos de uma dezena de minutos o levará até à porta principal do observatório. A tarifa para este trajeto é de 1500 UZS.

O que visitar em Samarcanda

O que visitar em Samarcanda


.EXPERIMENTAR OS SABORES DA COZINHA LOCAL
A comida Uzbeque é deliciosa e Samarcanda revelou-se, para nós, a introdução prefeita aos sabores típicos do país. Gostámos sobretudo de Langman, Shashlik, Samsa e, claro, do tradicional Plov. Durante a nossa estadia na cidade comemos por diversas vezes no Labi G'or, um restaurante situado a dois passos do complexo do Registão, com comida deliciosa e preços relativamente em conta.

O que visitar em Samarcanda

O que visitar em Samarcanda


INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGÁMOS A SAMARCANDA
A rede ferroviária do Uzbequistão funciona bastante bem, chegando de forma regular ás principais cidades do país. Foi então, tirando partido desse serviço, que recorremos ao comboio para realizar, não só, o trajeto entre Tashkent e Samarcanda como também nas restantes deslocações que realizámos durante a nossa estadia.  
Os bilhetes de comboio para este e restantes trajetos foram comprados no site oficial dos caminhos de ferro do Uzbequistão

.COMO FOMOS DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA ATÉ AO CENTRO DA CIDADE
Uma vez que a estação ferroviária de Samarcanda se situa relativamente longe da área mais central da cidade era imperativo que recorrêssemos a algum tipo de meio de transporte para realizarmos esse trajeto. Ainda que à saída da estação tenhamos sido abordados por uma mão cheia de taxistas, recusamos de forma simpática as insistentes ofertas uma vez que o objetivo era apanhar um autocarro local (#3 e #73) que por 1500 UZS (+/- 0,12€) nos transportou em menos de 30 minutos até bem perto do Registão.
Se tivéssemos optado pelo táxi o valor a pagar pela corrida entre a estação ferroviária e o centro da cidade não deveria nunca ser superior a 30.000 UZS.

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR SAMARCANDA
Ainda que Samarcanda possa ser visitada ao longo de todo o ano, achamos que nos meses de Abril e Maio assim como entre Setembro e Outubro o clima é mais favorável, uma vez que as temperaturas que se fazem sentir durante estes períodos temporais são relativamente amenas. 
A visita durante os meses de verão (Junho, Julho e Agosto) é igualmente possível, contudo devido à sua localização geográfica, os termómetros em Samarcanda alcançam facilmente valores acima dos 35°C. No Inverno (entre Dezembro e Fevereiro) o frio é presença constante, havendo nesta altura uma forte possibilidade de ocorrência de queda de neve.   

.QUANTOS DIAS FICÁMOS EM SAMARCANDA
Apesar de Samarcanda ser a segunda maior metrópole do país, os principais pontos de interesse se encontram distribuídos na sua área mais central, factor que nos facilitou bastante a organização do roteiro para a nossa estadia. Durante os dois dias que permanecemos na cidade conseguimos (sem dificuldades) visitar todos os locais que pretendíamos, fazendo com que o tempo que lhe dedicámos se revelasse suficiente para cumprirmos com os objetivos traçados. 
Se eventualmente quiséssemos aprofundarmos o conhecimento sobre a região e visitar também a cidade de Shahrisabz situada a cerca de 90Km's de Samarcanda, seriamos então obrigados a acrescentar mais um dia à nossa estadia. 

.ONDE DORMIMOS EM SAMARCANDA 
O Uzbequistão tem vindo a ganhar pouco a pouco algum destaque no panorama turístico internacional e as principais cidades do país estão cada vez mais bem servidas em termos de oferta de alojamento. Com somente dois dias para visitar Samarcanda impunha-se que ficássemos instalados numa área central que nos facilitasse as deslocações entre os locais que queríamos visitar. A nossa escolha recaiu então pelo B&B Emir, um pequeno alojamento gerido por uma família local que pela localização, simpatia e conforto satisfez as nossas pretensões.

  
PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário