sexta-feira, 7 de abril de 2023

BUCARA - DOIS DIAS PARA REVIVER O ESPÍRITO DA ANTIGA ROTA DA SEDA

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Depois de uma longa viagem de comboio desde Khiva as primeiras impressões sobre Bucara acabam por ser bastante abonatórias, levando-nos a pôr de lado o cansaço e a iniciar de imediato uma espécie de visita de reconhecimento que, inevitavelmente, nos dá a conhecer uma mão cheia de belos edifícios históricos.  
No pitoresco centro histórico não tardamos em cruzarmo-nos com Mesquitas, madraças, mausoléus, fortalezas, palácios e minaretes que para além de alimentarem a nossa imaginação sobre o seu passado glorioso também nos aguçam o apetite para uma exploração mais detalhada. 
Se no passado as casas de tons ocre se espraiavam em labirínticas ruas de aparência primitiva, hoje o cenário é seguramente mais aprazível e Bucara vive uma segunda vida na qual o turismo é com toda a certeza a sua mais valiosa galinha dos ovos de ouros. Neste regresso ao passado a população local parece estar a perder-se num certo deslumbramento temporário e nas nossas andanças constatamos a excessiva presença de alojamentos que por agora vão tentando satisfazer os gostos e carteiras dos turistas que ali pretendem pernoitar. 

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Diria também que o ambiente mercantil que paira sobre a zona antiga poucas alterações terá sofrido desde os tempos em que as caravanas comerciais faziam de Bucara um dos pontos de paragem na mítica Rota da Seda. Ao longo das principais vias cruzamos-nos com diversos estabelecimentos (improvisados ou não) onde ainda se vende e compra de tudo um pouco a um ritmo quase alucinante. Até nós acabamos por regressar a casa com uma vistosa peça de artesanato que testemunha a nossa passagem por esta que é uma das mais bonitas cidades do Uzbequistão. 


Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

O QUE MAIS GOSTÁMOS DE FAZER E VISITAR EM BUCARA:

.EXPLORAR O LINDISSÍMO COMPLEXO PO-I-KALYAN
Em Bucara poucos locais terão uma aparência tão espetacular como a praça Po-i-Kalyan, situada no coração da cidade velha. Este lindíssimo complexo religioso que para muitos é a imagem de marca de Bucara é composto pela madraça Miri Arab (à esquerda) e pelo minarete e Mesquita Kalyan (à direita).

Bucara, Uzbequistão - o que visitar


MADRAÇA MIR-I-ARAB: Com uma decoração exterior típica na qual a fachada principal se encontra coberta com lindíssimos painéis de azulejos coloridos, a Madraça Mir-i-Arab é, ao que parece, a única escola corânica da cidade que ainda se mantém em funcionamento na zona antiga, razão pela qual a visita ao interior do espaço se encontra limitada a uma pequena área. 

Bucara, Uzbequistão - o que visitar


MESQUITA KALYAN: Esta vistosa Mesquita está descrita como sendo o maior e mais importante local de culto de origem islâmica da cidade. Durante os dias que permanecemos em Bucara o local encontrava-se encerrado para obras de conservação e não nos foi possível visitar o interior. 

Bucara, Uzbequistão - o que visitar


MINARETE KALYAN: Com mais de 45 metros de altura, o minarete Kalyan é visivelmente a estrutura mais alta de todo o complexo. Este bonito monumento data da primeira metade do século XII e segundo percebemos ainda poucos trabalhos de restauro foram realizados deste então. Pela sua imponência e beleza, o minarete foi inclusive poupado por Genghis Khan quando este arrasou quase por completo a cidade de Bucara. 

Bucara, Uzbequistão - o que visitar


.PASSAR SOBRE AS CÚPULAS QUE AINDA DATAM DO PERÍDO DA ROTA DA SEDA
Se o espírito da Rota da Seda se encontra ainda bem presente no quotidiano de quem vive e visita Bucara, os monumentos que relembram esse período são também parte integrante do património histórico da cidade que por momentos nos dá a oportunidade de reviver um pouco do ambiente mercantil que no passado pairava sobre toda esta área do território. Na zona antiga ainda é possível passar sobre uma mão cheia de antigas cúpulas que sobreviveram ao passar dos séculos e nas quais ainda se vende e compra como nos tempos das caravanas comerciais. 

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Bucara, Uzbequistão - o que visitar


.ENTRAR E PERCORRER O VASTO INTERIOR DA FORTALEZA (ARCA) DE BUCARA
No extremo ocidental da zona velha situa-se a mais antiga construção da cidade. Trata-se de uma imponente fortaleza protegida por muralhas que em algumas secções chegam a ter uma altura que se aproxima das duas dezenas de metros. No seu interior esta espécie de cidadela guarda um conjunto de exposições que dão a conhecer ao visitante um pouco da história e do passado de Bucara. Ao final da tarde, as vistas a partir do topo das muralhas permitem assistir de forma privilegiada ao momento em que o sol se esgueira no horizonte. 
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA PREPARAR A SUA VISITA À ARCA DE BUCARA:
  • VALOR DO INGRESSO: O preço do ingresso para visitar a Arca de Bucara é de 40.000 UZS.
  • HORAS DE ABERTURA: A Arca de Bucara está aberta todos os dias das 9:00 ás 18:00.

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Bucara, Uzbequistão - o que visitar


.A MADRAÇA ABDULAZIZ KHAN MERECEU CADA UM DOS MINUTOS QUE LHE DEDICÁMOS 
A Madraça Abdulaziz conquistou-nos não só pela tranquilidade mas acima de tudo pela lindíssima decoração presente na quase totalidade do seu pátio central. Talvez por sorte, durante o tempo que ali permanecemos, conseguimos ter o espaço só para nós, permitindo-nos assim percorrê-lo ao nosso ritmo e prestando atenção a todos os detalhes. 
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA PREPARAR A SUA VISITA À MADRAÇA ABDULAZIZ:
  • VALOR DO INGRESSO: O preço do ingresso para aceder ao interior da madraça Abdulaziz é de 20.000 UZS.
  • HORAS DE ABERTURA: A Madraça Abdulaziz está aberta todos os dias das 8:00 ás 18:00.

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

 
.ADMIRAR OS PAINEIS DE AZULEJOS QUE DECORAM A FACHADA DA MADRAÇA ULUGBEK 
Segundo os registos da época, a Madraça Ulugbek é a mais antiga construção deste género existente na cidade. Para lá do pátio existente na zona central este lindíssimo monumento destaca-se dos demais pelos painéis de mosaico que decoram a fachada principal, nos quais se encontram representadas algumas citações retiradas do alcorão. 
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA PREPARAR A SUA VISITA À MADRAÇA ULUGBEK:
  • VALOR DO INGRESSO: O acesso à madraça Ulugnek é gratuito.
  • HORAS DE ABERTURA: A Madraça Ulugbek está aberta todos os dias das 8:00 ás 18:00.
 
Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Bucara, Uzbequistão - o que visitar


.ASSISTIR A UMA ORAÇÃO NA MESQUITA BOLO KHAUZ
Já no exterior da zona antiga, a uma curta distância da citadela, encontra-se uma das mais importantes Mesquitas da cidade. O edifício destaca-se pelas várias dezenas de pilares de madeira trabalhados presentes ao longo da entrada principal e pela bonita decoração interior. Visitámo-la durante uma das orações e essa experiência deu-nos a oportunidade de testemunhar um importante momento do quotidiano das gentes de Bucara.
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA PREPARAR A SUA VISITA À MESQUITA BOLO KHAUZ:
  • VALOR DO INGRESSO: O acesso ao interior da Mesquita Bolo Khauz é gratuito.
  • REGRAS DE ACESSO: Para aceder ao interior da Mesquita Bolo Khauz é necessário usar um vestuário que não deixe a descoberto não só os ombros como também os joelhos. As mulheres deverão cobrir a cabeça com um lenço. 

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Bucara, Uzbequistão - o que visitar
 

.EXPLORAR O COMPLEXO LYAB-I-HAUZ E NO FINAL BEBER UM REFRESCO NUMA DAS ESPLANADAS ALI EXISTENTES
Ao redor de um antigo reservatório de água encontra-se o complexo Lyab-i-Hauz que atualmente é composto pelo Mausoléu Khazrat Khoja e pelas Madraças Nodir Devonbegi e Kukaldosh. Esta é uma área bastante movimentada uma vez que para além dos monumentos acima enumerados, o espaço é também ocupado por diversos restaurantes, cafés assim como um número considerável de lojas de souvenirs

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Bucara, Uzbequistão - o que visitar


.COMPRAR UMA LEMBRANÇA NUM DOS DIVERSOS BAZARES DA CIDADE
Completamente contagiados pelo espírito comercial da antiga Rota da Seda não deixámos passar a oportunidade de percorrer alguns dos bazares da cidade nos quais ainda é possível reviver um pouco do ambiente de outros tempos. Tapetes, variadas peças de artesanato, perfumes e especiarias são só alguns dos produtos expostos e que de forma constante nos são "oferecidos" por quem tenta ganhar a vida com os turistas que visitam Bucara. Com o orçamento limitado contentamo-nos com uma bonita caixa de madeira que nos próximos anos certamente nos trará à memória esta nossa fantástica viagem pelo Uzbequistão. 

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Bucara, Uzbequistão - o que visitar


.VISITAR A MISTERIOSA MADRAÇA CHOR MINOR 
Pela arquitetura distinta usada na sua construção a pequena mas bonita Madraça Chor Minor é na nossa opinião um dos monumentos mais sui generis que visitámos durante a nossa passagem por Bucara. Com os seus quatro minaretes que se pensa serem a representação das quatro principais religiões do mundo, este local foi para nós uma agradável surpresa, uma vez que o ambiente que se vive na área ao seu redor é de uma tranquilidade tal que acabámos por prolongar para lá do planeado a nossa visita. Ainda que não o tivéssemos feito percebemos que, a troco de uma pequena quantia, é possível aceder a um terraço situado na área superior do monumento. 
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA PREPARAR A SUA VISITA À MADRAÇA CHOR MINOR:
  • VALOR DO INGRESSO: O preço do ingresso para aceder ao terraço é de 10.000 UZS.
  • HORAS DE ABERTURA: A Madraça Chor Minor está aberta todos os dias das 8:00 ás 18:00.

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Bucara, Uzbequistão - o que visitar


.MESQUITA MAGOKI ATTORI
A cerca de uma dezena de metros abaixo do nível da cidade atual encontra-se uma pequena Mesquita que, segundo as informações recolhidas, é a mais antiga da Ásia Central. Magoki Attori é o nome deste belo monumento religioso erguido inicialmente no século IX mas que acabou por sofrer diversos trabalhos de reconstrução no século XVI depois de Bucara ter sido seriamente maltratada pelas tropas de Genghis Khan. Ainda que o espaço se encontre encerrado, gostámos bastante de passar por este local.  

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Bucara, Uzbequistão - o que visitar


.PASSEAR NO PARQUE SAMONIDS E VISITAR O MAUSOLÉU ISMAIL SAMANIS  
Na zona Ocidental da cidade situa-se um bonito jardim no qual, para além de termos aproveitado para passear, também visitámos aquele que se julga ser um dos mais antigos monumentos da região da Ásia Central. Este vistoso Mausoléu data do século X e no seu interior guarda os restos mortais de Ismail Samanis assim como de alguns membros da sua família.
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA PREPARAR A SUA VISITA AO MAUSOLÉU ISMAIL SAMANIS:
  • VALOR DO INGRESSO: O preço do ingresso para aceder ao interior do espaço é de 10.000 UZS.
  • HORAS DE ABERTURA: O Mausoléu Ismail Samanis está aberto todos os dias das 8:00 ás 18:00.

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Bucara, Uzbequistão - o que visitar
 

.EXPLORAR COM CALMA O COMPLEXO CHOR-BARK 
Depois de uma curta viagem de autocarro alcançámos o Complexo Chor-Bark que por incorporar no seu perímetro um vasto cemitério é por vezes apelidado pelos habitantes locais como a "cidade dos mortos". O espaço é relativamente grande e para além da dita necrópole no qual se encontram algumas sepulturas datadas do século XVI, alberga também duas Mesquitas e diversas madraças. Apesar de se situar um pouco distante do centro da cidade este é um local único, que (na nossa opinião) merece ser incluido no roteiro de quem quer conhecer os principais pontos de interesse de Bucara.
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA PREPARAR A SUA VISITA AO COMPLEXO CHOR-BARK:
  • VALOR DO INGRESSO: O preço do ingresso para aceder ao interior do complexo é de 10.000 UZS.
  • HORAS DE ABERTURA: O Complexo Chor-Bark está aberto todos os dias das 8:00 ás 17:30.

Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Bucara, Uzbequistão - o que visitar


.SURPREENDERMO-NOS COM A BELEZA DO PALÁCIO SITORAI MOKHI-KHOSA
O Palácio Sitorai Mokhi-Khosa foi outro dos locais ao qual chegámos depois de uma curta viagem de autocarro. No interior desde complexo, visitámos uma mão cheia de pavilhões decorados de forma exuberante e passeámos pelos jardins onde ainda se encontram algumas bonitas construções que datam do período em que o palácio servia de residência de veraneio a alguns dignatários políticos de Bucara. 
  • INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA PREPARAR A SUA VISITA AO PALÁCIO SITORAI MOKHI-KHOSA:
  • VALOR DO INGRESSO: O preço do ingresso para aceder ao interior do espaço é de 40.000 UZS.
  • HORAS DE ABERTURA: O Palácio Sitorai Mokhi-Khosa está aberto todos os dias das 9:00 ás 21:00.
  • COMO CHEGÁMOS AO PALÁCIO SITORAI MOKHI-KHOSA: Na estrada que passa em frente da Arca de Bucara apanhámos o autocarro #53 que nos transportou até à porta principal do palácio. Este serviço teve um custo de 1.500 UZS por trajeto.
 
Bucara, Uzbequistão - o que visitar

Bucara, Uzbequistão - o que visitar


INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGÁMOS A BUCARA
A rede ferroviária do Uzbequistão funciona bastante bem, chegando de forma regular ás principais cidades do país. Foi então, tirando partido desse serviço, que recorremos ao comboio para realizar, não só, o trajeto entre Khiva e Bucara como também nas restantes deslocações que realizámos durante a nossa estadia.  
Os bilhetes de comboio para este e restantes trajetos foram comprados no site oficial dos caminhos de ferro do Uzbequistão

.COMO FOMOS DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA ATÉ AO CENTRO DA CIDADE
Uma vez que a estação ferroviária de Bucara se situa relativamente longe da área mais central da cidade era imperativo que recorrêssemos a algum tipo de meio de transporte para realizarmos esse trajeto. A saída da estação fomos abordados por uma mão cheia de taxistas e depois de alguma negociação acabámos por escolher aquele que aceitou transportar-nos pelo valor por nós proposto. 
A corrida entre a estação ferroviária e o centro da cidade não deverá nunca ser superior a 30.000 UZS.

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR BUCARA
Ainda que Bucara possa ser visitada ao longo de todo o ano, achamos que nos meses de Abril e Maio assim como entre Setembro e Outubro o clima é mais favorável, uma vez que as temperaturas que se fazem sentir durante estes períodos temporais são relativamente amenas. 
A visita durante os meses de verão (Junho, Julho e Agosto) é igualmente possível, contudo devido à sua localização geográfica, os termómetros em Bucara alcançam facilmente valores acima dos 35°C. No Inverno (entre Dezembro e Fevereiro) o frio é presença constante, havendo nesta altura uma forte possibilidade de ocorrência de queda de neve. 

.QUANTOS DIAS FICÁMOS EM BUCARA
Em Bucara os principais pontos de interesse encontram-se agrupados numa área relativamente pequena, factor que facilitou bastante a organização de um roteiro que nos permitiu tirar o máximo partido do tempo que havíamos reservado para a cidade. Durante os dois dias que permanecemos na cidade conseguimos (sem dificuldades) visitar todos os locais que pretendíamos, fazendo com que esse período temporal se revelasse suficiente para cumprirmos cada um dos objetivos previamente traçados. 

.ONDE DORMIMOS EM BUCARA 
O Uzbequistão tem vindo a ganhar pouco a pouco algum destaque no panorama turístico internacional e as principais cidades do país estão cada vez mais bem servidas em termos de oferta de alojamento. Com somente dois dias para visitar Bucara impunha-se que ficássemos instalados numa área central que nos facilitasse as deslocações entre os locais que queríamos visitar. A nossa escolha recaiu então pelo Mohinur Hostel, um pequeno alojamento gerido por uma família local que pela localização, simpatia e conforto satisfez as nossas pretensões.


PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário