Esta fortaleza ficou famosa devido ao facto de ter servido de inspiração ao filme de Hollywood "O Dracula de Bram Stocker" e a partir do qual se criou o mito de que o príncipe Vlad Tepes (o famoso Drácula que nunca foi vampiro) terá vivido aqui.
Estando nós na cidade de Brasov não resistimos e aproveitámos a proximidade para conhecer este local que tanta curiosidade nos despertava.
Assim sendo, acabámos por reservar um dos dias da nossa curta estadia na Transilvânia para visitar o castelo que outrora serviu de residência ao mítico Príncipe Vlad Tepes.
Depois de uma viagem de cerca de 40 minutos alcançámos o destino pretendido que quase de imediato despertou em nós uma mistura de emoções. Se por um lado nos sentíamos felizes por estar num local único, por outro, devido à movimentação exagerada de pessoas e veículos, perdeu-se quase de imediato a magia que este local despertava no nosso imaginário.
Pela fama que foi adquirindo nos últimos anos este local é extremamente procurado por turistas e toda a área ao redor da entrada se encontra ocupada por restaurantes, lojas e um sem número de bancas de artesanato.
Seja como for esforçámo-nos para nos abstrair do aparato que quase abafa quem ali chega e focámo-nos na imponente fortaleza, situada no topo de um rochedo.
Em 1921 passou para a jurisdição da cidade de Brasov que por sua vez o "ofereceu" à monarquia Romena, passando a ser a residência oficial da Rainha Marie.
Uma boa parte do mobiliário presente no seu interior é precisamente desse período.
Quanto à nossa passagem pelo local, para falar verdade, ficámos um pouco desiludidos, não com a visita em si mas com o que testemunhámos no interior do castelo uma vez que estávamos à espera de encontrar um espaço mais sombrio que se enquadrasse mais na imagem quase macabra de Vlad Tepes.
.LEIA TAMBÉM: BUCARESTE - 21 MOTIVOS PARA VISITAR A CAPITAL DA ROMÉNIA
Apesar de satisfeitos por termos tido a oportunidade de visitar o local percebemos que as expectativas criadas acabaram por nos atraiçoar quando fomos confrontados com a verdadeira realidade.
Ainda assim achamos que não demos por mal empregues o tempo e o dinheiro gastos para concretizamos o nosso desejo de conhecer o Castelo de Bran.
Ainda assim achamos que não demos por mal empregues o tempo e o dinheiro gastos para concretizamos o nosso desejo de conhecer o Castelo de Bran.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
.COMO CHEGÁMOS AO CASTELO DE BRAN DESDE BRASOV:
Mesmo sabendo da existência de outras opções de transporte para chegarmos ao Castelo de Bran escolhemos realizar o trajeto desde Brasov usando o Autocarro. No dia escolhido para a visita acordámos cedo e depois de uma breve caminhada alcançámos a Autogara 2 de Brasov onde apanhámos o bus que de hora a hora (entre as 7:00 e as 19:00) segue em direção ao centro da cidade de Bran. A viagem demora entre 40 e 50 minutos a realizar e tem um custo de 13 RON por trajeto.
Sem comentários:
Enviar um comentário