segunda-feira, 10 de novembro de 2014

BUCARESTE - 21 MOTIVOS PARA VISITAR A CAPITAL ROMÉNA

O que visitar em Bucareste

Ainda que uma onda de modernidade esteja lentamente a tomar conta de Bucareste, a capital da Roménia parece estar com alguma dificuldade apagar da sua memória os tempos conturbados de um período em que o regime comunista ditava as leis da nação. Nas ruas deparamo-nos com pessoas com rostos fechados, como se as dificuldades vividas no passado as impedissem de sorrir e enfrentar o futuro de cabeça erguida. Os edifícios históricos, os palácios megalómanos, os museus e as fachadas decadentes são cicatrizes gravadas num corpo que por agora aparenta não ter força suficiente para se regenerar.
A cidade não é propriamente bonita e essa falta de argumentos estéticos é certamente a principal causa para a fraca presença de visitantes estrangeiros. Bucareste é um daqueles destinos aos quais chamamos fora da caixa, sem maquilhagem nem falsas aparências. É o local perfeito para quem procura algo diferente.
Esta crónica tem como objectivo mostrar que nem tudo é mau e que a capital da Roménia merece que lhe seja dada uma oportunidade. 
Estes são alguns do mais bonitos locais que poderão ser visitados numa curta passagem pela cidade de Bucareste.








O QUE VISITAR EM BUCARESTE?
AS NOSSAS SUGESTÕES:

.PALÁCIO DO PARLAMENTO (PALATUL PARLAMENTULUI)
Admirado pelos turistas e odiado pelos romenos este é provavelmente o principal ícone arquitectónico da cidade de Bucareste. Com uma área de 360.000 metros quadrados é considerado o segundo maior edifício do mundo e é o resultado da mente megalómana do antigo ditador Nicolae Ceausescu que ordenou a demolição de grande parte de um antigo bairro onde viviam centenas de pessoas para satisfazer um capricho pessoal.
Foi construído para ser a sede de todo o poder administrativo e político da Roménia. Os trabalhos iniciaram-se em 1980 e em 1989 depois de morte de Ceausescu com 80% da construção executada a obra foi interrompida por ser demasiado dispendiosa para os cofres públicos. 
Qualquer visita a Bucareste não ficará completa sem uma passagem por este local.





.PIATA UNIRII E BULEVARDUL
Esta área é considerada a baixa da cidade e foi a partir desta zona que foram demolidas as habitações de centenas de pessoas tal como diversos edifícios históricos para a execução do projecto megalómano de Ceausescu. 
O Bulevardul Unirii é uma grandiosa avenida repleta de fontes e construções de estilo soviético que faz a ligação entre a Piata Unirii e o Palácio do Parlamento.





.OLD COURT (CURTE VECHE)
As ruínas que aqui vemos são tudo o que resta da mais antiga área de Bucareste. Os trabalhos arqueológicos levados a cabo nesta zona puseram a descoberto uma fortaleza datada do século XV e que se pensa ter sido mandada construir pelo príncipe de Wallachia também conhecido por Vlad "o Empalador", o famoso Dracula.
.LOCALIZAÇÃO: Str. Franceza
    



.OLD COURT CHURCH (BISERICA CURTEA VECHE)
Também conhecida por Old Princely Church esta é a igreja mais antiga da cidade. A sua construção iniciou-se em 1558 e só foi terminada em 1591. Está situada mesmo ao lado das ruínas de Old Court. 
.LOCALIZAÇÃO:
 Str. Franceza 




.MANUC'S INN (HANUL LUI MANUC)
Este edifício histórico construído em 1808 era na altura um importante ponto de passagem das caravanas comerciais que percorriam o império Otomano. Atualmente é um dos mais bem preservados espaços da antiga Bucareste. O interior é composto por um pátio central rodeado por antigas habitações que agora são ocupadas por algumas lojas, restaurantes e bares. 
.LOCALIZAÇÃO:
 Str. Franceza 




.MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA
Aqui estão esposos alguns dos mais importantes artefactos da história da Roménia. No interior deste imponente edifício o visitante tem acesso a uma enorme coleção de objetos que relembram a evolução do país desde a pré-história até à atualidade. 
Destaque para uma réplica da coluna de Trajano datada do século II e também para a estátua do Imperador Trajano que pode ser vista nas escadas exteriores do museu. 
.LOCALIZAÇÃO: Calea Victorei




.BANCO DE POUPANÇAS DA ROMÉNIA
Este bonito edifício situado em frente do Museu Nacional de Historia foi aqui construído em 1894 após a demolição de um antigo mosteiro datado do século XVI. Durante o período do regime comunista era o único banco com autorização para funcionar. 
.LOCALIZAÇÃO:
 Calea Victorei



.IGREJA STAVROPOLEOS (BISERICA STAVROPOLEOS)
Sem sombra de dúvidas a mais rica e bonita igreja da cidade. Foi construída em 1724 e conjuga elementos Otomanos e ocidentais com diversos apontamentos da arquitectura tradicional Romena. 
O interior é realmente impressionante, onde se destacam os lindíssimos trabalhos de escultura, os vistosos detalhes nas madeiras e os frescos que preenchem a quase totalidade das paredes. 
.LOCALIZAÇÃO:
 Junção da Postei com a Stavropoleos Str.




.BANCO NACIONAL DA ROMÉNIA
Mais um incrível edifício que vale a pena ser admirado. Foi erguido em 1883 sob um projecto liderado por dois arquitectos franceses que optaram por uma construção em estilo neoclássico. Destaque para a entrada sul onde se encontram quatro estátuas representando a agricultura, a indústria, a justiça e o comércio. A fachada colunada do lado norte é um pouco mais simples mas igualmente bonita. 
.LOCALIZAÇÃO:
 Str.Lipscani




.PASSAGENS VILLACROSE E MACCA
Estas passagens pedestres totalmente cobertas foram construídas no século XIX e encontram-se ocupadas por diversos cafés e restaurantes. Se quiser admirar toda a beleza deste local com mais atenção, faça uma pausa e sente-se numa das esplanadas enquanto se saboreia um café, um refresco ou uma cerveja local. 
.LOCALIZAÇÃO:
 Str.Eugeniu Carada



.CALEA VICTORIEI
A Calea Victoriei é  uma das principais artérias de Bucareste e ao longo da qual terá a oportunidade de se cruzar com alguns dos mais belos edifícios da cidade. Faz a ligação entre a Piata Natiunile Unite e a Piata Victoriei (ou vise versa) atravessando uma boa parte da capital.
Para os amantes de compras é aqui que se encontram as lojas das grandes marcas.





.COLTEA SETTLEMENTS E COLTEA
Mais um edifício que chama a atenção pela sua beleza exterior. Construído em 1888, este foi o primeiro grande hospital de Bucareste e desde essa data que funciona sem cessar. 
Ao longo dos anos já acolheu e tratou as vitimas das principais guerras e conflitos da história da cidade e do país, incluindo os feridos da revolução romena em dezembro de 1989.
Do lado esquerdo encontra-se a pequena mas bonita Coltea Church
.LOCALIZAÇÃO:
 B-Dul Nicolae Belcescu




.BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA (BIBLIOTECA CENTRALA UNIVERSITARA)
A biblioteca universitária é um imponente edifício situado na Piata Revolutieu. Foi recentemente restaurada já que durante a revolução romena de dezembro de 1989 acabou por ser seriamente destruída. 
Uma grandiosa estatua do rei Carol I (fundador do espaço) foi erguida na praça frontal.
.LOCALIZAÇÃO:
 Piata Revolutieu



.MEMORIAL DO RENASCIMENTO
Também chamado de memorial da revolução, este obelisco de mármore com 25 metros de altura foi inaugurado em 2005 e é uma homenagem as vitimas da revolução de dezembro de 1989. 
.LOCALIZAÇÃO:
 Piata Revolutieu



.EDIFÍCIO DO COMITÉ CENTRAL 

Este edifício de estilo soviético foi até 1989 a sede do comité central do partido comunista romeno e está directamente ligado à historia do país pois foi a partir da varanda central que o ditador Nicolae Ceausescu fez o seu ultimo discurso.
Atualmente acolhe o ministério da administração interna. 
.LOCALIZAÇÃO:
 Piata Revolutieu



.MUSEU  NACIONAL DE ARTE (ANTIGO PALÁCIO REAL)
Foi construído em 1815 e originalmente era a residência oficial do príncipe Dinicu Golescu. Mais tarde, entre 1930-1938 foi remodelado depois de ter sido parcialmente destruído por um incêndio. Atualmente e a desde de 1948 alberga o Museu Nacional de Arte onde estão expostos inúmeros trabalhos de artistas nacionais e estrangeiros. 
.LOCALIZAÇÃO: Piata Revolutieu/Calae Victorei




.ROMANIAN ATHENEUM (ATENEUL ROMAN)
Na nossa opinião é o edifício mais elegante na cidade. Fica situado no extremo norte da Piata Revolutieu e segundo percebemos é a sala de concertos mais prestigiada de Bucareste. Foi erguido em 1888 após ter sido lançada uma campanha de angariação de fundos dirigida aos habitantes locais. O espaço tem uma aparência neo-clássica de onde se destaca a fachada composta por uma serie de colunas que lhe dão um aspecto de antigo templo. A cobertura é assegurada por uma grandiosa cúpula que abrange toda a sala principal. 
.LOCALIZAÇÃO:
 Piata Revolutieu




.UNIVERSIDADE DE BUCARESTE
Este é mais um excelente exemplo da arquitectura neo-clássica que abunda por toda a cidade. Foi construída entre 1857 e 1859 e desde a sua inauguração passaram pelas suas salas e corredores algumas das mais influentes personalidades da historia recente do país.
A área envolvente é bastante bonita, principalmente a praça que se encontra do outro lado do Blvd.Regina Elizabeta
.LOCALIZAÇÃO:
 Blvd Regina Elizabeta




.THE ARMY CLUB (CERCUL MILITAR NATIONAL)
Outro edifício de estilo neo-clássico que não passa despercebido a quem passeia nesta área. A sua construção teve inicio em 1911, sendo terminada doze anos depois e foi totalmente financiada com donativos feitos por entidades militares do país. 
.LOCALIZAÇÃO: Junção da Calea Victoriei com o Blvd Regina Elizabeta



.MUSEU ETNOGRÁFICO DA ROMÉNIA (MUZEUL TARANULUI ROMAN)
No seu espólio estão incluídos mais de 18.000 objetos de olaria e outros tantos exemplos de peças de vestuário típico, tapeçarias, mobiliário tradicional e fotografias que ilustram os usos e costumes do povo romeno. 
Para quem procura ficar a conhecer um pouco mais sobre a cultura da Roménia este é um dos locais a incluir no roteiro. 
.LOCALIZAÇÃO:
 Sos.Kiseleff



.ARCO DO TRIUNFO (ARCUL DE TRUNF)
A verdade é que algumas das zonas de Bucareste foram construídas sob uma forte influencia da cidade de Paris e não é por acaso que muitos dos mais importantes edifícios construídos no período comunista acabaram por ser projectados por arquitectos franceses. Além das avenidas, dos prédios habitacionais e dos edifícios públicos a influência francesa está igualmente presente no arco do triunfo que se encontra no extremo norte da capital.
No passado já haviam sido construídos neste local dois arcos de madeira. O primeiro em 1878, o segundo em 1922 e aquele que vemos atualmente foi erguido em 1936 para comemorar a criação da República da Roménia.
.LOCALIZAÇÃO:
 Sos.Kiseleff


Como referimos no inicio desta crónica, achamos que Bucareste não é uma daquelas cidades deslumbrantes, capazes de nos conquistar de forma incondicional. Ainda assim achamos que merece ser visitada pela sua história e pelo impacto que esta teve na aparência da capital do país. A bonita arquitectura (nem sempre bem conservada) presente um pouco por toda a parte é o reflexo das extravagancias postas em pratica durante o regime comunista. Ao longo dos dois dias que permanecemos na cidade ficamos com a ideia de que atualmente existe muita pobreza, que infelizmente esta à vista de todos aqueles que visitam a cidade. Seja como for acreditamos que a situação atual embora não seja perfeita acaba por ser melhor do que aquela que era vivida há 14/15 anos atrás. Ainda que seja de uma forma mais lenta do que seria expectável, o país parece estar lentamente a enterrar as mágoas do passado e as gerações futuras irão certamente ter muitas razões para sorrir. 

.Sugerimos que complemente a sua passagem a Bucareste com a visita ao Castelo de Bran, na Transilvânia. 
A crónica completa sobre a nossa visita ao Castelo de Bran pode ser lida AQUI.


PARA SABER MAIS SOBRE AS NOSSAS VIAGENS E VER AS FOTOS DESTE E DE OUTROS DESTINOS ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS:

Sem comentários:

Publicar um comentário