terça-feira, 16 de janeiro de 2024

VISITAR PRAGA - ROTEIRO COMPLETO PARA 3 DIAS


Praga é indiscutivelmente uma das mais belas capitais do velho continente e um dos destinos desta região do globo que nos últimos anos mais se tem destacado no panorama turístico internacional. É também uma daquelas cidades que parecem ter tudo o que o visitante procura: boa comida, um povo hospitaleiro, história, cultura e uma mão cheia de bem arranjados espaços verdes que convidam a demorados passeios. O centro histórico é encantador, repleto de edifícios antigos que merecem ser devidamente contemplados. Já a praça principal também não desilude e, tal como expectámos, mostra-nos que é mesmo a área mais vistosa da capital da República Checa. Neste espaço de dimensões consideráveis sobressaem, por entre as inúmeras construções que o abraçam, duas lindíssimas Igrejas que apesar da sua aparência cuidada mostram não ter força suficiente para rivalizar com o famoso relógio astronómico que já assinala as horas neste local à mais de seis séculos. Praga prolonga-nos o entusiasmo quando a certa altura nos abeiramos da icónica Ponte Carlos engalanada em toda a sua extensão com várias dezenas de estátuas e a partir da qual se conseguem os melhores retratos do castelo. 

Com um fim-de-semana que se anunciava carregado de novas experiências a capital da República Checa conseguiu que nos rendêssemos aos seus encantos em pouco mais de um par de horas. Esta viagem promete! 

O QUE VISITAR EM PRAGA
A NOSSA SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA TRÊS DIAS:

.DIA 1 - À DESCOBERTA DOS MAIS VALIOSOS TESOUROS DA ZONA VELHA DE PRAGA

Depois de uma curta viagem desde o aeroporto alcançámos a bonita Václavské Namēstí (Praça Venceslau) situada no coração da cidade e o local que elegemos para darmos início ao nosso passeio pela capital da República Checa.
Caminhámos até um dos extremos da avenida para podermos admirar de perto o edifício do Museu Nacional, não deixando passar a oportunidade de 
fazer também meia dúzia de fotos do Monumento de São Venceslau. Aproveitámos a proximidade para, de forma rápida, lançarmos um olhar não só ao bonito interior da Estação Ferroviária mas também à imponente fachada da Ópera Estatal de Praga

Václavské Namēstí (Praça Venceslau)
Václavské Namēstí (Praça Venceslau)
Interior da Estação Ferroviária de Praga
Ópera Estatal de Praga
Depois deste primeiro contacto com a capital da República Checa acedemos à Rua Jindrisská (uma das perpendiculares da Václavské Namēstí) de forma a apreciarmos o exterior da Igreja Kostel Svatého Jindricha a Svaté Kunhuty assim como a Torre Jindrisská construída no final do século XIX. Ainda que não o tivéssemos feito percebemos que é possível subir ao sexto nível de onde certamente se conseguem vistas privilegiadas sobre esta área da cidade. Não muito longe deste local fica a bonita Sinagoga Jeruzalémská


Torre Jindrisská
Sinagoga Jeruzalémská
Sinagoga Jeruzalémská
Entrávamos agora na mais carismática área da cidade de Praga e bastou-nos uma curta caminhada para alcançarmos Old Town Square (Staromestské Námesti) que merecidamente é considerada uma das mais bonitas praças da Europa. De entre os vários locais presentes ao redor deste incrível espaço público não podemos deixar de destacar o belíssimo Relógio Astronómico que anuncia as horas desde 1410. O relógio encontra-se instalado na Torre da Antiga Câmara Municipal (Staromestká Radnice) à qual é possível subir de forma a desfrutar de uma vista panorâmica sobre a praça e áreas envolventes.


Relógio Astronómico
Relógio Astronómico
No extremo oposto da Old Town Square foi-nos impossível não reparar nas duas torres pontiagudas da Igreja de Nossa Senhora de Tyn (Matky Bozi Pred Tynem) que infelizmente não conseguimos visitar por se encontrar encerrada. No centro da praça encontra-se o Monumento erguido a Jan Hus, um conceituado escritor que para além de ter sido um dos impulsionadores do movimento protestante foi também o responsável pelo uso de acentos na língua checa. Destaque ainda para a Igreja de São Nicolau (Kostel Svatého Mikuláse) que fizemos questão de visitar.

Igreja de Nossa Senhora de Tyn (Matky Bozi Pred Tynem)
Monumento a Jan Hus
Igreja de São Nicolau (Kostel Svatého Mikuláse)
Aproveitámos o tempo para explorar a área que circunda a praça, deslumbrado-nos uma e outra vez com a beleza dos edifícios e das ruas que fomos percorrendo. Os nossos passos acabaram por nos levar até um mercado situado na Rua Havelská no qual adoçámos a boca com um delicioso Trdelník acompanhado de um copo de vinho quente.
Gostámos tanto do ambiente que ali testemunhámos que durante a nossa estadia voltámos por diversas vezes a este local de forma a repetirmos a experiência.

Pelas ruas da zona velha de Praga
Pelas ruas da zona velha de Praga
Pelas ruas da zona velha de Praga
Pelas ruas da zona velha de Praga
Pelas ruas da zona velha de Praga
Pelas ruas da zona velha de Praga
Sem que tivéssemos planeado chegámos à Torre da Pólvora, erguida no século XI para ser uma das 13 portas que permitiam o acesso à antiga cidade. Esta imponente construção é um dos símbolos de Praga e o seu nome advém do facto de no passado ter servido para armazenar a pólvora que "alimentava" as munições e as armas do exército local. Passámos também pela Casa Municipal que segundo percebemos é uma das mais importantes e prestigiadas salas de espetáculos da capital Checa. Apesar de aparentar ser mais antigo a verdade é que este bonito edifício foi erguido em 1912.

Torre da Pólvora
Torre da Pólvora e Casa Municipal
Uma vez que a nossa viagem a Praga aconteceu durante o mês de Janeiro convém referir que para além das temperaturas nunca terem sido superiores a 1°C também anoitece por volta das 17:00. 

Foi já com as iluminações de rua acesas que nos cruzámos com outro dos edifícios históricos de Praga. O Estates Theatre (Stavovské Divadlo) foi inaugurado em 1783 e desde então acolhe representações teatrais, ballet assim como concertos de ópera e música clássica. Ainda que ao longo dos anos tenha com certeza vivido diversos momentos de glória, o dia 29 de outubro de 1787 ficará eternamente ligado ao passado glorioso deste local uma vez que foi nessa data que Mozart ali estreou a sua obra Don Giovanni.

Estates Theatre (Stavovské Divadlo)
Estates Theatre (Stavovské Divadlo)
Com a chegada da noite a capital da República Checa ganha uma dimensão difícil de descrever em palavras e a sua beleza parece multiplicar-se por cada um dos pontos de luz que agora a iluminam. Apesar das temperaturas negativas
 lançámo-nos à descoberta de uma outra face de Praga, rendendo-nos uma e outra vez aos seus encantos. Logo no primeiro dia convencemo-nos de que Praga é definitivamente uma das mais bonitas cidades europeias.

Praga by Night
Praga by Night (Rudolfinum)
Praga by Night (Národní Divadlo)
Praga by Night


.DIA 2 - A PONTE CARLOS, O BAIRRO DO CASTELO E OS DEMAIS SEGREDOS DA MARGEM OCIDENTAL

O segundo dia começou pouco depois das nove da manhã e a esta hora praticamente só nos cruzámos com habitantes locais que desfrutam da cidade antes dos turistas voltarem a apoderar-se das principais artérias. Toda esta tranquilidade acabou por ser perfeita para os nossos intentos, permitindo-nos fazer algumas fotos de alguns dos locais que habitualmente se encontram apinhados de visitantes.

Nas margens do Rio Moldava (Vltava)
Nas margens do Rio Moldava (Vltava)
Grande parte do dia de hoje será passado na margem Ocidental do Rio Moldava, mais precisamente na área onde se situa o Castelo de Praga. Para aceder a esta zona da cidade atravessámos a carismática Ponte Carlos (Karluv Most) erguida no final do século XIV por ordem de Charles IV.  
Percorremo-la calmamente e quase em silêncio fomos admirando cada uma das várias estátuas que se alinham ao longo dos seus quase quinhentos metros.

Pode-se dizer que a ponte é vítima da sua própria popularidade e prova disso é o facto de durante quase todo o dia (no verão ou no inverno) se encontrar permanentemente repleta de turistas que tentam obter aquela foto perfeita que testemunhe a sua passagem pela capital da República Checa. Acordar cedo e vê-la assim, quase deserta, foi para nós um privilégio. 

Ponte Carlos (Karluv Most)
Ponte Carlos (Karluv Most)
Ponte Carlos (Karluv Most)
Sem grandes pressas atravessámos então a Charles Bridge e quase no final parámos para contemplar um pequeno curso de água que desemboca no grande rio e ao qual os habitantes locais apelidaram de Certovka
Continuámos o nosso passeio em busca do John Lennon Wall que começou a ser pintado logo depois da morte do cantor britânico que era visto como um exemplo devido ao seu espírito pacifista. Os Jovens checos que se opunham ao regime comunista existente na altura exprimiam desta forma silenciosa o seu descontentamento. Mesmo depois de várias tentativas as autoridades nunca conseguiram apagar as frases de revolta.
Hoje em dia é essencialmente um memorial à paz e já faz parte do roteiro turístico da cidade. 

Certovka
John Lennon Wall
John Lennon Wall
A caminhada até à área onde se ergue o imponente Castelo de Praga foi dos passeios mais agradáveis que realizámos durante a nossa visita à capital da República Checa, não só pelos momentos que passámos na lindíssima Igreja de São Nicolau (Kostel sv. Mikuláse) mas também pelas escadarias que subimos e pelos bonitos edifícios que connosco se cruzaram ao longo da Rua Nerudova.

Igreja de São Nicolau (Kostel sv. Mikuláse)
Igreja de São Nicolau (Kostel sv. Mikuláse)
Interior da Igreja de São Nicolau (Kostel sv. Mikuláse)
Detalhe de uma das fachadas da Rua Nerudova
Escadaria de acesso à área do Castelo de Praga
Escadaria de acesso à área do Castelo de Praga
Escadaria de acesso à área do Castelo de Praga
Quase sem dar-mos por isso estávamos às portas da antiga fortaleza que já se encontrava bem preenchida de visitantes e de imediato percebemos que a visita ao castelo não iria ser tão tranquila como inicialmente imaginámos, fazendo-nos adiar em algumas horas a entrada neste que dizem ser o local mais visitado de Praga.

Optámos então por percorrer e explorar as ruas que circundam o castelo. Foi nesta área que a cidade de Praga nasceu e durante o passeio que ali realizámos ainda nos cruzamos com alguns edifícios históricos.

Pelas ruas do bairro do Castelo de Praga (Hradcany)
Pelas ruas do bairro do Castelo de Praga (Hradcany)
Pelas ruas do bairro do Castelo de Praga (Hradcany)
Igreja/Santuário de Loreta foi a paragem seguinte. Logo à entrada adquirimos o respetivo ingresso que nos permitiu aceder ao interior deste que é considerado um dos mais importantes centros de peregrinação da cidade. A visita deu-nos também a oportunidade de admirar uma réplica do local onde aconteceu a anunciação à Virgem Maria
NOTA: O monumento original encontra-se na cidade de Loreto em Italia.

Igreja/Santuário de Loreta
Ainda que sejam vários os tesouros expostos no pequeno museu ali existente, a peça mais valiosa é indiscutivelmente o Diamante Monstrance, um ostensório de ouro com 6.222 diamantes incrustados

Diamante Monstrance
Do lado oposto da entrada principal fica a Igreja da Natividade, um espaço pequeno em tamanho mas enorme no que diz respeito à beleza. 

          
         Acesso à Igreja da Natividade
Interior da Igreja da Natividade


Foi já ao início da tarde que acedemos ao interior do Castelo de Praga que por ocupar uma área total de 70.000m2 é considerado o maior complexo deste género do mundo. Foi construído no século IX e desde então serviu de residência a alguns Reis, Imperadores e Presidentes da República. De referir que o atual chefe de estado checo habita numa das secções do complexo.

O espaço é enorme e no seu interior estão presentes uma grande variedade de locais de interesse capazes de nos manter ocupados durante uma boa parte do dia.
Ainda que os pátios exteriores possam ser percorridos de forma gratuita, para visitar o interior dos edifícios ali existentes é necessário
 adquirir um bilhete

NOTA: Existem vários ingressos que permitem ao visitante conhecer as diferentes áreas do complexo.


Iniciámos a visita no Old Royal Palace que por culpa das diversas alterações e acrescentos realizados ao longo dos séculos se apresenta nos dias de hoje com uma aparência que mistura diversos estilos arquitetónicos. Ainda que o espaço seja composto por diversas divisões gostámos sobretudo de conhecer o Salão Vladislav. Numa das áreas do Palácio está exposta uma réplica da Coroa Real.  

Salão Vladislav - Old Royal Palace
Réplica da Coroa Real Checa - Old Royal Palace
Segue-se a grandiosa Catedral de São Vito (Katedrála Svatého Víta) que se ergue em todo o seu esplendor num dos pátios do Castelo. A construção é  realmente incrível e como haveríamos de constatar tem o condão de impressionar pela sua aparência exterior assim como pela decoração presente para lá do grandioso portão que assinala a entrada. Ainda que os trabalhos se tenham iniciado em 1344, a obra só foi concluída em 1929.

Catedral de São Vito (Katedrála Svatého Víta)
Catedral de São Vito (Katedrála Svatého Víta)
Catedral de São Vito (Katedrála Svatého Víta)
No interior da Catedral destacamos a Capela de São Venceslau com as suas paredes decoradas (segundo dizem) com mais de um milhar de pedras semi-preciosas que se misturam com diversos painéis que representam cenas bíblicas.
Outro dos pontos que merece ser referenciado é o espetacular Túmulo de São João Nepomuceno que foi fabricado com umas impressionantes duas toneladas de prata.
Os bonitos e coloridos vitrais que rasgam as paredes laterais da Catedral também merecem ser apreciados com alguma atenção. 


        
        Capela de São Venceslau
Túmulo de São João Nepomuceno 

A uma curta distância encontra-se a Basílica de São Jorge (Bazilika Svatého Jiri) que com a sua fachada de estilo barroco, pintada de cor vermelha, é segundo rezam as crónicas o mais antigo edifício religioso da cidade de Praga. A sua construção original data do ano de 973, reconstruída em 1142 depois de ter sido consumida por um incêndio. 

Basílica de São Jorge (Bazilika Svatého Jiri)
Interior da Basílica de São Jorge (Bazilika Svatého Jiri)
Outro dos locais incluído no bilhete que adquirimos é a chamada Golden Lane que nada mais é que uma rua repleta de casinhas coloridas restauradas (tanto o interior como o exterior) à imagem do que seriam durante o século XVI. 

De entre as que visitámos destacamos a Casa Número 22 ocupada durante vários anos pelo escritor Franz Kafka, que viu neste pequeno espaço o refugio ideal para poder escrever as suas obras tranquilamente.

Golden Lane
Interior de uma das casas
Casa onde viveu Franz Kafka
Numa das extremidades da Golden Lane encontra-se o Museu Medieval que no seu interior guarda diversas peças de armamento da época assim como uma mão cheia de instrumentos de tortura usados ao longo dos séculos. 

Museu Medieval
Permanecemos ainda por breves momentos no interior da muralha, visitando alguns pontos menos congestionados e no final despedimo-nos desta zona sentados num miradouro de onde tínhamos uma vista desafogada sobre grande parte da cidade.


Vista desde o Castelo de Praga
Havíamos passado quase quatro horas no interior do Castelo e por esta altura os ponteiros do relógio relembravam-nos que o dia se apressava a acabar. Abandonámos então o complexo pelo acesso situado nas proximidades da Black Tower e depois de cruzarmos a Ponte Manes (Manésuv Most) lançámos um derradeiro olhar sobre o local que tínhamos acabado de explorar.  

Ponte Manes (Manésuv Most) e o Castelo de Praga
O nosso segundo dia termina num dos muitos restaurantes presentes na zona velha de Praga. Bebe-se uma cerveja e aconchega-se o estômago com um delicioso prato típico. 

Svicková Sekaná

.DIA 3 - PASSEAR AO LONGO DA MARGEM ORIENTAL DO RIO ANTES DE EXPLORAR O BAIRRO JUDEU 

Voltámos a sair do hotel ás primeiras horas da manhã. Para hoje tínhamos programado explorar algumas zonas próximas da margem Ocidental do rio Moldava assim como o antigo Bairro Judeu.
O dia iniciou-se com uma breve passagem pela área onde se situa um dos edifícios mais sui generis da cidade. A Casa Dançante (Tancící Dum) destaca-se pela sua arquitetura fora do comum e desde a sua construção tem vindo a atrair a atenção de muitas das pessoas que visitam a capital da República Checa. Fazem-se uma mão cheia de fotos do edifício e sem pressas percorremos o trecho que se estende entre a Jirásek Bridge(Jiráskuv Most) e a Manes Bridge (Manesuv Most).

Casa Dançante (Tancící Dum)



Pelo caminho passamos sem parar pela já bastante movimentada Ponte Carlos e pouco depois avistámos o Rudolfinum, um edifício de estilo neo-renascentista que é a sede da Orquestra Filarmónica do país.  

Rudolfinum
A uma curta distância situa-se o Bairro Judeu (Josefov). Foi nesta zona da cidade que se estabeleceu a população judaica durante o século XIXInfelizmente Praga acabou por se render ao domínio nazi e o Gueto foi quase totalmente destruído e os edifícios que o compunham foram sendo substituídos por outras construções. Ainda assim sobreviveram alguns bons e valiosos testemunhos do passado que atualmente podem ser visitados de forma a entender melhor as tradições e os costumes desta comunidade. 

Adquirimos então um bilhete combinado que nos permitiria visitar alguns desses locais. 
Começámos pela Pinkas Synagogue (Maiselova Synagoga) erguida em 1535 e que depois da Segunda Guerra Mundial foi convertida numa espécie de memorial que homenageia 
os 77.297 Judeus de origem Checa mortos pelo regime nazi.  
No piso superior estão expostos alguns desenhos feitos por crianças que se encontravam no campo de concentração de Trezín. 

Pinkas Synagogue
A Sinagoga tem ligação directa com o antigo Cemitério Judeu (Stary Zidovsky Hrbitov) que data do século XV e é considerado o mais antigo deste género em toda a Europa. Aqui encontram-se aproximadamente 12.000 pedras tumulares que testemunham os mais de dois séculos de utilização. 
Este é na nossa opinião um dos locais mais impressionantes da cidade. 

Cemitério Judeu (Stary Zidovsky Hrbitov)
Cemitério Judeu (Stary Zidovsky Hrbitov)
Cemitério Judeu (Stary Zidovsky Hrbitov)
Depois de percorrermos os terrenos do cemitério acedemos ao chamado Ceremonial hall (Obradni Sin), local onde no passado era prestada a última homenagem ao defunto antes de ser enterrado. 
Numa área lateral encontra-se a Klausen Synagogue (Klausová Synagoga). Ambos os locais são atualmente ocupados por pequenos museus nos quais estão expostas diversas peças e documentos que fazem parte da história do povo Judeu. 

Alguns quarteirões mais à frente está situada a Sinagoga Espanhola (Spanelská Synagoga) construída nos meados do século XIX. Gostámos bastante de conhecer este local e de entre as quatro Sinagogas que visitámos no bairro Judeu esta é sem sombra de dúvidas a mais bonita e a única que ainda desempenha as funções para as quais foi concebida.
No exterior ergue-se uma estátua/monumento dedicado a Franz Kafka, também ele de origem Judaica.

Sinagoga Espanhola
Sinagoga Espanhola
Numa altura em que o relógio parecia andar mais rápido do que desejávamos voltámos ao centro histórico uma vez que seria nessa zona que iniciaríamos a viagem de regresso ao aeroporto. 

Depois de três dias incríveis despedimo-nos de Praga. Regressamos a casa com a certeza de que de entre as capitais Europeias já visitadas, Praga está a partir de agora num local de destaque.
 
INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO FOMOS DO AEROPORTO ATÉ AO CENTRO DA CIDADE:
Ainda que o táxi se apresentasse como a opção mais obvia para realizar o trajeto entre o Aeroporto Václav Havel e o centro da cidade, percebemos que usando os transportes públicos também alcançaríamos o destino pretendido de forma rápida, económica e eficaz. Se pelo serviço de táxi a tarifa a pagar iria variar entre os 20 e os 30 euros, usando o autocarro e o metro o valor despendido nunca seria superior a 40 CZK (1,70 euros).
  • COMO FIZEMOS: No exterior do terminal 2 do aeroporto adquirimos (numa das diversas máquinas amarelas ali existentes) um ingresso válido por 90 minutos, embarcando logo depois no Bus 119 que num piscar de olhos nos transportou até Nádrazí Veleslavín (última paragem). Aí apanhámos o metro (linha verde) na direção Centrum/Depo Hostivar, saindo na estação de Mustek situada no coração da bonita Praça VenceslauÉ importante não esquecer de validar o bilhete assim que entrar no autocarro. 

.ONDE TROCAR DINHEIRO: BANCOS OU CASAS DE CÂMBIO?
Convém ter em conta que (não só em Praga mas também em qualquer outro destino) os bancos são o melhor e mais seguro local para trocar dinheiro. 
Não é de todo aconselhável efectuar estas transações na rua, assim como em muitas da casas de cambio existentes na cidade uma vez que as comissões cobradas são exageradamente elevadas.
Ainda assim e tendo em conta as informações dadas por alguns habitantes da cidade, conseguimos encontrar uma pequena casa de câmbio localizada a poucos metros da praça central (Staromestské Námesti) que propõe taxas bastante razoáveis, com a conversão da moeda a ser realizada sem serem aplicadas comissões. Esta outra casa de câmbio situada ao lado do posto de turismo também nos foi indicada como sendo um local a ter e conta. 
O pagamento com cartões de crédito e débito são aceites na maioria dos restaurantes, cafés, museus, hotéis assim como em toda a rede de transportes urbanos.

.COMO NOS DESLOCÁMOS NA CIDADE:
Uma vez que os principais pontos de interesse de Praga se situam numa área relativamente pequena optámos por andar sempre a pé, estando assim mais disponíveis para desfrutar da cidade. Dessa forma acabámos por descobrir alguns locais únicos que provavelmente nunca surgiriam no nosso caminho se tivéssemos escolhido outro meio de locomoção. 

.ONDE GOSTÁMOS DE DORMIR EM PRAGA:
Fizemos questão que a nossa passagem por Praga fosse especial e nos dias que permanecemos na capital da República Checa escolhemos ficar instalados no Pytloun Kampa Garden Hotel, situado na pequena ilha de Kampa. Os quartos são espaçosos e com as comodidades necessárias para proporcionar uma estadia confortável. Destacamos também o excelente serviço assim como o riquíssimo pequeno almoço que todas as manhãs nos dava a energia necessária para enfrentar as longas caminhadas que realizámos pela cidade.


PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

7 comentários:

  1. Espectacular a descrição da vossa viagem. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. César André Nóbrega22 de janeiro de 2018 às 21:51

    Adorei a descrição da vossa viagem. Servirá de ajuda para a viagem que farei a Praga no próximo fim-de-semana. Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa viagem César.
      Praga é uma cidade fantástica,vai com certeza gostar.

      Eliminar
  3. Belas reportagem de uma grande cidade. Parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Arminda, obrigado pelo comentário. Praga é sem dúvida uma cidade lindíssima. Não vemos a hora de voltar.

      Eliminar