terça-feira, 16 de dezembro de 2014

GENT - O TESOURO MAIS VALIOSO DA FLADRES BELGA (ROTEIRO PARA 1 DIA)

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica

Gent, Ghent ou Gand. Pouco importa o nome que lhe damos, quando estamos perante uma das mais bonitas e charmosas cidades Belgas.
Apesar de ser menos conhecida que a vizinha cidade de Bruges, Gent é na nossa opinião mais charmosa e um dos mais valiosos tesouros do país. 
Hoje tal como no passado, Gent é para nós uma espécie de paixão a quem fazemos questão de dar uma atenção especial e cada visita é por nós encarada como o pretexto ideal para realizarmos novas descobertas.

A beleza da capital da Flandres Oriental Belga é por si só razão mais que suficiente para justificar uma visita, mas se a isso ainda acrescentarmos a história riquíssima, a arquitectura soberba e o ambiente romântico, não temos dúvidas que a sua passagem pela cidade se transformará numa experiência que dificilmente irá esquecer. 

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica

UM DIA EM GENT, O QUE VISITAR?
AS NOSSAS SUGESTÕES:


.CATEDRAL DE SAINT BAVON (ST. BAAFSKATHEDRAAL)
A Catedral de Saint Bavon é um dos mais importantes espaços religiosos da cidade e acolhe a sede da diocese de Gent desde 1559.
A sua grande torre pode ser avistada de qualquer ponto da cidade e muitas vezes serve de ponto de referência para aqueles que, tal como nós, se esforçam por se orientar no emaranhado de ruas presente na área mais central.
Esta incrível obra de estilo Barroco alberga no seu interior diversos pontos de interesse. A primeira coisa que chama a atenção dos visitantes é a bonita coleção de vitrais espalhados pelo espaço e por onde entra a luz do dia. Outro dos destaques é a magnifica pintura de Rubens (situada do lado esquerdo do altar).
Contudo o grande tesouro é sem dúvida um retábulo composto por vinte peças de madeira apelidado "The Adoration of the Mystic Lamb" que em tempos fez parte do altar da capela que ali existia antes da construção da catedral. 
Para admirar esta obra prima que se encontra numa sala à parte e mantida em condições especiais, é necessário adquirir um bilhete. Quem não estiver disposto a gastar dinheiro, pode apreciar uma réplica que se situa na capela número 30 (a sexta do lado direito do altar).

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica


.TORRE DO CAMPANÁRIO (BELFORT)
Esta é outra das grandes torres que se destacam da paisagem citadina de Gent. Com 91 metros de altura é o campanário mais alto do país e em conjunto com a Catedral de Saint Bavon e a Igreja de S.Nicolau forma o mítico triângulo das torres de Gent.
A sua construção data do século XIV e desde 1999 que está classificada como património da UNESCO.
Depois de comprar o devido ingresso podemos visitar o interior que acolhe cerca de cinquenta sinos, alguns deles pesando várias toneladas. Do ponto mais elevado é possível  desfrutar de uma vista fantástica sobre a cidade de Gent.


Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica


.IGREJA DE SÃO NICOLAU (ST. NIKLAASKERK)
Provavelmente é a igreja mais antiga de Gent. Foi construída entre 1220 e 1250 sobre um antigo templo. Com o passar dos anos foi perdendo importância, chegando mesmo a ficar em ruínas. Foi só no final do século XIX que se iniciaram os trabalhos de restauro que resultaram no imponente monumento que hoje vemos. A Igreja de São Nicolau é um dos locais de passagem obrigatória para quem visita a cidade.

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica


.PONTE DE SÃO MICHAEL (ST. MICHIELSHELLING)
Esta ponte que atravessa o rio Lys é um dos melhores pontos para admirar a excelência da arquitectura medieval tão característica da região da Flandres. De um dos lados avistamos a Igreja de S.Michael e do outro a Igreja de S.Nicolau, a Torre Belfort e a Catedral Saint Bavon
Sensivelmente a meio da ponte um dos candeeiros está decorado com uma estátua do Anjo Gabriel. 

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica



.RUA DOS GRAFFITI'S (WERREGARENSTEEG)
Não vem assinalada nos roteiros turísticos, como tal na maioria dos casos passa despercebida a grande parte dos visitantes. 
Trata-se de uma pequena e estreita ruela com as paredes de ambos os lados  preenchidas por um sem número de graffitis coloridos.
Esta passagem faz a ligação entre as ruas Hooogpoort e Onderstr.

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica


.PRAÇA CENTRAL (VRIJDAGMARKT)
Desde o início da história de Gent que este local assumiu uma importância fulcral na vida social e política da cidade. Atualmente ainda funciona como ponto de encontro dos habitantes locais, principalmente às sextas-feiras e sábados quando o espaço acolhe um movimentado mercado tradicional. 
Ao redor da praça existem diversos cafés de onde destacamos a carismática Taverne Dulle Griet. Entre, absorva o ambiente boémio e deguste um dos 250 tipos de cerveja belga ali servidas. 

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica



.GRAVENSTEEN
Este antigo castelo rodeado por um fosso, construído no século XII, acolheu em tempos os condes da Flandres. Atualmente é uma das imagens de Gent e provavelmente um dos locais mais fotografados da cidade. 
Caso pretenda visitar o interior terá a oportunidade de conhecer prisões subterrâneas, salas onde estão expostas máquinas e aparelhos de tortura usados no passado assim como armas e equipamentos de guerra dos tempos medievais.

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica


.GRASLEI
Esta é uma das áreas mais pitorescas de Gent e faz a ligação entre a Ponte São Michael e a Ponte Grasbrug, proporcionando um bonito passeio ao longo das margens do Rio Lys. 
Ainda que a sua beleza seja inquestionável a qualquer hora do dia, sugerimos que percorra este troço ao final da tarde, altura em que o sol se esconde por detrás dos edifícios situados na margem oposta. 

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica


.PASSEIO DE BARCO PELOS CANAIS
Depois de um dia inteiro a caminhar, nada melhor que um belo passeio de barco. 
As embarcações que percorrem um pequeno trecho do rio Lys e alguns canais mais interiores são sem sombra de dúvidas um excelente pretexto para contemplar a cidade de Gent de uma outra perspectiva.   

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica

Roteiro - O que visitar em Gent, Bélgica


INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGAR
Quase todos os que visitam Gent, têm como ponto de partida as cidades de Bruxelas ou Bruges. Ainda que seja possível fazer a viagem de carro ou autocarro, na nossa opinião o comboio é o meio de transporte mais prático para realizar este trajeto.
Todas as informações sobre horários e preços deste serviço podem ser consultadas no site oficial dos Caminhos de Ferro da Bélgica.
Aos fins de semana os bilhetes de comboio têm uma tarifa especial que oferece um desconto de 50%.


.COMO SE DESLOCAR
Andar a pé é sem dúvida a melhor maneira de conhecer Gent. 
Uma vez que o centro histórico ocupa uma área relativamente pequena é bastante fácil chegar a pé a qualquer um dos pontos de interesse assinalados neste roteiro.
Outra opção é lançar-se à descoberta de Gent de bicicleta, meio de transporte que por um lado nos permite ganhar algum tempo nas deslocações mas que na nossa opinião retira alguma da proximidade que temos com a cidade. 
Mais uma vez insistimos na ideia de que o melhor mesmo é caminhar.

.QUANDO VISITAR
Gent é uma das cidades mais visitadas na Bélgica e é nos meses de verão que a capital da Flandres Oriental recebe as maiores enchentes de turistas. Nesta altura do ano são várias as centenas de pessoas que aproveitam o bom tempo para descobrir não só os seus bonitos canais mas também as ruelas enfeitadas com flores coloridas.
No inverno a quantidade de visitantes diminui e tudo é 
visivelmente mais calmo. 
Com a chegada do período de Natal a cidade ganha um encanto especial e apesar das baixas temperaturas, as ruas enchem-se de luzes coloridas que transformam a cidade num mundo quase mágico. Todo este cenário de fantasia ganha uma dimensão ainda maior nos dias em que a neve cobre os telhados e as calçadas de pedra.

.QUANTO TEMPO FICAR
Sabemos que na maioria dos casos o tempo é escasso e talvez por isso muitos dos que visitam Gent acabam por ficar só um dia. Há até quem opte por combinar a visita com a cidade de Bruges, tentando assim tirar o máximo partido da sua passagem pela região da Flandres. 
Contudo achamos que tanto Gent como a vizinha Bruges merecem um pouco mais que uma passagem fugaz. Se realmente pretender aprofundar o seu conhecimento para lá dos mais famosos pontos de interesse, sugerimos então que estenda a sua estadia um pouco mais.
 
.VALE A PENA ADQUIRIR O GENT CITYCARD?
Se o seu objetivo é prolongar a sua estadia na cidade, este cartão é na nossa opinião uma excelente ferramenta que permite ao visitante poupar algum dinheiro. O Gent CityCard combina o acesso aos principais pontos de interesse, a utilização gratuita da rede de transportes públicos, o uso de bicicletas (mediante o depósito de uma caução) e um agradável passeio de barco. 
O Gent CityCard pode ser adquirido no posto de turismo e está disponível em duas versões:
.O cartão válido por 48 horas tem um custo de 38 euros.
.cartão válido por 72 horas tem um custo de 44 euros.
Mais Informações sobre preços, condições e vantagens do Gent CityCard podem ser consultadas AQUI


-VISITÁMOS A CIDADE DE GENT COM O APOIO DO TURISMO DE GENT. 

3 comentários:

  1. Que linda! Já está na minha lista quando provavelmente for à Bélgica. Obrigada pela partilha. Beijinhos.

    ResponderEliminar