Depois do desgaste provocado pela subida à cratera do vulcão Rinjani impunha-se que déssemos algum descanso ao corpo. Estávamos então em busca de um local tranquilo quando soubemos da existência de uma mão cheia de bonitos areais situados na costa sul da ilha que, pela sua envolvência, acabaram por se perfilar como o destino ideal para uma estadia sem grandes afazeres. A região de Kuta, para além de nos acenar com algumas das mais belas praias de Lombok, mostrava também ser dona de uma atmosfera quase rural na qual a descaracterização cultural ainda não tem o impacto que tanto nos desagradou em Bali.
quinta-feira, 28 de agosto de 2025
quarta-feira, 27 de agosto de 2025
MONTE RINJANI - SUBIR AO GRANDE VULCÃO DA ILHA DE LOMBOK
Depois das visitas aos vulcões Bromo, Ijen e Batur terem marcado de forma intensa a nossa estadia nas ilhas de Java e Bali, fazíamos agora questão que os dias passados em Lombok também testemunhassem uma daquelas experiências que certamente recordaremos muito para além desta viagem. Mantivemos a intenção de viver algo único e após uma breve pesquisa demo-nos conta de que a subida ao mais imponente vulcão da ilha poderia muito bem ser o tal episódio extraordinário que desejávamos incluir no nosso roteiro. Ao vermos desfilar na internet imagens do enorme cone do Rinjani percebemos que teríamos pela frente um desafio que iria implicar algum detalhe na organização da jornada.
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
SUL DE BALI - À DESCOBERTA DAS PRAIAS DA PENÍNSULA DE BUKIT
Ainda que muitas vezes seja visto como um destino paradisíaco, Bali não se mostra, na verdade, especialmente dotada de praias que impressionem pela sua beleza natural. Uma das poucas exceções será certamente a zona da península de Bukit onde um punhado de areais de aparência selvagem proporcionam aos visitantes um modesto vislumbre do que muitos imaginam quando pensam em Bali. Neste pedaço de território moldado por falésias dramáticas, o mar azul turquesa é delimitado por meia dúzia de pequenas enseadas que apesar da forte presença de turistas mantêm ainda uma aparência de certa forma agreste.
segunda-feira, 18 de agosto de 2025
VISITAR UBUD - ROTEIRO COMPLETO PARA UMA ESTADIA INESQUECÍVEL
Sim, poderíamos facilmente viver em Ubud!
É esta a ideia que preenche o nosso pensamento enquanto percorremos as ruas mais interiores deste que é considerado o mais importante centro espiritual e religioso da Ilha de Bali. Sente-se no ar um agradável cheiro a incenso, libertado pelos pauzinhos que ardem por toda a parte e que em conjunto com as flores coloridas e o arroz cozido são colocados a cada manhã em frente das portas dos lares, das lojas, dos palácios assim como nos muitos templos existentes nesta pequena povoação.
"São oferendas aos deuses" - explica-nos a simpática senhora que gere o hotel onde ficámos.
É esta a ideia que preenche o nosso pensamento enquanto percorremos as ruas mais interiores deste que é considerado o mais importante centro espiritual e religioso da Ilha de Bali. Sente-se no ar um agradável cheiro a incenso, libertado pelos pauzinhos que ardem por toda a parte e que em conjunto com as flores coloridas e o arroz cozido são colocados a cada manhã em frente das portas dos lares, das lojas, dos palácios assim como nos muitos templos existentes nesta pequena povoação.
"São oferendas aos deuses" - explica-nos a simpática senhora que gere o hotel onde ficámos.
sábado, 16 de agosto de 2025
CRATERA DE IJEN - COMO CHEGAR E VISITAR DE FORMA INDEPENDENTE
Não somos pessoas de dormir para lá da conta e nesta viagem raras foram as ocasiões que deixámos que a preguiça se sobrepusesse à vontade de explorar o destino ou o local onde nos encontramos. Contudo também não nos vemos a acordar muitas vezes à meia-noite para caminhar, a não ser que esse esforço venha a ser recompensado com algo tão extraordinário como assistir ao amanhecer na orla da cratera de um dos vulcões mais ativos da Indonésia.
Foi então o desejo de contemplar com os nossos próprios olhos a beleza de um local único que nos levou a sacrificar cada uma daquelas preciosas horas de sono.
quinta-feira, 14 de agosto de 2025
MONTE BROMO - VISITAR UM DOS VULCÕES MAIS ATIVOS DA INDONÉSIA
Java é uma ilha de contrastes na qual a natureza exuberante se entrelaça com a riqueza cultural de um povo que ao longo dos tempos tem vindo a aprimorar a sua forte personalidade. Viajar nesta região da Indonésia revelou ser uma experiência única que nos permitiu descobrir uma mão cheia de templos ancestrais, de sentir os sabores perfumados da comida típica assim como tomar conhecimento com dezenas de tradições seculares que ainda hoje se mantêm bem vivas.
Mas esta bonita ilha é também sinónimo de vulcões e sem a experiência de caminhar no topo de uma cratera fumegante nunca poderíamos dizer que testemunhámos o melhor que Java tem para oferecer a quem a visita.
quarta-feira, 13 de agosto de 2025
TEMPLO DE BOROBUDUR - VISITAR UM DOS MAIS BELOS MONUMENTOS DA INDONÉSIA
Ainda é noite cerrada quando deixámos Yogyakarta. Sem pressas percorremos as ruas da cidade pouco iluminadas que a esta hora vespertina se revelam pouco movimentadas. No dia anterior a menina da receção do hotel onde ficámos falou-nos de um local fantástico onde poderíamos assistir ao nascer do sol, tendo o Templo de Borobudur como pano de fundo. Memorizámos cada uma das valiosas informações recolhidas e agora, tomados por um sentimento que mistura receio e expectativa, lá vamos nós a caminho do tal ponto privilegiado de onde esperamos conseguir contemplar o amanhecer com vista para aquele que é considerado o maior templo budista do planeta.
terça-feira, 12 de agosto de 2025
TEMPLOS DE PRAMBANAN - COMO CHEGAR FACILMENTE DESDE YOGYAKARTA
Depois de uma longa viagem de comboio alcançámos Yogyakarta ás primeiras horas da manhã. Carregados com as pesadas mochilas seguimos os restantes passageiros até ao exterior da estação ferroviária onde somos literalmente esmagados pelo calor abrasador que já se faz sentir. Apesar do mau humor causado pelas poucas horas de sono tentamos fazer uso de alguma paciência perante as constantes e persistentes abordagens dos taxistas ali presentes que, na esperança de um potencial negócio, nos vão oferecendo os seus serviços. O alojamento que trazemos previamente reservado não é longe e aquela caminhada vespertina permite-nos não só reativar os músculos mas também encontrar um local onde possamos efetuar a compra de alguns mantimentos.
sábado, 9 de agosto de 2025
YOGYAKARTA - TRÊS DIAS INCRÍVEIS NA CAPITAL CULTURAL DA ILHA DE JAVA
O desejo de desbravar os mais valiosos tesouros da ilha de Java acabou por nos levar até à cidade de Yogyakarta que tantas vezes nos havia sido descrita como uma espécie de guardiã responsável por manter intactas uma mão cheia de tradições do passado que continuam profundamente enraizadas na identidade do seu povo. A cidade guarda ainda bem viva a essência deixada pelo sultanato que durante um largo período desempenhou um papel fundamental nos desígnios da ilha, com a face mais visível desse período histórico a ser o Palácio Kraton, ainda em utilização nos dias que correm.
Subscrever:
Mensagens (Atom)