segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

O QUE FAZER EM UBUD - TANTAS EXPERIÊNCIAS FANTÁSTICAS NUM SÓ LUGAR

Ubud - O que visitar

Sim, poderia facilmente viver em Ubud!
É esta a ideia que preenche o meu pensamento enquanto percorro as ruas deste que é considerado o principal centro espiritual e religioso da Ilha de Bali.
Sente-se no ar um agradável cheiro que é libertado pelos milhares de pauzinhos de incenso que ardem por toda a parte e que em conjunto com as flores coloridas e o arroz cozido, são colocados a cada manhã em frente das portas dos lares, das lojas, dos palácios e obviamente nos muitos templos existentes nesta pequena povoação Balinesa. 
"São oferendas aos deuses"-explica-nos a simpática senhora que gere o hotel onde ficámos.


Ubud - O que visitar

Ubud - O que visitar

Cinco anos depois estou de volta. Entretanto e apesar das belezas de Ubud terem sido apresentadas ao mundo pela atriz Julia Roberts no filme "eat,pray, love", a verdade é que pouco se alterou desde então.
A cidade cresceu e está visivelmente mais turística, mas permanece com aquele ambiente tranquilo, carregado de misticismo e onde as pessoas são a sua maior riqueza.
Apesar das mudanças, ainda é possível passear calmamente por entre verdejantes campos de arroz, de ouvir o silêncio num dos vários e coloridos jardins salpicados de flores de lotus e de tomar um refrescante banho numa cascata perdida no meio da floresta.


10 LOCAIS E EXPERIÊNCIAS A TER EM CONTA PARA QUEM VISITA UBUD:

.SENTIR A TRANQUILIDADE DOS VÁRIOS TEMPLOS EXISTENTES
Ubud é acima de tudo um local espiritual e são diversos os templos espalhados pela cidade. Uns maiores outros mais pequenos, uns mais simples outros mais elaborados mas todos eles de uma beleza impar e capazes de transmitir a quem os visita todo o misticismo que caracteriza esta zona do globo. 

Ubud - O que visitar

Ubud - O que visitar


.VER A CIDADE ACORDAR ENQUANTO PERCORRE O MERCADO MATINAL
Vale a pena acordar cedo e percorrer as ruas que a partir das cinco da manhã se enchem de gente e transbordam de energia e cor.
Nas bancas que se alinham ao longo da rua principal vende-se de tudo um pouco. Num caos organizado e por entre sorrisos e pregões de ocasião são transacionados legumes, flores, animais e frutas. 


Ubud - O que visitar

Ubud - O que visitar


.PASSEAR POR ENTRE OS MACACOS NA SECRET MONKEY FOREST
Este é talvez o local mais visitado de Ubud.
Numa bonita e bem preservada área florestal é possível caminhar lado a lado com várias centenas de macacos que ali vivem e são reis e senhores deste enorme espaço situado bem no coração da cidade. 



Ubud - O que visitar


.CAMINHAR NUMA TELA PINTADA DE VERDE NOS TERRAÇOS DE ARROZ DE TAGALALANG
Ubud encontra-se rodeada de um sem número de arrozais. Contudo a singularidade dos terraços de Tagalalang transformam este local numa autêntica maravilha da natureza e consequentemente numa das mais incríveis paisagens que tive o privilégio de contemplar durante a minha passagem por Bali. 

Ubud - O que visitar

Ubud - O que visitar


.ASSISTIR AO RITUAL DE PURIFICAÇÃO NO TEMPLO TIRTA EMPUL
Além do lado turístico, visitar Ubud é igualmente uma experiência espiritual. Com uma maioria religiosa de origem Hindu, este é sem dúvida um dos locais que deve ser visitado de forma a "mergulhar" na cultura local. 
Realizar um banho de purificação nas águas sagradas deste templo é um para os mais devotos, um ritual de extrema importância e ao qual podemos assistir.


Ubud - O que visitar

Ubud - O que visitar


.INICIAR OU TERMINAR O DIA COM UM PASSEIO PELO CAMPUAN RIDLE WALK
Esta é uma óptima opção de passeio para fugir ao reboliço que se vive nas ruas de Ubud.
Ao longo dos cerca de dois quilómetros do Campuhan Ridge Walk é possível desfrutar da natureza enquanto caminhamos por entre campos verdejantes e palmeiras.
No final e antes de iniciar o caminho de regresso à cidade é possível beber um café ou um refresco na incrível esplanada que se ergue sobre alguns campos de arroz. 
Devido ao calor é aconselhável realizar esta caminhada ao início ou no final do dia. 


Ubud - O que visitar

Ubud - O que visitar


.SENTIR A FORÇA DA NATUREZA NA CASCATA TEGENUNGAN
A Cascata Tegenungan é quase uma visão dos deuses e ainda um dos segredos bem guardados nas florestas situadas ao redor de Ubud.
A incrível potência da água que tomba do alto de um rochedo em conjunto com a vegetação verdejante presente ao redor, transformam este local no cenário perfeito para quem se quer refrescar nos dias de maior calor. 


Ubud - O que visitar

Ubud - O que visitar


.DELICIAR-SE COM OS PRATOS TÍPICOS DA CULINÁRIA BALINESA
Os pratos da cozinha Balinesa são uma delícia para o palato e uma explosão de cores para o olhar. Durante a nossa estadia na ilha tivemos a oportunidade de provar uma série de comidas típicas e nenhuma delas nos desiludiu. 
Somos definitivamente fans assumidos da cozinha Balinesa.


Ubud - O que visitar

Ubud - O que visitar


.PISAR OS TERRENOS REAIS DO PALÁCIO DE UBUD
Puri Saren Agung é o nome oficial deste palácio que ainda acolhe a família real. Uma pequena área deste bonito espaço situado no centro da cidade, encontra-se aberta ao público e pode ser visitada durante grande parte do dia. 
Além dos vários edificios de arquitectura tradicional vale igualmente a pena apreciar as bonitas esculturas espalhadas pelo complexo que funciona igualmente como templo.


Ubud - O que visitar

Ubud - O que visitar


.ASSISTR A UM ESPETÁCULO DE DANÇAS TRADICIONAIS BALISENAS
Todas as noites acontecem por toda a cidade vários espetáculos onde os visitantes são convidados a assistir a atuações de artistas locais que trajados a rigor e acompanhados de instrumentos tradicionais, presenteiam a assistência com danças tipicamente Balinesas. 

Ubud - O que visitar

Ubud - O que visitar


.RENDER-SE À BELEZA DA CASCATA TUKAD CEPUNG
Magia pura, são as palavras que melhor definem este local que já se encontra um pouco afastado de Ubud mas que ainda assim merece ser visitado.
Esta incrível cascata que se forma no interior de um desfiladeiro, encontra-se quase perdida no meio das montanhas que se erguem a noroeste da cidade, perto de uma pequena aldeia chamada Bangli. 
É possível ali chagar de táxi ou mota, sendo depois necessário realizar uma agradável caminhada por entre campos agricultas onde nos cruzamos com habitantes locais que completamente alheios à nossa presença realizam a sua labora diária. 
Embora o local ainda seja pouco conhecido, convém chegar cedo de forma a desfrutar do espaço sem a presença de outros visitantes.


Ubud - O que visitar

Ubud - O que visitar


.LEIA TAMBÉM: ROTEIRO COMPLETO PARA 15 DIAS ENTRE BALI E ILHAS GILI

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO SE DESLOCAR
A zona mais central de Ubud e onde se situam grande parte dos pontos turísticos, percorre-se sem grandes dificuldades a pé. 
Para chegar a alguns locais mais distantes existe sempre a opção táxi, uber, grab ou o aluguer de uma mota. Esta última opção foi a que escolhemos pois é bastante barata (cerca de quatro euros por dia). É importante sentir-se minimamente à vontade com este meio de transporte pois o trânsito em algumas zonas da cidade é extremamente caótico.


.ONDE GOSTÁMOS DE DORMIR EM UBUD
Ubud encontra-se cada vez mais virada para o turismo e por toda a cidade existem um sem número de locais onde é possível ficar hospedado. Há hotéis mais ou menos sofisticados, hostels e guesthouses. O difícil mesmo é escolher qual a melhor opção.
Nós ficámos instalados no fantástico KT Kuaya Homestay, um alojamento local, tipicamente Balinês, inserido num cenário de puro relax. 
O quarto que nos foi destinado estava equipado com w.c. privativo, duche de água quente, pequeno almoço e café à descrição durante todo o dia.


.COMO CHEGAR
.Para quem chega através do Aeroporto de Dempasar que se situa a aproximadamente quarenta quilómetros a sul de Ubud, existem diversas opções de transporte.
-Os táxis oficiais têm um balcão perto da área das chegadas e pedem um valor fixo de 300.000 IDR pelo trajecto que dura cerca de uma hora e trinta minutos.
-Fora do terminal, facilmente se consegue arranjar um táxi não oficial e negociar um preço mais simpático pelo mesmo serviço. 
-Para aqueles que são fans das novas tecnologias, nada como recorrer aos serviços das plataformas Uber e Grab que praticam preços entre os 160.000 IDR e os 290.000 IDR.
-De forma a reduzir os custos e se não se importar de dividir qualquer um deste meios de transporte, pode fazê-lo com outro passageiro, minimizando assim o valor pago pelo serviço.

.Para quem entra em Bali vindo das ilhas vizinhas de Lombok, Gili Air, Gili Meno ou Gili Trawangan, a chegada é feita de barco que normalmente já inclui o transfere até ao destino escolhido. 

O valor total deste serviço varia entre os 250.000 IDR de 350.000 IDR.

.Se a chegada for feita através da Ilha de Java o esquema é idêntico ao anterior variando o preço consoante o ponto de partida.


.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR BALI?
A melhor altura do ano para visitar a Bali é entre os meses de Junho e Setembro, altura em que o tempo é mais agradável uma vez neste período a probabilidade de ocorrência de chuva é relativamente menor. Em Bali assim como na maioria do território indonésio existem duas estações distintas: a estação das chuvas que se estende entre Outubro e Abril e a estação seca que acontece entre Junho e Setembro. 
Tendo em conta que a Ilha de Bali se localizada numa região subtropical não é de excluir que possam ocorrer perturbações climáticas fora de época que contrariem os padrões meteorológicos normais. 
   .PARA SABER QUAL É A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR, NÃO SÓ AS DIVERSAS REGIÕES DA INDONÉSIA MAS TAMBÉM OS RESTANTES PAÍSES DO SUDESTE ASIÁTICO CLIQUE AQUI.


PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário