domingo, 4 de janeiro de 2015

LISBOA E OS MAIS BONITOS MIRADOUROS

Os mais bonitos miradouros de Lisboa

Lisboa é sem sombra de dúvidas uma das cidades mais bonitas do mundo, tendo mesmo merecido nos últimos tempos um sem número de elogios e destaques de algumas das mais conceituadas entidades ligadas ao turismo por esse mundo fora.
Situada nas margens do rio Tejo, Lisboa encanta, seduz e apaixona os milhares de turistas que que cada vez mais escolhem a capital Portuguesas para uma escapadela de fim de semana ou umas mini férias.
A cidade "cresceu" encaixada no meio de sete colinas, e essa localização estratégica levou à construção de diversos miradouros que permitem aos visitantes desfrutar de algumas das vistas mais espetaculares e únicas, seja sobre o rio, a baixa ou o castelo.
A verdade é que onde quer que estejamos existe sempre um miradouro por perto.
Em baixo deixamos uma lista de alguns dos mais bonitos e acessíveis miradouros e pontos de observação existentes em Lisboa (existem muitos mais, contudo ainda não tivemos a oportunidade de visitar todos).

Os mais bonitos miradouros de Lisboa

Os mais bonitos miradouros de Lisboa

Os mais bonitos miradouros de Lisboa

.LEIA TAMBÉM: VISITAR LISBOA - ROTEIRO COMPLETO PARA 4 DIAS


11 MIRADOUROS QUE PODERÁ VISITAR EM LISBOA:

.MIRADOURO DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Por se situar bastante perto do coração da baixa Lisbonense este é um dos mais visitados.
É na realidade composto por dois patamares, sendo o patamar inferior ocupado por um bonito e romântico jardim onde, especialmente no verão, são colocadas algumas esplanadas.
A colina onde se encontra fica virada para oriente o que permite uma vista desafogada sobre o Castelo de São Jorge, a zona do Rossio e até mesmo uma nesga do Rio Tejo.



Os mais bonitos miradouros de Lisboa


.MIRADOURO DE SANTA LUZIA
Deste ponto de observação temos uma das melhores vistas sobre o bairro de Alfama, assim como do Rio Tejo. Do lado esquerdo podemos ainda vislumbrar a cúpula de Igreja de Santa Engrácia, a Igreja de Santo Estevão e as torres da Igreja de S.Miguel.
As paredes do miradouro estão cobertas de típicos painéis de azulejos pintados com cenas da história de Portugal. 

Os mais bonitos miradouros de Lisboa

Os mais bonitos miradouros de Lisboa


.MIRADOURO DAS PORTAS DO SOL
Fica situado a somente alguns metros do Miradouro de Santa Luzia mas ao contrário do anterior, este encontra-se totalmente virado para a zona oriental da capital.
O espaço é frequentemente ocupado por artistas de rua que aqui mostram a sua arte na esperança de coletar alguns "trocados". 
Este é mais um dos locais onde podemos desfrutar da paisagem ao mesmo tempo que bebemos um café ou uma cerveja na esplanada aqui existente.


Os mais bonitos miradouros de Lisboa

Os mais bonitos miradouros de Lisboa


.MIRADOURO DA GRAÇA
Apesar de todos lhe chamarem Miradouro da Graça a verdade é que o nome oficial é Miradouro Sophia de Mello Brayner, nome dado em homenagem à poetisa lisboeta falecida em 2004, que inúmeras vezes escreveu sobre Lisboa e o amor que tinha pela cidade.
Num dos extremos do miradouro encontra-se um busto da escritora e um dos seus poemas está "gravado" numa das paredes deste local.
O miradouro propriamente dito oferece uma das mais bonitas vistas sobre o Castelo de S.Jorge. 
Também aqui existe uma esplanada e na nossa opinião este é um dos melhores pontos para fazer uma pausa.





.MIRADOURO DA SENHORA DO MONTE
Na nossa opinião este é o melhor miradouro de Lisboa uma vez que deste ponto podemos ver praticamente toda a cidade. Se há dois ou três anos atrás era praticamente desconhecido para os turistas que visitavam a capital, hoje é um local da passagem obrigatória. 

Os mais bonitos miradouros de Lisboa

Os mais bonitos miradouros de Lisboa


.MIRADOURO DE SANTA CATARINA
De todos os miradouros a que já fizemos referência nesta crónica, este é provavelmente o menos conhecido. Fica situado a cerca de quinhentos metros a oeste do Largo de Camões, distância que se percorre facilmente em menos de dez minutos.
Este local é o "point" de eleição de grupos de jovens e artistas de rua que aqui se reúnem para tocar e ouvir musica, beber e fumar enquanto desfrutam da magnifica vista sobre o rio Tejo. 
É por vezes chamado de Miradouro do Adamastor devido à estátua do gigante mitológico ali presente. 




.MIRADOURO DO PARQUE EDUARDO VII
Situado no topo da Avenida da Liberdade, de onde podemos admirar claramente duas das sete colinas da cidade. Ao fundo vê-se a estátua e a rotunda do Marquês de Pombal, a baixa de Lisboa, o Castelo e o Rio Tejo.  



  • Todos os sete miradouros acima referidos têm acesso gratuito durante 24 horas por dia.
  • A lista que se segue faz referência a alguns dos monumentos lisboetas que oferecem vistas deslumbrantes sobre a cidade.
  • Em todos eles é cobrada uma tarifa de acesso e as visitas a estes locais só podem ser efectuadas consoante os horários de abertura de cada um. 

.ARCO DA RUA AUGUSTA

É sem dúvida uma das mais bonitas obras da baixa pombalina. Este arco do triunfo inaugurado em 1875 funciona como uma das portas de entrada na Rua Augusta e que recentemente ganhou nova vida não só porque foi totalmente restaurado mas também porque a partir de Agosto de 2013 passou a ser permitida a subida ao ponto mais alto do monumento. 
A partir do pequeno terraço situado sobre o arco, os visitantes têm uma vista de 360° de grande parte da cidade de Lisboa. O destaque vai para a incrível perspectiva sobre a Praça do Comercio/Terreiro do Paço.

Os mais bonitos miradouros de Lisboa

Os mais bonitos miradouros de Lisboa


.ELEVADOR DE SANTA JUSTA
Trata-se de um dos mas bonitos ex-libris da cidade de Lisboa e funciona desde 1902. Esta incrível estrutura de ferro permite a subida desde a baixa até à zona do Carmo e do alto dos seus 45 metros avistamos praticamente toda a área este da cidade, com especial destaque para o Castelo de S.Jorge e o Rossio. 



.CASTELO DE SÃO JORGE
O Castelo de São Jorge é o mais famoso e visitado monumento da capital. Fica situado no topo de uma das sete colinas da cidade, sendo visível praticamente de todo o lado.
Além das vistas obtidas a partir do miradouro propriamente dito, a verdade é que se percorrermos as muralhas conseguimos observar diferentes pontos da cidade.
O bilhete de entrada dá igualmente acesso a museus e zonas arqueológicas situadas no interior da fortificação. 

Os mais bonitos miradouros de Lisboa

Os mais bonitos miradouros de Lisboa


.PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS
Situado em Belém (nas margens do Rio Tejo) este monumento erguido em honra dos descobridores Portugueses que navegaram os mares há mais de 500 anos atrás, permite que os visitantes subam ao pequeno terraço situado no topo e do qual se obtêm vistas fabulosas sobre a área envolvente. 
A Ponte 25 de Abril, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém e a gigantesca Rosa dos Ventos que se encontra aos pés do monumento são só alguns dos locais que podem ser avistados.

1 comentário: