segunda-feira, 30 de setembro de 2024

ALBEROBELLO - VISITAR UM DOS MAIS VALIOSOS TESOUROS DE ITÁLIA


Imagine-se a caminhar num local que pela sua arquitetura e atmosfera pitoresca poderia muito bem fazer parte de um qualquer conto infantil, daqueles que incluem fadas e duendes. Pois bem, na região Sul de Itália existe uma cidade que pelas suas construções típicas despertará no visitante um sentimento de encantamento que por si só justificará a viagem até este pequeno aglomerado habitacional situado a uma curta distância de Bari. 
Percorrer as estreitas ruas de Alberobello, com as sua "casinhas" em forma de cone e paredes pintadas de branco, é ter a oportunidade de sentir um destino único, diferente de tudo o que já experienciou. Dizem que se chamam trulli e pela sua aparência fora do comum estas construções ganharam destaque nas redes sociais, sendo hoje as principais responsáveis pelo enorme fluxo de visitantes que diariamente chegam à cidade. 




O coração de Alberobello encontra-se dividido em dois distritos históricos, Rione Monti e Rione Aia Piccola, e ainda que esta zona da cidade seja relativamente pequena existem motivos de interesse de sobra para manter qualquer visitante ocupado durante uma boa parte do dia. 




À DESCOBERTA DOS ENCANTOS DE ALBEROBELLO

.RIONE AIA PICCOLA - A FACE MAIS GENUÍNA DE ALBEROBELLO
Aia Piccola é claramente a face mais genuína de Alberobello. Aqui o visitante é convidado a emergir num ambiente que proporciona a descoberta, com inúmeros recantos que pela sua beleza merecem ser fotografados. Perder o rumo por entre as mais de 400 habitações que compõem esta área foi para nós um irrecusável convite à contemplação da vida quotidiana na qual as vizinhas mantêm o hábito de conversar à janela e as crianças ainda preferem a bola de futebol ao ecrã do telemóvel. Por se tratar de uma zona maioritariamente residencial a experiência deverá fazer-se acompanhar por uma generosa dose respeito, fotografando com critério e não invadindo a privacidade de quem ali vive. 










.RIONE MONTI - O CORAÇÃO PALPITANTE DE ALBEROBELLO
A permanente exposição mediática acabou por desvirtuar um pouco da sua essência, com o ambiente quase rural que pairava no ar há cerca de duas décadas a ser agora abafado pela quase incessante exploração turística deste local que viu muitas das suas casas típicas serem convertidas em alojamentos, restaurantes, cafés e lojas. Apesar da forte presença de visitantes a beleza de Rione Monte é inegável e bastará afastar-se um pouco das artérias principais para encontrar pequenos recantos onde ainda é possível desfrutar de alguns momentos de tranquilidade. 









Com maior ou menor afluência turística, a beleza estética de Alberobello parece ter-se mantido inalterada. As emblemáticas construções em forma de cone continuam a ser o principal foco visual da cidade que hoje, perante o constante olhar do mundo, se mantêm preservadas com requinte de forma a guardar a autenticidade que fez delas património mundial da UNESCO.


INFORMAÇÕES ÚTEIS:

.COMO CHEGÁMOS A ALBEROBELLO DESDE BARI:
Alberobello situa-se no Sul de Itália, a cerca de 60 Km's de Bari. Devido à relativa proximidade acabou por ser a partir desta que é a principal cidade da região da Puglia que escolhemos visitar Alberobello. Por se tratar de um importante ponto turístico são várias as opções de transporte que permitem ao visitante realizar o trajeto entre os dois pontos com o bus a ser, na nossa opinião, a mais prática e económica. Com uma cadência bastante regular saem deste local autocarros para Alberobello, com a viagem até ao destino a ter uma duração de cerca de uma hora. O serviço tem um custo de 5 euros e os ingressos podem ser comprados no local.  

.QUAL A MELHOR ALTURA DO ANO PARA VISITAR ALBEROBELLO:
Do ponto de vista meteorológico a melhor altura do ano para visitar Alberobello é entre Abril e Setembro, ainda que nos meses de verão o calor extremo que se faz sentir nesta região do país possa eventualmente ser um inconveniente. Este é também o período em que Alberobello assiste à maior chegada de turistas, factor que acaba por resultar num aumento da procura de alojamento assim como nas tarifas praticadas. No final de Setembro, durante três dias, a cidade ganha uma outra vida com as celebrações da festa dei santi patroni di Alberobello que pela sua importância religiosa fazem com que inúmeros peregrinos das aldeias vizinhas se desloquem até este local. 
De forma a tirar o máximo partido da sua visita a Alberobello é igualmente importante ter em conta que os meses de Novembro, Dezembro e Janeiro são por norma os mais chuvosos.





PARA SABER MAIS SOBRE ESTA E OUTRAS VIAGENS,
ACOMPANHE O DIÁRIO DAS VIAGENS NAS REDES SOCIAIS: 

Sem comentários:

Enviar um comentário